quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Festa em Canindé começa amanhã

A Basílica de São Francisco, em Canindé, passou por reformas para acolher os milhares de romeiros de todo o País que participam, até o dia 17 próximo, da festa em honra do santo protetor dos pobres e do meio ambiente


Os devotos de São Francisco das Chagas que moram nas localidades próximas a Canindé, hoje, preparam suas bandeiras, ensaiam os cânticos e louvores. Eles vão passar a noite e a madrugada caminhando rumo à praça da Basílica dedicada ao santo, localizada no centro da cidade. Ali, amanhã, 7, a partir das 4 horas, começa a celebração de abertura da festa em homenagem ao padroeiro dos pobres, dos animais e do meio ambiente.

No município do Sertão cearense fica o maior santuário das Américas e o segundo maior do mundo (o primeiro é em Assis, na Itália) e, nesta quinta-feira, romeiros de todo o País, mas principalmente do Nordeste, começam a chegar na cidade que fica a 120 quilômetros de Fortaleza.

A 252ª Festa de São Francisco das Chagas de Canindé tem como tema “São Francisco: espelho da solidariedade”. Às 4 horas, haverá o hasteamento das bandeiras (de São Francisco, do município, do Ceará e do Brasil) e às 5 horas terá início a concelebração eucarística presidida pelo pároco e reitor do santuário, frei João Amilton dos Santos. Outros padres de municípios próximos devem participar da missa que abre os festejos. A novena (nove dias de orações) começa na sexta-feira, 8, e continua até o dia 16, sendo que cada noite com o subtema. Será na praça dos romeiros, a partir das 18 horas.

O primeiro será “São Francisco: espelho da solidariedade para com a pobreza”. O convidado é o bispo diocesano de Limoeiro do Norte, dom José Haring, que é o vice-presidente da Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Todas as noites haverá pregadores do Ceará e de outras dioceses do Nordeste. Também será homenageado um estado nordestino. O Ceará é o primeiro.

Nos dez dias de festa, além das novenas, estão programadas procissões com o painel que estampa a imagem de São Francisco das Chagas, missas na Basílica e nas igrejas do Monte, de Nossa Senhora das Dores e de São Pedro. Muitos romeiros levam seus filhos para batizados nesse período. Frei Amilton dos Santos lembra que a cerimônia do batismo será realizada a partir de amanhã e até o dia 17, pela manhã e à tarde, assim como as confissões. Os sacerdotes estarão à disposição dos fiéis no Complexo São Damião, ao lado da Basílica.

No último dia dos festejos, 17, haverá celebrações eucarísticas em todas as igrejas da cidade e às 16 horas, após o encerramento na Basílica, começa a procissão seguindo o andor com a imagem de São Francisco das Chagas pelas ruas do centro de Canindé.

SERVIÇO

Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé - (85) 3343.0017

PROGRAMAÇÃO

Abertura da festa - amanhã, 7, às 4 horas com o hasteamento das bandeiras e celebração eucarística.

Novenas - entre os dias 8 e 16, às 18 horas, na Praça dos Romeiros.Procissões com o painel e com a imagem de São Francisco - do dia 7 ao dia 17, percorrendo as ruas próximas à Basílica, no centro de Canindé. Horário das missas - Basílica / Praça da Gruta: 5h, 7h, 9h, 11h e 16 horas.- Igreja do Monte: 6h e 15 horas.- Igreja das Dores: 8h, 10h e dos dias 14 a 16/Outubro, às 15h- Igreja de São Pedro: 10h (nos dias 13 a 16/Outubro)- Dia 17 serão realizadas missas a partir das 4 horas.Confissões, batizados e adorações ao Santíssimo Sacramento de amanhã até o dia 17. As confissões e batizados são no Complexo São Damião, ao lado da Basílica e a adoração ao Santíssimo Sacramento na Basílica e igrejas da cidade.

Via-Sacra - entre os dias 8 e 16, às 5h, na Av. Francisco Cordeiro Campos, encerrando com a Celebração Eucarística, na Igreja do Cristo Rei (Monte).

Missa de encerramento - dia 17 próximo, às 16h, na Praça da Gruta, por trás da Basílica de São Francisco das Chagas.

(Fonte: O POVO)


3 comentários:

  1. Bela foto ... pena q é apenas um retrato do passado e que o presente está apagado e o futuro promete ser negro... abaixo aos "genios" q tiveram a " luminosa" ideia de apagar a tradição 'de colocar luzinhas na nossa basilica....

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Moro em Sao Paulo e assistir nesta madrugada o inicio dos festejos a Sao Francisco foi maravilhoso estar tao longe e ao mesmo tempo tao perto,so nao foi melhor porque a BASILICA estava ESCURA.Espero que seja a primeira e ultima vez.No natal estarei ai se Deus e Sao Francisco quiser.Desejo a todos uma otima FESTA.

    ResponderExcluir