quarta-feira, 20 de abril de 2016

Canindé é destaque na TV Cidade em série de reportagem sobre seca

Na noite da última terça-feira (19), a emissora afiliada da Rede Record no Ceará, iniciou a exibição da série Retratos da Seca, um série de reportagens divididas em quatro partes, que mostram os estragos causados pela falta de chuva no nordeste cearense.
A primeira parte da série deu destaque, para os municípios de Canindé e Caridade, mostrando a situação dos reservatórios que já se encontram secos, a perda da safra e as dificuldades encontradas pelos moradores desse municípios para adquirir água.
Como de costume, o município de Canindé, não ficou apenas nos problemas causados pela falta do líquido precioso, durante a gravação da reportagem, o descaso do poder público desencadeou diversos outros problemas, como os vazamentos encontrados na adutora emergencial de engate rápido, que traz água do açude de General Sampaio, para o nosso município. Os vazamentos são notórios e bem conhecidos, pois existem desde quando a adutora foi inaugurada, porém mesmo com o conhecimento dos gestores, as providencias não foram tomadas e o problema persiste, desperdiçando o único bem precioso que ainda resta a nossa população.
Outro problema encontrado pela equipe, foi na comunidade de Cacimba de dentro, zona rural de Canindé, onde no ano de 2009 a parede do açude que abastecia a localidade, foi levada pela água, desde então, uma placa autorizando a reconstrução da parede do reservatório foi fixada no local do acontecimento, porém ate hoje, sete anos depois, as obras ainda não foram iniciadas. Com a intenção de amenizar a situação dos canindeenses que lá residem, o Governo do Estado perfurou vários poços artesianos na comunidade e mais uma vez o serviço ficou pela metade, pois grande maioria desses poços ainda não foram instalados.
Em contato com a nossa equipe, a SOHIDRA informou que, foi traçado um cronograma de obras hidráulicas foi traçado em diversos municípios do Ceará e que dentre essas obras estaria a reconstrução da parede do açude de Cacimba de Dentro. Já em relação aos poços artesianos, o órgão informou que o Governo do Estado cumpriu sua parte, perfurando os mesmo e que a instalação é de responsabilidade da CAGECE ou do S.A.A.E do município.
Em relação a manutenção da adutora, nossa equipe procurou a COGERH, que informou que a manutenção de toda a tubulação é de reponsabilidade do S.A.A.E DE Canindé.

Em contato com o órgão municipal, o funcionário que atendeu nossa equipe informou que só o presidente da pasta poderia falar sobre as problemáticas, tentamos um contato com o mesmo durante toda a tarde desta quarta-feira, mas infelizmente o número que nos foi repassado, encontra-se desligado ou fora da área de cobertura.

DETRAN realiza trabalho de fiscalização em Canindé

Na manhã dessa quarta-feira (20), equipes do Departamento Estadual de Transito (DETRAN), em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), realizaram um trabalho fiscalização no município de Canindé. A operação ocorreu ao lado da Igreja de Nossa Senhora das Dores, no centro da cidade.
Durante a ação, alguns canindeenses demonstraram descontento nas redes sociais pela presença dos agentes de fiscalização em Canindé, alegando que o município já possui um órgão responsável por desenvolver esse trabalho.

Muitos veículos foram aprendidos durante a operação, na sua grande maioria por pendências na documentação. Nossa equipe entrou em contato com o DETRAN, mas o órgão ainda não tinha um balanço com o número de veículos
apreendidos no município.