sexta-feira, 12 de março de 2010

Prefeitura comprará produção de Agricultores Familiares

Agricultores inscritos em Associações e Cooperativas de Agricultores agora podem fornecer frutas, legumes e verduras para a merenda dos alunos das escolas municipais em Canindé, já que agora, por lei, 30 % (trinta por cento) do recurso da merenda escolar é destinado à agricultura familiar.

Os produtos podem ser batata doce, macaxeira, feijão, ovos, cheiro verde, tomate, abóbora, cenoura, pimentão, mamão e goiaba.

Para fazer o cadastro, os agricultores interessados devem procurar o Setor de Licitação da Prefeitura de Canindé, de 10 a 22 de março, portando os seguintes documentos: DAPS, RG E CNPJ.

Esta iniciativa tem o apoio da Prefeitura e da Secretaria da Educação Infantil e Fundamental de Canindé, CACTUS, ACACE, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Canindé, agentes rurais e MST.
(Clara Moura - Assessora de Comunicação da Secretaria da Educação)

30 Consórcios Públicos já atuam em regiões do estado


A política de consórcios públicos no Ceará deve ganhar mais empenho pelos gestores municipais. O motivo é que os benefícios desta prática incluem a redução de gastos para a realização de obras nas áreas da saúde, urbanismo e também no turismo. Atualmente, o Estado possui 30 consórcios consolidados, sendo 21 deles referentes à instalação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO´s E POLICLINICAS ) e mais 12 para a construção de aterros sanitários. Neste último setor, espera-se que sejam assinados, ainda em 2010, mais 15 convênios, totalizando 27 para a construção de aterros em 178 cidades. O investimento de cada projeto com a construção dos aterros está avaliado em até R$ 6,5 milhões.
O interesse em promover políticas de incentivo aos consórcios foi tema do Encontro Estadual de Consórcios Públicos em Fortaleza. Na ocasião, prefeitos e secretários municipais debateram e aprenderam com base em exemplos, o gerenciamento de consórcios públicos. O consorcio de Canindé foi assinado em 2009, sendo um dos primeiros na construção de Policlínica Regional.

O prefeito de Canindé Claudio Pessoa e a secretaria da saúde Aline Macêdo participaram do encontro.

Chico Carlôto
Da/Assessoria de Comunicação

Foto. Everton Félix

Feira da Agricultura Familiar será em julho

A Prefeitura de Canindé através da Secretaria da Agricultura está realizando estudos com os diversos segmentos envolvidos para a realização da III Feira da Agricultura Familiar.

Já foram realizadas três reuniões onde participaram, além da secretaria da agricultura, sindicato dos trabalhadores rurais, federação das associações, ONGs, como: CACTUS e ACACE, Base de Serviço, MST e outros.

Na reunião do último dia 11, esteve presente entre outras segmentos, o SEBRAE representado pelo Dr. Paulo Jorge Mendes, convidado pelo secretario Marcos Silva, para conhecer de perto o projeto e dar sugestões. Em sua fala Dr. Paulo Jorge sugeriu que fosse inserido dentro da feira um Fórum de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar.

Ficou acertado que os técnicos da ACACE, CACTOS E BASE DE SERVIÇOS, elaborarão o projeto da feira que será apresentado na próxima reunião marcada para o próximo dia 28 de março.

Como Canindé tem o maior número de assentamentos do estado do Ceará, e tem um potencial muito grande na área da agricultura familiar, o prefeito Claudio Pessoa está dando todo apoio para o fortalecimento deste setor.

A feira está prevista para o mês de julho / 2010

Chico Carlôto
Da/ Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 11 de março de 2010

IFCE implanta 10ª unidade em Canindé

O 10º Campus convencional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) vai entrar em funcionamento nesta semana, em Canindé. Para marcar o fato, o IFCE realizará, a partir desta quinta-feiera, o I Encontro Pedagógico desse município.

Embora ainda não oficialmente inaugurado e com as obras em andamento, as aulas das primeiras turmas do curso técnico de Eventos e do curso superior de Licenciatura em Educação Física começarão no próximo dia 15, utilizando as instalações da Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando.

O I Encontro Pedagógico do IFCE em Canindé vai se estender até sexta-feiera e, no encerramento, na sede do CREDE 7, contará com aula inaugural ministrada pelo reitor Cláudio Ricardo. O prefeito Cláudio Pessoa também participará do evento.

(Fonte: Blog do Eliomar)

terça-feira, 9 de março de 2010

Remédios mais caros a partir de 31 de março

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), anunciou que o reajuste médio anual dos preços de medicamentos será de até 4,60% em 2010 e deve entrar em vigor a partir do dia 31 de março.

Os 18.630 produtos disponíveis são divididos em três categorias de reajustes, de acordo com a participação dos medicamentos genéricos no mercado: para as classes com participação igual ou superior a 20% (maior venda), o índice de reajuste será de 4,83%; para aquelas com índice entre 15% e 20%, o reajuste será de 4,64%; e a terceira classe, com participação de genéricos abaixo de 15% (menor venda), terá aumento de 4,45%.

Em nota, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) esclarece que o reajuste anual corrige a tabela de Preços Máximos ao Consumidor e não acarreta aumentos automáticos nas farmácias e drogarias. Os índices divulgados na tabela definem o teto de preços dos medicamentos, ou seja, os preços podem ser menores, mas não maiores do que o máximo autorizado.

(Fonte: Blog do Eliomar)

Concurso Público de Canindé não será adiado

Para desmentir muitos boatos João Mota, coordenador de logística da empresa responsável pelo concurso público de Canindé, Serap, concedeu na tarde de hoje 09/03, uma entrevista coletiva a emissoras de rádio locais, e falou que o Concurso Público de Canindé acontecerá no dia 14/03/2010, não havendo adiamento. Também na entrevista, Mota falou dos novos locais das provas para os candidatos que antes seriam encaminhados para a Quadra Paroquial e agora serão direcionados para o Colégio Menino Jesus e Centro de Treinamento do Convento.
Mais informações acesse: www.serap.com.br

segunda-feira, 8 de março de 2010


Homenagens à Mulher

A Prefeitura de Canindé através da Secretaria da Ação Social homenageou a mulher no dia em que lhe é dedicada, 08 de março.

A partir das 8 h houve atendimento no ASSEF para as mulheres usuárias da Ação Social, com atendimento de manicure e cabeleireira.

Dra. Glaucia Porto proferiu importante palestra abordando o tema: “a difícil arte de ser mulher” esclarecendo, sobretudo os direitos e deveres das mulheres.

Uma competente equipe foi formada para organizar o evento. Subsecretária Dª Baiquinha, coordenadora administrativa e financeira, Joselena Tavares, coordenadora do PROJOVEM Sandra Arruda, coordenadora pedagógica, Noélia Santos, coordenadora do CRAS, Vânia Vasconcelos, coordenadora do ASSEF Betânia e demais funcionários da Secretaria de Ação Social todos mobilizados onde cada um deu sua contribuição para brilho do evento. Cerca de 300 mulheres estiveram presentes nos salões do CSU, onde ao final foi servido lanche para todos os presentes.

Sua excelência o prefeito Claudio Pessoa foi representado pelo assessor de comunicação da Prefeitura jornalista Chico Carlôto. Em sua fala Carlôto ressaltou o apoio que o prefeito tem dado às causas sociais, e acima de tudo prestigiando a força do trabalho das mulheres canindeense.

No ato o secretario da Ação Social, Antonio Alves Pereira fez a entrega a senhora D. Terezinha Alves Cavalcante da primeira carteira (passe livre) para idosos em ônibus intermunicipais e interestadual, bem como alunas do PROJOVEM receberam a primeira Carteira do Trabalho. Este é mais um tento da administração Construindo o Progresso.

(Chico Carlôto Da/Assessoria de Comunicação)

Canindé Olímpico

Com objetivo principal de contribuir para a qualidade de vida dos alunos das escolas de Canindé, através do acesso ao esporte educacional e a participação nas olimpíadas escolares transformando o município em referência no esporte, a Secretaria da Educação Infantil e Fundamental de Canindé, lançou no dia 04 de fevereiro o Projeto Canindé Olímpico.
Através deste Projeto, os alunos terão acesso a esporter como Futsal, Handbol, Voleibol, Atletismo, Basquetebol, Karatê, Xadrez e Judô.
(Clara Moura - Assessora de Comunicação da Sec. de Educação)

Festival de Atletismo

No dia 27 de março, alunos das escolas Joaquim Magalhães (Polo 04) e Melvin Jones (Polo 05) e das localidades de Ingá dos Cardodos (Polo 21.1), Ipueira dos Gomes (Polo 07), Japuara (Polo 14) e Salitre (Polo 20), estarão participando do 1º Festival de Atletismo.
O evento vai acontecer no SESI da Barra do Ceará, em Fortaleza.

(Clara Moura - Assessora de Comunicação da Sec. de Educação)

Festival de Miniatletismo premia alunos da rede municipal

No último dia 06 de março, na localidade de Ingá dos Cardosos, foi realizada a grande final do Festival de Miniatletismo. Participaram do evento mais de 200 alunos das 12 escolas classificadas nos festivais anteriores.
As escolas campeãs foram: Ingá dos Cardosos (1º Lugar), Ipueira dos Gomes (2º Lugar) e Japuara (3º Lugar). Os vencedores receberam como premiação bolas, troféus e medalhas.
(Clara Moura - Assessoria de Comunicação da Sec. de Educação)

Prefeitura e EMATECE distribuem calcário na zona rural

A Prefeitura de Canindé em parceria com a EMATECE está distribuníndo cerca de 200 toneladas de calcário para beneficiamento e nutrição do solo. Os agricultores estão recebendo este produto desde segunda - feira dia 1º de março. O Prefeito Claudio Pessoa determinou que a Secretaria de Meio Ambiente ficasse responsável pela entrega, já que o produto é usado na reposição de nutrientes do solo e que não traz danos nenhum para o ambiente.

Identificação Digital chega a Canindé

A Prefeitura de Canindé através da Secretaria de Ação Social está oferecendo à população um serviço de largo alcance social.

Desde segunda feira dia 01 de março está funcionando nas dependências do CSU, um anexo do Instituto de Identificação do Ceará. Com aparelhagem moderna as Carteiras de Identidade são tiradas em tempo real. Todos os dados são feitos por computadores, inclusive fotos e a impressão digital.

Diariamente são atendidas cerca de 50 pessoas de Canindé e região. Segundo o prefeito Claudio Pessoa, esta é uma parceria do governo Municipal com a Secretaria de Segurança Pública do Ceará.

O secretário da Ação Social, Antonio Alves Pereira afirmou que antes as carteiras eram entregues em 90 dias hoje são entregues em apenas 30 dias e espera com a chegada de novos equipamentos, entregar em apenas 48 horas.

Chico Carlôto Da/ Assessoria de Comunicação