quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Prefeita de Canindé passa a integrar diretoria da APRECE.

Durante o encerramento do VI Seminário para novos gestores municipais, aconteceu a eleição para a nova diretoria da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE).

A eleição aconteceu no início da noite desta quinta-feira (26), no Praia Centro Hotel, na capital Cearense. Com o resultado, O prefeito de São Benedito, Jardiel Gonçalves de Aguiar Paula, vai comandar a associação no próximo biênio, Já a prefeita de Canindé, passa a ocupar o cargo de presidente do Conselho da Regional 7 da Associação dos Municípios do Estado do Ceará.

A posse da nova diretoria acontece ainda na noite de hoje, hurante a inauguração na nova sede da APRECE.

Enel suspende fornecimento de energia da prefeitura de Caridade e de outros seis municípios cearenses

A Enel informou na tarde de hoje que realizou o corte de energia em sete municípios do interior do Ceará, entre eles o município de Caridade, segundo a distribuidora, o abastecimento de energia foi suspenso após várias tentativas de negociação com os devedores. Ao todo 31 prédios públicos dos sete municípios tiveram o fornecimento de energia suspensos.

Confira a nota enviada para a nossa equipe, pela Enel Distribuição Ceará.

A Enel Distribuição Ceará informa que realizou esta semana a suspensão do fornecimento de energia de unidades das Prefeituras de São Benedito, Independência, Novo Oriente, Caridade, Tabuleiro do Norte, Saboeiro e Limoeiro do Norte, devido ao não pagamento de faturas por parte do município. A empresa somente tomou a decisão de interromper o abastecimento de energia após tentar negociar o débito em várias ocasiões. O corte foi realizado em 31 unidades dos sete municípios. Todos os cortes foram precedidos de notificações de corte, cumprem rigorosamente a resolução 414 da Aneel e ocorrem em unidades consumidoras que não prestam serviços essenciais.

Nossa equipe tentou falar com a Prefeitura Municipal de Caridade, mas ninguém foi localizado para falar sobre o assunto.

Ar-condicionado e rede wi-fi passam a ser exigidos em ônibus intermunicipais do Ceará

Uma decisão publicada na última quarta-feira (25) no Diário Oficial do Estado, obriga que os novos ônibus intermunicipais do Ceará sejam equipados com ar-condicionado e rede wi-fi. A decisão assinada pelo governador Camilo Santana diz respeito à necessidade e conveniência de implantar melhorias nas condições de conforto e comodidade nos coletivos que fazem transporte de passageiros entre municípios cearenses.

Conforme o decreto, a instalação dos equipamentos proporciona um ambiente climatizado, minimizando o desconforto causado pelas temperaturas elevadas do clima do Ceará. Já a rede wi-fi gratuita permitirá que o passageiro tenha à disposição uma ferramenta de comunicação, informação e entretenimento, atenuando possíveis transtornos ocasionados pela duração dos deslocamentos.

Além do reforço na comodidade, o texto do decreto Nº 32.136 publicado na última quarta obriga que as empresas tirem de circulação ônibus que já atingiram o limite de vida útil.

De acordo com as metas do Governo, as transportadoras ficam obrigadas, ao incluírem novos ônibus, que estes sejam dotados de equipamento de ar-condicionado e de sistema de wi-fi, na proporção anual mínima de 12,5% da frota cadastrada.

A decisão dita ainda que somente após efetivada a renovação de 12,5% da frota com ar-condicionado e wi-fi no curso do ano, será permitida, durante o restante do mesmo ano, a inclusão de veículos sem esses itens.

De imediato, não há implicação no aumento das passagens. Segundo o decreto do Governo, o impacto no cálculo tarifário referente à instalação dos equipamentos será verificada através de revisão tarifária ordinária ou extraordinária, resguardada a possibilidade de aplicar outro meio de compensação.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Canindé está na lista das 24 cidades do CE com salários de dezembro em atraso

Um levantamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) apontou que pelo menos 24 cidades cearenses estão com os salários dos servidores atrasados para o mês de dezembro. Ainda segundo a federação, outras cinco cidades não pagaram o 13º salário.

A situação varia entre os 24 municípios. Há caso de cidades em que o atraso afeta servidores em todas as secretarias; cidades em que há indicativo de paralisações ou com possibilidade de greve; ou ainda administrações que já negociam a regularização do pagamento.

"Em todos os municípios citados, os sindicatos já estão em processo de denúncia ao Ministério Público. A Fetamce vem pra reforçar essa denúncia", explica a presidente da federação, Enedina Soares. O levantamento foi feito pela entidade entre os dias 20 e 25 de janeiro.
A presidente da Fetamce critica ainda a situação de desmonte no interior. "A gente já tem uma luta de quatro em quatro anos contra o desmonte. Depois das eleições começa esse processo e os servidores são os mais atingidos", destaca.

A situação nos municípios de Carnaubal, Cruz, Canindé, Beberibe, Ibicuitinga, Icó, Jardim, Lavras da Mangabeira, Meruoca, Missão Velha, Morada Nova, Santa Quitéria, São Luís do Curu, Senador Pompeu e Tabuleiro do Norte, onde a falta de pagamento atinge todas as secretarias. Em Missão Velha, o pagamento está em atraso desde o mês de novembro.

Os funcionários da Saúde de Banabuiú e Quixadá também estão sem receber, assim como fazem os trabalhadores de outros órgãos em Independência, Ipaumirim, Chorozinho, Graça, Hidrolândia, Ipueiras, Madalena, Saboeiro, Milhã, Quixeramobim e Umirim.
No que diz respeito ao 13º salário, os municípios de Icó, Jardim, Lavras da Mangabeira, Milhã, Missão Velha, Morada Nova, Saboeiro, Tabuleiro do Norte, Massapê e Tarrafas estão com esses pagamentos atrasados.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Suposto gari é flagrado recolhendo lixo com caixa de papelão no Centro da cidade

Menos de uma semana após a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, participar de um mutirão de limpeza no centro da cidade, onde na oportunidade realizou a entrega de fardamentos e instrumentos de trabalho para a classe, um suposto gari foi flagrado trabalhando sem fardamento, apenas com uma vassoura, uma pá e uma caixa de papelão para recolher o lixo.

O provável funcionário público foi flagrado na manhã desta terça-feira (24), no centro de Canindé, mais precisamente em frente ao Hospital Regional São Francisco, realizando a limpeza da rua, apenas com um vassoura, uma pá, e recolhendo o lixo em uma caixa de papelão. Na última quinta-feira (19), a atual prefeita realizou a entrega do novo fardamento e de equipamentos para a equipe de limpeza pública do município, menos de uma semana depois, esse suposto servidor foi flagrado, trabalhando sem fardamento e sem carrinho para o recolhimento dos resíduos.

A prefeitura informou que a limpeza pública do município é realizada por uma empresa contrata pela atual gestão, e que essa empresa é responsável por gerenciar o trabalho dos garis, pois eles são contratados pela empresa prestadora de serviços e não pela prefeitura

Canindé e Tauá serão os próximos municípios a receber equipes do BPRaio

O governador Camilo Santana autorizou na última segunda-feira (23), durante a reunião de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp), a compra de mais 140 motos para reforçar o Batalhão do Raio, da Polícia Militar,totalizando um investimento de R$ 5,3 milhões. Além dessas, outras 310 motos já foram adquiridas pelo Governo do Ceará para serem utilizadas nos batalhões do Raio em todo o Ceará, totalizando 450 veículos.
O projeto de interiorização do BPRaio prevê, ao final da implantação, que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas.

O processo já instalou bases em sete cidades, abrangendo 163 municípios cearenses. Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Crateús contam com quartéis do grupamento especializado. Canindé e Tauá são os próximos municípios do cronograma.

O secretário da Segurança, André Costa, destaca que o reforço vai ajudar a garantir a cobertura de todo o Estado. "É um grande projeto do governador de ampliação das bases do Raio. Com essas motocicletas, pretendemos fechar toda a Capital e Região Metropolitana, além da interiorização, que já foi iniciada. Com certeza, até o fim do ano estarão todos operando", disse.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Viana, afirmou que os veículos trazem mais agilidade às ocorrências. "Com essas novas motos que o governador está acrescentando no batalhão Raio, com a mobilidade que elas têm, a tendência é que nosso
s policiais militares consigam com mais êxito chegar aos locais de crime em um curto espaço de tempo. Temos que entender que há situações em que a viatura não pode ir, e o Batalhão, além de chegar, consegue diminuir um tempo de resposta para que atenda os anseios da população no combate à criminalidade", disse Viana.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Prefeita de Canindé anuncia conquista de cinco novas ambulancias para o município

Na manhã desta segunda-feira (23), a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, esteve na Assembleia Legislativa, onde foi recebida pelo deputado estadual João Jaime, na oportunidade, a prefeita apresentou algumas dificuldades enfrentadas pelo município.
Segundo a prefeita, o deputado estadual garantiu uma emenda do Orçamento Estadual no valor de R$ 350 mil, que será destinada para a aquisição de cinco novas ambulâncias, já que os veículos atuais da prefeitura apresentam quadro de desgaste.