sexta-feira, 3 de março de 2017

Vereador canindeense vai a tribuna da câmara e denuncia ter recebido ameaça de morte

Durante sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (03), o vereador Adriano Ximenes (PMN), usou a tribuna da Câmara Municipal, e durante seu pronunciamento informou que nos últimos dias recebeu uma ligação o ameaçando de morte.

Segundo o vereador, durante o período carnavalesco, o mesmo recebeu uma ligação de um número confidencial, onde nessa ligação a pessoa ainda não identificada, pediu para que ele tivesse muito cuidado com a vida, pois já estavam correndo alguns boatos na cidade sobre ameaças ao vereador, a voz disse ainda que ele poderia acreditar nesses boatos, pois os mesmos eram verdadeiros. Após essa ligação, o parlamentar ficou temeroso e se resguardou em sua residência durante o período momino e só hoje saiu de casa, para ir a sessão.

Segundo o vereador, as ameaças o pegaram de surpresa, pois o mesmo afirmou não ter inimigos, nem desavenças. Afirmou ainda, que a única coisa que possui é o mandato. 

Para finalizar ele informou que após o término da sessão, procurará os órgão de segurança, para informar das ameaças recebidas, e deixará as investigações a cargo da polícia, para chegar ao responsável pelas ameaças.

Polícia Militar pernde acusado de furtos na zona rural de Canindé

A Polícia Militar de Canindé, prendeu na manhã desta sexta-feira (03), Euclides Sales Rocha, 28 anos, também conhecido como “Carlim”. Ele é acusado de realizar furtos na zona rural do município, com ele alguns objetos foram apreendidos.

A prisão aconteceu, após um comerciante do distrito de Ipú Monte Alegre, procurar a Polícia para prestar queixa de furto em seu estabelecimento, onde foram subtraídos, um aparelho de som , caixas de som, cd´s e uma certa quantidade de bebida alcoólica.

Após a denúncia a polícia conseguiu localizar o acusado em sua residência, onde recebeu voz de prisão, e após uma busca, os agentes de segurança localizaram todo o material furtado, escondido dentro de uma mala. 

 

quinta-feira, 2 de março de 2017

Chuvas intensas vendaval e raios podem atingir Canindé nesta sexta-feira

O instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), alerta por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil que, chuva intensa e vendavais poderão ser registrados, nessa sexta-feira (03), em, pelo menos, cinco Estados brasileiros, entre eles o Ceará, caso a previsão se confirme, o município de Canindé será atingido pelas precipitações.

Segundo o INPE, as condições meteorológicas são favoráveis para que ocorram Chuva intensa, vendaval, raios e grandes acúmulos de chuva, em diversas áreas do Ceará, entre elas o Sertão Central, alcançando o município de Canindé. As precipitações devem acontecer entre as 0h00 e 23h59, de sexta-feira(03).
 
Clique aqui e veja o alerta do órgão, incluindo a lista de municípios que estão na área de ocorrência.

A intensidade e localização das chuvas poderão ser vistas apenas com algumas horas de antecedência, com a ajuda de radares meteorológicos. Clique aqui para ter acesso ao monitoramento da rede cearense de radares.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil lançou algumas orientações para que os moradores que estão nas áreas atingidas possam seguir, caso haja riso ou ocorrência de inundação, enxurrada ou alagamento, confira.

- Siga as orientações de emergência da sua comunidade; 
 - Desligue a chave geral de energia e feche o registro de água;
 - Mantenha documentos pessoais, objetos de valor, produtos de limpeza e alimentos em local protegido, longe do alcance das águas; 
 - Leve o lixo para uma área fora do alcance da água; 
 - Não deixe crianças brincando nas águas das ruas ou mananciais, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose; 
 - Não deixe crianças trancadas em casa sozinhas; 
 - Mantenha sempre pronta água potável, roupa e remédios, caso tenha que sair rápido da sua casa; 
 - Tenha um lugar seguro previsto (abrigo público, casa de parentes ou amigos), onde você e sua família possam se abrigar/alojar se tiver que sair de casa; 
 - Conheça o Centro de Saúde mais próximo da sua casa; 
 - Retire do quintal os móveis e utensílios que possam ser carregados pelas águas; 
 - Convença as pessoas que moram nas áreas de alto risco a saírem de casa durante as fortes chuvas; 
 - Não atravesse áreas com correnteza de água, pois poderá ser arrastado, mesmo se estiver de carro. 
 - Caso precise passar com o veículo automotor por uma área alagada, mantenha distância do veículo à frente, avance em baixa velocidade, mantendo o motor sempre acelerado e acima do nível da água. Se o carro enguiçar, abandone o veículo. 
 - Avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros Militar (fone 193) e ao órgão municipal de proteção e defesa civil (Em Fortaleza, ligue 98738-6337 ) sobre as áreas afetadas pela inundação e solicite o auxílio necessário. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (fone 199 ou 85 98899-1128) também pode ser acionada para prestar apoio ao órgão municipal de proteção e defesa civil.

Após a inundação

- Veja se sua casa não corre o risco de desabar, faça essa análise durante o dia, quando há maior luminosidade. Observe se há trincas nas paredes, emperramento de portas e janelas, bem como rachaduras no solo; 
 - Raspe toda a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e utensílios e coloque o material a ser descartado para a limpeza pública; 
 - Lave e desinfete as paredes e os objetos que tiveram contato com as águas da inundação (pode-se usar 1 litro de água sanitária para cada 5 litros de água); 
 - Cuidado com os animais venenosos ao movimentar objetos, móveis e utensílios; 
 - Certifique-se de que não há fios desencapados antes de religar a eletricidade; 
 - Não beba água ou coma alimentos que tiveram contato com as águas da inundação.

Em risco ou ocorrência de queda de árvore

- Isole a área de risco de queda da árvore; 
 - Se a árvore em risco está em área pública, acione a Prefeitura Municipal para realizar a poda ou o corte. 
 - Se a árvore em risco está próxima ou em contato com a fiação elétrica, acione a Enel, que atende pelo fone 0800 2850196; 
 - Se a árvore em risco está em área privada, solicite avaliação da Prefeitura Municipal e orientações para a poda ou o corte. 
 - Se ocorreu a queda da árvore, resultando em vítimas presas, ou a queda da árvore é iminente, podendo causar danos humanos ou ao patrimônio, acione o Corpo de Bombeiros Militar, que atende pelo fone 193.

Em risco ou ocorrência de deslizamento

- Construa calhas e canaletas para escoamento da água da chuva; 
 - Providencie a colocação de lonas plásticas nas barreiras para dificultar a infiltração da água no solo; 
 - Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água, saia de casa imediatamente e avise ao Corpo de Bombeiros Militar (fone 193) e ao órgão municipal de proteção e defesa civil sobre as áreas afetadas pela inundação e solicite o auxílio necessário. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil também pode ser acionada para prestar apoio ao órgão municipal de proteção e defesa civil.

Após o deslizamento

- Afaste-se e colabore para que curiosos mantenham-se afastados do local do deslizamento; poderão ocorrer novos deslizamentos; 
 - Não permita que crianças e parentes entrem no local do deslizamento; 
 - Siga as orientações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

Acidente deixa seis pessoas feridas e uma sem vida na BR-020 próximo a entrada de acesso para Paramoti

Por volta das 02:30 da madrugada desta quinta-feira (02), um acidente foi registrado no km 335, da BR-020, na localidade de Santa Fé, próximo a entrada que dá acesso ao município de Paramoti, deixando pelo menos seis pessoas feridas e uma sem vida.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE), o trecho ficou interditado por conta do acidente, que ocorreu após uma saída de pista envolvendo dois veículos, sendo um reboque que transportava outro veículo, com alguns trabalhadores.

Após o acidente, viaturas da PRF, SAMU e Corpo de Bombeiros, foram deslocadas para o local, para resgate e atendimento das vítimas. 

As vítimas resgatadas com vida foram identificadas como, Francisco Zeno Pereira (condutor do veículo), Francisco Vieira Lima, Francisco Antônio de Oliveira Alves, Luciano Moura de Barros, José Erivaldo da Silva e Alonso de Sousa Reis. Francisco José de Lima, que dormia dentro da cabine do veículo rebocado, perdeu a vida no local.

O Trânsito na BR-020, está fluindo, mas as equipes continuam as margens da via para auxiliar no fluxo de veículos e concluir os trabalhos de resgate e atendimento.

Clique aqui e confira o vídeo em nossa página no facebook.