sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Conheça mais sobre Canindé através dessa matéria da TV Jangadeiro

15 de Outubro - Dia do Professor

Fé, suor e devoção em Canindé

Há uma década, Tereza Maria de Jesus, 71, faz uma caminhada sagrada. Imitando o calvário de Cristo, ela percorre a chamada Via-Sacra do Monte, uma rua que começa na Igreja de Nossa Senhora das Dores e termina na ermida do Monte, a igrejinha de Cristo Rei. Dona Tereza mora em Teresina (PI) e sempre vai a Canindé para a Via-Sacra. Leva o neto Lauro Francisco, 14, para se apoiar na subida.


Como todos os romeiros que fazem o trajeto, a piauiense carrega uma pedra na cabeça. Ela para em cada uma das 14 estações (locais que lembram os que Jesus parou no caminho para a crucificação) e troca a pedra. Nem parece cansada com a subida. “São Francisco me protege. Devo a minha saúde a ele e a Deus, por isso faço todos os anos essa romaria”.


A graça da saúde também é motivo para a família Neves percorrer a Via-Sacra. Maria das Graças, Fábio José e Terezinha Neves (mãe, filho e nora) são de Caxias (MA) e se vestiram de marrom, lembrando o hábito de São Francisco, para ir à Canindé. “Estamos aqui desde a segunda-feira passada e só voltamos no próximo domingo, depois da procissão”. A caminhada pelas ruas do Centro, seguindo o andor com a imagem do padroeiro, ocorrerá no fim da tarde de domingo, encerrando a 252ª. Festa de São Francisco das Chagas.


Os romeiros que lotam a cidade se apinham, de hora em hora, na praça da Gruta e nas demais igrejas para assistir às celebrações eucarísticas. “Sejam todos bem-vindos os que aqui vieram para saudar São Francisco, o santo que mais se assemelhou a Jesus Cristo no sofrimento. Ele viveu a doutrina do amor ao próximo”, dizia ontem o monsenhor Amilcar Mota, um dos celebrantes.


Multidão

Na avaliação do pároco, entre 800 mil a 1 milhão de fiéis devem visitar Canindé até o domingo. Eles entram na Basílica ou Santuário descalços, de joelhos, com vestes de cor marrom e vão até o altar para o momento de oração.

Também acendem velas para agradecer graças alcançadas e depositam ex-votos (figuras esculpidas em madeira representando partes do corpo que estavam doentes) no grande salão ao lado da Basílica. “O romeiro paga a sua promessa e traz um dinheirinho separado para comprar lembranças. As vendas estão boas nestes últimos dias”, destaca o vendedor ambulante Antônio Rodrigues, que vende santinhos, fitas, medalhas, terços, imagens e outros objetos que lembram São Francisco.

E-MAIS

> Muitos grupos de romeiros saem à pé de suas cidades para ir à Canindé. Caminham sempre na madrugada, início e fim do dia. Nos horários de sol forte, descansam em abrigos. Joaci dos Santos, o “Bigode”, é um dos que acolhe caminheiros. Ele tem uma mercearia com um alpendre onde são armadas as redes para o descanso.

> Ao longo da BR-020 estão construídos os abrigos do projeto “Caminhos de Assis”, do Governo do Estado, que vai acolher os caminheiros que saírem de Fortaleza até Canindé. Pertinho do comércio de “Bigode” (em Campos Belos, Caridade) tem um deles. “Enquanto não fica todo pronto, a gente dá o apoio. Há 25 anos que recebo os romeiros com alimentação, local para o descanso e banheiros”, disse o comerciante.

(Fonte: O POVO)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Serra não participará da procissão de encerramento da Festa de São Francisco

O candidato a presidência José Serra estará nesse sábado em Canindé, mas não mais participará da procissão de encerramento da Festa com a imagem de "São Francisquinho". O presidenciável desembarca na capital cearense na madrugada de sexta (15) para sábado (16) e dorme em Fortaleza. Serra deverá chegar na cidade por volta das 10h e depois participará de uma missa na Basílica de São Francisco as 11h.

Ao meio-dia, logo após a missa, o candidato do PSDB à Presidência se reúne com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados e lideranças políticas do PSDB e de partidos aliados. O local do evento ainda não foi divulgado.

(Com informações do Portal Jangadeiro)

Ex-presidente do STJ pede bênçãos a São Francisco de Canindé

O ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro César Asfor Rocha, participa, nesta quinta-feira, em Canindé (a 120km de Fortaleza), da festa de São Francisco das Chagas, o padroeiro do município.

Ao lado do presidente regional do DEM e ex-deputado federal Chiquinho Feitosa, Asfor Rocha ainda assistiu à missa das 11 horas. O ministro foi reconhecido por várias lideranças políticas não só da região, mas também de outros Estados que conferem os festejos.

(Fonte: Blog do Eliomar)

Carretas trazem romeiros do Maranhão a Canindé

Chega na madrugada de amanhã um comboio de 19 carretas procedente da cidade de Codó (MA), com 2.200 pessoas que vêm conhecer o santuário de São Francisco das Chagas de Canindé. Os devotos chegam para pagar promessas e participar da programação da romaria em homenagem ao padroeiro da cidade, iniciada no dia 7 e que termina no próximo dia 17 de outubro.

Os romeiros do Maranhão serão recebidos pelo pároco e reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos, pelo prefeito da cidade, Cláudio Pessoa, que entregará a chave da cidade ao empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho do Codó; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Plínio Gomes; e pelo assessor das Romarias, Germano Silva. A recepção acontece às 6h, no Distrito de Caiçara, a 18 quilômetros da sede do Município.

Após o ritual religioso, os 19 veículos seguem pela CE-257, guiados por um trio elétrico que leva o cantor e compositor Manoel Messias. Ele interpreta vários hinos gravados em louvor a São Francisco. O motopatrulhamento da Polícia Rodoviária Estadual e da Guarda Municipal garantem a segurança. Ao chegar ao Santuário, o comboio segue para o Centro de Apoio Integrado à Criança e ao Adolescente (Caic), que foi cedido gratuitamente pela Prefeitura.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Plínio Gomes, o prefeito Cláudio Pessoa autorizou que todos os prédios públicos do Município fossem colocados à disposição da romaria. Para evitar que os romeiros sofram com assaltos, a Polícia Militar, através do comandante do 4º Batalhão, tentente-coronel Luciano Domingos, irá colocar policiais de plantão no Caic, bem como a cavalaria, que fará rondas diárias em toda área.

A Festa de São Francisco entra no seu sétimo dia de novenários. Hoje o tema da celebração é: "São Francisco espelho da solidariedade e exemplo de missionário". O pregador da noite será o ministro provincial, frei Marconi Lins, da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, com sede em Recife. O Estado homenageado será o Rio Grande do Norte.

A missa dedicatória de hoje à tarde será em homenagem aos camponeses - com a participação dos integrantes do Movimento Sem Terra e Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes.

A cidade está tomada de romeiros. A procissão com o painel de São Francisco começa às 18h percorrendo a Rua Gervásio Martins e o calçadão do romeiro até a Praça, onde são celebradas as novenas com a animação de Frei Jonaldo, presididas por frei João Amilton dos Santos. Um dos pontos altos da romaria é o esquema de segurança montado pelas Polícias Rodoviária Federal, Estadual, Polícia Civil, Militar, Guarda Municipal e Serviço Reservado.

Devoção

19 carretas vindas da cidade de Codó (MA) participam da Romaria de Canindé, transportando cerca de 2.200 pessoas. Todos os anos, os maranhenses cumprem a tradição

(Fonte: Diário do Nordeste)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Greve dos bancários termina

Os grevistas aceitaram o reajuste dos salários em 7,5% e o aumento a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) propostos pelos bancos. De acordo com o comunicado divulgado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), acordo com os bancos prevê que os dias de greve não sejam descontados, mas os funcionários terão até 15 de dezembro de 2010 para compensar o período em que as agências estiveram fechadas.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) vai reajustar em 7,5% o salário dos funcionários que recebem até R$ 5.250,00. Acima desse valor, a entidade oferece aumento no valor fixo de R$ 393,75, garantindo reajuste mínimo de 4,29%. %. A proposta ainda assegura aumento para benefícios e verbas fixas, como adicional de caixa, adicional de tempo de serviço e auxílio-refeição.

Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal vão reajustar os salários de todos os funcionários em 7,5%, e também concederão aumento da mesma porcentagem no valor dos benefícios, em linha com a proposta da Fenaban.

(Fonte: O POVO)

Romeiros percorrem 5 cidades

Fiéis de São Francisco das Chagas caminham 120km de Fortaleza a Canindé para cumprir antiga devoção

Com a resistência física sendo alimentada pela fé em São Francisco, cerca de 170 devotos da Romaria Dom Joaquim chegaram na madrugada de ontem ao Santuário de São Francisco, neste Município. Eles saíram da Capital na última sexta-feira, às 21h, da Rua Dom Joaquim, 275, rumo a "meca nordestina".

De acordo com a dona-de-casa Raimunda Gomes Braga, de 85 anos, organizadora da tradicional Romaria Dom Joaquim, este ano a caminhada chega aos 53 anos. Ela diz que a sua idade não é empecilho para quem tem fé. A coordenadora lembra que o grupo de peregrinos começa a planejar e preparar a romaria com quatro meses de antecedência. "É sacrifício mesmo. A gente se cansa, mas a fé é maior", resume dona Raimundinha, como é carinhosamente chamada pelos demais participantes.

Ao longo do percurso os peregrinos passaram por cinco cidades: Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Caridade e Canindé, e por nove distritos ou localidades: Tabatinga, Urucará, Gereraú, Ladeira Grande, Columinjuba, Amanaria, Itapebussu, Lagoa do Juvenal e também Campos Belos.

A romaria leva esse nome porque sai da Rua Dom Joaquim há 53 anos. Dona Raimunda diz ter a mesma energia de anos anteriores para a longa caminhada, apesar das restrições e cuidados impostos por sua família.

"Quem começou tudo isso, foi meu marido, mas ele faleceu. Desde então, tomei a frente de tudo e cada ano aumenta a quantidade de pessoas que fazem a caminhada. Para participar, não fazemos nenhuma exigência, vai quem quer. Organizo tudo de coração", conta.

Um dos ensinamentos de quem já conhece bem o chão que separa Canindé de Fortaleza é sobre o desconforto. "Quem não souber o que é desconforto, que olhe no dicionário", diz dona Raimunda. Segundo ela, apesar do cansaço, das dificuldades, da privação e das feridas nos pés, são poucas as pessoas que desistem. "O cardápio é sempre arroz com feijão ou feijão com arroz", brinca.

Para o professor de matemática, Francisco Arruda Bastos, a viagem é uma reflexão de vida e não só um ato de fé. "Não se trata de uma religiosidade intensa, mas valorizar o lado espiritual. É uma experiência muito rica e são muitos os aprendizados nos quatro dias de viagem".

Em Canindé, os devotos da Dom Joaquim foram recepcionados pelo assessor de Romarias da Paróquia, Germano Silva, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade, Plínio Gomes, e abençoados pelo pároco e reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos. A Prefeitura, na pessoa de seu titular, Cláudio Pessoa, colocou todos os prédios públicos para abrigar os romeiros que chegam de forma organizada na cidade. "Vamos ajudar a paróquia sempre dentro de nossas possibilidades", disse.

A Romaria de Canindé entra hoje no seu sexto dia. O tema da novena de hoje é: "São Francisco, espelho da solidariedade para com os animais".

O pregador da noite será dom José Luis, bispo auxiliar de Fortaleza. Alagoas será o Estado homenageado. Ontem, a Igreja prestou homenagem aos comunicadores em uma missa campal na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Todas as noites acontecem as procissões com painel de São Francisco. Em seguida, a novena na Praça dos Romeiros.

Antônio Carlos Alves
Colaborador

Enquete
Por que o Sr.(a) participa da peregrinação?

"Em Canindé, fico em paz com Deus e o mundo. São Francisco é o pai de todos. Nossa romaria é feita em homenagem ao santo"
Raimunda Gomes Braga
Coordenadora da romaria

"Há 53 anos viajo para Canindé nessa romaria. É um momento de conversão com Deus e São Francisco. Canindé é a nossa casa"
Edmar Amorim
Comerciante e romeiro

"É a primeira vez que participo. É um momento de muita fé e reflexão. A partir de agora não perco mais nenhuma viagem"
Danilo Nobre Pinheiro
Estudante

MAIS INFORMAÇÕES
Romaria Dom Joaquim
Coordenadora Raimunda Gomes Braga
Rua Dom Joaquim, nº 275
Centro - Fortaleza (CE)

(Fonte: Diário do Nordeste)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Confirmado. Marcos Cals anuncia Serra neste sábado em Canindé

Candidato do PSDB à Presidência da República deverá fazer caminhada no encerramento da festa de São Francisco


De volta de São Paulo, onde acertou com a coordenação nacional de campanha do presidenciável tucano José Serra a visita dele ao Ceará para o próximo sábado, o candidato a governador do Ceará, Marcos Cals (PSDB), derrotado em primeiro turno pelo governador Cid Gomes (PSB), anunciou que Serra deve fazer uma caminhada no encerramento da festa de São Francisco, em Canindé, a 120 quilômetros de Fortaleza.

Segundo Cals, há ainda a possibilidade de Serra participar de uma carreata e de um comício em Canindé. Na cidade acontece a maior romaria da América Latina para São Francisco, que reúne anualmente em outubro cerca de um milhão de pessoas.

São esperados para sábado cerca de 300 mil romeiros. Serra estará em Canindé acompanhado, além de Marcos Cals, também do senador Tasso Jereissati (PSDB). Serra no Ceará obteve no primeiro turno 16,3% dos votos válidos, e a promessa dos líderes tucanos é que esta votação chegue a pelo menos 30% no segundo turno, em 31 de outubro.

(Fonte: Portal IG)

José Serra virá à Canindé no encerramento da Festa de São Francisco, dia 16

O deputado Marcos Cals (PSDB), esteve ontem, em São Paulo, reunido com dirigentes do comando nacional da campanha de José Serra, e ficou pré-agendada a vinda do tucano para Canindé, no dia 16 deste mês. Cals, indagado sobre a posição do partido em relação a participação do deputado estadual Júlio Cesar, na campanha de Dilma Roussef, no Ceará, disse que iria apurar o caso.

Tanto Marcos Cals quanto o senador Tasso Jereissati, em pronunciamentos depois da eleição do dia 3 de outubro, reclamaram fidelidade e empenho dos tucanos em apoio ao candidato José Serra, inclusive com a recomendação de que quem não seguisse a orientação partidária que deixasse a sigla.

Se confirmada a vinda do candidato Serra, será a terceira vez, na campanha eleitoral deste ano, que o ex-governador de São Paulo vem ao Ceará e, em nenhuma delas, Fortaleza, maior colégio eleitoral do Estado, foi escolhida para algum evento. Cals viajou a São Paulo, pela manhã, acompanhado de Pedro Fiúza, que foi seu candidato a vice-governador.

Em 2006, nem Geraldo Alckmin (PSDB) e nem o presidente (posteriormente reeleito) Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vieram ao Estado no segundo turno das eleições, pois ambos priorizaram as regiões Sul e Sudeste naquele ano. A primeira vinda de José Serra ao Estado ocorreu ainda no início da campanha eleitoral, em 10 de julho.

Naquela data, Serra fez caminhada nas ruas e no Mercado Central de Cascavel. De lá, o tucano seguiu para uma carreata e comício na cidade de Uruoca e depois visitou as tradicionais festas de chitão nos municípios de Marco e Massapê. A segunda vez que o tucano veio ao Ceará foi há quase um mês, em 15 de setembro. Em juazeiro do Norte, naquele dia, acompanhou a celebração de encerramento dos festejos de Nossa Senhora das Dores.

Canindé

A última vez que José Serra esteve em Canindé foi há menos de um ano, no dia 28 de novembro de 2009. Naquela ocasião, os tucanos cearenses realizaram o "Ceará em Debate", quando Serra ainda era governador de São Paulo e estava disputando com o então governador de Minas Gerais, Aécio Neves, a indicação de candidato a Presidente da República pelo PSDB. Na cidade, Serra visitou o Santuário de São Francisco das Chagas para depois participar do evento tucano no ginásio local.

Indagado sobre qual será o roteiro de José Serra em Canindé, Marcos Cals informou que, até amanhã, o partido concluirá. "Ainda vamos definir se faremos caminhada, carreata ou comício, até a próxima quarta-feira, teremos resposta", informou o tucano que concorreu ao Governo do Estado este ano. Cals informou que iria apresentar aos coordenadores de Serra, propostas como a criação do piso nacional para policiais e bombeiros militares e o "cartão vida melhor". Para Cals o objetivo é ampliar a votação de Serra de 16% para 30% no Ceará.

(Fonte: Diário do Nordeste)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cid Gomes pode ter mandato cassado

A coluna Radar on line, assinada pelo jornalista Lauro Jardim (Veja), repercutiu o julgamento da ação sobre abuso de poder político e econômico, supostamente cometido pelo governador Cid Gomes (PSB) através do “uso indevido” de meios de comunicação. A matéria entra na pauta do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará nesta quarta-feira (13).

A denúncia partiu do adversário de Cid no primeiro turno das eleições, Lúcio Alcântara (PR), e recebeu apoio do procurador eleitoral, Márcio Torres, que opinou a favor da ação afirmando que o governo estadual não poderia gastar em publicidade, nos seis primeiros meses de 2010, mais do que a média gasta entre 2007 e 2009.

Se o pleno do TRE acompanhar o pensamento do Procurador, Cid Gomes pode ter o mandato cassado.

Veja, na íntegra, o que diz a coluna:
Cid Gomes corre o risco de se tornar o primeiro governador eleito em 3 de outubro cassado por decisão da Justiça Eleitoral. Deve ir a julgamento já na quarta-feira no TRE do Ceará uma ação contra Cid por abuso de poder econômico e político e por uso indevido dos meios de comunicação.

Cid é acusado pela chapa de Lúcio Alcântara, terceiro colocado, de ter gasto com propaganda em 2010, ano eleitoral, mais do que nos últimos três anos. A prática é proibida por lei para não desequilibrar a disputa.

No mês passado, o procurador eleitoral Márcio Torres opinou a favor da ação. Dados da própria Casa Civil encaminhados ao Ministério Público apontam que o governo Cid reservou este ano para gastar 60,4 milhões de reais em publicidade – 5,1 milhões de reais a mais que a média de gastos entre 2007 e 2009. Diz Torres:

– Quer isso dizer que o governo estadual não poderia, nos seis primeiros meses de 2010, mais precisamente até o dia 2 de julho, gastar mais que isso em publicidade.

(Com informações do TRE/CE, Radar on Line e Jangadeiro OnLine)