sábado, 26 de junho de 2010

Termina no dia 30 prazo para sacar o abono do PIS-Pasep

Trabalhadores cadastrados no PIS e no Pasep há pelo menos cinco anos têm até o dia 30 de junho para sacar o abono salarial. Segundo o Ministério do Trabalho, Carlos Lupi, cerca de 693.595 trabalhadores ainda não sacaram o abono no valor de R$ 510. O saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

De acordo com Lupi, foram identificados 16,9 milhões de trabalhares com direito a receber o benefício. Até hoje (24), foram pagos 16,2 milhões de abonos, o que representa R$ 7,44 bilhões. O ministro disse ainda que o número de pessoas que já sacaram o abono representa 95,9% de cobertura, o maior dos últimos anos.

Lupi ligou para alguns trabalhadores que ainda não foram sacar o abono. A maioria disse que não sabia que tinha direito a receber.

“Há uma falha sim, cerca de 690 mil ainda não foram receber. Temos mandado cartas, mas muitos mudam de endereço e não atualizam na empresa”.

Têm direito ao abono salarial os trabalhadores cadastrados no PIS e no Pasep há pelo menos cinco anos que tenham recebido em média até dois salários mínimos mensais no ano anterior e tenham realizado atividade remunerada por no mínimo 30 dias.

(Fonte: Agência Brasil )

Presidente do PSDB diz que Marcos Cals derrotará a ''prepotência''

O presidente regional do PSDB, médico Marco Penaforte, abriu os discursos, nesta manhã de sábado, 26, durante a convenção que homologou o deputado estadual Marcos Cals como candidato tucano ao Governo, tendo como vice o empresário Pedro Fiúza.

Penaforte, que fora chamado constantemente pelos Ferreiras Gomes de “Penafraca”, foi duro em sua fala e disse que o eleitor cearense vai se “apaixonar pelo homem humano e simples” que é Marcos Cals. Também afirmou estar chegando a hora de dar um basta na “prepotência” do governo atual.

A fala ocorreu o Clube G4, completamente lotado de caravanas da Capital e da Região Metroopolitana de Fortaleza. Alguns grupos vieram do Interior como Sobral, terra do atual governador Cid Gomes (PSB).

Com Penaforte, no palanque animado pelo radialista Júlio Sales, conhecido de outras campanhas do PSDB, vários parlamentares estaduais, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, prefeitos e o senador Tasso Jereissati, que foi o segundo a discursar em tom duro.

Tasso

O senador Tasso Jereissati (PSDB), que disputará reeleição, fez discurso, em tom dos mais duros, contra o governo de Cid Gomes. Durante a convenção tucana, ele iniciou sua fala fazendo autocrítica por ter se calado diante do “loteamento da administração estadual para partidos políticos”. Tasso voltou a bater na área da saúde, que tem o PCdoB no comando, lamentando que, aos invés de cuidar das pessoas, acabou “com políticos com carteira de partido”.

Aqui, ele bateu no PCdoB, que tinha João Ananias, agora candidato a deputado federal, como titular. O PCdoB foi um dos parceiros de Tasso, em 1986, quando da implantação do chamado “Projeto Mudanças” contra o chamado ciclo dos “coronéis”.

Ele também denunciou que muita gente traria dinheiro de todas as esferas de governo para investir numa campanha que o derrotasse, já que se constitui como uma das poucas vozes da oposição que incomodaria. Também acusou dois deputados federais cearenses – não deu nomes, que nada fazem no Congresso, a não ser catar, como frisou, dinheiro sujo.

'Humildade'

Marcos Cals prometeu fazer uma oposição “honesta e descente” e com base na “humildade”. Ele se comprometeu a trabalhar olhando o interesse do coletivo e não interesses pessoais ou de grupos.

No entanto, bateu, assim como o senador Tasso Jereissati, na área da saúde. Ele disse que há três meses estava lutando para que uma pessoa do interior fizesse um exame. Nessa hora, criticou a situação do IJF, a maior emergência do Estado, que funciona na Capital sob a gestão da prefeita Luizianne Lins (PT), e não pouco hospitais estaduais. Disse que construir grandes hospitais é fundamental, mas desde que também se garanta o funcionamento da saúde como um todo.

Ele usou muitas expressões do conhecido matuto do Interior em seu discurso e se dizia gente como todos que ali estavam. Do lado dele, sua mulher, Dionéia, e a filha, e a disposição, segundo disse, de ganhar as eleições porque avisou que entrará na campanha pra valer.

Alguns dos principais momentos:

11h58min - 'Nós temos um governo de mentira no Brasil e no Ceará. O PT mente, o PT mente, o PT mente e nós vamos derrotar esta mentira', disse o presidente do PSDB, Marco Penaforte

12h12min - 'Não podemos aceitar esta prepotência e arrogância. Essa situação chegou ao ponto máximo. Os cearenses não teriam sequer opção de escolha para o Governo Estadual', disse Tasso Jereissati, em crítica ao governador Cid Gomes

12h16min - O nome do candidato não nasceu de mim, nasceu do partido. Esse nome é o nome que o povo queria. Ele é um homem simples', disse Tasso

12h20min - 'Não teve um deputado ou uma liderança que me dissesse que tinha o nome desse governador que está aí no coração', disse Tasso

12h34min - 'Não sou galego, nem tenho olhos azuis, mas tenho a mesma vontade e determinação do nosso senador', disse Pedro Fiúza

12h50min - 'A elição começou agora. Eu vou trabalhar pelo povo com humildade', disse Marcos Cals

12h53min - 'Duvido que alguém tenha visto na minha vida pública meu nome envolvido em falcatrua', disse Marcos Cals

12h56min - 'Eu quero ser governador para entrar para a história como governador que fez pelo povo do Ceará', disse Marcos Cals'

Logo após a fala de Marcos Cals, o senador Tasso Jereissati e outras lideranças presentes cantaram o hino brasileiro e a oração de São Francisco.

(Fonte: O POVO)

Correios recebe doações para vítimas de enchentes em Alagoas

Os Correios estão recebendo os donativos, em todo o Brasil, para os desabrigados pelas enchentes no Estado de Alagoas.

Os materiais que podem ser doados são alimentos não perecíveis, vestuário, roupas de cama, mesa e banho, calçados, tendas e barracas.

Os doadores deverão embalar os produtos e entregar nas agências dos Correios. O peso não poderá exceder 30 quilos e a postagem dos donativos será gratuita. Os correios informam que sejam evitadas embalagens frágeis, pois podem se romper durante o manuseio e transporte.

Com relação às doações de remédios, só poderão ser feitas por fabricantes ou redes farmacêuticas que se responsabilizem pelo cumprimento das normas legais e sanitárias aplicáveis a esses produtos (como prazo de validade, por exemplo). Já com relação ao dinheiro não será aceito para doação.


DESTINATÁRIO - Na postagem, a encomenda deve ser endereçada à:

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas

Rua Lavenere Machado, nº 80 – Trapiche da Barra

Maceió/AL
CEP: 57010-383


Não será permitido o envio a pessoas físicas, órgãos ou entidades. As encomendas-donativos que não atenderem às condições preestabelecidas não poderão ser recebidas pelos Correios.

Enem servirá como certificação de Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser feito por adultos que buscam o certificado de conclusão do Ensino Médio. Quem não cursou ou não concluiu o ensino médio tem agora a chance de fazer a prova.
Para conseguir o certificado, o candidato deverá atingir a pontuação mínima exigida — 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação — e assim terá direito ao certificado.

A condição para obter a certificação é ter 18 anos completos na data de realização da primeira prova. A informação faz parte do
edital retificado, publicado no Diário Oficial da União na terça (22).

Cabe ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) receber as inscrições dos candidatos, aplicar e corrigir as provas. A emissão do certificado é de competência das secretarias estaduais de educação.

Além disso, os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os centros federais de educação tecnológica (Cefets) também podem fazer a certificação com base nos resultados do Enem. Assim, o candidato deve, no ato da inscrição, indicar a secretaria, instituto ou centro federal pelo qual pretende obter a certificação. Da ficha de inscrição consta a relação de instituições certificadoras que firmaram acordo de cooperação técnica com o Inep.


INSCRIÇÕES - Abertas na última segunda (21), as inscrições do Enem prosseguem até o dia 9 de julho, pela internet. Ao fazer a inscrição, o candidato à certificação deve indicar o número do CPF e preencher o questionário socioeconômico. As provas serão aplicadas em 6 e 7 de novembro.


::::
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI ::: DÚVIDAS

quinta-feira, 24 de junho de 2010

IFCE - Canindé realiza Festival de Dança


Carros-pipa deixam de circular em 16 municípios do Ceará

A partir desta quinta-feira (24), a operação carro-pipa fica suspensa em 16 municípios cearenses castigados pela seca. E se não houver repasse de verbas por parte do Ministério da Integração Nacional, até o fim do mês, o fornecimento será interrompido em todos os municípios cadastrados no programa.

Só no Litoral Leste, o abastecimento fica suspenso em seis municípios: Aracati, Itaiçaba, Beberibe, Cascavel, Fortim e Icapuí. No Litoral Oeste, a paralisação atinge São Gonçalo do Amarante. No Vale do Jaguaribe, os carros-pipa deixam de atender famílias as famílias de Russas, Jaguaruana e Palhano. Já no Norte do estado, serão prejudicados os municípios de General Sampaio, Pentecoste, Umirim e Paramoti. O fornecimento de água também será interrompido em Choró, no Sertão Central, e Barreira, no Maciço de Baturité.

Segundo a Defesa Civil, prefeituras de 16 municípios cearenses já decretaram situação de emergência. O problema é mais grave nas regiões dos Inhamuns e Sertão Central. Por conta dos prejuízos para a agricultura, as primeiras parcelas do Seguro Safra foram antecipadas para agosto. Mais de 290 mil agricultores estão inscritos no programa em todo estado.

(Fonte: Jangadeiro OnLine)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ceará contará com 32 Unidades de Pronto Atendimento

O Governo do Estado do Ceará começa no próximo mês de julho a construção de 23 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ao todo, nos próximos 12 meses, serão construídos 32 equipamentos, que serão entregues às populações de 29 municípios cearenses. As primeiras 23 UPAs contarão com investimento de R$ 77.935.000,00, sendo R$ 24.666,000,00 do Tesouro do Estado e o restante dos recursos do Ministério da Saúde.

As Unidades de Pronto Atendimento oferecem serviço de Raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nelas, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.


As UPAs são classificadas em três diferentes portes, de acordo com a população da região a ser coberta, a capacidade instalada, área física, número de leitos disponíveis, recursos humanos e a capacidade diária de realizar atendimentos médicos. As UPAs de porte I cobrem uma população de até 100 mil habitantes, contando com um pediatra e um clínico geral para atender de 50 a 150 pacientes diariamente e equipada com 5 a 8 leitos. A cobertura das UPAs de porte II é de até 200 mil habitantes, com quatro médicos, 9 a 12 leitos e atendimento diário de até 300 pacientes. Nas de porte III, a cobertura é de até 300 mil habitantes, com 6 médicos, 13 a 20 leitos e até 450 atendimentos diários.


Com funcionamento integrado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), as UPAs 24 horas têm papel importante na redução das filas dos hospitais. Para garantir a integração entre os dois serviços, o Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, viajou a Brasília nesta quarta-feira (23), em busca de recursos para a universalização do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência. Todas as novas ambulâncias já foram garantidas pelo Governo federal para a implantação do SAMU nas regiões Litoral Oeste e Metropolitana Leste. Com esses novos serviços, somados ao SAMU Litoral Leste, 50 municípios estarão cobertos.

Fenômenos em Itatira - Pais querem transferir estudantes de Itatira

Os fenômenos estranhos vivenciados por jovens de Itatira preocupam pais de alunos da escola local

Itatira. Pais de alunos da Escola de Ensino Fundamental Eduardo Barbosa, no Distrito de Cachoeira BR, estão tentando transferir seus filhos para escolas de Canindé ou Madalena. Eles adotam a medida porque se dizem assustados com os fenômenos estranhos vivenciados por 25 jovens entre 11 e 16 anos, desde o dia 2 de junho.

Na maioria meninas e apenas um rapaz, os estudantes entram em transe, sentem calafrios, náuseas, mudam a voz e perdem a consciência. O caso está tendo repercussão nacional. Até agora, não há uma explicação para o fenômeno.

De acordo com Aldenor Santiago Pinto, pai de três estudantes da escola, seus filhos estão assustados porque nunca viram nada igual. "Nunca vi um fato assim. Estou assombrado e, se continuar assim, vou ter que tirar meus três filhos da escola. Já estou tentando".

Antônio Teixeira Alves é outro pai que se mostra assustado. "Moro há dois anos na vila e vou ter que ir embora com a família e colocar meus filhos para estudar em outro local", afirma ele, que tem uma filha como aluna da Eduardo Barbosa.

Na tarde da última segunda-feira, três mulheres espíritas, que se recusaram a dar entrevistas, fizeram palestra para os estudantes da Escola Eduardo Barbosa. A reportagem foi impedida de acompanhar o evento. Segundo a moradora Maria Roberta Franco da Silva, que assistiu parte da palestra, os estudantes Andréia Alves Macorlino e Marliel Alves Marcolinho, dois dos jovens que sentem os fenômenos estranhos, foram definidos como médiuns desenvolvidos, ou seja, têm capacidade de manter contatos com espíritos de pessoas que já morreram, vendo suas imagens e ouvindo suas vozes.

A palestra foi acompanhada também pelo pároco da localidade de Lagoa do Mato, padre Abraão Correia. As espíritas chegaram em um Siena todo fechado, entraram rapidamente por um portão lateral da Escola e não quiseram se pronunciar. O padre disse apenas que era um momento especial da comunidade e que precisava ser respeitado pela imprensa.

O prefeito de Itatira, José Ferreira Matheus (Zé Dival), disse que está muito preocupado. "Estamos precisando de ajuda. Passamos por uma situação sem explicação", afirmou.

(Fonte: Diário do Nordeste - Antônio Carlos Alves)

CNI/Ibope - Pela primeira vez, Dilma supera Serra

Pela primeira vez, a candidata do PT à Presiência da República, Dilma Rousseff, aparece liderando pesquisa do Ibope. A pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, e divulgada nesta quarta-feira, apresenta ilma com 40% das intenções de voto, enquanto o postulante doPSDB, José Serra, tem 35% da preferência. A candidata do PV, Marina Silva, se mantém estável e aparece com 9% das intenções de voto.

Na última pesquisa CNI/Ibope, divulgada no dia 5 de junho, Dilma e Serra estavam empatados com 37% das intenções de votos na disputa presidencial. Marina aparecia em terceiro lugar com 9%.

O levantamento anterior do Ibope, feito em abril, mostrava Dilma com 32% das intenções e Serra com 40%.”

(Fonte: Folha de São Paulo)

Canindé na lista - Municípios com planos de gerenciamento de resíduos sólidos terão 2% a mais no ICMS

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) inicia esta semana uma série de visitas a 174 cidades do interior para averiguar aqueles que implementaram o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. As cidades que estiverem dentro do que prevê o decreto governamental nº 29.881, de 31 de agosto de 2009, receberão a mais 2% na redistribuição do ICMs.

A primeira etapa de visitas, que vai até esta sexta-feira (25), compreenderá as cidades de Itaitinga, Horizonte, Pacajús, Chorozinho, Acarape e Redenção, Trairi, Itapipoca, Uruburetama, Itapagé, Miraíma, Amontada, Maranguape, Caucaia, Pentecoste, Umirim, Apuiarés e Tejuçuoca. Após as visitas, os técnicos do Conpam, da Semace e da Secretaria de Saúde do Estado, encaminharão relatório para o Ipece, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, até o dia 31 de julho próximo, conforme prevê a lei de resíduos sólidos.

A partir da próxima segunda-feira (28), serão visitadas 24 cidades: Pacatuba, Guaiúba, Barreira, Aracoiaba, Itapiúna, Baturité, Capistrano, Mulungu, Aratuba, Pacoti, Palmácia, Canindé, Caridade, General Sampaio, Itatira, Paramoti, Santa Quitéria, Choró, Banabuiú, Boa Viagem, Ibaretama, Madalena, Quixadá e Quixarambim.

Já na semana a partir do dia 5 de julho, serão visitadas 26 cidades: Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Senador Pompeu, Solonópole, Piquet Carneiro, Ararendá, Catunda, Crateús, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa, Tamboril, Aiuaba, Arneiroz, Independência, Novo Oriente, Parambu, Quiterianópolis, Tauá, Acaraú, Bela Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Morrinhos e Marco.

Entre os dias 12 a 16 de julho a comitiva estará nas cidades de Graça, Hidrolândia, Mucambo, Pires Ferreira, Reriutaba, Varjota, Alcântaras, Coreaú, Meruoca, Moraújo, Senador Sá, Frecheirinha, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ipueiras, Novo Russas, Carnaubal, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara, e Viçosa do Ceará.

A equipe visitará também, entre os dias 19 e 23 de julho, as cidades de Barroquinha, Camocim, Chaval, Granja, Martinópole, Uruoca, Cariré, Cruz, Forquinlha, Groaíras, Irauçuba, Massapê, Sobral, Aurora, Cedro, Icó, Iguatu, Lavras da Mangabeira, Orós, Barro, Brejo Santo, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Porteiras, Jati e Penaforte.

Por fim, na semana entre os dias 26 e 30 de julho, os técnicos visitarão um total de 49 cidades: Acopiara, Cariús, Catarina, Jucás, Quixelô, Saboeiro, Tarrafas, Altaneira, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Nova Olinda, Várzea Alegre, Abaiara, Barbalha , Campos Sales, Caririaçu, Jardim, Juazeiro do Norte, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Potengi, Santana do Cariri, Salitre, Alto Santo, Limoeiro do Norte, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Potiretama, Tabuleiro do Norte, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguretama, Ocara, Pereiro, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Pindoretama, Icapuí, Itaiçaba, Jaruaruana, Palhano, Quixeré e Russas.

Assessoria de Imprensa do Copam

Pedro Gomes de Matos (
pedrogomesdematosneto@gmail.com
)

Oportunidades - Nutec abre processo de seleção para estágio

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC abre processo de seleção de estagiário remunerado para estudantes de nível superior. São ofertadas 42 vagas no total, sendo: 06 Administração de Empresas; 01 Biblioteconomia; 02 Ciências Contábeis; 02 Comércio Exterior; 02 Direito; 02 Engenharia Civil; 04 Engenharia de Alimentos; 04 Engenharia Elétrica; 03 Engenharia Mecânica; 02 Engenharia de Produção; 04 Engenharia Química; 02 Engenharia Metalúrgica; 02 Informática; 02 Jornalismo; 02 Marketing; 02 Química. As inscrições vão até segunda-feira (28).

Os interessados devem procurar a Unidade de Talentos Humanos na sede do NUTEC, Rua Professor Rômulo Proença, s/nº, Campus do Pici, no horário de 9 às 11hs e 15 às 17hs.

REQUISITOS: O candidato precisa estar cursando regularmente o curso superior; ter cursado no mínimo 50% dos créditos requeridos; ter obtido, em pelo menos médias finais das disciplinas cursadas, notas iguais ou superior a 7.

INSCRIÇÃO: Apresentar cópia do CPF, da Carteira de Identidade, Comprovante de Matrícula no 1º semestre de 2010, Histórico Escolar do curso superior requerido atualizado no 1º semestre de 2010, Curriculum Vitae comprovado.

O ESTÁGIO: O estágio será desenvolvido em jornada semanal de 20 horas, sendo conferido a título de bolsa de estágio o valor de R$457,08. O processo de seleção terá três etapas: avaliação do Histórico Escolar, avaliação do Curriculum Vitae e entrevista. A validade da seleção é de um ano, sendo prorrogável a mais um ano a critério do NUTEC.

O resultado final do processo seletivo será publicado no Diário Oficial do Estado e divulgado na pagina do NUTEC na internet.

Maiores Informações: 85 - 31017624

Assessoria de Imprensa da Fundação Núcleo de Tecnologia

Raquel Souza (31017624/ 6925)

Saúde estadual anuncia construção de 36 Unidades de Pronto-Atendimento

A Secretaria da Saúde do Estado concluiu licitação para as obras de construção de 36 Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), sendo que as primeiras 11 já poderão ter ordem de serviço dada pelo governador Cid Gomes logo quando de seu retorno da África do Sul, onde conhece a logística da Copa do Mundo. Dessas, quatro serão implantadas em Fortaleza.

A informação foi dada, nesta quarta-feira, pelo titular da pasta, Arruda Bastos, que seguiu para Brasília com o objetivo de buscar recursos (não especificou valores) para um projeto de universalização do SAMU em todo o Estado. Hoje, só opera o SAMU do Litoral Leste e um posto em Sobral que, segundo o secretário, atende mais. Mas ele diz ser fundamental a amliação dessa ação que cumpre bom serviço de cidadania.

O secretário também tratará em Brasília, no Ministério da Saúde, da implantação do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD). “Trata-se de um serviço que os planos de saúde já oferecem para pacientes crõnicos ou que precisam de constante acompanhamento. Nós queremos oferecer com o PAD esse tipo de apoio à nossa clientela”, adiantou Arruda Bastos.

(Fonte: Blog do Eliomar)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cláudio Pessoa é eleito novamante um dos 30 melhores Prefeitos do Ceará

O Prefeito de Canindé Cláudio Pessoa foi escolhido novamente um dos 30 melhores do Ceará. A escolha foi feita por um colegiado de alto nível formado por personalidades e entidades que conhecem o trabalho do municipalismo, formadores de opinião no Estado. A PPE (Publicidade, Promoções e Eventos) promoveu, nesta segunda-feira (21), a solenidade de entrega dos diplomas e troféus aos Melhores Prefeitos do Ceará de 2010.
Homenageados
Os homenageados são os prefeitos de Aquiraz (Edson Sá), Brejo Santo (Guilherme Landim), Canindé (Cláudio Pessoa), Caucaia (Washington Góis), Crato (Samuel Araripe), Fortaleza (Luizianne Lins), Horizonte (Manuel Gomes de Farias), Icó (Marcos Eugênio Guimarães Nunes), Iguatú (Agenor Neto), Itarema (Marcos Robério Monteiro), Maracanaú (Roberto Pessoa), Maranguape (George Valentim), Nova Russas (Marcos Alberto Torres), Ocara (Leonildo Peixoto), Pacajús (Pedro José Philomeno), Pacatuba (José Roberto Franklin), Pacoti (Rômulo Cruz Gomes), Parambú (Genecias Noronha), Pedra Branca (Antonio Góes Monteiro), Poranga (Aderson Pinho), Quixadá (Rômulo Carneiro), Quixeramobim (Edmilson Júnior), Redenção (Francisca Torres Bezerra), Russas (Raimundo Cordeiro de Freitas), São Gonçalo do Amarante (Walter Ramos Júnior), Sobral (Leônidas Cristino), Tauá (Odilon Aguiar), Tururú (Raimundo Nonato Bonfim), Várzea Alegre (José Hélder Máximo) e Viçosa do Ceará (Pedro da Silva Brito). A PPE também concedeu menção honrosa ao prefeito de São Benedito, Júnior Brandão.

A apuração dos votos foi feita no dia 26 de maio, na Assembleia Legislativa, reunindo representantes dos Tribunais de Contas da União (TCU), do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), Academia Cearense de Letras (ACL), Grupo Cidade e PPE.
Marcos Cals é anunciado como candidato do PSDB ao Governo Estadual


O nome de Marcos Cals, que até pouco tempo era secretário da Justiça e Cidadania (Sejus) do Governo Cid Gomes, deverá ser confirmado na convenção do PSDB, no próximo sábado, no Siqueira

O senador Tasso Jereissati lançou o nome do deputado estadual Marcos Cals para a disputa ao Governo do Estado, pelo PSDB, nas eleições de outubro próximo. O lançamento ocorreu na reunião entre os tucanos, na manhã desta terça-feira, 22, no escritório do senador, na Aldeota.

O nome de Marcos Cals, que até pouco tempo era secretário da Justiça e Cidadania (Sejus) do Governo Cid Gomes, deverá ser confirmado na convenção do PSDB, no próximo sábado, no Siqueira. O vice deverá ficar entre o radialista Paulo Oliveira e a suplente de deputada Tânia Gurgel. Esta última com a forte bandeira do social, área bastante criticada pelos opositores de Cid Gomes. E também por alguns aliados.

(Fonte: O POVO)


Plano Diretor promove primeiro seminário

Sob a presidência da arquiteta Fábia Sales, o Conselho Municipal da Cidade de Canindé promoveu o primeiro seminário de elaboração do plano diretor da festa de São Francisco, com o intuito de discutir, planejar e organização a maior festa religiosa do Brasil.

Como no ano passado, e seguindo orientação do prefeito Cláudio Pessoa, a prefeitura de Canindé colocará todas as secretárias a disposição do projeto.

A intenção do conselho é fazer um plano de forma participativa ouvindo a população a respeito do uso de espaços públicos: ruas, praças e avenidas, para tanto foi elaborado questionário/pesquisa para a população opinar através de questionários que serão colocadas juntamente com urnas em pontos estratégicos da cidade

Nesta primeira reunião foi feita uma análise da festa de 2009, o que houve de positivo e negativo por parte dos segmentos envolvidos, e ao mesmo tempo foram criados 3 grupos de trabalho para a elaboração do plano diretor 2010 ficando assim divididos:

1º - Infraestrutura – Segurança e Saúde

2º - Ordenamento dos espaços públicos e Arrecadação

3º - Atendimento e apoio ao romeiro.

Ficou agendada uma próxima reunião para o dia 14 de julho quando já de posse do resultado da pesquisa seja dada a formatação final do projeto.

Igualmente, ficou decidido que dois representantes de cada grupo irão levar para a reunião do dia 14 de julho as discussões e as conclusões de cada grupo. A idéia é que esse processo seja contínuo e participativo.

Em Brasília

Acontece de 19 a 23 de junho em Brasília a 4ª Conferência Nacional das Cidades. Cerca de 68 delegados representam o estado do Ceará, sendo que a Dra. Fábia Sales é a representante do Sertão Central.

(Chico Carlôto Da / Assessoria de Comunicação)

Canindé na disputa pelo Selo Verde

Dos 137 municípios que se inscreveram no Programa Selo Verde este ano, 110 devolveram ao Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) o questionário de Gestão Ambiental devidamente preenchido. No entanto, dentre estes, 104 fizeram-no dentro do prazo estabelecido pelo Conpam, até o dia 7 de junho, e continuam na disputa para obtenção do Selo. Os municípios de Alto Santo, Araripe, Barroquinha, Iguatu, Ipu e Reriutaba foram os desclassificados por postarem o respectivo questionário em atraso.

De acordo com a coordenadora do Programa, Socorro Azevedo, os municípios validados ainda terão de enviar ao Conpam o questionário de avaliação de Mobilização Ambiental, até o próximo dia 5 de julho, juntamente com documentação comprobatória das ações apresentadas no questionário.

“Os membros do Comitê Gestor do Programa vão avaliar os questionários de gestão ambiental e mobilização ambiental e ainda vão avaliar os municípios por desempenho ambiental. Logo que isso for feito, os municípios que atingirem o Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) mínimo serão avaliados “in loco”, para que possamos checar informações concedidas pelos municípios”, ressaltou Socorro Azevedo.

Ano passado, dos 139 municípios inscritos no Programa, 120 devolveram ao Conpam o questionário de Gestão Ambiental, que avaliou os municípios no tocante às questões de legislação ambiental, infra-estrutura, saúde pública, biodiversidade e educação ambiental.

Lista dos municípios que continuam na disputa para obter o Selo Verde 2010:

Acaraú; Amontada; Apuiarés; Aquiraz; Aracati; Ararendá; Acopiara; Altaneira; Aratuba; Aurora; Baixio; Barbalha; Bela Cruz; Brejo Santo; Canindé; Cascavel; Cariré; Campos Sales; Caridade; Croatá; Barreira; Baturité; Beberibe; Boa Viagem; Cariús; Carnaubal; Caucaia; Crato; Cruz; Eusébio; Forquilha; Fortaleza; Grangeiro; Ibiapina; Icapuí; Irauçuba; Itaitinga; Maranguape; Morada Nova; Nova Russas; Novo Oriente; Ocara; Pacatuba; Paracuru; Parambu; Saboeiro; Tauá; Tianguá; Ubajara; Chorozinho; Crateús; Farias Brito; General Sampaio; Icó; Itaiçaba; Itarema; Jaguaribe; Jaguaruana; Jijoca de Jericoacoara; Juazeiro do Norte; Jucás; Lavras da Mangabeira; Marco; Pacoti; Paramoti; Pentecoste; Piquet Carneiro; Quixeramobim; Russas; Salitre; São Benedito; Sobral; Tabuleiro do Norte; Umari; Umirim; Uruburetama; Dep. Irapuan Pinheiro; Fortim; Graça; Guaiúba; Horizonte; Ipaporanga; Ipaumirim; Iracema; Jardim; Limoeiro do Norte; Maracanaú; Massapê; Mauriti; Milagres; Milhã; Missão Velha; Monsenhor Tabosa; Morrinhos; Nova Olinda; Orós; Pacujá; Palhano; Pedra Branca; Pindoretama; Quiterianópolis; Redenção; Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.


(Assessoria de Comunicação do Conpam)

273 cearenses na lista dos inelegíveis do TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) enviou à Justiça Eleitoral uma lista com os nomes de 4.922 gestores públicos que estão impedidos de disputar as eleições de outubro.

Eles ficaram inelegíveis porque tiveram suas contas dos últimos anos rejeitadas por mau uso do dinheiro da União em convênios de estados e municípios com entidades federais.

A grande maioria dos integrantes da lista é de funcionários de carreiras ou de cargos de confiança, e a maior parte não pretende disputar a eleição. Mas o que tiver essa pretensão será barrado na Justiça Eleitoral.

De acordo com a Lei das Inelegibilidades (64/90), os agentes que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa não pode se candidatar a cargo eletivo.

A exceção acontece apenas nos casos em que a decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão.

Lista

Cabe ao Tribunal de Contas da União (TCU), de acordo com a Lei das Eleições (Lei 9504/97) apresentar à Justiça Eleitoral, até o dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleições, a relação dos responsáveis que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente.

De acordo com a lista, em todo o país 7.854 contas foram julgadas irregulares de 4.922 gestores. Deste total, a maioria provém do Maranhão (728), seguido da Bahia (700), Distrito Federal (614) e Minas Gerais (575). O Ceará entra com 273 casos.

(Agências de Notícias)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Quadrilha Streyto é a campeã do Canindé Junino 2010


Após 4 dias de evento, duas fases distritais (Salitre e Targinos) e uma bela apresentação a Quadrila Streyto foi a grande campeã do Canindé Junino 2010 e levou o prêmio de 2.500 reais mais um troféu. Tendo como responsável Augusto Medeiros a quadrilha levantou a platéia e conquistou os jurados com suas cores, figurino, coreografia e a banda regional. O segundo lugar ficou com a Quadrilha Coração São João de Iguaçú, que levou o prêmio de 1.500 reais e um troféu e em terceiro lugar ficou a Quadrila Tradição da Roça da Ingá dos Cardosos, levando o prêmio de 1.000 reais e um troféu.

O evento Canindé Junino foi uma realização da Prefeitura de Canindé e da Fundação de Esporte e Cultura com o apoio da Secretaria de Educação, do Projeto Arte e Cultura nas Escolas e da Escola de Segundo Tempo José Freire de Freitas.

Destaque

Após 5 anos sem se apresentar em Canindé a Quadrilha Rei do Sertão voltou a se apresentar na cidade com todo o seu brilho e força e mostrou por que é referência para as demais. Parabéns ao artista Marcos Brasil e a todos da quadrilha Rei do Sertão.

3ª Fusca Romaria à Canindé


De várias cores, mas apenas um modelo, fusca. Nesse domingo, 20, Canindé recebeu a 3ª Fusca Romaria de Fortaleza, uma das romarias mais simpáticas que se deslocam à cidade. A romaria é organizada pelo Fusca Mania Clube e para os participantes é uma das formas de demonstrar a paixão pelo "carrinho" que é sensação no mundo todo, e também mostrar a devoção por São Francisco das Chagas. Ao chegarem à Basílica foram recebidos pelo Assessor de Romarias Germano Silva, que entregou uma comenda receptiva, e também pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município Plínio Gomes, que entregou a chave da cidade. Ao final o pároco Frei João Amilton abençoou os participantes e também os carros fusca.

Divulgada relação de ruas que serão calçamentadas pela Prefeitura

Há algum tempo leitores do Blog Canindé Agora solicitam a relação das ruas que serão asfaltadas na cidade, mas até o momento a Prefeitura não divulgou os nomes das ruas que receberam a camada asfáltica. Sabe-se por enquanto que a licitação para urbanização e embelezamento da Avenida São Francisco, principal acesso à cidade, já foi publicada. E para a alegria de muitos canindeenses, que passaram muitos anos esperando um calçamento em suas ruas, chegou a boa notícia, a prefeitura divulgou a relação de 30 ruas que receberão calçamento nos próximos meses. As licitações já estão sendo publicadas.
Confira a lista:
- Rua Chico Sales
- Rua Abel Queiroz Soares
- Rua Ludmila Cordeiro
- Rua Cassiano Santos
- Rua Cid Martins
- Travessa 1
- Travessa 2
- Travessa Imaculada Conceição
- Rua Bahia
- Rua Ercílio Martins
- Rua Fortaleza
- Rua Luís Fabiano III
- Rua Márcio Magalhães
- Rua Mozart Queiroz
- Rua Nova Vida
- Rua Socorro Vieira
- Rua Zuil Vieira
- Rua General Sampaio techo B
- Rua Jose´Magalhães
- Rua Célio Martins
- Rua Neto
- Rua Osvaldo Fonseca Coelho
- Travessa Adelino Martins
- Rua Otoni Magalhães
- Av. São Jose
- Rua Abreu Queiroz
- Rua Joaquim Nonato
- Rua José Pereira do Ó
- Rua Joaquim Macário
- Rua Irmã Manoela Magalhães.

Paramoti - Divulgada a programação da Festa de Nossa Senhora Sant´Ana


A Paróquia de Nossa Senhora Sant´Ana divulgou a programação da festa de Nossa Senhora Sant´Ana.
Confira:
Período: 16 a 26 de julho
Tema: “Sant’Ana ensina-nos a servir a Deus”

Programação

- Abertura (16/07)
Pe. Dimas e Diácono Fernando
Evangelho: Mt 12, 46-50

- 1ª novena (17/07)
Pregador: Pe. Maurício (Pároco de Ocara)
Evangelho: MT 12, 14-21
Comunidades e pastorais homenageadas: Maracajá, Carrapato, Poço Vermelho e Melado.
Participação especial: General Sampaio

- 2ª novena (18/07)
Pregador: Pe. Francileudo (Seminário de Teologia)
Evangelho: Lc 10, 38-42
Comunidades - pastorais homenageadas: Água Boa, Nogueira e Boa Esperança - Apostolado..
Participação especial: Apuiarés

- 3ª novena (19/07)
Pregador: Pe. Raimundo Ivan (Pároco de Chorozinho)
Evangelho: Mt 12, 38-42
Comunidades - pastorais homenageadas: Sabonete e Siriema – Batismo.
Participação especial: Pentecoste

- 4ª novena (20/07)
Pregador: Pe. Severino Guedes (Pároco do Henrique Jorge)
Evangelho: Mt 12, 46-50
Comunidades - pastorais homenageadas: Tamanduá e Arrudas / Crisma.
Participação especial: Campos Belos

- 5ª novena (21/07)
Pregador: Dom João (Bispo de Iguatu)
Evangelho: Mt 13, 1-9
Comunidades - pastorais homenageadas: Muquém, Ramalhete e Campo Novo - Dízimo.
Participação especial: Caridade

- 6ª novena (22/07)
Pregador: Pe. Natal (Diocese de Quixadá)
Evangelho: Jo 20, 1-2.11-18
Comunidades - pastorais homenageadas: Santa Cecília, Pereiros e Serrote – Catequese.
Participação especial: Itapebussú

- 7ª novena (23/07)
Pregador: Frei Jean (Paróquia de Canindé)
Evangelho: Mt 13, 18-23
Comunidades - pastorais homenageadas: Vicente Farias, Conjunto Habitacional e Cacimba Nova - Liturgia.
Participação especial: Canindé

- 8ª novena (24/07)
Pregador: Pe. Adair Ramos (Pároco de Pacajús)
Evangelho: Mt 13, 24-30
Comunidades - pastorais homenageadas: Ipueira das Pedras - Ministras da Eucaristia e Pastoral Missionária.
Participação especial: Tabatinga

- 9ª novena (24/07)
Pregador: Pe. João Jorge (Vigário Geral)
Evangelho: Lc 11, 1-13
Comunidades - pastorais homenageadas: Bela Vista - todas as Comunidades.


- Encerramento (26/07):
Concelebração: Dom Ângelo (Bispo de Quixadá)
Evangelho: Mt 13, 16-17
Homenageadas: Todas as Comunidades.

-----------

- Abertura (16/07)
Hasteamento das Bandeiras: Sant’Ana – Vaticano – Município.
18 horas: Concentração defronte a Igreja Matriz e caminhada pelas ruas da cidade com motoqueiros e motoristas.
19 horas: Execução dos Hinos e Hasteamento das Bandeiras.
Concelebração de Abertura: Vigário episcopal e padres convidados.

- 17 a 25/07: Novena e Missa na Praça da Igreja Matriz, às
19 horas.

- 18 / 07: Show com a Banda Cordiesus, antes da Santa Missa.

- 24/07: Missa com os Vaqueiros, às 9 horas

- Dia de Senhora Sant’Ana (26/07)
9h: Missa e batizado.
17h: Procissão de Senhora Sant’Ana.
18h: Missa de Encerramento
Mais informações: (85) 3320-1258 – Paróquia de Paramoti

Governo certifica prefeituras para projetos de acessibilidade

O Governo do Estado certifica nesta segunda-feira (21), os municípios que tiveram aprovados seus projetos de atenção social direcionados a idosos e pessoas com deficiência no interior do Estado, através do Programa Ceará Acessível, e que serão financiados para o exercício de 2010.

A primeira dama Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes e a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda, presidirão a solenidade, às 15 horas no auditório da STDS, que contará com a presença dos prefeitos municipais e técnicos envolvidos nos projetos.

Os municípios concorrem a partir de edital público de seleção de projetos, cujo objetivo é incentivar, valorizar e dar visibilidade a ações que contribuam para a implementação da Política Nacional da Assistência Social – PNAS e do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, com a ampliação do atendimento à Pessoa Idosa e a Pessoa com Deficiência, em situação de vulnerabilidade social e georeferenciadas pelos Centros de Referência da Assistência Social -CRAS em municípios do Ceará.

Os projetos são direcionados a atender as seguintes linhas de ação: Capacitação, Marketing Social, Cultural, Grupo Sócio Educativo, Superação de Barreiras Arquitetônicas, Inclusão Social e Produtiva e devem apresentar as seguintes características: Inovação; Integração com outras políticas; Participação da comunidade no trabalho; Protagonismo do idoso e da pessoa com deficiência e Existência de parcerias. Dessa forma o Governo do Estado dá um passo a mais no fortalecimento dos direitos e consolidação da cidadania dos segmentos no Estado do Ceará, tornando-os protagonistas de sua história.

No evento serão certificados 57 gestores municipais sendo 32 projetos voltados às pessoas com deficiência e 47 aos idosos, edição 2010 – 01, na ocasião será apresentada a I Mostra de Interiorização dos Projetos Financiados.

Saúde - Ceará atinge meta de vacinação contra H1N1

O Ceará atingiu a meta de vacinar 80% do público alvo de 3.924.079 habitantes contra a influenza A (H1N1). No Estado, já cumpriram as metas de imunização os grupos dos trabalhadores em Saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas com mais de 60 anos e crianças maiores de seis meses e menores de dois anos.

Ainda precisam cumprir metas os grupos de gestantes, com 64,66% de cobertura, portadores de doenças crônicas com até 60 anos de idade (66,71%), adultos com idade entre 20 e 29 anos (76,37%), adultos entre 30 e 39 anos (62,93%) e crianças de 2 a 4 anos (39,32%). A orientação é manter a vacinação até o fim dos estoques de vacina.

Ontem (17), o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou que a meta de vacinação em todo o país já foi superada. Em três meses de vacinação contra a Influenza A – H1N1, o Brasil ultrapassou as metas e imunizou 88% do público alvo, alcançando 92 milhões de pessoas. Temporão assegurou que o Brasil está livre de sofrer uma nova epidemia da doença.

País que mais vacinou
Em todo o país, o total de pessoas imunizadas, até o momento, corresponde a 42% da população brasileira. O dado coloca o Brasil na condição de país que mais vacinou em termos de percentual da população total, superando o índice alcançado por países como Estados Unidos (26%), México (24%), Suíça (17%).

A vacinação contra a gripe A é também a maior já ocorrida no mundo, ultrapassando a vacinação contra a rubéola realizada no país, que alcançou 67 milhões de pessoas, em 2008.

(Fonte: Jangadeiro OnLine)