sábado, 11 de setembro de 2010

11 de Setembro. Para ser esquecido?


Há exatos nove anos o mundo parou ao presenciar uma das mais marcantes cenas de atentados terroristas já vistas na história: uma série de ataques suicidas a um dos maiores símbolos do imperialismo norte-americano, as torres gêmeas do World Trade Center (WTC). Quem não se lembra onde estava naquela manhã de terça-feira, 11 de Setembro de 2001, no momento em que as torres caíram? Aos poucos as pessoas iam parando em frente às televisões acompanhando perplexas as cenas do desabamento como se aquilo fosse um grande filme de ficção e terror.
Usando canivetes, os suicidas sequestraram jatos comerciais, carregados de combustível, para realizar os atentados. Somente naquela manhã, cerca de três mil pessoas entre mulheres, homens e crianças morreram. Às 8h45 e com um Boeing 767-200 da United Airlines, que havia decolado de Boston para o vôo 175, rumo a Los Angeles, com 74 pessoas a bordo, os suicidas se chocaram contra a torre sul do WTC, em Nova York. No início, as pessoas procuravam entender o que estava acontecendo, parando para acompanhar as notícias que eram transmitidas ao vivo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Atleta canindeense participa de Olimpíada

Canindé estará representado na etapa nacional das Olimpíadas Escolares 2010, que acontecem em Fortaleza de 10 a 19 de setembro.

A atleta Rebeca Lima Saraiva, de 14 anos, aluna do 9º ano da Escola Municipal Carlos Jereissati, vai estar disputando as modalidades de Arremesso de Peso e Lançamento de Dardos. Ela é a primeira canindeense a competir no Atletismo em Olimpíadas Escolares.

Rebeca Lima já viajou para Fortaleza acompanhada pela professora Selma Maria e pelo coordenador de Educação Física da Secretaria da Educação, Júnior Martins, e participa hoje, às 18 horas, da Abertura Oficial das Olimpíadas, no Ginásio Paulo Sarasate.

A atleta está hospedada no Hotel Marina Park, junto com a Delegação Cearense, recebendo todo apoio da Prefeitura de Canindé e da Secretaria de Esportes do Estado do Ceará.

(Clara Moura Da / Assessoria de Comunicação)

IFCE - Autoridades de Canindé conhecem campus

A administração municipal de Canindé visitou ao campus no último dia 9 de setembro. O diretor geral Evandro Martins, acompanhado do pró-reitor de administração e reitor em exercício do IFCE Virgílio Araripe, apresentou as instalações ao prefeito Cláudio Pessoa e comitiva. A visita ao campus foi agendada após a realização de audiência pública na Câmara Municipal no dia 17 de agosto, por iniciativa do vereador Júlio Cézar Marques Lima (Alemão), que discutiu transporte universitário e carteira do estudante, entre outros assuntos.

Em paralelo à fase final das obras, a prefeitura de Canindé estará cumprindo as últimas contrapartidas com o Ministério da Educação, tais como fornecimento de água potável, telefonia, terraplanagem e pavimentação da rua que ligará o campus a BR 020. A expectativa é de que logo após o prazo final para a construtora entregar essa primeira etapa das obras, 5 de outubro, as aulas sejam remanejadas definitivamente para o campus. Atualmente o IFCE utiliza as instalações da EEEP Capelão Frei Orlando como sede provisória.

Estiveram presentes à visita os secretários municipais da Educação, Linderval Moura; da Ação Social, Rosimary Cardoso; do Meio Ambiente, Maninho Barroso; da Saúde, Aline Macedo; o chefe da Guarda Municipal, coronel Loyola Lopes; a vereadora Maria Coelho, a representante da CREDE 7, Maria José Colaço Campos, a diretora da EEEP Capelão Frei Orlando, Maria Taylana Queiroz Militão, além de diversos diretores de escolas e da imprensa local.


(Cláudia Monteiro - Assessora de Imprensa do IFCE de Canindé)

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Prazo para religação de luz será de 24 horas

A partir de 1º dezembro, de acordo com a resolução aprovada hoje (9) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

O prazo para religação da energia elétrica, cortada por falta de pagamento ou por qualquer outro motivo, será reduzido de 48 horas para 24 horas, a partir de 1º dezembro, de acordo com a resolução aprovada hoje (9) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Outra decisão da Aneel obriga as concessionárias de energia elétrica a criarem postos de atendimento presencial para os consumidores em todos os municípios do país até março de 2011. A agência também estabeleceu que a espera mínima pelo atendimento nestes postos não poderá ser superior a 45 minutos.

O diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, disse que “a norma anterior tratava muito mais das obrigações das concessionárias, mas não tinha uma visão maior sobre o interesse dos consumidores de energia elétrica”.

(Fonte: Agência Brasil / O Povo)

Enquete


Resolvemos perguntar diretamente à população sobre a decisão da Paróquia de São Francisco de não colocar a iluminação tradicional na Basílica de São Francisco no período de romaria.

VOCÊ CONCORDA COM A DECISÃO DA PARÓQUIA DE NÃO COLOCAR A ILUMINAÇÃO TRADICIONAL NA BASÍLICA ESSE ANO?

VOTE!

Ceará - Analfabetismo cai, mas há 1 mi que não sabe ler

No Estado, cerca de 80% das pessoas frequentam escolas públicas, em detrimento das particulares

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra avanços em alguns indicadores, mas outros ainda não alcançaram uma situação confortável. Um deles é o analfabetismo. Apesar de o Ceará ter sofrido uma leve queda, a pesquisa apontou que mais de um milhão de pessoas com menos de cinco anos de idade ainda são analfabetas. A taxa estava em torno de 18%, em 2009, e de 19,75%, em 2008. Do total de mais de sete milhões de pessoas pesquisadas, 1,1 milhão não possuíam instrução ou tinham menos de um ano de estudo.

No Nordeste, 18,7% da população é analfabeta, ante 19,4%, em 2008, e 22,4%, em 2005. O Brasil conseguiu chegar a menos de 10% de analfabetos, pela primeira vez na história, apesar de a queda ter sido de apenas 0,7% entre 2008 e 2009. O País contava, em 2009, com 14,1 milhões de pessoas sem alfabetização, o que corresponde a 9,7% do total da população com 15 anos ou mais de idade.

Por outro lado, as escolas públicas, hoje, são mais procuradas. No Ceará, quase 80% das pessoas frequentavam o sistema público de ensino em 2009. Apesar de ter havido uma redução entre os anos de 2008 e 2009, passando de 80,35% para 79,76%, o índice é considerado bastante significativo.

A Pnad também mostrou que o serviço de esgotamento sanitário nos domicílios cearenses registrou queda de 14,68%.

Questões culturais

Para o mestre em Educação Marco Aurélio de Patrício Ribeiro, por questões culturais e socioeconômicas, o Ceará possui um índice de analfabetismo elevado. "Aqui, o alto índice de evasão escolar ainda é uma das principais consequências do desinteresse do aluno pela unidade de ensino. Além disso, o educador se depara com alunos com deficiências e problemas em sala de aula que os do Sul, por exemplo, não têm. São diferenças sociais gritantes", enfatiza o especialista.

Quanto ao fato de as escolas públicas terem um público maior, Marco Aurélio explica que essa é a única opção que boa parte da população do Ceará tem. "O aluno de escola pública desejaria estudar em colégios pagos se tivesse condições. Mas, para a família e para o próprio estudante, essa é a tábua de salvação para uma vida melhor. O colégio ainda é um espaço confiável para os estudantes", destaca Ribeiro.

Qualidade

No entanto, ele acrescenta que existem escolas públicas espetaculares, como as militares e as técnicas, mas também há aquelas que não apresentam uma boa qualidade de ensino. Assim como existem particulares de níveis diferentes.

A costureira Ana Cláudia Maia dos Santos, de 27 anos, acredita no ensino das unidades municipais e estaduais. Ela tem três filhos que frequentam o sistema gratuito e afirma que a unidade de ensino é boa. "Meus filhos têm várias atividades à disposição deles no colégio, além de que fica perto da minha casa", informa.

Já Maria Nailza da Costa Santos, costureira, de 25 anos, diz que há muita negligência nas escolas públicas. "Muitas crianças não frequentam as aulas e acabam passando. Há algo de errado nisso. Meus dois filhos estão sempre presentes nas aulas e acabam tendo os mesmos direitos que os outros".

Para Marco Aurélio de Patrício Ribeiro, as escolas estaduais, federais ou municipais têm melhorado, mas a mudança é lenta, apesar de ser gradual. Segundo ele, um dos pontos positivos das unidades públicas de ensino é que elas são extremamente inclusivas.

"Houve uma grande evolução no ensino gratuito nos últimos dez anos. Hoje, já se discute a qualidade das unidades. Antes, a pauta de discussão girava em torno das questões estruturais. Faltava até mesmo a estrutura básica nos colégios públicos. A escola está começando a acertar", ressalta.

Brasil

O mestre em Educação Marco Aurélio Ribeiro considera que, no Brasil, o índice de menos de 10% é louvável. Para ele, o analfabetismo é um dos problemas que o País tem conseguido vencer, mesmo com as dificuldades. "Hoje, temos programas federais que contribuem para a redução dos índices negativos, tais como o Paic (Programa Alfabetização na Idade Certa)", exemplifica ele.

O especialista aponta dois problemas que ainda são empecilhos para a educação, ou seja, a falta de capacitação dos professores e a atitude dos alunos em sala de aula, já que, muitas vezes, eles vêm de um ambiente violento. Porém, 10% ainda é um índice preocupante, apesar de o País passar por uma escala de redução. Nos próximos 20 anos, Marco Aurélio de Patrício Ribeiro acredita que o analfabetismo será extinto no Brasil.

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) não quis se pronunciar sobre os dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios porque, de acordo com a assessoria de imprensa, o órgão tinha acabado de obter as informações e ainda não havia se inteirado da pesquisa. Leia mais em Negócios

Evasão

"A permanência da criança na escola ainda é um problema, no Ceará, porque é desinteressante"
Marco Aurélio de Patrício Ribeiro
Mestre em Educação

ABASTECIMENTO
Saneamento básico teve melhorias

Os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009 apontam um saldo positivo com relação ao saneamento básico, isso no que concerne a coleta de lixo e abastecimento d´água no Ceará. Porém, devido as mudanças de critérios na pesquisa, onde não leva-se mais em conta as fossas sépticas não ligadas a rede coletora e nem as rudimentares, a parte de esgotamento sanitário registrou queda de 14,68%.

Em 2008, o total de domicílios com o serviço era de 2.159 milhões, isso dentro de um universo de 2.373 milhões de residências. Já em 2009, esse número caiu para 1.842 milhões, quando o total de residências é de 2.393 milhões. Isso porque na Pnad 2009 só são contabilizados os domicílios que têm esgotamento ligado a rede coletora.

Com relação ao abastecimento de água, o Estado registrou um aumento tímido de 5,2% em relação a 2008, em que o total de residências atendidas pela rede geral era de 1.954 milhão. Na pesquisa de 2009, esse número equivale a 2.057 milhões. De acordo com a pesquisa, existe, ainda no Ceará, um total de 335 mil residências sem acesso ao abastecimento d´água.

Serviço

Porém, muito ainda tem que ser feito para que, pelo menos o serviço de esgotamento sanitário, tenha uma maior abrangência. Pois até o momento, na Capital cearense, ele só serve a 52% dos bairros da cidade. O que gera, muitas vezes, reclamações por parte da população das áreas não atingidas.

É o caso do trabalhador autônomo Cleiton Ferreira Lima, 30 anos, morador do bairro Pirambu. "Veja só, a maior parte do bairro tem o serviço, mas onde eu moro não tem, e há tempos ficaram de implantar aqui, mas até agora nada. Enquanto isso tudo corre pro mar mesmo".

O diretor de Operações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), André Facó, informou que a rede coletora de esgoto registrou de 2006 a 2010 um aumento de 15% na abrangência do serviço.

"Em termos de ligação, nós tínhamos, em 2006, 381 mil. Já em julho deste ano, esse número saltou para 441 mil. Isso reflete o investimento de R$ 350 milhões por parte da Companhia", garantiu Facó.

Ele informou, ainda, que a Cagece tem a pretensão de, em 2020, universalizar o serviço, pelo menos na Capital. "Estimamos que o investimento seja em torno de R$ 700 mi a R$ 800 mi"

Além disso, o diretor informou que um dos maiores problemas enfrentados para que esse serviço acelere, é pela questão dos custo das obras. "Os recursos são muito elevados, os projetos são muito caros. Para se ter uma ideia, foram investidos R$ 350 milhões só para fazer 60 mil ligações de esgoto. Sem falar na captação de recursos".

O diretor de Operações da Cagece acrescentou, também, a questão da demora das obras, isso em virtude de outras interferência. "Como as construções desses projetos são subterrâneas, nós precisamos de todo o cuidado para não prejudicar outros serviços, como de gás, energia, telefonia, entre outros".

André Facó acrescentou que em termos de tarifa, a Cagece é a terceira com menor cobrança no Brasil.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA
A importância das Metas do Milênio

Rogério campos
Professor da Unifor

Em setembro de 2000, após uma década de conferências e reuniões de cúpula da ONU, líderes mundiais se reuniram em sua sede em Nova York para adotar a Declaração do Milênio das Nações Unidas.

A partir de então, foi estabelecida uma parceria global a fim de reduzir a pobreza extrema e adotar uma série de metas obrigatórias - com prazo de atendimento até 2015 - que se tornaram conhecidas como Metas de Desenvolvimento do Milênio.

A Meta 7: "Garantir a Sustentabilidade Ambiental", diz em seu Alvo 3: "Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso sustentável à água potável e saneamento básico". Um quesito fundamental da Meta 7 e seu Alvo 3 é a sustentabilidade do serviço prestado. Ou seja, não somente o seu simples atendimento é suficiente. Será que há cumprimento desta exigência?

INEXPRESSIVO
Coleta de lixo apresenta aumento de 4,4%

A coleta de lixo no Estado também registrou um aumento tímido de 4,4% em relação ao ano anterior, quando o serviço só atendia a 1,520 milhão de domicílios. Em 2009, esse número subiu para 1,587 milhão. Atualmente, o serviço de coleta de lixo na Capital abrange 1,019 milhão de casas, em 2008, esse número era de um milhão.

Segundo informações da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) de Fortaleza, cerca de 90 toneladas mensais de lixo são coletadas na Capital. Esses resíduos são recolhidos pela empresa Ecofor, por meio de contratos com a administração pública de Fortaleza. São de responsabilidade da empresa o gerenciamento da coleta e o destino final dos resíduos sólidos, bem como a aplicação da melhor metodologia de monitoramento dos serviços de limpeza e destino final na Capital.

O método operacional usado na Capital é o transporte do lixo coletado nas residências para a Estação de Transbordo do Jangurussu. Ali, os materiais trazidos por caminhões compactadores são triados por catadores, constituídos em cooperativa. A triagem começa na esteira, onde são retirados os produtos com fins recicláveis. Os demais resíduos são destinados para o Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia (Asmoc).

(Fonte: Diário do Nordeste)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Incêndio em mercantil no centro de Canindé

Um incêndio por pouco não causou uma tragédia hoje, 08/09, no Mercantil 29 no centro de Canindé. Segundo o proprietário do estabelecimento, Paulo Ferreira Justa, ao chegar pela manhã no local se deparou com o fogo. Funcionários e populares ajudaram a apagar o incêndio, que por pouco não tomou maiores proporções.
O fogo teria começado com um curto circuito num freezer, que estava localizado bem na entrada do mercantil e já estava atingindo algumas prateleiras. O proprietário não soube informar o valor do prejuízo.

VAMOS NÓS - Já está na hora de Canindé ter, pelo menos, uma pequena unidade do Corpo de Bombeiros. Fica aqui o nosso pedido.

(Com informações do Blog 540)

Incêndio causado por retirada de abelha em Canindé completa 30 dias


O Ministério do Meio Ambiente decretou estado de emergência no Ceará e em mais 13 estados.

O Ceará está em estado de alerta com a quantidade de queimadas espalhadas no interior. A situação mais crítica é registrada no município de Canindé, na Região Norte, onde um incêndio na caatinga completou hoje 30 dias e continua se alastrando na mata local.

A situação preocupante foi denunciada, nesta quarta-feira (8), durante o programa Jornal Alerta Geral da Rede Ceará Sat, pelo coordenador estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, Kurtis François Teixeira. Ele afirmou que o órgão combate cotidianamente os focos e buscar fazer um trabalho de conscientização com agricultores para evitar a prática criminosa.

“O estado do Ceará entra, a partir do mês de setembro, no ponto crítico de incêndio florestal. Começam as queimadas, o agricultor geralmente tende a fazer as queimadas, antecedendo o período das chuvas, mas o ponto crítico começa em novembro. (...) A caatinga, esse ano, está praticamente seca, e um fogo irresponsável por vir a causar um incêndio florestal”, disse François.

Desde o dia 8 de agosto, um incêndio vem consumindo “serrotes” do município de Canindé. “Nós não temos ainda previsão de que esse incêndio vai acabar, e ele acabou exatamente na retirada de abelha. Ou seja, uma maneira rudimentar de tirar abelha, com fogo, irresponsavelmente, e consumindo grandes serrotes em Canindé”, comentou.

(Fonte e fotos: Ceará Agora)

Denúncia de superlotação na linha Fortaleza-Canindé da empresa Princesa dos Inhamuns

Da Jornalista Cláudia Monteiro recebemos a seguinte nota:

Quero denunciar que neste dia 8 de setembro, às 7h50, o ônibus de número 0700 (Fortaleza-Canindé via Tabapuá) da empresa PRINCESA DOS INHAMUNS estava SUPERLOTADO, com mais de 100 pessoas. A capacidade é de apenas 46 passageiros + motorista e trocador.

O ônibus saiu de Fortaleza normalmente no horário. Mas aproximadamente 50 pessoas subiram no ônibus na parada de Campos Belos, distrito de Caridade. Só havia 5 vagas e subiram 50. O motorista Do Carmo e o cobrador Eliezer protestaram, mas o vendedor da agência de Campos Belos chamado Raimundo mandou todo mundo subir. Entre as pessoas haviam idosos e crianças pequenas.

Um perigo, visto que a chegada aqui em Canindé é feita de curvas. Um desrespeito com os 39 passageiros que já estavam no ônibus e tiveram suas viagens atrasadas em mais de 20 minutos, sendo imprensados, sofrendo com o calor e o barulho.

Desrespeito com os cidadãos que subiram e ficaram em pé, se segurando precariamente e pagando uma passagem que lhes daria direito a viajar dignamente.

Já era para a empresa PRINCESA DOS INHAMUNS ter criado a linha Campos Belos-Canindé, via Caridade, pois sempre ficam pessoas sem viajar nesse mesmo local e nesse mesmo horário. Principalmente na quarta-feira, dia de feira na cidade de Canindé. Dia em que as pessoas de Caridade vêm ao banco e fazem suas compras.

Informo que pego esse ônibus diariamente desde fevereiro deste ano. O meu medo é de que agora, com a proximidade da festa do São Francisco, a situação piore.

Como cidadã, exijo uma providência.

Informo que já fiz denúncia à Ouvidoria on line do Detran, recebendo como resposta o código 74803.

Sem mais,

Cláudia Monteiro.

Desfile cívico de Canindé atrai multidão

Bateria Feminina do Colégio Carlos Jereissati

O desfile cívico de 7 de setembro que marcou a comemoração pelos 188 da Independência do Brasil atraiu milhares de pessoas em todo o percurso das ruas Gervásio Martins e Joaquim Magalhães.

O prefeito Cláudio Pessoa, o comandante do 4º BPM, Coronel Francisco Luciano Barroso e o secretário de segurança Coronel Loyola Lopes hastearam as bandeiras Brasileira, do Estado do Ceará e do município de Canindé, dando início ao desfile.

A Polícia Militar abriu o desfile geral, acompanhada pela Banda Maestro J. Ratinho e Guarda Municipal.

Na área estudantil, a Escola CNEC foi a primeira a desfilar, seguida pelo Projeto AABB Comunidade, escolas da rede municipal de ensino, Colégio Paulo Sarasate, Escola Frei Policarpo, Infantes, Banda Maestro J. Ratinho, Associação dos Mototaxistas e Associação dos Vaqueiros.

(Chico Carlôto/Clara Moura Da/Assessoria de Comunicação - Foto: Antônio Carlos Alves)

Resultado da Enquete

Com uma diferença de apenas 1 voto, Polícia Militar é a menos confiável.

Perguntamos aos internautas:

Qual dessas Polícias você menos confia?

Veja o resultado:

Polícia Civíl
20 (31%)
Polícia Militar
21 (32%)
Polícia Rodoviária Federal
4 (6%)
Polícia Federal
4 (6%)
Ronda
15 (23%)

FPM no Ceará cresce 4,85%, mas ainda acumula perdas

Apesar do aumento de 4,85% neste ano, sobre 2009, os repasses não cobriram a inflação dos últimos dois anos

Aos poucos as cidades cearenses voltam a recuperar o volume de repasses de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do período pré-crise financeira. Este ano, até agosto último, o Ceará acumulou arrecadação bruta (incluindo os recursos do Fundeb) de R$ 1,74 bilhão, valor 4,85% maior do que o R$ 1,66 bilhão transferido pela União para o Estado, em igual período de 2009.

Entretanto, em relação ao R$ 1,70 bilhão repassado nos primeiros oito meses de 2008, o valor acumulado deste ano, representa incremento de apenas 2,41%. Nos último dois anos, a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) somou 10,24%, superior, portanto, à soma dos percentuais de aumento dos repasses do FPM no período em análise.

Em agosto último, os municípios cearenses receberam R$ 224,98 milhões, montante 20,42% superior ao anotado no mesmo mês do ano passado, o que coloca o Ceará na 6ª posição no País e na 2ª colocação no Nordeste, entre os Estados que mais perceberam transferências do FPM. Em relação ao total de R$ 4,33 bilhões repassados pela União, em agosto passado aos municípios brasileiros, os cearenses receberam uma fina fatia de 5,2% do "bolo". A Bahia recebeu R$ 392,14 milhões e São Paulo, que mais arrecadou, reembolsou R$ 573 milhões.

Para o economista e consultor econômico-financeiro da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), José Irineu de Carvalho, o FPM vem, de fato, recuperando as perdas geradas nos últimos dois anos, mas ainda está longe de compensar prejuízos causados à arrecadação dos municípios, sobretudo aos mais pobres, cujas economias são, praticamente, dependentes das transferências constitucionais do Fundo e da Previdência Social. Ele explica que, como o FPM reflete o crescimento do Imposto sobre produto industrializado (IPI) e do Imposto de Renda (IR); e a economia vem crescendo, os repasses também aumentaram, mas o problema, ressalta, é que as despesas municipais estão evoluindo acima dos percentuais do FPM.

"De 2008 para cá, o repasse do Fundo cresceu 2,41%, e as despesas com pessoal, por exemplo aumentaram 22,9%", destaca Carvalho, lembrando que grande parte da folha salarial dos municípios é corrigida pelo Salário Mínimo (SM). "Outro fator que elevou ainda mais as despesas, foi a implantação do piso (salarial) dos professores", acrescenta o economista.

Diante das diferenças entre os recursos recebidos e as despesas geradas, ele avalia que "o ano de 2009, (em termos de receitas do FPM), foi perdido", apesar dos repasses extras no valor total de R$ 96,8 milhões, realizados nos meses de maio, junho e outubro de 2009.

Reflexos

Para Carvalho, os reflexos da redução do FPM podem ser sentidos na queda dos investimentos, no encolhimento das despesas com manutenção de máquinas e equipamentos, o que põe em risco a vida útil dos bens das prefeituras, além de eventuais atrasos no pagamento do salários dos servidores municipais.

Entretanto, apesar do incremento no montante dos repasses do FPM, ele sugere cautela nos investimentos, também no próximo ano. "Sugerimos aos prefeitos trabalharem com crescimento (do FPM) não muito distante de 8%, para 2011", sinaliza o consultor, ao lembrar da perspectiva de um ajuste fiscal logo no início do próximo governo. A projeção tem por base a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), em torno de 7%, este ano.

Em termos nacionais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez também a comparação entre janeiro a agosto de 2010, com igual período de 2009, e constatou uma queda de 0,3%, em termos reais no FPM. Em agosto, descontada a inflação, o crescimento nos repasses foi de 3,6%, em relação a agosto do ano passado.

(Fonte: Diário do Nordeste)

terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 de setembro - Dia da Independência do Brasil


A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Decisão da Paróquia deixa população "chateada"


Nas últimas oito décadas a Festa de São Francisco de Canindé foi simbolizada pela Basílica de São Francisco iluminada com 17 mil lâmpadas de 15 w. Uma imagem inesquecível para quem vem à cidade pela primeira vez e até para quem sempre visita a "terra de São Francisco" . Um fato que chamou a atenção de todos os canindeenses e dos romeiros, é que esse ano a Paróquia de São Francisco resolveu não iluminar a Basílica como de costume, mas sim com uma iluminação mais "moderna", o que deixou a população da cidade "chateada". A notícia logo deixou muitas pessoas decepcionadas e com o mesmo argumento na ponta da língua, de que sem a iluminação tradicional na Basílica, não é Festa de São Francisco. Outra reclamação frequente é que a população não foi consultada, já que cada pessoa é, pelo menos um pouco responsável pela Igreja Matriz de Canindé. Hoje, mesmo que a Paróquia desista de não colocar a iluminação tradicional, talvez não dê mais tempo ela ser instalada.

Em Canindé, criança cai de pau-de-arara e sofre fratura no crânio

Segundo informações de familiares, ele está melhorando e deve ser transferido para a enfermaria do IJF ainda nesta segunda-feira

O menino Leonardo Sousa, de 9 anos, caiu de um pau-de-arara na última sexta-feira (3) e encontra-se internado no Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. Ele sofreu o acidente quando voltava da escola para casa, no Distrito de Santa Maria, em Canindé, por volta do meio dia.

O motorista fugiu sem prestar socorro. O irmão dele, de 14 anos, foi quem o socorreu para casa. Em seguida, Leonardo foi levado por uma ambulância do SAMU para o hospital local. Depois, foi transferido para a Capital.

No IJF, ele se submeteu a uma cirurgia de urgência no crânio e encontra-se da UTI do hospital. Segundo informações de familiares, ele está melhorando e deve ser transferido para a enfermaria ainda nesta segunda-feira (6).

O padrasto do menino foi à Delegacia registrar um Boletim de Ocorrência. Ainda de acordo com informações de familiares da vítima, o motorista já teria sido preso, mas sua identificação não foi revelada.

(Fonte: Jangadeiro OnLine)

Jovens alunas participam de bateria para o 7 de Setembro


O desfile cívico de Canindé contará com uma atração especial, apresentada por alunas da rede pública

A Escola Senador Carlos Jereissati tem uma bateria formada somente com alunas, a maioria na faixa etária entre 13 e 16 anos. Quando o relógio marca 16h, começa a movimentação. As estudantes integram a única bateria escolar genuinamente feminina do Ceará. A alegria é geral. Todas têm um só objetivo: fazer uma grande apresentação amanhã, no 7 de Setembro, quando acontecerá o desfile cívico da cidade.

José de Arimatéia Santos Medeiros, responsável pela formação da bateria escolar em 2005, diz que foi uma ideia conjunta dos organizadores da Semana da Pátria e da direção da Escola. "No início, a bateria era formada por homens e mulheres, mas com o passar do tempo, o número de mulheres aumentou e foi preciso formar uma bateria feminina. Hoje é orgulho para a direção da unidade educacional do Município´´, afirma ele.

As meninas atrai a atenção até mesmo nos ensaios. No corredor onde acontecem os preparativos para a festa de amanhã, uma grande multidão de curiosos vem ao local por dois motivos: conhecer de perto o talento das garotas e apreciar a beleza feminina delas.

Quando passar em frente ao palanque das autoridades, na Rua Joaquim Magalhães, as alunas mostrarão diversas coreografias que encantarão e emocionarão os presentes. Maria Luiza Teixeira de Sousa, 14 anos, participa há dois anos da bateria escolar tocando tarol, um instrumento delicado e que necessita de muita concentração. Segundo ela, no início dos ensaior sentiu um pouco de dificuldade, mas depois passou a sentir-se bem à vontade.

Quem também adora o que faz é Maria Raissa Silva Cruz, de 13 anos. Há dois anos ela participa do grupo e se sente orgulhosa. "É cansativo, mas vale à pena". Os ensaios duram 1h30min em média. Cada uma das jovens tem uma história para contar. Uma das mais velhas do grupo, Luciana Marinho da Silva, de 24 anos, diz que está na turma há exatos sete anos. "Comecei no meio dos homens e sempre fiz a minha parte.

Agora, junto com as minhas amigas, continuo dando tudo de mim para o melhor de nossa bateria´´, comemora.

O secretário de Educação de Canindé, Linderval de Moura, não esconde a sua alegria em ver o projeto da Escola Municipal despontando para o Estado. "Quem disse que lugar de mulher é na cozinha? Pensar assim é coisa do passado. Elas ocupam seu espaço e estão em todos os setores da sociedade. Na política, no comércio, na religião, na escola, na música, no dia-a-dia das cidades sempre dando sua contribuição para o crescimento do país´´, avalia ele.

Em relação à bateria formada por mulheres ele diz: "É um fato inédito criado pelo Município de Canindé e que deve ganhar outras dimensões. Estamos apoiando todas as ações voltadas para a educação´´, garantiu.

O prefeito da cidade, Cláudio Pessoa, também destaca o papel relevante da mulher no atual contexto. "Vejo essa ideia como inovadora. Estamos prontos para apoiar outras iniciativas deste nível, porque vejo na educação, a formação de grandes profissionais. Hoje essas alunas se apresentam na bateria escolar para as autoridades de Canindé, amanhã poderão levar o nome do Município para outros centros´´, salientou o prefeito.

Otimismo

"Passei um tempo tocando com os homens. Agora estou com as amigas, prontas para o desfile"
Natália Rosa Coelho
Estudante

(Fonte: Diário do Nordeste - Antônio Carlos Alves)