sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Dívidas da Prefeitura de Canindé ultapassam 100 milhões de reais

Durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 13, a prefeita de Canindé Rozário Ximenes, informou a população, sobre a real situação financeira do município. Segundo a prefeita, o município tem uma dívida interna fundada e contratada a longo prazo de 82 milhões de reais, e uma dívida interna a curto prazo de 18 milhões de reais, totalizando mais de 100 milhões de reais, em dívidas deixadas pelas gestões anteriores.

A gestora afirmou ainda, que além das dívidas acumuladas, o município ainda precisa efetuar o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de dezembro, que corresponde a um valor superior a 5,5 milhões, sendo que a prefeita garante que o município tem em caixa, somente o recurso de 988 mil reais, disponível para o pagamento dos funcionários.

Rozário Ximenes afirmou ainda, que irá se esforçar junto com toda equipe de governo para realizar ajustes nas contas municipais para garantir o pagamento dos servidores em dias.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Dupla armada assalta loja de celulares no Centro de Canindé

Dois criminosos renderam clientes e funcionários da loja “Ricardo Celular”, na rua Euclides Barroso no centro da cidade, na tarde desta quinta-feira, 12, e fugiram com aproximadamente 40 celulares. A ação durou alguns minutos e foi registrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento.

As imagens mostram o momento em que os suspeitos chegam à loja em motocicletas. Ao entrarem no estabelecimento se passam por clientes, quando um deles saca o revólver de uma mochila e anuncia o assalto.

Funcionários tiveram que entregar os celulares, para evitarem serem atingidos por disparos de arma de fogo. Nota-se em um trecho do vídeo, que existem menores no estabelecimento e ainda assim, um dos assaltantes se mantém violento em sua ação. Ele ainda tenta derrubar uma porta, ao lado dos menores, para ter acesso ao proprietário da loja.

Após o assalto, a dupla fugiu tomando rumo ignorado, e até o momento ninguém foi preso.

Polícia prende trio que realizava assaltos em Canindé usando mácaras do filme O Pânico

Uma operação da Polícia Militar, realizada na última terça-feira, 10, desarticulou um trio que praticava assaltos na região de Canindé, sendo um maior de idade e dois menores. Com eles a polícia aprendeu quatro armas de fogo, e máscaras do filme O Pânico que eles utilizavam durante os assaltos. O trio é acusado de assaltar um Posto de Combustível no Distrito de Salitre, zona rural de Canindé.
A Polícia foi acionada para atender a um chamado de assalto em um posto de combustível no distrito de Salitre. Ao chegar no local, a PM, iniciou as buscas na região, encontrando duas motos abandonadas, a cerca de 10 quilômetros do local do assalto. Um dos veículos vinha sendo utilizado pelo trio, para a prática de assaltos, o outro foi roubado durante a fuga.
Ao continuar as buscas, os policiais conseguiram localizar uma casa onde os assaltantes estavam refugiados. O maior de idade foi identificado como Francisco Evaldo Farias Sousa (35), que já responde criminalmente por roubo e receptação, e dois menores, de iniciais M.A.S.P e M.M.B, ambos com 17 anos.
Com o trio a Polícia recuperou todo o dinheiro levado do posto de combustível, seis aparelhos celulares e dois relógios subtraídos de pessoas que estavam no local, além de ter apreendido três máscaras e quatro revólveres, sendo três do calibre 32 e um calibre 38, como também várias munições.
O maior e os menores foram conduzidos à Delegacia Regional da Polícia Civil, em Canindé e autuados em flagrante delito e os bens recuperados restituídos às vítimas que compareceram a Delegacia.

Canindé comemora Bicentenário da Paróquia de São Francisco das Chagas

No próximo domingo, 15, de janeiro, o Santuário de Canindé inicia as comemorações dos 200 anos da criação da Paróquia de São Francisco das Chagas. O início das festividades do Bicentenário será marcado com a celebração de missas alusivas a data, com destaque para uma celebração que acontecerá na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, por trás da Basílica de São Francisco, no Centro da cidade, e será presidida pelo Pároco e Reitor Frei Marconi Lins, às 18 horas.

A celebração comemorativa terá a presença de frades da Custódia de São Benedito da Amazônia (Santarém), da Província de Nossa Senhora da Assunção de Bacabal no Maranhão e Província de Santo Antônio do Brasil em Recife – Pernambuco que se encontram em Canindé participando de um curso inter provincial de franciscanismo.

CRIAÇÃO DA PARÓQUIA
As aspirações dos canindeenses, já por todo esse tempo, visavam a criação da paróquia de São Francisco, visto que o Pe. Vieira não podia satisfazer plenamente o seu sagrado ministério. Um requerimento, despachado neste sentido, antes de 1800, perdeu-se. 

Em 1801, os principais fazendeiros e outros moradores da zona encaminharam outra petição expondo a triste situação religiosa dos sertões canindeenses, lamentando a pouca diligência do vigário de S. José de Ribamar em atender às necessidades espirituais de seus paroquianos distantes e solicitando a criação de nova freguesia com a matriz de São Francisco das Chagas.

O vigário de S. José, Pe. Cláudio Álvares da Costa, consultado a respeito, tentou desfazer os motivos alegados, caindo porém nos mesmos exageros de seus acusadores; pois o parecer escrito pelo Visitador eclesiástico, Pe. José Pereira de Castro e dirigido ao Governador da diocese de Olinda, apoiava, em parte, as queixas apresentadas pelos canindeenses. Entretanto o Governador da diocese deixou de ateneer ao requerimento por esperar com brevidade o novo Bispo de Olinda.

Não consta ter havido outras tentativas no intuito de se obter a criação da nova paróquia até 1816, após a gestão do Pe. Francisco de Paula Barros, o qual, em 1813, fora empossado tão-somente como capelão e não como administrador do patrimônio, tendo deixado o cargo em dezembro de 1815, para se retirar às ribeiras do Banabuiú; foi substituído em Canindé pelo Pe. Rodrigo José de Melo.

Foi em 1816, que os canindeenses tornaram a requerer ao governo a graça solicitada em 1801. Apoiados que se viram desta vez pelo Capitão-mor Antônio José Moreira Gomes, pelo Governador do Ceará, Manuel Inácio de Sampaio, alegando este o recente aumento da população, e especialmente pelo Pe. Francisco de Paula Barros, o qual foi incumbido pela população de defende-lhes os interesses na corte do Rio de Janeiro. Com efeito, em fins de julho, seguiu o ex-capelão de Canindé para Olinda e reunidos na cúria diocesana os documentos necessários, partiu em agosto para o Rio, onde não só encaminhou o processo de fundação da freguesia de São Francisco, mas também o de sua colação como vigário, prestando, para esse fim, o costumeiro concurso, aos 28-1-1818.

Desta vez, o resultado não se fez esperar; pois, obtida a 1-8-1817, a confirmação do Governador da diocese de Olinda, foi desmembrada da freguesia de S. José a de São Francisco das Chagas e elevado à categoria de Matriz o Santuário do mesmo taumaturgo em Canindé. Aos 30 de outubro de 1817, o respectivo alvará régio recebeu a assinatura de Dom João VI no Rio de Janeiro.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Prefeita de Canindé e Secretários participam de reunião na Superintendência da Caixa Econômica


A prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, juntamente com representantes da Procuradoria do Município, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Assistência Social, e o vereador Assis Vieira, participaram na última terça-feira, 10, de uma reunião na superintendência da Caixa Econômica Federal, em Fortaleza, com a finalidade de garantir convênios e projetos estruturais para o desenvolvimento do município.

Entre os assuntos pautados no encontro, pode-se destacar as obras da Estátua de São Francisco, revitalização do corredor religioso, construção do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS do bairro Bela Vista), e Centro de Iniciação Esportiva (CIE), que deverá ser construído no bairro Palestina, e também para garantir a conclusão de obras do Projeto Minha Casa Minha Vida.

A prefeita Rozário garantiu ainda, o compromisso de apoiar a equipe técnica que ficará a frente dos convênios, para assegurar que todos os projetos em execução, não sofram nenhuma interrupção.