sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Estão abertas as inscrições para Miss Ceará 2011


A representante cearense será eleita no 16 de novembro deste ano

As inscrições para a 56ª edição do concurso Miss Ceará estão abertas. O evento acontece no dia 16 de novembro, no Siará Hall. Para participar, a candidata deve ter entre 18 e 25 anos e se inscrever gratuitamente no site www.misscearaoficial.com.br.

Canindé há muitos anos não tem uma representante no evento.

O concurso Miss Ceará já fez duas misses Brasil: Emília Correia Lima, em 1995 e Flávia Cavalcante, em 1989.

Desvio de verbas prejudicaram a BR 020


A operação Mão Dupla deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a CGU, descobriu várias fraudes em várias obras realizadas no estado pela Delta Construções, responsável pela reconstrução de parte da BR 020 no trecho de Canindé a Fortaleza e que teve a supervisão do DNIT. A obra da BR 020 foi concluída a quase 5 anos, mas não resistiu nem a metade dos 10 anos estipulados inicialmente como prazo de duração da camada asfaltica. Além disso tudo a recuperação que foi feita recentemente é de péssima qualidade e os buracos já voltam a aparecer na via.
Não se sabe ao certo o valor exato da quantia desviada da obra. Ontem o superintendete do DNIT no Ceará Guedes Neto, que estava preso na sede da Polícia Federal, foi solto depois de receber um habeas corpus.

Secretário de Segurança considera "ridículo" policial civil andar armado

Na secretaria de Segurança Pública a contagem regressiva já começou para o fim da era Roberto Monteiro. Independente de quem seja o futuro governador do Ceará, o atual secretário não continuará à frente da pasta. O próprio Roberto Monteiro teve sensibilidade para perceber seu desgaste e anunciou que só permanece no cargo até o dia 31 de dezembro.

Ciente de que perdeu prestígio dentro da Polícia Civil e não goza do respeito da Polícia Militar, o secretário Roberto Monteiro aproveitou a solenidade de posse dos novos delegados para exibir suas idéias sobre o que acredita ser a Polícia ideal para a sociedade cearense, quiça brasileira.

Ao discursar diante dos novos delegados da Polícia Civil, o secretário Roberto Monteiro declarou que acha "ridículo" o fato dos policiais civis andarem armados. A sua frase gerou comentários entre os presentes a solenidade, mas nenhum delegado se contrapôs discordando do modelo defendido por Roberto Monteiro.

Passados vários dias desse evento, o tema que mais mexe hoje com a Polícia Civil continua sendo as declarações polêmicas do secretário Roberto Monteiro. A grande dúvida que move as discussões é saber se prevalecesse apenas a vontade do secretário de Segurança ele iria promover o desarmamento da Polícia Civil do Ceará.

Como esse assunto está causando um grande debate entre os membros da Polícia Civil cearense, o secretário Roberto Monteiro tem o espaço aberto para esclarecer a frase de que acha "ridículo" a Polícia Civil andar armada.

(Fonte: Ceará Agora)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ministro do TSE vai liberar candidato ficha suja do Ceará em decisão polêmica

O Tribunal Superior Eleitoral(TSE) começa a julgar hoje os recursos dos candidatos barrados pelo Tribunal Regional Eleitoral de todo o Brasil. O primeiro recurso a ser examinado pelo pleno do TSE será do candidato Chagas Alves, do Ceará, que teve o registro de sua candidatura barrada pelo TRE cearense.

O voto do ministro Marco Aurélio deve ser favorável a adiar a aplicação da Lei do Ficha Limpa para 2012 permitindo que todos os candidatos incluídos na relação do ficha suja do Tribunal de Contas dos Municípios(TCM) possa concorrer às eleições desse ano. Marco Aurélio lidera dentro do TSE a corrente favorável a não aplicação da Lei do Ficha Limpa nas eleições de 2010.

A votação do registro do candidato Chagas Alves obrigará que todas as atenções dos 29 candidatos barrados pelo TRE do Ceará se voltem para Brasília. O julgamento deve acontecer no final da tarde desta quinta e deverá ser transmitido ao vivo pela TV Justiça.

TSE caminha para barrar primeiro recurso de ficha-suja

O TSE deve barrar esta noite o primeiro recurso de um candidato ficha-suja. Está na pauta para os ministros apreciarem o registro da candidatura de Francisco das Chagas Alves a deputado estadual no Ceará. Francisco teve seu registro rejeitado pelo Tribunal Regional Eleitoral cearense por ter sido condenado, pelo mesmo tribunal, por compra de votos quando concorreu ao cargo de vereador do município de Itapipoca, no interior do estado.

No tribunal, há uma maioria que defende a tese de que a Lei da Ficha Limpa tem efeitos sobre condenações passadas – é o caso de Francisco das Chagas. Ainda assim, ao menos o voto de Marco Aurélio Mello é dado como certo em favor da candidatura dele. O Ministério Público é contrário. O processo dele chegou a entrar na sessão do TSE de terça-feira, mas não foi à votação.

(Fonte: Portal Ceará Agora)

Justiça libera nove presos na operação Mão Dupla

Três membros da cúpula do Dnit foram liberados pela Justiça por meio de liminares. Outras seis pessoas envolvidas na operação Mão Dupla também foram soltas

Nove liminares expedidas ontem à noite pelo desembargador presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Luiz Alberto Gurgel, liberaram três membros da cúpula do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Ceará (Dnit-CE) e outras seis pessoas presas na última quinta-feira, 5, na Operação “Mão Dupla” da Polícia Federal.

Dentre os liberados, está o superintendente afastado do órgão, Joaquim Guedes Martins Neto, um chefe do serviço de Engenharia do Departamento e um engenheiro-chefe de escritório do Dnit no Interior do Estado.

Os nove estavam detidos na sede da PF há seis dias. Com isto, o total de encarcerados caiu para 13. Além dos três, a decisão do TRF liberou ainda o proprietário de uma empresa prestadora de serviços ao Dnit, uma servidora do órgão, uma mulher supostamente envolvida no esquema de desvio de verba e um empresário.

O TRF expediu as liminares após os advogados dos acusados darem entrada em pedidos de habeas corpus. “A continuidade dessa prisão era inteiramente desnecessária. Ele prestou depoimento na quinta-feira mesmo e, desde então, ficou aqui sem fazer absolutamente nada”, disse o representante de Guedes Neto, advogado Hélio Leitão.

Ele e outros quatro juristas aguardavam, até às 23 horas, pela liberação dos clientes no hall de entrada da PF. À imprensa, a Polícia Federal não se pronunciou oficialmente. Segundo os advogados, a demora na soltura ocorreu devido a “trâmites burocráticos”. Os documentos chegaram à PF via fax e, para entrarem em vigor, precisavam do aval da delegada presidente do inquérito, Andrea Karine da Rocha.

E-Mais

O advogado Hélio Leitão disse que Guedes Neto não pode ser responsabilizado pelo suposto crime de desvio de verba. “A responsabilidade criminal depende da participação da pessoa. Só o fato de ser superintendente não o incrimina. Ele está tomado de sentimento de injustiça”, argumentou.

Ao saírem da PF, os nove liberados devem ir ao Instituto Médico Legal serem submetidos a exame de corpo de delito. Contudo, os advogados solicitaram a apresentação de declarações que comprovasse a não prática de maus tratos nas celas da Polícia.

Ontem, a Polícia Federal ainda colhia depoimentos de quem estava prestes a ser liberado.

(Fonte: O POVO)

Em Canindé, Lúcio promete criação de Secretaria Estadual Antidrogas

Lúcio Alcântara visitou na manhã desta quarta-feira (11), Canindé, no sertão central. A comitiva foi formada pelo seu vice, Claudio Vale, o candidato ao senado, Alexandre Pereira e a candidata à reeleição no cargo de deputada federal, Gorete Pereira.

Em cima de um carro, Lúcio e seus companheiros da coligação “Pra Fazer Brilhar o Ceará” (PR-PPS) percorreram as ruas do Centro, acenando para os eleitores.

A criação da Secretaria Estadual Antidrogas foi uma das proposta que o candidato republicano, Lúcio Alcântara prometeu caso retorne ao comando do governo no Ceará.

Da praça Tomás Barbosa a comitiva seguiu rumo à Basílica de São Francisco, onde foram renovados os pedidos de benção e os votos de fé da coligação que se comprometeu a “usar as experiências para construir um Ceará mais justo e livre de perseguições, do sertão à capital”.

(Fonte: Jangadeiro OnLine)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Casos de paranormalidade em Itatira voltam a acontecer


O fenômeno paranormal voltou a afetar alunos (a) da Escola de Ensino Fundamental Eduardo Barbosa no Distrito de Cachoeira BR, no Município de Itatira, cidade localizada no Sertão Central a 220 quilômetros de Fortaleza. Os casos registrados na sexta-feira dia 06 e na segunda-feira dia 09 deixaram as autoridades do Município, pais de alunos e população sem saber o que realmente voltou a ocorrer. Os mistérios que atingem adolescentes na sua maioria mulheres desde o dia 02 de junho, não tem explicação por parte da medicina.
Segundo o pai do aluno Bichenaldo Sousa Costa de 15 que cursa o 1º ano do Ensino Fundamental – turno da noite, Antônio Ednaldo Lourenço de Almeida de 37 anos em entrevista ao repórter Anderson Martins da Rádio Jornal de Canindé na manhã de terça-feira, a situação na escola após as férias é de terror e medo.
Os depoimentos das vítimas são os mesmos das vezes anteriores: dores musculares, de cabeça, sufoco no sistema respiratório, no peito, palidez, calafrio, dificuldades para caminhar, náusea, paralisia muscular, aumento nos batimentos do coração, pressão sobe, desmaio, inquietação e medo de morrer.
Na entrevista Antônio Ednaldo disse que o Secretário de Educação do Município de Itatira Antônio Inácio e a diretora da Escola de Ensino Fundamental Maria Florência de Melo Barbosa proibiram alunos, pais e funcionários da escola de darem entrevistas a imprensa.
‘’Está valendo a lei do silêncio. Não vi nada, não quero falar e nada mais. ‘’Estamos proibidos de falar, mas na minha língua mando eu. Enquanto puder falar, vou cobrar das autoridades uma providência para tudo que voltou à acontecer em Cachoeira BR’’, garantiu o pai de aluno Antônio Ednaldo.
O portão principal da Escola continua fechado com um cadeado para evitar o acesso de profissionais da imprensa.
O gênero feminino que oscila entre 11 a 16 anos, o mais afetado depois que volta a normal, não consegue lembrar nada.
Os familiares, professores e amigos das estudantes quando estão presentes no momento do fenômeno, ficam apavorados, correm de um lado para outro e precisam agir com rapidez para carregá-las nos braços para levá-las aos hospitais mais próximo como Canindé, Lagoa do Mato e Madalena. O surto iniciou-se numa quarta-feira dia 02 de junho e se estende por todos esses dias e já alcançou 32 estudantes.
O que está ocorrendo em Cachoeira BR, ninguém sabe explicar se é um fenômeno com o ceticismo e evidência, de uma perspectiva a diversos casos misteriosos e inexplicáveis como ufologia e paranormal.

Outro ponto questionado é que, as meninas doentes se recuperam e voltam a conversar normalmente, sem que nada tivesse acontecido causando surpresa até mesmo entre os profissionais de educação do Município que trabalham na Escola.
Em conversa com os pais, eles parecem acreditar que Deus está mais vivo onde o mal é mais ativo. O que pode estar acontecendo na Escola Eduardo Barbosa pode se mais complexo e inexplicável do que se imagina. Trata-se de um diagnóstico que médicos em geral hesitam em não aplicar meios, preocupados com a possibilidade de que estejam desconsiderando outras causas desconfortáveis com as imagens das meninas gritando, em transe ou ilusões coletivas.

Esse fato estar ocorrendo com freqüência e atinge mais jovens adolescentes.
Por telefone conversamos com várias pessoas da localidade e os depoimentos são os mesmos: Para Francisca Zeneide da Silva, auxiliar de serviço da instituição educacional todas as crianças que são dominadas pelo fenômeno agem da mesma forma e ao retomarem os sentidos não lembram nada. ‘’Quando acontece com uma, todas ficam em pânico’’, conta dona Francisca.
José Milton Alves Araújo de 46 anos, um homem simples que conhece muito bem a região disse que durante toda a sua vida como cidadão jamais tinha presenciado cenas iguais as que estão ocorrendo em Cachoeira. ‘’Isso é sem explicação mesmo’’, frisou.

O assunto já tomou conta novamente da região e ninguém fala em outra coisa a não ser no caso de Cachoeira BR, como foi batizado pelos moradores do local, desde o último dia 02 de junho de 2010.

Para nós que já presenciamos as cenas por diversas vezes, e ficamos chocados com tudo que gravamos e fotografamos, fica uma pergunta? O que será mesmo que voltou à ocorrer após as férias em Cachoeira BR, seria uma mistura de ufologia com espiritualidade?

(Fonte: Blog 540)

Canindé poderá racionar uso de água

A estiagem no Estado está gerando preocupação às autoridades do Município. O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Heitor Pessoa, não descarta o racionamento de água na cidade. "Estamos preparando um projeto para colocarmos na rua, porque não queremos que a sociedade da cidade de Canindé enfrente problemas de abastecimento até o fim do ano. Vem aí a Festa de São Francisco, padroeiro da cidade, que ocorre de 7 a 17 de outubro, e nossa meta é garantir água durante todos os dias dos festejos".

Heitor Pessoa disse que irá começar nas emissoras de Rádio de Canindé uma campanha para conscientizar a população da necessidade de usar apenas o essencial. "Já conversei com o prefeito Cláudio Pessoa e ele me autorizou a traçar planos nesse sentido´´, garantiu.

Para tratar de questões relativas aos problemas hídricos gerados pela estiagem, a Cogerh, em parceria com o Saae, realiza hoje, a partir das 9h, no Auditório da Prefeitura Municipal de Canindé, reunião para planejamento da operação dos açudes Souza, São Matheus Salão e Caracas. O gerente regional da Cogerh de Pentecoste, Marcílio Caetano de Oliveira, diz que o grande objetivo é discutir um planejamento para este segundo semestre. "Estamos preocupados com a atual situação dos nossos reservatórios, por isso iremos começar um trabalho de monitoramento, a fim de controlarmos os gastos de água nos reservatórios de Canindé".

Capacidade

O Açude Sousa, com capacidade total de 30,8 milhões de metros cúbicos, encontra-se hoje com 16 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 55,1% de sua capacidade total.

Já o São Matheus, com capacidade de 10,3 milhões de m tem, atualmente, apenas 5,7 milhões/m, o correspondente a 55,2% da sua capacidade. O terceiro maior reservatório do Município, o Caracas, localizado na comunidade de Transval, com capacidade de 9,6 milhões/m tem atualmente 5,5 milhões/m, o equivalente a 57,5% do total. O Açude Salão está apenas com 44,5% de sua capacidade total.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Rádio Jornal de Canindé inaugurou estúdio em Tejuçuoca

A Rádio Jornal de Canindé inaugurou um estúdio na cidade de Tejuçuoca. Muito popular naquele naquela região a primeira emissora de rádio de Canindé está expandindo seus trabalhos para outros municípios do estado.
A inauguração contou com a participação do Prefeito da Cidade, Edilardo Eufrásio e dos radialistas Marcos Coêlho, diretor de programação, Derir Martins, diretor de radiojornalismo e Laércio Azevedo, repórter e locutor.
Por enquanto apenas um programa será gerado da cidade, "Tejuçuoca de Todos" apresentado pelo radialista Gezuito Silva.

(Com informações do Blog 540)

Ceará é líder em fraudes do DPVAT

Com o boletim de ocorrência (BO) datado de 18 de maio de 2007, o agricultor F.I.S, de Quixadá, deu entrada no pedido de pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), após sofrer acidente em uma moto Honda Titan 125 CG. Recebida a indenização no valor de R$ 3.172,50, a mesma vítima solicita novo pagamento. Agora, com um BO indicando acidente quatro dias depois do primeiro. As circunstâncias chamaram a atenção de auditores da Seguradora Líder, administradora autorizada pelo Governo Federal a gerenciar o pagamento do benefício no Brasil.

Na sindicância aberta para apurar o caso do agricultor, os investigadores descobriram que o acidente aconteceu no dia 2 de outubro de 2005, enquanto o BO encaminhado à seguradora foi feito 19 meses depois. Ao ser questionado pelos investigadores sobre o acidente que consta ter acontecido em 2007, a vítima disse que nunca foi na delegacia fazer BO, tendo ficado tudo a cargo de um intermediário. Além disso, sua moto não apresentava as características descritas na petição em que pleiteou o pagamento do benefício.

A fraude ocorrida em Quixadá faz parte de relatório da Seguradora Líder no Ceará a que O POVO teve acesso com exclusividade. No documento, estão registradas outras 487 representações criminais abertas pela Seguradora no Estado, de janeiro de 2003 a julho de 2008. Os números, considerados os mais recentes, colocam o Estado no primeiro lugar em quantidade de irregularidades detectadas contra o DPVAT no Brasil. Nesse período, em todo o País, a Líder deu entrada em 2.980 representações criminais contra irregularidades detectadas na obtenção do seguro.

Das 2.980 representações criminais, portanto, o Ceará seria responsável por 16,34% do total. Para se ter ideia da dimensão do que isso representa, São Paulo aparece em segundo lugar no ranking das fraudes, com 280 casos (9,39%). Vale ressaltar que os dados no Ceará podem ser maiores do que os catalogados pela Seguradora Líder. A relação de acidentes por habitante reforça essa suspeita. No Brasil, a média de indenização é de 1 para cada 2.771 habitantes, enquanto que, no território cearense, essa relação é de 1 para cada 844 habitantes.

O levantamento a que O POVO teve acesso revela ainda que as quadrilhas que fraudam o DPVAT usam laranjas (pessoas desavisadas da prática do crime), criam acidentes de trânsito e até vítimas fantasmas. Outro tipo comum de burla é a existência de pessoas que se apresentam como procuradores para receberem indenizações em nome de vítimas reais, mas desviam ou repassam um valor menor ao beneficiário. Há ainda processos indenizatórios que nada têm a ver com acidentes de trânsito relacionados ao DPVAT, como queda de cavalo ou traumas ocorridos em partidas de futebol. Com relação aos prejuízos oriundos das irregularidades, a auditoria da Líder indica que, por enquanto, não há como mensurar.

O que é o seguro

O DPVAT é um seguro de responsabilidade civil obrigatório, criado por lei federal para cobrir danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre.

Como se caracteriza o DPVAT
Cobre acidentes automobilísticos ocorridos em todo o Brasil, sendo a única modalidade de seguro no País que dá cobertura a toda a população;

Indeniza todas as vítimas do acidente, transportadas ou não;

Todas as vítimas têm direito, independente de culpa;

As vítimas têm direito ao seguro independente da identificação do veículo causador do acidente.

Qual o valor da cobertura
MORTE
R$ 13.500,00

INVALIDEZ PERMANENTE
R$ Até 13.500,00

DESPESAS MÉDICAS E HOSPITALARES
Até R$ 2.700,00

Histórico do DPVAT
1974 - Lei 6.194/74 cria o Seguro DPVAT

1986 - Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) institui o Documento Único de Trânsito (DUT) como parte do processo anual de licenciamento de veículos automotores terrestres. No mesmo ano, é firmado convênio com o DPVAT, ficando a administração a cargo da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg).

2006 - Antes administrados por cada seguradora individualmente, o DPVAT passa a ser gerido por uma única empresa em forma de consórcio, ficando a cargo da Seguradora Líder.

(Fonte: O POVO)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Eventos vão marcar as comemorações do Dia do Estudante em Canindé


A Secretaria da Educação de Canindé já tem agendados para os dias 25, 26 e 27 de agosto os eventos que marcarão as comemorações pelo mês do estudante.

Dia 25 - Eliminatórias do I Festival de Dança do Projeto Arte e Cultura nas Escolas

18 h – Escola de Segundo Tempo José Freire de Freitas

Dia 26 – Eliminatórias do I Concurso da Mais Bela Voz Estudantil do Projeto Arte e Cultura nas Escolas

18h – Escola de Segundo Tempo José Freire de Freitas

Dia 27 – Quadra Paroquial:

13h – Gincana Cultural

17h – Finais dos Concursos de Dança e da Mais Bela Voz Estudantil

- Escolha do Mais Belo e da Mais Bela Estudante Canindeense 2010

- Show de Forró

A programação da Semana do Estudante foi toda elaborada pelas Coordenadorias de Educação Física e Esporte Escolar e do Projeto Arte e Cultura nas Escolas.

(Clara Moura - Assessora de Comunicação da Secretaria de Educação)

Venda de gado é antecipada para evitar perdas no curral

As chuvas irregulares no primeiro semestre afetam a agricultura e a pecuária, nos municípios do Interior

Os municípios que fazem parte dos Sertões de Canindé e Vale do Curu estão mais uma vez sofrendo com a falta de água. A escassez afeta a população das comunidades rurais na pecuária, na agricultura e no consumo do recurso potável. A criação de animais é um dos setores mais atingidos.

Nos Sertões de Canindé muitos criadores de gado estão vendendo o pouco que resta para não ver os animais morrerem de fome e de sede. É comum todos os dias chegarem ao Matadouro Público da cidade animais de alta linhagem para serem abatidos, porque os proprietários querem evitar o pior: perder o gado no campo.

O criador Antônio José Honório da Silva, de 75 anos, residente na Comunidade de Barra Nova, está vendendo seu rebanho a preço irrisório. "A coisa está ficando insustentável. Não tenho mais como manter os animais. Falta pasto e água. A única alternativa viável é vender e nada mais", lamenta o pecuarista, com os olhos cheios de lágrimas.

Segundo ele, uma vaca que custa R$ 1.200,00, os compradores só pagam R$ 800,00. "É triste ter que fazer isso, mas é o jeito. Melhor agir assim do que dar comida aos urubus".

Na cidade de Tejuçuoca, animais também são afetados com a seca. Na localidade de Boa Ação, há gado em situação crítica. "Ou os governo Federal e do Estado tomam medidas urgentes ou via morrer tudo de fome e sede´´, prevê o criador Osmar Ferreira da Silva, de 67 anos, que ainda insiste em manter cinco vacas. Os animais já estão só "o couro e o osso".

"É preciso alguém olhar com mais atenção para esses problemas que estão tomando dimensões assustadoras, porque caso contrário só vai escapar de quatro pés cadeiras e mesas´´, avisa seu Osmar. Ele ainda não vendeu seus animais porque não tem mais quem queira comprar. "Isso aí agora vai servir de comida para os urubus´´, diz.

O problema da seca no sertão nordestino é muito antigo. O primeiro registro do flagelo ocorreu em 1559. Pesquisas confirmam que a irregularidade climática no semiárido é própria da região. A seca no Nordeste brasileiro equivale à neve nos países europeus, é um fenômeno da natureza.

Garantia Safra

A primeira folha de pagamento do Garantia Safra referente às perdas da lavoura de sequeiro ocasionadas pela estiagem, neste ano, será liberada a partir do próximo dia 18 de agosto. Inicialmente, serão atendidos 92 municípios no Ceará e 177.371 famílias de produtores rurais com perda de safra de 50%. A novidade é que, neste ano, o valor do seguro passa de R$ 550,00 para R$ 600,00. Serão liberadas quatro parcelas de R$ 150,00, cada.

De acordo com o coordenador do Garantia Safra, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, José Arimatéia Gonçalves, outros municípios serão incluídos no programa a partir de setembro, quando será elaborada uma segunda folha de pagamento. "A folha do próximo mês ainda está em conclusão porque os técnicos concluem a apuração de dados referentes à perda da lavoura no campo em várias localidades", explicou Arimatéia. "Por isso, haverá a entrada de mais municípios, mas ainda não sabemos precisar o número exato da ampliação".

Arimatéia salientou que, neste ano, houve o esforço do Governo do Estado para a antecipação do pagamento do Garantia Safra. "O Governo Federal foi sensível à situação de seca e perda da lavoura que atinge o sertão cearense", disse. "Sabemos que a situação no campo é grave". Os recursos do programa vão atender a milhares de famílias de pequenos produtores rurais que perderam a safra de milho, feijão e de arroz. Na região Centro-Sul, os municípios de Acopiara, Iguatu, Icó, Jucás, Cariús e Várzea Alegre estão incluídos nessa primeira etapa do Programa.

Beneficiados

O maior número de beneficiados será em Icó com 5.220 agricultores inscritos, seguido de Iguatu, com 4.756. O secretário de Agricultura de Iguatu, Francisco Sales Neto (Louro da Barra), disse que a verba vai favorecer a compra de cereais pelos pequenos produtores rurais que perderam mais de 80% da safra. "Esse recursos, com certeza, vão aliviar a tensão no campo".

São os programas sociais que, nos últimos anos, têm evitado invasões e saques de depósitos de merenda escolar nas cidades atingidas pela seca. As ocupações das cidades ocorriam com frequência.

Fique por dentro
Apoio ao agricultor

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Objetiva garantir renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas por estiagem ou cheia. Os critérios para participação são: ser agricultor familiar, conforme definido no Pronaf; não ter renda familiar mensal superior a um e meio salário mínimo; a adesão deve ser antecedente ao início do plantio; no instrumento de adesão deve constar a área total a ser plantada com as culturas (feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão), não podendo superar dez hectares. O benefício é de R$ 600,00, por ano, por família, pagos em até quatro parcelas mensais iguais de R$ 150,00.

MAIS INFORMAÇÕES
Coordenadoria do Seguro Safra/ SDA: (85) 3101. 8123; Coordenadoria de Defesa Civil: (85) 3101.4571; 10ª Região Militar: (85) 3255. 1702

Diário do Nordeste
Antônio Carlos Alves /Honório Barbosa
Colaborador/ Repórter