sábado, 11 de julho de 2009

Paramoti se prepara para festejar Nossa Senhora Sant´Ana

Católicos de Paramoti aguardam com alegria a Festa de Senhora Sant’Ana, padroeira do município. O evento religioso, que acontecerá entre os dias 16 e 26 deste mês, tem como tema-central “Promover a Paz e a Justiça, anunciando: Ele está no meio de nós”. Durante os dez dias festivos, a cidade acolherá habitantes de diversos municípios, inclusive de outros estados. São, na maioria deles, paramotienses que, por ocasião dos festejos, retornam à terra natal para reencontrar familiares e amigos. “A festa cresce anualmente e, por isso, o envolvimento das comunidades e pastorais da paróquia, bem como a unidade entre as famílias se acentuam”, observa o pároco de Paramoti, padre Dimas Gonçalves.A programação conta com diversas atividades religiosas. Procissões, missas, confissões, batizados e adorações são algumas delas. A abertura está marcada para o próximo dia 16, com realização de carreata que terá largada, a partir das 18h, em frente à Igreja-Matriz de Senhora Sant’Ana, no centro da cidade. Após percorrerem algumas das principais ruas e avenidas de Paramoti, motoristas e motociclistas retornam à Praça da Matriz, onde haverá a celebração da Missa-Inaugural dos festejos e o hasteamento das bandeiras alusivas às festividades. As novenas acontecerão de 17 a 25, sempre a partir das 19h, na Praça da Matriz. Antes de cada uma delas, haverá procissões. A novidade, este ano, é o show de músicas católicas com Zé Vicente e Cantores de Deus, que será realizado no dia 17, a partir das 20h, na Praça da Matriz. A apresentação terá a participação do Grupo de Dança Kairós, composto por adolescentes da própria paróquia. A estimativa, segundo a organização da Festa, é de que, aproximadamente, 20 mil pessoas compareceram ao evento, promovido em parceria com a Prefeitura de Paramoti.No dia 18, a concentração vai ser no palco da Capela da Sagrada Família, onde ocorrerá, às 10h, a Missa dos Vaqueiros. A programação será finalizada, no Dia de Senhora Sant’Ana, 26 de julho, com missa e batizado, às 9h, e procissão, às 18h. Após a caminhada com a imagem da santa, acontecerá a celebração eucarística que irá marcar o encerramento da festa. “Paramoti acolhe a todos de braços abertos e com uma boa estrutura, e, portanto, venha nos dar a alegria de sua presença”, convida padre Dimas.

Mais informações:(85) 3320-1258 – Paróquia de Paramoti

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Canindé e Boa Viagem ganharão UPA

Duas UPA´s (Unidades de Pronto Atendimento), serão instaladas nos Sertões de Canindé. A notícia foi dada pelo Secretário de Sáude do Estado, João Ananias, no encontro dos prefeitos da região que aconteceu em Canindé. Será instalada uma Unidade em Canindé, que é cidade pólo e a outra na segunda maior cidade da região que é Boa Viagem. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA), servirão para desafogar o Hospital Regional São Francisco e o Hospital de Boa Viagem. A contrapartida dos municípios para a construção será apenas a doação do terreno e para a manutenção o estado entrará com 40% e um acordo com prefeitos definirá a porcentágem restante.
A Secretária de Saúde de Canindé Dra. Aline foi uma das pessoas que mais reclamou a UPA para a nossa cidade. Mais uma vitória para Canindé e região.

Alerta Geral

O Programa Alerta Geral continua liderando a audiência no horário de 11 as 14 h aos sábados na Rádio Aquarela FM. O radialista J. Martins traz as principais notícias da semana, fazendo exelentes comentários e debatendo temas polêmicos sobre vários temas, nos quais a população também pode participar. O resumo do aconteceu na Câmara Municipa de Canindé e entrevistas com vereadores sobre requerimentos e das ações da Prefeitura Municipal, dos secretários e do prefeito Cláudio Pessoa.
Graças a esse tempero a população vem dando a cada dia uma grande credibilidade ao programa, que vem se consolidando como um dos melhores no estilo Jornalismo Crítico na região. Parabéns ao programa.

NACIONAL. Globo e Record travam disputa milionária pelas Olimpíadas 2016

A Globo e a Record se preparam para mais um grande e díficil duelo no segundo semestre deste ano. As duas emissoras irão disputar os direitos de exibição das Olimpíadas de 2016, cuja cidade sede poderá ser o Rio de Janeiro. Visto que há grandes chances do Rio de Janeiro se sair vitorioso na disputa com Chicago, Tóquio e Madri, os organizadores do evento esportivo decidiram antecipar a data para recebimento das propostas para o dia 14 de agosto. Como faltam menos de 2 meses para o prazo expirar, diretores das duas emissoras estão preparando milionárias propostas para levar os direitos do torneio..Segundo o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, a briga entre as duas emissoras poderá ser histórica no quesito financeiro. A Globo pela primeira vez estaria disposta a pagar um valor superior ao que as Olimpíadas realmente valem, postura totalmente divergente a usada na última disputa. Já a Record teria separado um montante equivalente a R$ 100 milhões de dólares para renovar os seus direitos de exibição.

Mais uma pessoa afirma que foi seguida por uma "luz"

Agora foi a vez do Sr. José Oliveira Mendes que reside em Canindé de ser perseguido por uma suposta "luz de outro mundo". Depois do relato de uma pessoa que diz ter sido seguida por uma luz clara da praça Dr. Aramis até o conjunto, é a vez do relato do Sr José; Ele afirma que quando saía do Hospital Regional São Francisco com seu filho, foi seguido por uma luz vermelha e quente até sua residência, segundo o Sr. José, nunca tinha visto algo desse jeito.

Consórcio Regional de Saúde foi assinado em Canindé

Os prefeitos dos municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde assinaram com o secretário da Saúde do Estado, João Ananias Vasconcelos Neto, na quinta-feira, 9, o Protocolo de Intenção para a criação do Consórcio Regional de Saúde que será responsável pela gestão da Policlínica e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que o Governo do Estado construirá em Canindé. A reunião aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Canindé, . Já assinaram o Protocolo de Intenção os municípios das Cres de Caucaia, Baturité, Itapipoca, Aracati, Quixadá, Sobral, Acaraú, Tianguá, Crateús, Iguatu e Russas.
O consórcio regional de saúde é o modelo de gestão adotado pelo Governo do Estado para as novas unidades de saúde pública que serão entregues à população em todas as 21 regionais de saúde até 2010. Serão, no total, 21 policlínicas, com quatro já em construção em Tauá, Russas, Pacajus e Baturité, e 16 CEOs, quatro deles em construção nos municípios de Acaraú, Baturité, Juazeiro do Norte, Ubajara e Russas. Com o Protocolo de Intenção, o Governo do Estado assume a responsabilidade de construir e equipar as novas unidades de saúde e de repassar 40% do custeio.
A 5ª Cres concentra uma população de 191.981 habitantes e é formada pelos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti.
Os consórcios serão responsáveis pela contratação dos profissionais que irão trabalhar nas unidades de saúde e deverão prever a prestação de serviços de atendimento ambulatorial de média complexidade programado para a população residente dos municípios consorciados, nas especialidades contratadas, suporte e os meios complementares de diagnóstico e terapia, garantia da assistência farmacêutica, contrarreferência para o Programa Saúde da Família (PSF) dos municípios de origem do paciente e estabelecimento do fluxo de referência para unidade de saúde de maior complexidade.
Nas novas policlínicas, a população do Interior terá acesso a exames e serviços que atualmente, na rede pública, são realizados somente na Capital. É o caso do ecocardiograma, ofertados hoje por três hospitais estaduais, localizados na Capital - Hospital Geral de Fortaleza, Hospital de Messejana e Hospital Geral César Cals. Outros serviços oferecidos pelas policlínicas serão eletrocardiograma, endoscopia digestiva e respiratória, ultrassonografia, raio x. Com o objetivo de prevenir e controlar o câncer, nas novas unidades também serão feitos exames de mamografia. Somando mamografias e os diversos tipos de exames, cada policlínica fará 3.344 exames por mês.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Lei Seca. Ministério diz que Ceará "esqueceu" bafômetros em Brasília


O Ceará é um dos oito Estados que não retiraram os seus bafômetros do lote com duzentos e cinco aparelhos comprados pela União para serem distribuídos, mas desde junho eles estão nos armazéns do Ministério da Justiça. Os aparelhos, usados nas operações para identificar motoristas que dirigem depois de ingerir bebidas alcoólicas, fazem parte de uma compra de 10 mil unidades encomendada pela pasta, logo depois da entrada em vigor da lei seca. Também não providenciaram a retirada dos aparelhos Acre, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte e Sergipe. Cada bafômetro foi comprado, por meio de licitação internacional, por R$ 7.500. Os Estados recebem o aparelho gratuitamente, mas precisam desembolsar o valor do frete. O Ministério da Justiça informou que deram as justificativas mais variadas para o atraso na retirada dos kits. Alguns alegam falta de recursos para providenciar o frete, outros nem responderam ao pedido. “Gostaríamos não só que os Estados buscassem os aparelhos, mas que os colocassem em uso”, afirmou o secretário executivo do ministério, Luiz Paulo Ferreira Barreto. A compra de bafômetros foi feita diante da constatação de que havia uma quantidade muito reduzida do aparelho no País. “São Paulo, por exemplo, tinha três”, contou Barreto, durante audiência na Câmara dos Deputados para discutir os efeitos da nova lei.
Agência Estado

quarta-feira, 8 de julho de 2009

A partir de agora passagens de ônibus passam a ter validade de um ano


Entrou em vigor nesta quarta-feira a lei que determina que terão validade de um ano os bilhetes de passagens comprados nas empresas de transporte coletivo rodoviário de passageiros intermunicipal, interestadual e internacional. A nova lei - de número 11.975 - foi publicada nesta quarta-feira no "Diário Oficial da União" e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que está "providenciando a devida adequação da regulamentação (da legislação) dirigida às empresas transportadoras que prestam esse tipo de serviço." A legislação publicada nesta quarta-feira diz que a validade das passagens por um ano "independe de estarem com data e horário marcados" e esses bilhetes "poderão, dentro do prazo de validade (um ano), ser remarcados". Diz também que, antes do embarque, o passageiro que desistir da viagem terá "o direito ao reembolso do valor do bilhete" e a empresa transportadora "disporá de até 30 (trinta) dias, a partir da data do pedido", para devolver o valor. A ANTT, na nota desta quarta-feira, informa que seis dos 16 artigos da Lei 11.975 ainda precisam ser regulamentados pela agência, como, por exemplo, o 3º. Este artigo prevê que, em caso de atraso da partida, a empresa terá de providenciar o transporte do passageiro por outra empresa "para o mesmo destino, se houver", ou restituirá "de imediato" o valor do bilhete se o passageiro pedir. A agência informa que o cumprimento dos artigos ainda não regulamentados também será fiscalizado, mas a punição das empresas infratoras desses dispositivos só será possível após a regulamentação deles.
Agência Estado

Aumenta o número de trotes na Guarda Municipal e no GSU



Nos últimos meses a prática criminosa de trotes no Grupo Socorro de Urgência (GSU) e na Guarda Municipal vem aumentando gradativamente, causando um grande prejuíso, principalmente as pessoas que realmente precisam.
O secretário de Segurança e Cidadania, se diz ainda muito triste com essa prática e desabafa, "pode ser a mãe de uma dessas pessoas que passam trotes, precisando do GSU e ele pode estar num lugar que não tem nada".
A prática de trotes é comum no Brasil, prejudicando milhões de pessoas e Canindé também sofre com essa prática. Fica aqui o nosso alerta.

Canindé poderá ganhar mais 24 casas populares

É o que informa o secretário de Infra - Estrutura de Canindé. Dr. João Bosco, que vem participando de várias reuniões com o prefeito Cláudio Pessoa e com autoridades do estado e tenta viabilizar mais 24 casas populares além das 72 que já estão asseguradas para o município (60 na sede e 12 no distrito de Targinhos). Se conseguir viabilizar o projeto a cidade receberá de início 96 casas populares. Vamos torcer para dar certo.

Show de Maria Rita agitou Quixadá

Ontem, Quixadá recebeu na praça José de Barros uma das maiores cantoras da música popular brasileira, Maria Rita brilhou com um belo show de interpretação. O evento “Férias no Ceará” foi patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará e teve o apoio tímido da Prefeitura Municipal de Quixadá.
Para Canindé, está previsto o show do pianista Artur Moreira Lima, dia 15 de julho.

Açudes destruídos pela força das chuvas serão recuperados


Dos 15 açudes destruídos na Zona Rural de Canindé 5 ( cinco ) já estão com verbas provisionadas e a previsão é que as obras de ampliação e recuperação sejam iniciadas logo agora no próximo mês de agosto.
Serão recuperados e ampliados os açudes:

Recuperação e ampliação do Açude Guarani, no assentamento Logradouro Ubiraçú Orçado em R$ 181.281,30

Recuperação e ampliação do Açude Jirita, assentamento Logradouro no valor de R$ 367.577,30

Recuperação e ampliação do Açude Três Irmãos na localidade de Cacimba de Dentro no Distrito de Esperança, investimento de R$ 470.075,26

Recuperação e ampliação do Açude Ubirassú no valor de R$ 193.934,98

Construção do Açude Vazante do Curú, no distrito de Vazante do Curú
Orçado em R$ 241.000,00. O total do investimento chega a R$ 1.453.867,00

A Prefeitura Municipal de Canindé entrará com contrapartida e a administração das obras.
O prefeito Cláudio Pessoa contratou uma Empresa que está realizando estudos e projetos para recuperação dos demais açudes destruídos pelas chuvas do último inverno no município de Canindé.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canindé)

Finalmente! Ronda do Quarteirão está chegando

Segundo o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Ten. Cel. Luciano, o programa do Governo do Estado, Ronda do Quarteirão´, será implantado no dia 30/07/09. Ten. Cel. Luciano também afirma que, serão 3 viaturas tipo Hilux (Duas nas ruas e uma de reserva), além de motocicletas e um contingente de 30 homens que trabalharão somente no Ronda.
A cidade de Canindé será dividida em 2 áreas, sendo a linha divisora a Rua Joaquim Magalhães no centro, uma viatura ficará fazendo a ronda na região do bairro Alto Guaramiranga e a outra viatura no outro lado da cidade (Bairro da Can, Santa Luzia e outros.)
Todas as viaturas já foram adquiridas pelo Governo do Estado e já estão à disposição, só falta a implantação. Uma fonte oficial afirma que o prefeito Cláudio Pessoa quer que a implantação seja feita no dia do município (29 de julho), um dia antes do oficial, o que seria bem melhor, pois a população canindeense quer mesmo é segurança.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Depois de quase 4 anos, Basílica será reformada


Em recente entrevista à emissora Rádio Jornal, Fábio Soares, coordenador de Pastoral Paroquial disse que a partir do dia 13 de outubro desse ano a Basílica de São Francisco começará a ser reformada. Depois de quase 4 anos de uma reforma externa, Fábio afirma que desta vez a reforma será completa, parte interna, telhado e parte externa. A reforma será feita com recursos próprios da Paróquia de São Francisco e com o apoio da população e dos romeiros.
Ainda na entrevista, Fábio Soares diz, que durante a reforma, todas as celebrações que acontecem na Basílica acontecerão na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Emissoras de Rádio de Canindé prestam homenagem ao Rei do Pop

Várias emissoras de rádio aqui da cidade de Canindé, prestaram várias homenagens a Michael Jackson. Pequenas histórias, músicas cantadas pelo astro ou por outros cantores, especiais.
A Rádio FM Líder, por exemplo, contou várias histórias sobre o Rei do Pop em vários programas, além de prestar uma homenagem com um especial de mais de uma hora no programa Domingo na Líder do radialista Nilton Araújo.
Mais do que uma homenagem, uma demonstração de carinho e agradecimento, pela obra do maior artista da música de todos os tempos. Canindé teve e está tendo a oportunidade de conhecer a história de Michael Jackson não só pela televisão, mas também pelo mais tradicional meio de comunicação, o rádio.
Parabéns as emissoras que transformaram a tristeza da perda do ídolo em uma linda homenagem, aproximando a população do eterno Rei do Pop.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Gugu rompe contrato com SBT pode estrear em agosto na Record

Nesta segunda-feira (6), após uma reunião nos estúdios da Anhanguera, em Osasco, região metropolitana de SP, Silvio Santos e Gugu Liberato conversaram longamente. Ao final, chegaram a um acordo amigável sobre o contrato vigente entre o apresentador e o SBT.
O futuro da parceira de mais de 30 anos foi decidido nesta tarde e, como não poderia deixar de ser, somente por eles dois.
Gugu foi chamado na emissora para uma reunião e, depois de uma primeira conversa, entrou no carro de Silvio Santos. Juntos, dirigiram-se para a sala do diretor de rede e superintendente comercial do SBT, Guilherme Stoliar.
Na sala de Stoliar, Dr. Salvador Regina, advogado de Gugu, já o aguardava para legalmente tratar da rescisão contratual.
A conversa entre Gugu e Silvio foi descontraída e, como bons e antigos parceiros, ambos discutiram os problemas das exurradas de notícias envolvendo-os, além de um possível litígio entre os dois, fato que não existe.
A partir do próximo dia 12, o Domingo Legal já não terá mais o comando de Gugu Liberato, que agora se dedica a seus novos projetos.
Apuramos que, no final da conversa, Silvio e Gugu apertaram aos mãos, trocaram abraços e ambos afirmaram que as portas continuam abertas.
(Fonte: O Fuxico)

Pastilhas que revestem Estátua foram colocadas com cimento - cola

A Estátua de São Francisco, que foi esculpida pelo artista canindeense Bibi e inaugurada em 2005, já está sofrendo com o poder do tempo. As pastilhas de fibra de vidro que revestem toda a imagem e definem a cor, está se despregando, logo após algumas denúncias de que pessoas estariam retirando as pastilhas para guardar de recordação, uma revelação...o artista Bibi afirma que foi usado cimento cola para poder fixar o material, quando deveria ser usado um material apropriado, talvez uma resina.
As partes mais afetadas são os pés e a cabeça da imagem. Segundo Bibi, que alertou os trabalhadores na época da construção, isso não poderia ter acontecido, pois assim diminui o tempo de durabilidade do monumento e ainda deixando-o feio. "É a estátua que mais me orgulho de ter feito" diz Bibi.
A Estátua de São Francisco é uma obra que teve início em 2003 sendo que a primeira etapa só foi concluída em 2005. Segundo a nova administração, as indenizações estão sendo pagas pelo Governo do Estado para que a segunda etapa seja concluída. Só nos resta, como canindeenses e amantes dessa terra, conservar o nosso patrimônio e não deixar que seja destruído.