sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia de São José é Festejado no Bairro Bela Vista, em Canindé.

Na tarde de quarta-feira, uma procissão saindo da Basílica de São Francisco, rumo a Igreja de São José, no bairro Bela Vista, marcou o ponto alto do novenário dedicado ao Padroeiro do estado do Ceará.
Com uma grande presença de canindeenses, a caminhada passou por várias ruas. Nas proximidades do bairro, muitas velas, faixas e altares, engrandeciam a passagem da imagem do padroeiro do Ceará.
Em uma missa campal celebrada pelo pároco de Canindé, Frei João Amilton dos Santos, vários fiéis foram agradecer e louvar a São José pelas chuvas que já caíram na região e para que o inverno de fato seja bem favorável e farto.
Segundo crendices populares, se no dia de São José chove, a garantia de um bom inverno é certa. Em Canindé, a chuva veio pela madrugada e no fim da tarde o céu ficou nublado, mas não houve pancadas de chuva. Já em Caridade, por volta das 14h30, uma grande chuva caiu na cidade e se estendeu até as proximidades de Canindé.
Durante a celebração, os fogos de artifício levavam aos céus os agradecimentos de seus devotos e a fé que a seca não irá se agravar na região. Logo após a celebração, aconteceu o tradicional bingo em prol da Igreja de São José.
Missa Campal de Encerramento da Festa de São José

quinta-feira, 20 de março de 2014

Cisterna defeituosa causa transtornos em Canindé



Enquanto o governo busca expandir o programa de instalação de cisternas como fundamental para o convívio com a seca, o uso está sendo prejudicado pela forma inadequada na instalação. A líder comunitária Antônia Fabiana Sousa Barros anos, residente na Comunidade de Vazante do Ipu, zona rural de Canindé, diz que o equipamento tem sido ineficiente porque foi colocado de forma oblíqua, comprometendo a captação da água.
Segundo ela, o equipamento foi instalado de forma errada e a água que desce pelas calhas não chega ao sugador da bomba, porque está inclinada para baixo. "Até para retirar com o balde içado em uma corda é ruim, porque fica muito alto'', lamenta a sertaneja.
O cano adaptado ao telhado fica mais acima do espaço que desce a água e, assim fica complicado o bombeamento até a vasilha. Ficou uma parte alta e outra baixa, sem manter o nível correto, por isso gerando perdas hídricas, porque tem chovido bem na região.
"Espero que o Superintendente da Fundação Nacional de Saúde no Ceará Germano Fonteles tome conhecimento desse problema. Fizeram tudo errado e agora a prejudicada sou eu. A cisterna seria a única coisa boa que ganhei nessa seca, mas infelizmente ainda não deu certo", lamenta Fabiana.
Para tirar água é preciso muita perícia. Em pé sob uma cadeira dona Antônia Fabiana puxa um balde amarrado em uma corda três vezes ao dia, quando tem água da chuva. "Se tivessem feito o serviço completo não estaria passando por uma situação dessa", diz em tom de revolta.
Desconhecimento
O coordenador do Programa das cisternas de polietileno em Canindé, Júnior Mourão, disse que não tinha tomado conhecimento do fato, mas garantiu que vai enviar uma equipe ao local para averiguar o que aconteceu. "Não posso precisar porque não vi o caso, mas vamos analisar com cautela e tentar resolver de vez a situação'', disse.
Outro fato que deixa a população de Vazante do Ipu revoltada é a construção de uma cisterna de placa em terreno, onde a obra hídrica foi construída primeiro que a casa.
No local, a residência ficou abandonada e a cisterna de número 197.472 está sem nenhuma serventia. "Isso revolta, porque existem tantas famílias precisando de um espaço para coletar água e aí constrói uma cisterna onde nem a casa ficou pronta e nem sequer tem gente para consumir o precioso líquido", reclama. Ela conta que foi mandado um ofício para a Secretária de Desenvolvimento Agrário denunciando o problema, não houve resposta até o momento, segundo Fabiana Sousa.
Canindé foi contemplado com 2.057 cisternas de polietileno e 700 de placas, mas ainda 
faltam serem instaladas muitas delas. Exemplo são as comunidades de São Bernardo, Nova Aurora, Ipueira Cumprida, cavaram os buracos e as cisternas não foram instaladas. Os moradores estão prejudicados porque está chovendo bem e a água sendo desperdiçada.
Segundo a Fundação Nacional de Saúde, a entrega das cisternas tinha previsão para o mês de junho de 2013, mas a maioria não chegou ao destino planejado. As vagas dos reservatórios viraram armadilhas, porque estão com os espaços cheio de água. "Isso é muito perigoso uma criança vir a morrer afogada, porque o buraco tem 1metro e 20 centímetros de profundidade e 3 metros e 20 de largura'', denuncia a líder comunitária de Japuara Clara de Assis, que teve sua cisterna instalada depois que ameaçou fechar a BR-
020 por conta da morosidade na conclusão das obras.

Fonte: Diário do Nordeste / Foto: Antônio Carlos Alves

segunda-feira, 17 de março de 2014

Micro-ônibus do DETRAN é flagrado estacionado em local proibido


O fato inusitado aconteceu no último sábado, 15. O veículo conduzia examinadores do órgão, que estavam em horário de almoço. O motorista estacionou o micro-ônibus em um dos trechos mais movimentados da Rua Romeu Martins, no Centro da cidade. Uma placa colocada no poste alerta para a proibição, mas a sinalização acabou sendo desrespeitada. Os profissionais do DETRAN estão em Canindé por conta da realização dos exames médicos para o programa Carteira de Motorista Popular do Governo do Estado, que seguem até o próximo dia 26. Durante o período em que o veículo ficou estacionado, nenhuma viatura da Guarda Municipal, responsável por fiscalizar irregularidades no trânsito da cidade, passou pelo local.

Ruralista mostra vigor aos 88 anos.

Anos seguidos de seca, políticas públicas ineficientes para a fixação do homem no campo e a saúde que se debilita à medida que se envelhece. Nada disso esmoreceu o agricultor Joaquim Alves de Sousa, que chega aos 88 anos ainda trabalhando na agricultura e, especialmente, tirando o seu sustento na agricultura de sequeiro.
O exemplo de Joaquim Alves, conhecido no meio rural por Quinca, mostra o quanto a persistência do homem do campo traz resultados positivos para aqueles que carregam a esperança nordestina de dias melhores, mesmo com a idade avançada.
Com a demora na distribuição das sementes do Governo do Estado, ele plantou com sementes próprias 10 quilos de grãos, sendo sete de milho e três de feijão em uma área de dois hectares às margens do Rio Canindé que corta o distrito de Ipu, Monte Alegre. "O plantio não está melhor porque faltaram chuvas nos últimos dias, mas já tirei feijão verde dessa roça", disse.
Rotina
"Todos os dias, minha rotina começa às 5 horas, nos tratos culturais do roçado e só retorno para casa ao meio-dia. Faço isso de segunda a sábado'', diz com orgulho o produtor rural.
Segundo ele, fazem 75 anos que trabalha como agricultor. "Vivo disso e da minha aposentadoria. Fico doente se ficar sem fazer nada no trabalho na agricultura", ressalta
Quinca conta que trabalha na agricultura de sequeiro há 75 anos , apesar das secas seguidas e da falta de apoio ao homem do campo.
Joaquim de Sousa lembra que no ano passado mesmo com as chuvas ruins produziu mais de uma tonelada de jerimum no mesmo espaço de terra. "O que falta hoje é mão de obra no campo. Há mais pessoas idosas no sertão e são poucos os jovens que querem produzir no campo, depois desses programas do Governo Federal", afirma. Procedente ou não, a crítica, conforme salienta, se baseia nas facilidades de se obter renda sem grandes esforços, comportamento que nunca adotou ao longo de seus anos de vida.
"Um dia de serviço na roça, custa hoje R$ 40,00 por conta do contratante e ninguém que mais negócio com a agricultura, porque o Governo sustenta muita que não tem coragem de trabalhar'', desabafa seu Quinca.
O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé, Glaiton Lopes de Sousa que está visitando as áreas produtivas, foi ver de perto a iniciativa de Joaquim Alves e garantiu que irá acompanhar o desenvolvimento do plantio do agricultor.
''Isso é um grande exemplo para os mais jovens. Um senhor com 88 anos trabalha sozinho em uma plantação de dois hectares e já colhe os primeiros frutos. Trabalhador desse nível precisa receber assistência técnica da Secretaria e, isso nós iremos fazer até o final da quadra invernosa'', disse Glaiton.
''Aqui pode faltar chuva para germinar as sementes, mas não falta coragem para trabalhar'', avisa Quinca. Pouco ou muito, tem chovido no município nesses últimos dias. Com isso, fica ainda mais animado para tocar sua roça. Afinal, como reconhece, o tempo mudou e a perspectiva é de mais chuvas para os próximos dias.
FONTE: Diário do Nordeste / Foto: Antônio Carlos Alves

Domingo de chuva forte em Canindé

Na tarde deste domingo, 16, Canindé foi surpreendido com uma forte chuva, que chegou carregada de vento, trovões e relâmpagos. A precipitação trouxe também esperança para um dos municípios que mais sofrem com o problema da seca.
A chuva teve 40 milímetros no centro de Canindé. Nas localidades vizinhas, como Ipueira dos Gomes, ela chegou a 60 mm. Na parede do açude choveu apenas 21 mm. Número pequeno, mas que contribuiu para reduzir os efeitos da seca na cidade. A chuva também provocou estragos. Com os ventos fortes, casas, postes e árvores caíram. Ruas também acabaram alagadas. Uma delas, a João Pinto Damasceno, no centro, já conhecida pelos alagamentos, ficou completamente debaixo d'água.
As precipitações de grande porte, como a de ontem, revelam o despreparo de Canindé e sua precária infraestrutura para evitar situações desse tipo. No caso da João Pinto Damasceno, o problema é antigo, se arrasta a anos, sem solução, e se agrava com a falta de educação ambiental de parte da população.

Alagamento na Rua João Pinto Damasceno


Poste e Árvore derrubados pela força dos ventos em frente ao Hospital

Casa que desabou no Bairro do Monte

FOTOS: Anderson Alves / Portal Canindé Notícias

Reiniciando as Atividades!


Olá Internautas!
Depois de um hiato em nossas atividades, estamos aqui para dizer que voltamos e agora a todo vapor!
Continuaremos com nosso trabalho de trazer todas as informações sobre Canindé, Região e do nosso País e tudo que for relevante. Um grande prestador de serviço e informação para comunidade.
Contamos com cada um de vocês para nos ajudar a construir nosso Blog.

Então, não esquece: Acesse o blog e nos segue nas redes sociais.




Facebook: www.facebook.com/canindeagora