quinta-feira, 20 de março de 2014

Cisterna defeituosa causa transtornos em Canindé



Enquanto o governo busca expandir o programa de instalação de cisternas como fundamental para o convívio com a seca, o uso está sendo prejudicado pela forma inadequada na instalação. A líder comunitária Antônia Fabiana Sousa Barros anos, residente na Comunidade de Vazante do Ipu, zona rural de Canindé, diz que o equipamento tem sido ineficiente porque foi colocado de forma oblíqua, comprometendo a captação da água.
Segundo ela, o equipamento foi instalado de forma errada e a água que desce pelas calhas não chega ao sugador da bomba, porque está inclinada para baixo. "Até para retirar com o balde içado em uma corda é ruim, porque fica muito alto'', lamenta a sertaneja.
O cano adaptado ao telhado fica mais acima do espaço que desce a água e, assim fica complicado o bombeamento até a vasilha. Ficou uma parte alta e outra baixa, sem manter o nível correto, por isso gerando perdas hídricas, porque tem chovido bem na região.
"Espero que o Superintendente da Fundação Nacional de Saúde no Ceará Germano Fonteles tome conhecimento desse problema. Fizeram tudo errado e agora a prejudicada sou eu. A cisterna seria a única coisa boa que ganhei nessa seca, mas infelizmente ainda não deu certo", lamenta Fabiana.
Para tirar água é preciso muita perícia. Em pé sob uma cadeira dona Antônia Fabiana puxa um balde amarrado em uma corda três vezes ao dia, quando tem água da chuva. "Se tivessem feito o serviço completo não estaria passando por uma situação dessa", diz em tom de revolta.
Desconhecimento
O coordenador do Programa das cisternas de polietileno em Canindé, Júnior Mourão, disse que não tinha tomado conhecimento do fato, mas garantiu que vai enviar uma equipe ao local para averiguar o que aconteceu. "Não posso precisar porque não vi o caso, mas vamos analisar com cautela e tentar resolver de vez a situação'', disse.
Outro fato que deixa a população de Vazante do Ipu revoltada é a construção de uma cisterna de placa em terreno, onde a obra hídrica foi construída primeiro que a casa.
No local, a residência ficou abandonada e a cisterna de número 197.472 está sem nenhuma serventia. "Isso revolta, porque existem tantas famílias precisando de um espaço para coletar água e aí constrói uma cisterna onde nem a casa ficou pronta e nem sequer tem gente para consumir o precioso líquido", reclama. Ela conta que foi mandado um ofício para a Secretária de Desenvolvimento Agrário denunciando o problema, não houve resposta até o momento, segundo Fabiana Sousa.
Canindé foi contemplado com 2.057 cisternas de polietileno e 700 de placas, mas ainda 
faltam serem instaladas muitas delas. Exemplo são as comunidades de São Bernardo, Nova Aurora, Ipueira Cumprida, cavaram os buracos e as cisternas não foram instaladas. Os moradores estão prejudicados porque está chovendo bem e a água sendo desperdiçada.
Segundo a Fundação Nacional de Saúde, a entrega das cisternas tinha previsão para o mês de junho de 2013, mas a maioria não chegou ao destino planejado. As vagas dos reservatórios viraram armadilhas, porque estão com os espaços cheio de água. "Isso é muito perigoso uma criança vir a morrer afogada, porque o buraco tem 1metro e 20 centímetros de profundidade e 3 metros e 20 de largura'', denuncia a líder comunitária de Japuara Clara de Assis, que teve sua cisterna instalada depois que ameaçou fechar a BR-
020 por conta da morosidade na conclusão das obras.

Fonte: Diário do Nordeste / Foto: Antônio Carlos Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário