sábado, 6 de novembro de 2010

Enem: 4,6 milhões de candidatos participam das provas neste fim de semana

Exatos 4.611.441 de candidatos são esperados para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (6) e amanhã (7). São cerca de 16 mil locais de aplicação em 1,8 mil municípios em todos os estados do país. No Ceará, 208 mil estudantes começaram a fazem a prova, a partir de meio-dia (13h – Horário de Brasília).

A nota da prova pode valer uma vaga em uma das 83 universidades públicas que aderiram ao Enem para o próximo ano. O Ministério da Educação (MEC) prevê que 83 mil vagas serão disponibilizadas para o primeiro semestre de 2011 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A ferramenta foi criada em 2009 e é por meio dela que os participantes do Enem se inscrevem e podem ser selecionados para uma dessas instituições. A previsão é que o Sisu entre no ar em janeiro, logo depois da divulgação dos resultados do exame.

O Enem também é pré-requisito para quem quer tentar uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas. Para participar é preciso atender a critérios de renda e ter cursado todo o ensino médio em escola pública. As inscrições para o ProUni também só começam depois que os resultados do Enem estiverem publicados.

Provas
No sábado, as provas serão de ciências humanas e da natureza, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. O exame começa às 13h (horário de Brasília) e terá duração de quatro horas e meia. Os portões de acesso serão fechados às 12h55. A recomendação é que os participantes cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.

Já no domingo, os candidatos serão avaliados em códigos e linguagens e matemática, além da redação. As duas provas também têm 45 questões cada. O exame tem início no mesmo horário, mas com uma hora a mais de duração.

Veja orientações importantes:
Os participantes não podem esquecer de levar o cartão de confirmação do Enem – que foi enviado para a casa de cada candidato – e um documento oficial com foto. Valem carteiras de identidade e de Trabalho, habilitação ou passaporte. Também serão aceitas cédulas de identidade emitidas por conselhos ou ordens de classe. Para preencher a folha de respostas, só será aceita caneta esferográfica de cor preta. O uso de lápis, borracha e apontador durante a prova está proibido, assim como relógios e celulares.

(Fonte: Jangadeiro OnLine)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Carros do Ronda não podem passar de 50 km/h

As viaturas só podem ultrapassar a velocidade nas CEs, BRs ou após determinação do Ciops

Por determinação do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom) as viaturas do Ronda do Quarteirão não podem mais trafegar com velocidade superior a 50 km/h nas vias urbanas. Segundo o comandante do Ronda, coronel Werisleik Matias, os PMs devem cercar os criminosos e forçá-los a fugir em direção às CEs ou BRs, vias onde a velocidade é liberada.

Mas existem exceções para a nova regra fixada pela Polícia Militar. Coronel Werisleik afirmou que, em caso extremos, o policial que estiver na viatura solicita a liberação da determinação ao Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops). Após um sinal positivo do Ciops, a perseguição pode ser feita a qualquer velocidade.

(Fonte: Jangadeiro OnLine)

Consórcio da Saúde - Cláudio Pessoa é eleito presidente

O prefeito de Canindé, Claudio Pessoa foi eleito para presidir o Consórcio da Saúde que compreende os municípios de: Canindé, Caridade, Paramoti, Itatira e Madalena. O Consórcio dos Sertões de Canindé administrará inicialmente a Policlínica e o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.
A organização de um consórcio deve ser uma iniciativa dos municípios e preservar a decisão e a autonomia dos governos locais.

Aspectos conceituais

Através do Ministério da Saúde foi “O Consórcio e a Gestão Municipal em Saúde” que se destina a apoiar, especialmente, os gestores municipais na adoção deste tipo de iniciativa.

Desde o seu lançamento em outubro último, a publicação vem sendo divulgada pelo Ministério, junto aos municípios e estados, conselhos de saúde, instituições de ensino e pesquisa.

Os consórcios administrativos intermunicipais vêm sendo adotados há décadas. Entretanto, foi a partir dos anos 80, com o início do processo de descentralização, que essa forma de associação tomou vulto, especialmente na busca de soluções de problemas comuns para os municípios.

Ao expressar um acordo firmado entre municípios, possibilita aos prefeitos municipais assegurar ações e serviços, mediante a utilização dos recursos materiais e humanos disponíveis. A união desses recursos produzirá os resultados desejados, o que não ocorreria se os municípios atuassem isoladamente.

(Chico Carlôto Da/ Assessoria de Comunicação)

Notícias - Educação

Programa Brasil Alfabetizado

A coordenadora municipal do Programa Brasil Alfabetizado, Petronila Santos, acompanhada da coordenadora de turmas Francineuda Barbosa e do ex-secretário da Educação Linderval de Moura Sousa, viajam dia 07 de novembro para Brasília, onde apresentam, nos dias 08 e 09, o elogiado trabalho desenvolvido pelo Programa em Canindé. Eles viajam atendendo convite do Ministério da Educação.

Ainda sobre o Brasil Alfabetizado, no dia 06 de novembro, 50 pessoas inscritas no processo de seleção para novos alfabetizadores bolsistas do Programa Brasil Alfabetizado fazem prova no dia 06 de novembro, às 8 horas, no auditório da Secretaria da Educação de Canindé.


Escola Maria Aglaê

A coordenação e funcionários da Escola Maria Aglaê Gonçalves Monteiro promoveram evento comemorativo dia 05 de novembro pelo aniversário de 22 anos da Escola. Atendimentos como testes de glicemia, medição de pressão arterial, cabeleireiro, manicure e apresentação de vídeos e dança foram disponibilizados para pais e alunos.


Feira de Ciências

No dia 05 de novembro, as Escolas Coronel Adauto Bezerra (bairro Alto Guaramiranga) e Prefeito José Ivan Magalhães Monteiro (Conjunto Habitacional) realizaram Feiras de Ciência, com participação de coordenação, professores e alunos.

(Clara Maria Moura Da/Assessoria de Comunicação)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Prefeitura cria alternativas para salvar rebanho

Sensibilizado com o problema pelo qual passa o criador rural, o prefeito Claudio Pessoa, contratou trator traçado com lâmina e madal para perfurar cacimbas nos leitos dos rios e, assim saciar a sede dos animais da Zona Rural.

Este ano de 2010 o inverno não foi capaz de armazenar água suficiente nos açudes e lagos, o que trouxe sérios problemas para as pessoas e animais.

Está sendo dada prioridade às áreas mais carentes, onde cerca de 40 cacimbas já foram perfuradas. Em alguns casos as cacimbas servem também para ajudar as famílias ruralinas em suas necessidades básicas, principalmente nas localidades que não são servidas pelo programa do Governo Federal com carros pipa.

Já foram perfuradas cacimbas nas localidades de Ingá dos Cardosos, Remédios e Vale da Conceição. Segundo o prefeito, esse trabalho terá continuidade por tempo indeterminado atingindo várias localidades do município.

(Chico Carlôto Da/Assessoria de Comunicação)

Presidente Lula poderá inaugurar IFCE de Canindé

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia no Ceará está fechando programação de inauguração das três últimas unidades construídas nos municípios de Crateús, Canindé e Acaraú. Elas já estão em funcionamento, mas as inaugurações oficiais e festivas vão contar com a presença do presidente Lula. A informação é do reitor Cláudio Ricardo, observando que a data de inauguração vai ser definida pela Presidência da República.

“Com essas três inaugurações, nós fecharemos um ciclo de expansão no governo Lula e esperamos continuar nesse mesmo ritmo, no próximo governo”, afirma. A próxima fase de expansão, segundo ele, será terceira, onde o Ceará, com os estudos que estão sendo feitos, comportaria mais 26 unidades. Lembra que no momento o Estado já tem 22 pontos do Instituto Federal.
Ele informa que o Instituto vai aderir em 2011 ao Enem, através do sistema único de ingresso, com 100% das vagas. “Nós estamos apostando que o Enem vai ser uma grande revolução no ensino médio, de vez que é um exame que privilegia o raciocínio e a visão analítica da educação média, deixando de lado aquela visão de decoreba, que não desenvolve a inteligência do aluno”, reconhece.
Cláudio Ricardo informa que a escola vai oferecer no Ceará mais de 1.300 vagas dos vários cursos, inclusive superiores.

(Fonte: Jornal O Estado)

Ceará termina implantação do 'Cinturão Digital'

O projeto "Cinturão Digital" passará por Canindé já na primeira fase

Quase um ano depois do prazo inicialmente previsto, finalmente ficou pronto, em 30 de setembro, o ‘Cinturão digital’ do Ceará. O projeto, que envolve quase metade do território cearense com 3.020 km de fibra ótica começa a ser ativado em novembro e vai levar internet em banda larga ao interior do estado.


De acordo com o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho, responsável pela iniciativa, o trecho formado pela ligação entre os municípios de Fortaleza, Pecém, Canindé, Itapajé, Itapipoca e Sobral será o primeiro a ser iluminado. Os pontos “deverão estar ativados e funcionando no próximo dia 30”, afirmou ao jornal “O Povo”.

Quinze dias depois, será a vez da ligação entre a capital e Juazeiro do Norte. A partir dessa infraestrutura, 25 pontos serão conectados por meio de ramificações de fibras. A terceira parte é a “última milha” wireless [sem fio] em 56 cidades, com tecnologia WiMAX. Antenas serão instaladas em torres da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce), da Petrobras e da Companhia Energética do São Francisco (Chesf). No fim de novembro, todo o anel deve estar iluminado.

Os investimentos no projeto totalizam R$ 65 milhões. Com a economia proporcionada pela digitalização, o governo deve recuperar o investimento em dois anos. Em agosto, a Etice recebeu licença de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) para operar o “Cinturão digital” do Ceará.

O objetivo do programa é levar internet em banda larga para prefeituras e órgãos públicos do interior do estado, além de melhorar a infraestrutura de acesso da população e fomentar a concorrência no setor. O plano prevê beneficiar 82% da população urbana cearense e 25 cidades.

O programa não prevê a abertura do sinal para a população, mas deve baratear o custo na iniciativa privada. Segundo o governo cearense, em 2009, apenas cinco municípios tinham internet com ao menos 512 Kbps. E o custo, altíssimo. Em Guramiranga, no interior do estado, por exemplo, 1 Mbps pode chegar a custar R$ 1.800. A promessa governamental é oferecer conexão de até 30 Mbps ao mercado por meio de uma empresa pública a ser criada.

(Fonte: Guia das Cidades Digitais)

Prefeituras podem ter problemas para bancar o 13º

Os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) cresceram menos que o esperado, diz a Aprece

As prefeituras cearenses podem ter problemas para equalizar o 13º salário do servidores neste ano. O baixo crescimento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que, no acumulado até outubro, avançou em apenas 3,4% no Estado não acompanha reajustes salariais, nem a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos dois anos, em torno de 10,24%. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a estimativa para o fechamento do ano, é de crescimento ainda menor: 2,2% com relação a 2009.

No Brasil, no ano passado, foram repassados aos municípios via FPM R$ 49,47 bilhões e, se o cenário não mudar, 2010 deve fechar com R$ 53 bilhões.

Serviços comprometidos

De acordo com a presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e prefeita de General Sampaio, Eliene Brasileiro, as prefeituras já estão tendo problemas para garantir serviços básicos à população. Além disso, apesar do 1% a mais do FPM garantido por Lei aos municípios no mês de dezembro, as administrações terão dificuldades para efetuar pagamentos do 13º salário .

"Estamos usando a criatividade para atender a todos os serviços. Dificuldade maior é com a saúde. Estão tendo que complementar as despesas. Alguns municípios que vão precisar pagar 13º salários de professor fora do Fundeb, já reduzindo o que poderia ser feito com o FPM. Mesmo assim com o 1% a mais em dezembro, estão tendo dificuldades para fechar o ano de acordo com a lei. Esse auxílio já foi fruto de luta das associações de prefeitos", explica Eliene.

Desembolso de R$ 355 mi

Segundo o economista e consultor econômico-financeiro da Aprece, José Irineu de Carvalho, os municípios cearenses precisarão desembolsar R$ 355 milhões para efetuar pagamento do 13º salário dos servidores municipais. Além disso, o baixo crescimento do FPM pode causar dificuldades no fechamento de contas do fim do ano. "Um município ou outro pode ter problemas para pagar o 13º dos servidores. Vai ser na base do sacrifício. As despesas estão maiores que as receitas".

Para Irineu, para honrar compromissos, como o salário dos servidores, algumas prefeituras acabam reduzindo investimentos em outras áreas. "As prefeituras estão tendo muitas dificuldades em 2010. A consequência se dá mais na área de redução dos investimentos. Alguns itens de investimento da máquina não ocorrem por falta dos recursos", explica o economista.

No ano passado, que foi marcado por cenário de crise, o governo Federal havia concedido em acréscimo ao FPM um apoio financeiro ao Estado na ordem de R$ 48 milhões até outubro, mas, neste ano, esse valor somou R$ 27,3 milhões. No acumulado de 2010, os municípios cearenses receberam R$ 2,13 bilhões da União.

O valor corresponde a 5,2% do total para o resto do Brasil, que atingiu R$ 41,01 bilhões até outubro. Só em outubro, o Ceará recebeu R$ 203 milhões, valor 7% superior ao mesmo período do ano passado. No Brasil, o repasse relativo ao mês de outubro foi de R$ 3,89 bilhões. Segundo Eliene Brasileiro, para que os municípios não entrem no último mês do ano com dificuldades para fechar 2010, as prefeituras estão se mobilizando para reivindicar pelo menos a reposição da inflação do IPCA, em torno de R$ 1,16 bilhão para todo o Brasil. "Vamos fazer uma assembleia geral em Brasília, onde será tratada essa questão. Há uma pauta para que seja avaliado o comportamento do FPM. Dia 9 próximo, todas as associações estaduais estarão representadas", destaca a presidente da Aprece.

(Fonte: Diário do Nordeste)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Jornais britânicos dizem que decepção com Dilma será inevitável

Os jornais britânicos “The Guardian” e “Financial Times” afirmam em seus editoriais que a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) terá um governo mais difícil do que Lula e que a decepção diante da administração da nova presidente será inevitável.

“Inevitavelmente, ela (Dilma) decepcionará. Após dois mandatos, Lula tem o status de uma entidade divina no país”, afirma o “The Guardian” em editorial.

O jornal destaca ações de combate a pobreza do governo Lula e afirma que Dilma é uma “tecnocrata” conhecida por um “estilo rápido e direto”. Na opinião da publicação britânica, a petista vai assumir o país em condições diferentes de Lula e a preocupação fica por conta das articulações políticas e não das adminitrativas.

“A bajulação e a sedução não são seu melhor papel, apesar de chegar ao poder com maiorias nas duas casas do Congresso”, diz o jornal.

O “The Guardian” ainda afirma que a manutenção do desempenho economico brasileiro será um dos maiores desafios da nova presidente e que Dilma precisará combater problemas difíceis como o sistema tributário, a dívida pública e os reajustes salariais e de aposentadorias que, segundo o jornal, Lula “mostrou pouco desejo de reformar”.

O “Financial Times” segue a mesma linha e prevê anos “mais difíceis” durante o governo Dilma.

Apesar do discurso de continuidade entre Lula e Dilma, o jornal chama atenção para as diferentes personalidades o que poderia dificultar a política externa. “Uma coisa é Lula abraçar o presidente do Irã em nome da ‘paz e do amor’. Outra coisa seria a ‘dura’ Dilma tentar fazer o mesmo e sair incólume”, diz o FT.

Para o jornal, Lula usou seu carisma e “sua capacidade para praguejar contra algo de manhã e elogiar à tarde” para sair ileso de escândalos de corrupção em seu governo e para manter a base de apoio.”O Brasil sem Lula pode ser tornar mais turbulento e menos popular”, alerta o jornal.

(Com informações de Agências e do Jangadeiro OnLine)

Campanha de Cid é a mais cara do CE

Ontem foi o último dia para a prestação de contas dos candidatos à Justiça Eleitoral. Pelas contas enviadas, doações generosas de grandes empresas deram ao governador Cid Gomes quase o dobro da soma das cifras de seus principais opositores

Ontem era o último dia do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a entrega das prestações de contas de campanhas encerradas no primeiro turno - exatamente um mês depois do término da disputa.

A prestação de contas do comitê financeiro de Marcos Cals apresentou arrecadação de R$ 12,8 milhões. A descrição feita ao TSE mostra que o senador não-reeleito Tasso Jereissati (PSDB) foi o grande financiador da campanha de Cals.

Além dos R$ 917 mil oriundos do comitê de campanha para o Senado do PSDB cearense, Tasso desembolsou, enquanto pessoa física, R$ 1 milhão. Sua esposa, Renata Jereissati, entrou com mais que isso: R$ 1,7 milhão. Empresas da família Jereissati, como o shopping Iguatemi e o Jereissati Centros Comerciais S/A, também deram sua parcela de contribuição, com cerca de R$ 700 mil.

Partido como fonte

Os gastos declarados por Lúcio ao TSE coincidiram com o valor arrecadado.

O candidato a vice da vez, Cláudio Vale (PPS), entrou com R$ 50 mil, enquanto o postulante a senador pela coligação de Lúcio, Alexandre Pereira (PPS), doou apenas um cheque de R$ 4,2 mil.

Grandes empresas e também um banco rechearam a campanha de Lúcio: o Itaú Unibanco S/A entrou com R$ 100 mil na campanha do PR. Mas a doação maior à candidatura de candidato do PR foi da M Dias Branco S/A Indústria e Comércio de Alimentos, que reservou

O governador reeleito Cid Gomes (PSB), arrecadou e gastou quase o dobro da soma das receitas de seus dois principais adversários nessas eleições, Marcos Cals (PSDB) e Lúcio Alcântara (PR). O comitê financeiro da campanha de Cid conseguiu o montante de R$ 28,9 milhões. Juntos, Cals e Lúcio receberam “apenas” R$ 15,9 milhões em ajudas para suas respectivas candidaturas de oposição.


Além do diretório estadual do PSB, que entrou com a quantia de R$ 12 milhões, Cid acumulou doações de até R$ 1,7 milhão, como a feita pela Aço Cearense Industrial. A empresa JBS também foi generosa ao enviar R$ 1,5 milhão para a campanha de reeleição. Ao todo, 95 empresas reforçaram os cofres da campanha de Cid - sem contar doações de pessoas físicas.

Assim como Cid, a principal fonte de receitas da campanha de Lúcio foi o diretório estadual do partido, que desembolsou mais de R$ 1,3 milhão para a campanha. Ele, que arrecadou no total

R$ 3,1 milhões, recebeu ainda R$ 696 mil do empresário Beto Studart – candidato a vice de Lúcio na disputa pelo Governo em 2006.


R$ 200 mil para Lúcio. (colaborou Ranne Almeida)


NÚMEROS


28,9

MILHÕES DE REAIS FOI O VALOR ARRECADADO PELA CAMPANHA DE CID

12,8

MILHÕES DE REAIS FOI A ARRECADAÇÃO DE MARCOS CALS

7,7

MILHÕES DE REAIS FOI O CUSTO DA CAMPANHA DE EUNÍCIO OLIVEIRA

6,9

MILHÕES DE REAIS FOI O VALOR DA CAMPANHA DE TASSO JEREISSATI


E-Mais

EM 4 ANOS, GASTOS 140% MAIORES

Em 2006, Cid Gomes (PSB) declarou ter arrecadado e gasto em sua primeira disputa ao Governo R$ 12 milhões. Sua campanha à reeleição agora custou 140% a mais do que a de quatro anos atrás.

Em contrapartida, Lúcio Alcântara (ex-PSDB, hoje no PR), que então disputava a reeleição, gastou agora muito menos do que em 2006. Naquele ano, ele declarou custos de R$ 19,8 milhões, contra R$ 3,1 milhões deste ano - valor que representa 15,6% do arrecadado na época.

(Fonte: O POVO)

Estado decreta situação de emergência em 79 cidades

Setenta e nove municípios cearenses tiveram situação de emergência decretada pelo Governo do Estado por conta da estiagem que afeta suas áreas. No documento publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) datado da última sexta-feira, 29 de outubro, é citada a influência do fenômeno “El nino” causando irregularidade significativa na quantidade e na distribuição temporal e espacial das chuvas no território do Estado do Ceará.

Como consequência é apontado sério comprometimento no armazenamento de água. No texto é destacado os problemas causados no abastecimento para o consumo humano e animal, que vem ocasionando a perda de safra em diversas localidades, contribuindo para intensificar dificuldades econômicas, a exemplo do desemprego e a pobreza, rendendo ensejo a conflitos sociais e gerando migrações.

Identificado como decreto 30.349, o documento tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado até completar 180. O Comandante do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado, coronel João Vasconcelos, reforça a situação de muitos municípios que apelam por carros-pipa para atender suas populações.

De acordo com ele, já foi solicitada ao Governo Federal, e está sendo aguardada, a liberação de uma verba (valor não divulgado) que será destinada aos municípios para amenizar a situação.

Vasconcelos lembra que o Ceará conta com um bom número de cisternas construídas nas comunidades rurais e uma estrutura hídrica que logo estará interligada para atender essas situações de estiagem.

MUNICÍPIOS

Acarape, Acaraú, Alcântaras, Altaneira, Amontada, Apuiarés, Aracoiaba, Ararendá, Aratuba, Aurora, Baturité, Barroquinha, Baixio, Bela Cruz, Cariré, Cariri-Açu, Cariús, Carnaubal, Cedro, Chaval, Chorozinho, Crato, Croatá, Ererê, Farias Brito, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groaíras, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Jati, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Missão Velha, M. Tabosa, Moraújo, Mulungu, Nova Russas, Novo Oriente, Orós, Pacajus, Palmácia, Paracuru, Parambu, Penaforte, Pereiro, Pindoretama, Poranga, Potengi, Quixelô, Quireré, Redenção, S. do Acaraú, São Luis do Curu, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tarrafas, Trairi, Umari, Uruburetama, Uruoca, Varjota e Viçosa

(Fonte: O Povo)

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

BNB inicia liquidação de dívidas rurais com até 85% de desconto

Cerca de 570 mil operações de crédito rural do Banco do Nordeste já podem ser liquidadas, em condições especiais para o produtor. De acordo com a lei, as dívidas contratadas até janeiro de 2001 e com o valor de até R$ 35 mil podem ser pagas, com rebates de até 85%.

A medida visa beneficiar mais de 500 mil clientes do BNB, entre mutuários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), micros, pequenos e médios produtores, bem como suas cooperativas e associações.

Como fazer?

Para pleitear a liquidação de sua operação, o mutuário deverá procurar sua agência de relacionamento no Banco do Nordeste e verificar a possibilidade de enquadramento. Nos casos de remissão, tanto para operações do Pronaf B, de valor contratado até R$ 1 mil, quanto para clientes do BNB cuja dívida atualizada seja de até R$ 10 mil, o cliente receberá uma correspondência do Banco, não havendo necessidade de contato prévio.

(Com informações da assessoria do BNB e do Portal Jangadeiro OnLine)

Preconceito contra nordestinos no Twitter vai para primeiro nos TT's BR

Um post infeliz da usuária @mayarapetruso quando comentava sobre a vitória da presidenta eleita, Dilma Roussef, sobre o ex-governador José Serra, desencadeou uma onda de protestos que prossegue no microblog Twitter. A jovem, que é estudante de direito, postou na noite de ontem, 31: "Nordestisto não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado!".

Ela apagou os posts pouco depois e extinguiu o perfil durante a madrugada, mas os usuários foram mais rápidos e fizeram prints que foram repassados e estão circulando com pedidos de denúncias de preconceito. As denúncias são feitas aqui e as provas estão aqui. Lamentável sobre todos os aspectos que ainda aconteça esse tipo de coisa. Veja a hashtag #nordestisto.


(Fonte: 180 Graus)

Dilma, a 1ª presidente do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conquistou ontem a terceira vitória consecutiva em uma eleição presidencial. A maioria dos eleitores atendeu ao seu chamado de votar na sua ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, tornando-a a primeira mulher presidente do Brasil. Desconhecida de grande parte dos brasileiros até este ano, Dilma chega aos 62 anos à Presidência sem ter disputado eleição antes, derrotando José Serra, de 68, que foi senador, prefeito e governador de São Paulo, entre outros cargos.

A candidata do PT obteve 56% dos votos válidos, e o do PSDB, 44%. De um total de 99 milhões de votos válidos, a diferença foi de 12 milhões: 55,7 milhões para Dilma e 43,7 milhões para Serra. Apesar do feriado prolongado, a abstenção ficou dentro do padrão histórico: 21,5%. Assim como no primeiro turno, o Nordeste foi decisivo na vitória petista. Dilma teve na região 10,7 milhões de votos a mais do que Serra, ou 71% a 29%. Como ocorrera no primeiro turno, Serra voltou a vencer no Sul, por 54% a 46%. O candidato tucano ainda virou no Centro-Oeste, onde perdera no dia 3 de outubro, vencendo ontem por 51% a 49%. Serra cresceu mais do que Dilma no Sudeste, mas não o suficiente para superá-la: ela ganhou por 52% a 48%. No Norte, ocorreu o mesmo, e o resultado foi 57% a 43%.

Em pronunciamento às 22 horas, Dilma ressaltou a importância de sua eleição para as mulheres e prometeu erradicar a miséria e zelar pela liberdade de imprensa. "Não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito", assegurou, em referência indireta aos escândalos de corrupção que atormentaram o governo Lula e a sua campanha. Serra fez discurso em seguida, em que cumprimentou Dilma pela vitória e agradeceu pelos votos: "Recebemos com respeito e humildade a voz do povo nas urnas."

(Fonte: Estadão)

IFCE abre concurso para professores

O IFCE abre inscrições para o concurso público de professor efetivo dos campi de Acaraú, Aracati, Canindé, Crateús, Maracanaú, Quixadá e Sobral e dos Campi Avançados de Baturité, Jaguaribe, Tauá e Tianguá. A inscrição será efetuada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ifce.edu.br, no período compreendido entre 8 horas do dia 08/11/2010 até às 17 horas do dia 19/11/2010. Confira todas as informações.

Retificação do Edital

Edital

Edital - anexo I - áreas de estudos

Edital - anexo II - conteúdo programático

Edital - anexo III - tabela salarial da carreira do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Classe D I - Nível 1)