sábado, 12 de junho de 2010

Blog Canindé Agora - 1 Ano no ar

O Blog Canindé Agora completa 1 ano no ar no próximo mês de julho e para comemorar nós preparamos uma série de novidades pra você. A maior delas é o novo visual que traz uma textura de cor azul como plano de fundo. Aguarde, pois em breve você saberá de mais novidades que fazem parte das comemorações do aniversário de 1 Ano do Blog Canindé Agora.

Comente sobre o novo visual do Blog Canindé Agora.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

TV Jangadeiro faz matéria sobre o fenômeno de Itatira

IFCE - Canindé

Todas as provas para o curso técnico integrado de eventos serão aplicadas na EEEP Capelão Frei Orlando, das 9h às 13h. Estão inscritos 56 candidatos para 35 vagas. Clique no seu nome e imprima o seu cartão de identificação.

Cartão de identificação

Prefeito de Canindé anuncia pacote de obras


Desde que assumiu, o prefeito Cláudio Pessoa tem se empenhado ao máximo para mudar a fórmula de fazer política pública na terra de São Francisco com transparência e credibilidade.

Com o slogan “construindo o progresso” tem trabalhando diuturnamente para carrear recursos para seu povo com obras de largo alcance social.

Nesta quinta feira, Cláudio anunciou um pacote de obras com valores acima de 5 milhões de reais oriundos dos Ministérios: Turismo, Das Cidades e do Esporte que beneficiarão diversas áreas do município.

Av. São Francisco

Com um arrojado projeto arquitetônico, a pavimentação da Av. São Francisco, foi a que causou maior impacto e alegria junto a população. A avenida começa no entroncamento da BR 020 indo até a praça Dr. Aramís no centro da cidade. No início da avenida será construído um arco de concreto e chapa de alumínio escovado com 7.80 m de altura, comprimento de 20.15 m, e uma siluêta de São Francisco em policarbonato compacto. Os calçadões da avenida receberão pedra portuguesa nas cores preto e branca com blocos de concreto na cor vermelha.

Saneamento, Esporte e Saúde

Cerca de 30 ruas da zona urbana serão pavimentadas, quadra de esporte no distrito de Iguaçú, revitalização da Praça Tomaz Barbosa no centro, construção de praça na comunidade de Bonitinho. Serão construídos também três postos de saúde sendo: um no bairro da Palestina, um no bairro Santa Luzia e outro no bairro Cachoeira da Pasta.

As obras anunciadas serão licitadas imediatamente e o prefeito Claudio Pessoa espera assinar as “ ordens de serviço “ antes do próximo dia primeiro de julho.

(Chico Carlôto Da / Assessoria de Comunicação)

Fenômeno sem explicação em Itatira

Sacerdotes, psicólogos e educadores se reúnem com adolescentes de Itatira que, há 9 dias, são vítimas de um fenômeno ainda sem explicação. Muitos acham ser paranormal. As aulas na escola dos adolescentes estão suspensas até segunda-feira

Os moradores da pequena localidade de Cachoeira/BR, no município de Itatira, no Sertão cearense, estão amedrontados com o fenômeno que vem acontecendo há nove dias envolvendo alunos da Escola de Ensino Fundamental Eduardo Barbosa. Muitos definem como paranormais os sintomas apresentados por estudantes, na maioria mulheres, que manifestaram descontrole emocional, desmaios, gritos e chegaram a se debater por três ocasiões em menos de 15 dias, inclusive na última quarta-feira, quando sacerdotes estiveram na escola, entre eles o padre Élio de Freitas, estudioso de parapsicologia.


Toda a localidade parou para acompanhar a reunião que durou o dia inteiro na escola, que está fechada desde a última sexta-feira quando pelo menos 16 adolescentes apresentaram os sintomas. Padre Élio, que é pároco da igreja de São Francisco de Assis, no bairro Dias Macedo, em Fortaleza, foi ao município a convite do pároco da igreja de Nossa Senhora do Carmo, de Itatira, padre Abraão Correia. Na quarta-feira passada, foi só o padre Élio começar a falar e começou a se manifestar o fenômeno. Meninas desmaiando, gritando, debatendo-se, “como se estivessem em transe”, define uma mulher que estava na reunião e não quis se identificar. Ela disse que também chegou a passar mal vendo a cena.


Padre Élio, no entanto, pediu que não levassem as meninas para o hospital como vinha ocorrendo das vezes anteriores (últimos dias 2 e 4, quando foi celebrada uma missa na escola). “Foi um momento para conversar com eles (adolescentes) porque tinham dúvidas achando que era algo do além e não é ”, garante o padre Abraão. Como o padre Élio, ele descartou que se trate de fenômenos paranormais, mas disse que vai continuar acompanhando as meninas e rezando.


As declarações dos padres, no entanto, não chegaram a deixar os pais e os adolescentes tranquilos. “Eu senti uma forte dor no peito, desmaio e quando acordei, estava toda doída”, disse uma estudante de 12 anos que já teve os sintomas três vezes. Segundo ela, o mesmo sentem as demais colegas de escola com idades entre 11 e 16 anos. 25 delas já passaram pela situação e foram levadas aos hospitais de Canindé e Madalena.


Uma sugestão dada pelo padre Élio Freitas foi acatada pela Secretaria municipal da Educação. Foi iniciado, ontem, o acompanhamento das adolescentes, que estão em casa, por profissionais de saúde do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O secretário municipal da Educação, Antônio Inácio dos Santos, a diretora da Escola Eduardo Barbosa, Florência Barbosa, duas psicólogas e uma assistente social do Cras passaram a manhã visitando as adolescentes e familiares.


Segundo a assistente social (que não quis revelar o nome) trata-se de “um contágio psíquico”. Quando uma tem os sintomas, outras manifestam o mesmo. As adolescentes moram muito próximas e todas têm problemas familiares. Segundo o secretário, as alunas e o aluno que tiveram as manifestações vão continuar sendo acompanhados pela equipe do Cras. As aulas, segundo a diretora da Escola Eduardo Barbosa, Florência Barbosa, recomeçam na próxima segunda-feira.

E-Mais

> Quinhentos adolescentes e crianças estão matriculados na Escola de Ensino Fundamental Eduardo Barbosa, a maior da localidade de Cachoeira/BR que fica a 50 quilômetros da sede de Itatira. As salas são de primeiro ao nono ano do ensino fundamental pela manhã e à tarde. No período noturno,
estudam adolescentes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

> Uma adolescente de 16 anos que estuda no período noturno foi a primeira a manifestar os sintomas como dores de cabeça, desmaios,
gritos e se debatendo. Há quem afirme que 33 estudantes já apresentaram alguns desses sintomas quando estão na escola, sendo apenas um
estudante do sexo masculino. Os alunos
foram levados para os hospitais dos municípios de Canindé e Madalena (que ficam próximos a Itatira).

> O padre Élio explicou ainda que as famílias dos adolescentes
receberam visitas. “Para entender o que estava se passando, fomos até a casa dos alunos, conversar com os pais, saber da situação das famílias.
Até ontem (quarta-feira) estava com medo, mas agora estou mais tranquilo. Todos (seis meninas e um menino) estão bem”,disse o padre.

(Fonte: O POVO)

Copa do Mundo 2010

A partir de hoje todos só tem olhos pra ela!

Começou nesta quinta - feira o "Canindé Junino 2010"

Começou nesta quinta - feira no Distrito de Salitre o "Canindé Junino". O evento acontece desde o ano passado e conta com duas fases: a distrital, que acontecem em Salitre (quinta - feira, 10 de junho) e Targinos (sexta - feira, 11 de junho) e a fase da sede do município, que acontece nos dias 17,18,19 de junho, ao lado da Igreja das Dores. Com a realização da Prefeitura de Canindé e Secretaria da Educação o evento promete ser um grande sucesso, apesar do Estado de Emergência que foi decretado no município.
Várias Quadrilhas juninas se apresentarão no evento, além da apresentação da Banda Código de Barras e do sanfoneiro Hidelbrando do Acoredom.

Notícias do IFCE - Canindé


Correu tudo bem no vestibular do campus de Canindé. 510 dos 634 candidatos compareceram à prova, realizada no dia 6 de junho

Veja as vagas ofertadas pelo Sisu

Confira as vagas do IFCE - campus de Canindé ofertadas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Vagas abertas de 10 a 14 de junho.

O boletim individual de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 já está disponível no site do Inep. As notas vão valer para as vagas das universidades e institutos federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

(Cláudia Monteiro - Assessoria de Comunicação - IFCE-Canindé)

Santo Antônio sem Cabeça, de Caridade, pode virar filme


A escritora cearense Socorro Acioli vai responder pelo roteiro do filme “A Cabeça do santo”, inspirado no causo do santo da cidade de Caridade (Sertão de Canindé), cujo corpo segue no morro e a cabeça no chão. O argumento começou a ser escrito em 2006, quando ela foi selecionada para a oficina de roteiro com Gabriel García Márquez, em Cuba.
O roteiro já foi registrado nos Estados Unidos e a escritora encontra-se no Rio tratando do assunto com produtoras interessadas.

(Fonte: Blog do Eliomar)

“Ficha Limpa” já vale para as próximas eleições, decide TSE

Por 6 votos a 1, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu na noite desta quinta-feira (10) que o projeto que impede a candidatura de políticos com condenações na Justiça, conhecido como Ficha Limpa, terá validade já nas eleições de outubro deste ano. O único voto contrário foi do ministro Marco Aurélio Mello.

O relator do caso, o ministro Hamilton Carvalhido, avaliou que a lei complementar não altera o processo eleitoral. Caso alterasse, ela deveria, obrigatoriamente, ter sido feita um ano antes do pleito.

A nova lei ficou publicamente conhecida como Lei da Ficha Limpa por prever que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis.

A pauta da corte foi invertida para responder à consulta, feita pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), sobre se a lei aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República em 4 de junho já poderia entrar em vigor neste ano.

De acordo com a nova lei, ficam inelegíveis por oito anos, além do período remanescente do mandato, aqueles que cometeram lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. Antes, eram três anos. A norma alterou a Lei de Inelegibilidades.

Da proposta original, o texto foi flexibilizado na Câmara pelo relator, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que permitiu que o político condenado possa recorrer para tentar suspender a inelegibilidade e participar das eleições. O efeito suspensivo precisaria ser aprovado por um colegiado de juízes.

A corte eleitoral é composta por três ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois advogados escolhidos pelo STF e nomeados pelo presidente da República.

Histórico

O “ficha limpa” é uma proposta de iniciativa popular, apresentado à Câmara dos Deputados em setembro do ano passado, com mais de 1,6 milhão de assinaturas. A ação popular contou com apoio de várias entidades da sociedade civis, mobilizados MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral).

(Fonte: Folha Online)

Reviravolta! PSDB anuncia que vai ter candidato próprio ao governo do Estado


O PSDB cearense bateu o martelo e decidiu lançar candidatura própria ao governo do Estado. Após mais de quatro horas de reunião, realizada na noite desta quinta-feira (10), no escritório do senador Tasso Jereissati, com lideranças e parlamentares da sigla, essa foi a resolução anunciada pelo grupo.

O presidente estadual do PSDB, Marco Penaforte, afirmou que agora o partido vai ouvir as bases para definir o nome para a disputa, e que a convenção será no final do mês. ”Não vamos apresentar um candidato contra Cid Gomes ou ninguém, mas a favor do Ceará. O PSDB fez gestões revolucionárias com os governos Tasso. O partido agora vai apresentar uma nova proposta para avançar nessas transformações”, disse Penaforte. Sobre o ex-governador, o presidente do PSDB afirma que a sigla está engajada na reeleição de Jereissati para o Senado.

Sobre a postura do PSDB na Assembleia Legislativa em relação ao governo Cid Gomes, do qual o PSDB fazia parte da base de apoio, Penaforte afirmou que não deverão acontecer grandes mudanças, pois o PSDB não faz oposição irresponsável, mas com elegância.

(Fonte: Jangadeiro OnLine)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Abertura da Copa do Mundo é hoje


Hoje, 10 de junho as 15:00h, no estádio Orlando de Soweto, em Johannesburgo, na África do Sul, acontece a abertura da Copa do Mundo. Para animar o evento de maior importância para o futebol mundial, Black Eyed Peas, Shakira e Alicia Keys darão o pontapé inicial na festa, dividindo o palco com artistas africanos.

Jerome Valcke, secretário-geral da FIFA, acredita que a diversidade étnica dos artistas amplia a magnitude do espetáculo. Já Kevin Wall, produtor do espetáculo, vai além e defende que a música e o esporte são capazes de romper barreiras culturais, geográficas e de idiomas.

Toda renda arrecadada com os bilhetes vendidos para a abertura será revertida para a construção de vinte centros sociais em toda a África, que oferecerão educação, serviços de saúde e escolinha de futebol para as comunidades mais carentes das regiões.

Secretaria da Educação prossegue reforma das escolas

A Secretaria da Educação Infantil e Fundamental de Canindé iniciou em 2009 as obras de recuperação e ampliação de escolas e centros de educação infantil da rede municipal de ensino.

Foram ampliadas as Escolas Carlos Jereissati e José Ivan Magalhães Monteiro, com novas salas de aula. Foram reformadas as Escolas Adauto Bezerra (Polo 02 - Alto Guaramiranga), José Bernardo Uchoa (Polo 18 - Vazante do Curu), Frei Lucas Dolle (Polo 18.1 - Oiticica), Joaquim Magalhães (Polo 04 - São Mateus) e Maria José Medeiros (Madeira Cortada - Polo 07).

Nos 15 meses da administração Construindo o Progresso, a Secretaria da Educação já reformou também os Centros de Educação Infantil Zilda Holanda Magalhães (Polo 6.1 - Campinas), José Alves de Sousa (Polo 04) e Tia Lourdinha e Laura Magalhães (Polo 05).

Escolas e C.E.I.’S ampliados e reformados:

- Carlos Jereissati - CEI Zilda Holanda Magalhães
- Adauto Bezerra - CEI José Alves de Sousa
- José Ivan Magalhães Monteiro - CEI Laura Magalhães
- José Bernardo Uchoa - CEI Tia Lurdinha
- Frei Lucas Dolle
- Joaquim Magalhães
- Maria José Medeiros
(Clara Maria Nonato Moura - Assessoria de Comunicação - Sec. Educação)

Vergonha! Reajuste dos aposentados será de 6,14%, anuncia ministro

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira, 9, que o governo federal deverá dar aumento de 6,14% aos aposentados que ganham mais de um salário mínimo, contrariando o texto atual da medida provisória (MP) que trata do assunto. Alterada pelo Congresso Nacional, a MP concede 7,7%.

Segundo o ministro, o valor oferecido pelo governo, de 6,14%, contempla a elevação da inflação e aumento real de 2,5%. Ele ressaltou, no entanto, que a decisão de vetar ou não a MP está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O mais provável é que nós mantenhamos o que nós acertamos na negociação, que é um reajuste de 6,14%”, disse, em São Paulo. Paulo Bernardo destacou também que está “consumado” o veto do presidente ao fim do fator previdenciário, excluído da MP pelo Congresso.

Para conceder o reajuste de 6,14%, agora, o presidente Lula teria de editar nova MP, que precisaria ser analisada e votada pelos parlamentares. Paulo Bernardo disse que o governo está disposto a continuar negociando para que a aprovação da Regra 85/95 entre no lugar do fator previdenciário. “Nós temos a disposição manifesta do governo de negociar, já estava desde antes. Se o Congresso quiser fazer um acordo e votar (a regra) nesse mês de junho, ou votar no segundo semestre, nós vamos apoiar”.

Pela Regra 85/95, a aposentadoria terá o valor integral da ativa se a soma da idade e o tempo de contribuição for igual ou maior a 85 para as mulheres ou 95, para os homens. Nos dois casos, será necessário cumprir o tempo mínimo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 35 anos para o homem e 30 para a mulher.

(Fonte: Agência Brasil)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Fenômenos sobrenaturais invadem escola de Itatira


Coisa do Além. Um fenômeno paranormal está afetando meninas da Escola de Ensino Fundamental Eduardo Barbosa no Distrito de Cachoeira BR, no Município de Itatira, cidade localizada no Sertão Central a 220 quilômetros de Fortaleza. O caso estar deixando as autoridades do Município sem saber o que realmente está acontecendo. O ministério que atinge adolescentes na sua maioria mulheres não tem explicação por parte da medicina.De acordo com depoimentos das vítimas os sintomas são: dores musculares, de cabeça, sufoco no sistema respiratório, no peito, palidez, calafrio, dificuldades para caminhar, náusea, paralisia muscular, aumento nos batimentos do coração, pressão sobe, desmaio, inquietação e medo de morrer. O que estar deixando o Secretário de Educação do Município de Itatira Antônio Inácio preocupado, é que as vítimas de fato ficam em transe, agressivas, e ninguém sabe precisar que é. O gênero feminino que oscila entre 11 a 16 anos, o mais afetado depois que volta a normal, não consegue lembrar nada. Os familiares, professores e amigos das estudantes quando estão presentes no momento do fenômeno, ficam apavorados, correm de um lado para outro e precisam agir com rapidez para carregá-las nos braços para levá-las aos hospitais mais próximo como Canindé, Lagoa do Mato e Madalena. O surto iniciou-se na última quarta-feira dia 02 de junho e se estendeu por toda a semana e hoje já alcançou 32 alunas e um aluno. O que está ocorrendo em Cachoeira BR, ninguém sabe explicar se é um fenômeno com o ceticismo e evidência, de uma perspectiva a diversos casos misteriosos e inexplicáveis como ufologia e paranormal. Outro ponto questionado é que, as meninas doentes se recuperam e voltam a conversar normalmente, sem que nada tivesse acontecido causando surpresa até mesmo entre os repórteres que estiveram na localidade na última sexta-feira dia 04 de junho para acompanhar o caso. Em conversa com os pais, eles parecem acreditar que Deus está mais vivo onde o mal é mais ativo. O que pode estar acontecendo na Escola Eduardo Barbosa pode se mais complexo e inexplicável do que se imagina. Trata-se de um diagnóstico que médicos em geral hesitam em não aplicar meios, preocupados com a possibilidade de que estejam desconsiderando outras causas desconfortáveis com as imagens das meninas gritando, em transe ou ilusões coletivas. Esse fato estar ocorrendo com freqüência e atinge mais jovens adolescentes. Para Francisca Zeneide da Silva, auxiliar de serviço da instituição educacional todas as crianças que são dominadas pelo fenômeno agem da mesma forma e ao retomarem os sentidos não lembram nada. ‘’Quando acontece com uma, todas ficam em pânico’’, conta dona Francisca. A Diretora da Escola Nazaré Guerra em Lagoa do Mato que tem um anexo funcionando na Escola Eduardo Barbosa local onde estão ocorrendo os fatos paranormais não esconde o medo de tudo isso e já pensa em buscar solução junto ao estado e um parapsicológo. ‘’ Vamos nos reunir com as autoridades do Município para buscarmos uma solução. Está todo mundo apavorado, nunca tinha presenciado nada igual ao que vi na última sexta-feira dia 04’’, disse. Ela autorizou a suspensão das aulas até que seja esclarecido o ocorrido. Para tentar conter o avanço dessas coisas sem explicação, o padre Guilherme Afonso de Andrade Pessoa foi convidado a celebrar uma missa na própria escola e o que se viu foi à repetição da cena por diversas vezes na presença da imprensa. A Reportagem esteve presente pode acompanhar o momento em que uma aluna identificada apenas por Graziele apenas entrava em transe e mudava constantemente de voz. Uma correria sem limites. Essa é a sensação que se tem ao presenciar a cena. Ela dizia que estava com medo e pedia para não deixá-la morrer e chorava muito. O padre disse que a igreja é muito prudente em tudo. É preciso aprofundar bem as coisas, para não dizer coisas sem anexo. A igreja só emite opinião depois de um estudo aprofundado’’, disse. Um pastor espírita José Carlos que atendeu a nossa ligação em Lagoa do Mato Distrito mais próximo do local dos acontecimentos disse que pode ser uma força espiritual que estar agindo dentro da escola, onde três jovens morreram em acidentes e estão vagando precisando de reza. Suzete Barbosa, uma professora que conhece muito bem a região disse que durante toda a sua vida como educadora jamais tinha presenciado cenas iguais as que estão ocorrendo em Cachoeira. ‘’Isso é sem explicação mesmo’’, frisou. O assunto já tomou conta da região e ninguém fala em outra coisa a não ser no caso de Cachoeira BR, como foi batizado pelos moradores do local. Para nós que presenciamos as cenas, e ficamos chocados com tudo que gravamos e fotografamos, fica uma pergunta! O que será mesmo que está ocorrendo, seria uma mistura de ufologia com espiritualidade?

DEPOIMENTOS DAS ALUNAS QUE RECEBEM OS FENÔMENOS PARANORMAIS COM FREQUÊNCIA NA ESCOLA EDUARDO BARBOSA.

ANDRÉIA ALVES MARCOLINO - de 16 anos, disse que vem sendo perseguida por este fenômeno há exatos um mês. ‘’É tudo muito rápido, começa com um calafrio, depois as mãos ficam trêmulas, os batimentos do coração ficam acelerados, dar sede, um sufocamento toma conta do torax, as pernas não seguram o corpo e aos poucos vem o desmaio. Quando volta ao normal não dar para relembrar de nada’’, narra Andréia.

MARLEI ALVES MARCOLINO – 14 anos, diz que os acontecimentos acontecem em série. Quando tudo começa dar uma dor no peito, um arrepio, uma agitação que dar vontade de correr, gritar e pedir para não morrer. ‘’A gente desmaia, perde o sentido e o que pior fica com a voz conturbada. No dia que aconteceu comigo, a professora disse que mais seis alunas sofreram o mesmo ataque’’, falou Marlei.

FRANCISCA DIANA LÔBO LOIOLA – 18 anos, chora ao falar. ‘’De imediato dar um nervosismo, fiquei tonta, me bateu um suor frio, a voz fica enrolada e grossa e a força que penetra na mente perde que reze missa e faça orações porque ele não vai ficar satisfeito enquanto não realizar a sua missão. É uma adrenalina muito forte. Estou com muito medo de voltar à sala de aula.

(Fonte: Blog 540 - Rádio Jornal)

Prefeito Cláudio Pessoa decreta Estado de Emergência

Considerando que cumpre ao Poder Executivo reconhecer tal fato, o desespero pelo qual passam as famílias da zona rural vítimas da falta de chuvas no município, o iminente perigo prestes a ser deflagrado através de movimento classista movido pela fome, o prefeito Claudio Pessoa assinou nesta terça feira 08 de junho Decreto 019/ 2010 decretando estado de Emergência no município de Canindé.

De acordo com laudo feito pela EMATERCE, Secretaria da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, MST, ONGS, CMDS o município de Canindé teve uma perda de safra na ordem 75,53 %.

Logo após o ato de assinatura do decreto, foi encaminhado ao Coronel Vasconcelos coordenador da Defesa Civil do Estado, toda documentação solicitada pelo órgão para o estado de emergência.

Como a prefeitura de Canindé tem cumprido rigorosamente o que lhe compete, resta agora esperar as ações dos governos, Estadual e Federal.

(Chico Carlôto Da / Assessoria de Comunicação)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Prefeito empossa nova Secretária de Ação Social

A nova Secretária de Ação Social, Maria Rosemary Cardoso Herculano foi empossada nesta terça-feira pelo Prefeito Cláudio Pessoa. A nova secretária e se diz anciosa para começar a trabalhar.
Conheça a nova Secretária de Ação Social de Canindé.

Mini-biografia – Secretária da Ação Social

[Maria Rosemary Cardoso Herculano] Pedagoga com Especializaçâo em Psicopedagogia Clinica e Institucional, pela Universidade Vale do Acaraú. Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Bolsista administrativa do Programa de Apoio Psicopedagógico – PAP que promove a inclusão social e acessibilidade dos estudantes da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Formação em Abordagem Centrada na Pessoa – ACP com Prof. Francisco Cavalcante Junior – PHD. Experiência em Plantão Psicológico e Psicoeducativo no Serviço de Psicologia Aplicada – SPA/UNIFOR. Foi assistente do Grupo de Pesquisa da Rede Lusófona de Estudos da Felicidade – RELUS do Mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Participou da Comissão Organizadora do I e II Encontro de Inclusão Social e Acessibilidade da UNIFOR. Psicopedagoga do Centro de Apoio do Aprendiz – CAPAZ (2002 -2006), espaço criado para atender a demanda das Pessoas com Necessidades Educacionais Especificas a fim de promover a sua inclusão na escola e na sociedade. Foi professora substituta da Universidade Vale do Acaraú, no curso de Especialização de Psicopedagogia Clinica e Institucional. Participou de seminários e congressos, apresentando trabalhos e como palestrante. Dedica-se há 28 anos às questões educacionais com passagem pela Prefeitura Municipal de Canindé e Pela Fundação Educar – Antigo MOBRAL, atuando como supervisora municipal, de área, estadual e assessora da coordenação de grupo de supervisores de área e estaduais. Há 08 anos adentrou a área da Inclusão Social desenvolvendo trabalhos que sustentem a saúde e bem-estar pessoal e coletivo e educação inclusiva atendendo pessoas com dificuldades e distúrbios de aprendizagem.

Brasileira, natural de Canindé-CE, 57 anos, casada.

Prefeitura de Canindé estimula Arborização

A prefeitura de Canindé através das Secretarias de Meio Ambiente, Secretaria da Agricultura, Paróquia e em parceria com o Colégio Menino Jesus, promoveu no último dia 05 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente ação ambiental na Praça de Assis.

Foram plantadas 200 árvores nativas das espécies: Ipê, Ingá, Anjico, Oitís, Pau Branco e Aroeira. O evento contou ainda com a participação de professores, alunos e a comunidade em geral. A Secretaria da Agricultura ainda dispõe de mais 100 mudas para uma próxima ação.

Conjuntamente as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, homenagearam a direção do Colégio Menino Jesus pela parceria nesta iniciativa.

(Chico Carlôto Da / Assessoria de Comunicação)

Agora vai? “Ficha Limpa” sai no Diário Oficial da União

O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (7) traz a publicação da Lei Complementar nº 135, que regulamenta a elegibilidade a cargos no País, o chamado projeto Ficha Limpa. A lei foi sancionada sem vetos na última sexta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça por meio de decisão tomada em colegiados – onde há mais de um juiz.

O Congresso Nacional concluiu no dia 19 de maio no Senado a aprovação do projeto, que torna inelegível candidato condenado em decisão colegiada por crimes contra a administração pública, o sistema financeiro, ilícitos eleitorais, de abuso de autoridade, prática de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, tortura, racismo, trabalho escravo ou formação de quadrilha.

De acordo com a lei, o candidato pode, no entanto, eventualmente apresentar recurso, com efeito suspensivo, contra uma decisão de segunda instância que o tenha condenado por algum crime que acarrete em inelegibilidade. Essa alternativa ocorreria apenas “em casos em que existam evidências insofismáveis de que os recursos possam vir a ser providos”.

O Ficha Limpa foi apresentado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral com mais de 1,6 milhão de assinaturas. O texto final do projeto aprovado pelo Senado gerou dúvidas se a lei só valerá para candidatos que forem condenados a partir de agora ou se inclui também quem já tem as condenações previstas na redação. Também há dúvidas se a lei sancionada na sexta-feira já valerá para as próximas eleições. As divergências devem ser resolvidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

(Fonte: Blog do Eliomar)

Operação tapa - buracos com asfalto melhora a situação

Diminui o Problema
13 (20%)
Melhora a Situação
25 (39%)
Piora a Situação
2 (3%)
Não resolve nada
23 (36%)

Enquete Realizada Pelo Blog Canindé Ágora.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Secretaria da Educação compra novas carteiras escolares

A Secretaria da Educação Infantil e Fundamental adquiriu 1.000 novas carteiras para as escolas da rede municipal de ensino da sede. As carteiras foram distribuídas nas Escolas Carlos Jereissati (Polo 03), Joaquim Magalhães (Polo 04 – São Mateus) e José Ivan Magalhães Monteiro (Polo 6.1 – Conjunto Habitacional).

Segundo o secretário da educação Linderval de Moura Sousa, as carteiras de todas as escolas da sede serão substituídas por carteiras novas, padronizadas na cor azul. O objetivo da substituição é garantir a segurança e o conforto dos alunos, conforme determinação do prefeito Cláudio Pessoa, pois muitas carteiras tinham mais de 10 anos de uso. Segundo ainda Linderval Moura, até o final de junho deste ano serão entregues mais 2.000 carteiras.

(Clara Maria Moura - Assessoria de Comunicação - Sec. Educ.)

Copa do Mundo 2010


A Copa do Mundo de Futebol está se aproximando e o Blog Canindé Agora fará o que milhões de brasileiros farão, vamos torcer para o Brasil ser campeão. Para isso criamos uma nova logomarca totalmente inspirada na nossa Seleção. Nesse período, estaremos noticiando também os principais fatos acontecidos no mundial da África do Sul.
O país inteiro estará guardando o melhor para o final. O grito de Campeão. Traz o Hexa Brasil!
Blog Canindé Agora
A nossa maior qualidade é torcer pelo Brasil!

Eleições 2010


Confronto PT X PSDB deve ocorrer só em sete Estados

O PSDB e PT protagonizam confrontos pela Presidência da República há 16 anos. Nos Estados, porém, a realidade é outra. As conveniências e alianças regionais pesam e fazem com que os partidos deixem de se enfrentar de forma direta. Em 2010, de acordo com levantamento feito pelo IG, deve ocorrer o menor número de disputas polarizadas desde 1998. A depender do final das negociações em Minas Gerais, a previsão é de que ocorram apenas seis confrontos diretos nos Estados. Haverá sete se o PT insistir na manutenção da candidatura de Fernando Pimentel ao governo mineiro, descumprindo a determinação da cúpula nacional petista de apoiar Helio Costa (PMDB).

Nas demais 26 unidades da federação, os confrontos diretos deverão se restringir a Acre, Distrito Federal, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantis. A eleição de 1998 é a que mais se aproxima da deste ano. Naquela oportunidade, PSDB e PT se enfrentaram em apenas sete estados. O confronto direto entre petistas e tucanos foi reduzido por conta da estratégia para a reeleição de Fernando Henrique Cardoso. O PSDB abriu mão de disputar governos estaduais para apoiar candidatos de partidos aliados como PFL (atual DEM). Em outros, FHC teve dois candidatos.

Este ano, o PT adota estratégia similar para eleger Dilma Rousseff (PT). Em Minas, a cúpula do partido força a aliança com o PMDB -aliado nacional que deverá indicar Michel Temer como vice-presidente. Em outros Estados, como o Pará, Dilma deverá ter palanque duplo. Em 2002, quando vigorou a verticalização das coligações (determinação da Justiça Eleitoral para que os partidos reproduzissem nos Estados as alianças nacionais), o número de confrontos diretos PT X PSDB ficou em nove. Quatro anos depois, com o fim da verticalização, houve 10 embates.

(Fonte:Portal IG e Blog do Eliomar)

Municípios terão que fazer cobrança

Os débitos referentes a multas e devoluções de recursos públicos terão que ser inscritos na dívida ativa da Prefeitura

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aplicou multas e débitos aos gestores públicos municipais cearenses, nos quatro primeiros meses deste ano, no valor de R$ 16.293.588,94. As multas e débitos devem ser recolhidas aos cofres do Município pelo gestor acusado das irregularidades.

O prefeito é obrigado a inscrever na dívida ativa do Município todas as multas e débitos aplicados pelo Tribunal de Contas. A não inscrição é objeto de análise nas Contas de Governo do prefeito. De conformidade com o levantamento, fornecido pelo TCM, de primeiro de janeiro a 30 de abril de 2010, foram aplicados débitos no valor de R$ 12.403.096,71 e o somatório das multas corresponde a R$ 3.890.492,23.

Em janeiro e abril o valor das multas superou ao de débitos. Janeiro foi o mês que gerou menor volume de débitos e multas. As multas chegaram a R$ 518.077,88 e os débitos aplicados atingiram R$ 381.563,04. Em abril o somatório das multas foi de R$ 1.058.652,98 e os débitos chegaram a R$ 810.693,40.

Fevereiro, no entanto, foi o mês em que os conselheiros do TCM aplicaram maior volume débitos e multas, chegando a 53,7% do total dos quatro primeiros meses deste ano. O somatório de débitos aplicados atingiu um montante de R$ 7.350.114,10 e as multas somaram R$ 1.399.943,09. Em março foram R$ 3.860.726,09 em débitos e R$ 913.818,28 em multas.

Improbidade

A cada sessão, nos julgamentos de Contas de Gestão, quando há irregularidades, são aplicadas multas ou débitos, havendo casos em que o gestor, além da imputação de débito e multa tem suas contas julgadas irregulares com nota de improbidade administrativa.

Na sessão do pleno, realizada na última quinta-feira, foi julgado recurso de reconsideração do ex-secretário de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Fortaleza, Renato Parente Filho. As contas de gestão da sua administração no exercício de 1999, foram julgadas irregulares com nota de improbidade administrativa, sendo a multa aplicada no valor de R$ 11.705,11.

Também foram julgadas, na mesma sessão, as contas de gestão do médico Francisco Wandemberg Rodrigues dos Santos, como superintendente do IJF, em 2005.
(Fonte: Diário do Nordeste)

Destaque - Assinada ordem de serviço para urbanização

O prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, o pároco e reitor do Santuário de São Francisco, frei João Amilton dos Santos, o engenheiro civil e sócio da Empresa EPB Projetos Construção e Serviços, Alexandre Lima, e o secretário de Infraestrutura, João Bosco Martins, assinaram ordem de serviço para a conclusão da urbanização da estátua de São Francisco. Localizada no Alto do Moinho, no Bairro da Palestina, a estátua é considerada a maior do mundo, medindo 30,25 metros. A estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro mede 30 metros e a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, tem 25 metros.

A obra irá custar aos cofres públicos R$ 2.285.000,00 e terá prazo de entrega de 120 dias. De acordo com Alexandre Lima, serão cortados 50 mil metros cúbicos de terra, utilizados 20 mil quilos de ferro, 10 mil metros de pedra portuguesa, pedra tosca e mosaico numa área de 40 mil metros quadrados.

Toda a mão-de-obra será aproveitada da cidade e apenas algumas atribuições especiais virão de fora. "Ainda esta semana iremos enviar para o canteiro de obras máquinas, tratores, engenheiros residentes e técnicos, porque nossa intenção é cumprir, dentro do prazo, o cronograma dos serviços", disse Alexandre Lima. A previsão é de que sejam gerados inicialmente 100 empregos diretos.

Estrutura

Ao explicar o projeto, o secretário de Infraestrutura de Canindé anunciou que serão construídos estacionamentos para 200 ônibus, 100 micro-ônibus e 322 automóveis, além de 60 lojas, postos de enfermagem e policial, campanário para realização de missas, restaurantes, anfiteatro, banheiros, vias de acesso, entre outros benefícios.

Dentro do novo projeto, os engenheiros tiveram a preocupação de preservar o verde. Assim, em todo entorno do monumento, haverá um bosque para uma melhor acomodação dos romeiros, visitantes e amantes da natureza. "Vamos colocar um engenheiro da Prefeitura para acompanhar todo o processo para que tudo seja concluído dentro do prazo previsto", salientou João Bosco Martins.

O frei João Amilton dos Santos, ao falar do mais novo empreendimento religioso, disse estar feliz com a conclusão da estátua, já que é um lugar muito importante para os romeiros. "Estamos confiantes nesse projeto, porque entendemos ser a grande redenção para estruturar toda a área da estátua, onde todos os sábados a Igreja Católica celebra uma missa há exatos três anos. Com todo esse acabamento, vamos conservar mais um patrimônio importante que vem fortalecer o turismo religioso de Canindé", disse o frade franciscano.

Por sua vez, o prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, também ressaltou a satisfação de poder concluir as obras no entorno da estátua, oferecendo mais conforto para os romeiros e visitantes do local.

"Quis o destino que eu, como prefeito de Canindé, possa dar um toque especial para um maior conforto aos visitantes. Vamos liberar o dinheiro de acordo com o andamento da obra. A Caixa Econômica Federal só libera após a vistoria das etapas dos trabalhos. Eu mesmo serei o primeiro a acompanhar os serviços. Quero tudo dentro dos melhores padrões para poder servir ao povo de Canindé e aos romeiros. Todos os acabamentos terão de ser à altura da estátua", avisou o prefeito.

Cláudio Pessoa falou também que a Igreja Católica, grande parceira do projeto, terá total aval para acompanhar de perto todo processo. "Essa obra terá 90% de seu valor em urbanização. A questão agora é começar a fazer do turismo religioso um forte aliado à nossa economia, porque a cidade vive disso. A urbanização e arborização de uma das peças mais bonitas do Ceará é um compromisso que nós temos com a igreja e com São Francisco. Hoje é uma data histórica para o Município. Vamos trabalhar para construirmos um novo Canindé".

Histórico

Participaram da assinatura da ordem de serviço vereadores, secretários, estudantes, professores, funcionários públicos e integrantes de movimentos sociais. A estátua de São Francisco teve investimento de R$ 2,2 milhões. Inaugurado oficialmente em outubro de 2005, o monumento foi construído com 18 toneladas de ferro e 3.500 sacos de cimento. Possui uma escada que leva a um mirante com capacidade de 15 pessoas.

Altura

30,2 Metros é a altura da estátua de São Francisco, em Canindé. A estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro mede 30 metros e a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro, tem 25 metros.


(Fonte: Diário do Nordeste - Foto: Antônio Carlos Alves)