sábado, 26 de setembro de 2009

Missa do Vaqueiro completa 39 anos

Aconteceu, hoje, às 10h, na Estátua de São Francisco, neste Município, a realização da 39ª Missa dos Vaqueiros, como parte da programação da romaria em homenagem a São Francisco. A festa foi iniciada no último dia 24 e terminará no próximo 4 de outubro. A celebração começou a integrar o calendário da festa em 1970, por intermédio do já falecido poeta popular Raimundo Marreiro, do executivo Juarez Coutinho e da vaqueira, hoje Mestre da Cultura do Estado do Ceará, Dina Maria Martins, responsável por manter viva essa tradição entre cavaleiros de fé.
De acordo com Dina Martins, a primeira missa foi celebrada em 1º de outubro de 1970, pelo então vigário da Paróquia de São Francisco, frei Lucas Dolle. Em 1976, devido ao grande sucesso da festa, a cavalgada da fé contou com a presença do inesquecível "Rei do Baião", o compositor e cantor Luiz Gonzaga.
Este ano, a festa em homenagem ao maior símbolo vivo do sertão nordestino sai do Parque de Exposição Francisco de Assis Bessa Xavier, às 8h, percorre a Avenida São Francisco, a Rua Joaquim Magalhães, Praça da Basílica, Aristides Rabelo, Rua José Veloso Jucá, Travessa J. Pinto e a Estátua de São Francisco. O percurso total será de cinco quilômetros, todo coordenado pela Associação dos Vaqueiros de Canindé.

Participantes

A 39ª edição da Missa dos Vaqueiros terá a participação do pároco, frei João Amilton dos Santos, e dos freis Jurandir e Jean de Sousa. "Estamos realizando mais uma edição da maior romaria a cavalo do Nordeste. Este ano, esperamos contar com a participação de 1.500 vaqueiros de vários municípios do Ceará. A missa é uma forma de agradecimento a São Francisco por tudo de bom que ele nos proporciona durante o ano, principalmente na proteção divina quando estamos na luta diária entre cavalo e gado´´, diz Dina Martins, integrante da Associação dos Vaqueiros de Canindé.
Ela lembra com orgulho que Canindé é o único Município do Ceará que tem uma data especial para o Dia do Vaqueiro. E isso fortalece a tradição do evento realizado todos os anos. "Nossa categoria comemora a data no dia 22 de agosto, Dia do Folclore, conforme a lei municipal 2.051, de 29 de abril de 2008´´, afirma Dina.
Para garantir a segurança dos participantes, os organizadores contam com apoio da Paróquia de São Francisco das Chagas, da Polícia Militar, Guarda Municipal e da Rede Paz e Bem, conjunto de emissoras que participa da divulgação das informações sobre a festa.
(Fonte: Diário do Nordeste On Line - Foto Antônio Carlos Alves)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009


A defesa da democracia em Honduras?

A América Latina sempre foi uma região de profundas convulsões sociais. Historicamente essa região foi marcada por disputas pela perpetuação no poder. Os países de língua hispânica presenciaram a figura dos caudilhos, que eram líderes político-militares que comandavam seus países através do carisma e principalmente pela força e opressão para com seus opositores.

No Brasil, a luta pelo poder em âmbito nacional sempre foi uma disputa que foi alvo das elites, Igreja e militares. Um fenômeno que se deu inicialmente com Vargas estendendo-se até o governo do João Goulart foi o conhecido populismo. Esses politicos utilizavam o discurso de “protegerem” as massas populares e se mantinha no poder através de um misto de autoritarismo e dominação carismática.

Atualmente, estamos vivendo um desdobramento dessa politica populista que podemos denominar de um “neo-populismo”. Esse novo fenômeno tem como caracteristicas incorporar os atributos de líderes carismáticos, que levantam a bandeira da democracia(mas tem seu tronco carregado de uma politica despótica), uso dos meios de imprensa para publicizar seus planos enganosos e uma politica de ajudas em migalhas como bolsa familia, vale gás, bolsa sei lá o que.... Priorizam pequenas doações que serão úteis nas urnas em vez de implantar uma política de emprego durável em que o próprio trabalhar possa receber seu salário em vez de uma ajudazinha do final do mês.

Nesse contexto os atores que mais se destacam são o nosso querido presidente, amigo do Sarney, Lula, Hugo Chaves da Venezuela e suas marionetes: Ortega, do Nicarágua e Morales da Bolívia. Recentemente um outro ator pretende participar desse circo: o ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya. Esse político recebeu apoio desses líderes populistas, pois tem a mesma ideologia desse grupo: a perpetuação do poder e a hipertorfia do poder executivo em relação aos demais poderes( Aii se Montesquieu estivesse vivo......)

Zelaya junto com seus amigos argumentam que o presidente deposto tem direito legal sobre o poder nacional em Honduras. Esse político denuncia um “golpe” contra a democracia e recebeu ajuda de outras nações, como o Brasil, que abrigou Zelaya em sua Embaixada.

É verdade que Zelaya foi eleito democraticamente, todavia o soberano do povo tem deveres a cumprir e está passivel de punição, para isso serve os outros poderes. Zelaya, que foi marcado por um governo corrupto, conseguiu criar desavenças contra o Legislativo, o Judiciário e as Forças Armadas. Zelaya foi preso legalmente por ordem do Congresso Nacional e da Suprema Corte. Segundo o poder Judiciário, tal político é acusado de 18 delitos, incluindo crimes de traição e descumpimento de 80 leis aprovadas legalmente pelo Congresso.

A “liga da justiça”, encabeçada por Lula, o amigo do Sarney, e por Chaves reclama perante a comunidade internacional o direito ao governo democrático de Zelaya. Resta dizer ao governo brasileiro que se ele se posiciona perante o direito da democracia deve ser contra o governo ditador de Chaves e de outro amigo de Lula, o ditador Fidel Castro, que ainda dá as cartas em Cuba.

A situação em honduras hoje é tensa. O governo brasileiro apoia um criminoso e ainda se acha no direito de reivindicar direitos a este. Infelizmente o Brasil esta carregando no bojo de sua história uma amizade com criminosos. Em tempos passados o presidente Jânio condecorou o guerrilheiro assassino Che Guevera. Lula recebe e da abrigo ao assassino condenado pela justiça italiana Cesare Battisti e agora abre as portas de nossa embaixada para o condenado Zelaya. Acorda Brasil.

Novidade no Blog Canindé Agora

O Blog Canindé Agora inova o seu conteúdo e traz pra você a partir de hoje o canal "Artigo", assinado por Secundino Neto, canindeense, compositor e estudante de História da Universidade Estadual do Ceará - UECE. O "Artigo" irá tratar de temas políticos no âmbito internacional.
Para quem gosta de ler um conteúdo de qualidade o canal certo é o "Artigo", toda semana aqui no Blog Canindé Agora.

Fique por dentro da Programação da Festa de São Francisco


HORÁRIOS DAS MISSAS:
- Basílica / Praça da Gruta: 5h, 7h, 9h, 11h e 16h
- Igreja do Monte: 6h
- Igreja das Dores: 8h, 10h e dos dias 01 a 03/Outubro, às 15h

OBS: Dia 04/10 acontecerão MISSAS FESTIVAS a partir das 4h.

CONFISSÕES: Dos dias 24/09 a 04/10, das 5h às 11h e das 14h às 17h30min, no Complexo São Damião, ao lado da Basílica.

BATIZADOS: Todos os dias, às 10h e às 15h, no Complexo São Damião. Os batizados só serão realizados com a apresentação do documento de autorização do seu respectivo pároco.

VIA-SACRA: Dos dias 25/09 a 03/10, às 5h, na Av. Francisco Cordeiro Campos, encerrando com a Celebração Eucarística, na Igreja do Cristo Rei (Monte).

MISSAS DEDICADAS:
25/09 - COMERCIANTES, às 16h, Praça da Gruta
26/09 - VAQUEIROS, às 9h, Estátua de São Francisco
27/09 - PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, às 16h, Praça da Gruta
28/09 - CAMPONESES, STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e MST (Movimento dos Sem Terra), às 16h, na Praça da Gruta
29/09 - COMUNICADORES, às 16h , Praça da Gruta
30/09 - TAXISTAS, MOTO-TAXISTAS e MOTORISTAS, às 16h, Praça da Gruta
01/10 - PROFISSIONAIS da SAÚDE e PASTORAL da SAÚDE, às 16h, na Praça da Gruta
02/10 - ARTISTAS, às 16h, Praça da Gruta
03/10 - ROMEIROS, às 16h, na Praça da Gruta

Ferreira Aragão gravará o Comando 22 em Canindé


O apresentador da TV Diário Ferreira Aragão gravará o seu programa em Canindé neste sábado 26/09. Ferreira fará várias entrevistas e teráum contato direto com os seus telespectadores e os romeiros de São Francisco que estarão na cidade. Devoto do padroeiro de Canindé, polêmico e querido por todos, Ferreira Aragão já teve que usar o microfone da Basílica para falar com seus fãs. O local escolhido para a gravação do Comando 22 da TV Diário foi a praça da Basílica.

CNBB entrega projeto “Ficha Limpa” na terça-feira

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai entregar, na próxima terça-feira, à Câmara dos Deputados a proposta que institui a “ficha limpa” para as eleições.O projeto de lei, de iniciativa popular, recebeu 1,3 milhão de assinaturas, coletadas pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O texto torna inelegível candidato condenado em primeira instância ou denunciado por crimes como improbidade administrativa, uso de mão-de-obra escrava e estupro.

NO CEARÁ, quem articulou a coleta de assinaturas foi o secretário estadual da Comissão Brasileria Justiça e Paz (CBJP), da CNBB, ex-reitor da Uece, Cláuidio Régis Quixadá.

(Fonte: Blog do Eliomar)

Tijolo do Mourão: o ar provincial de Fortaleza

Matéria retirada do Blog Gente de Mídia do radialista Nonato Albuquerque


Nonato, Fortaleza ainda tem um jeito provincial. Os malucos passeiam pelas ruas, que beleza! Um deles, colhi a foto ainda há pouco. Ele me explica: o nome dele é Manuel. Mas, pode ser chamado de Sérgio. Diz que mora no 'Tranquedo'. (Conjunto Tancredo Neves) Vive com a mãe. Confessa que tem 60 anos e a mãe dele também tem 60 anos.
Ele percorre distâncias enormes todos os dias. Com São Francisco num braço e um ramo de pinhão roxo no outro. Ele próprio lembra a figura do santo.
- Você vai a Canindé esse ano? Começam as festas, de 24.09 a 04.04. Ele confirma que sim, mas só depois que for ao Sílvio Santos, em São Paulo. Não revela, porém, o que iria fazer no Sílvio Santos…
Rí. Pergunta para que a foto? Vira as costas e vai embora…

´A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal.´(Raul Seixas)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Roupa Nova em Canindé. Bom demais!


Um espetáculo que reuniu cerca de 50 mil pessoas na noite desse dia 24/09 na Praça dos Romeiros em Canindé. Roupa Nova deixou sua marca com novas canções e com interpretações de tirar o fôlego.

Elba Ramalho substituirá Zé Ramalho no encerramento da Festa


A cantora paraibana Elba Ramalho fará o show de encerramento da Festa de São Francisco deste ano. Após várias especulações de que Zé Ramalho não viria fazer esse show, Frei Jean acabou de vez com a dúvida: "dia 3 de outubro é aniversário do Zé Ramalho e ele fará show no Rio de Janeiro, infelismente ele não virá para Canindé no dia 4", Frei Jean então anunciou a cantora Elba. Essa informação pegou todos de surpresa, pois até funcionários do Estado que estão trabalhando nos shows não sabiam, inclusive o nosso Blog noticiou que Zé Ramalho viria sim para Canindé, sendo que esta informação está sendo corrigida agora.
Show com a cantora Elba Ramalho, dia 04 de outubro na Praça dos Romeiros a partir das 20:00h.

Romaria de Canindé começa hoje


Com uma expectativa de público de dois milhões de devotos, começou na madrugada de hoje a Romaria de São Francisco das Chagas. Localizada a 126 quilômetros da Capital, a cidade recebe anualmente romeiros de diferentes partes do País e até do exterior para prestigiar a Festa do Padroeiro. A novidade deste ano está na programação sociocultural, com o show de abertura com a banda Roupa Nova, hoje, a partir das 20 horas. Sob a coordenação de frei João Amilton dos Santos, a festa tem duração de dez dias, com intensa programação religiosa e cultural. A multidão de fiéis, que cresce a cada ano, reflete a demonstração de fé e devoção ao padroeiro desta cidade. O município abriga o maior santuário franciscano das Américas.
Este ano, a Igreja Católica colocou como tema dos festejos "São Francisco há 800 anos promovendo a paz", numa forma de possibilitar entre os participantes das festividades uma reflexão sobre alto índice de violência contra o ser humano e demais vidas e de que forma o problema pode ser solucionado.
A festa sempre começa com o tradicional levantamento das bandeiras do Brasil, Canindé, São Francisco, Santa Clara e demais bairros da cidade. As comunidades da zona rural e de bairros de Canindé saíram em caminhada de seus locais de origem em direção ao Santuário de São Francisco. A abertura da romaria é presidida por frei João Amilton dos Santos e concelebrada pelos demais sacerdotes convidados para o evento. O grupo responsável pelo acolhimento das comunidades que chegam em caminhada é a Pastoral Missionária. A cidade já registra uma intensa movimentação. Os vendedores ambulantes que se instalaram na Praça Thomaz Barbosa demonstram otimismo quanto às vendas.
Os preparativos para a romaria já vem predominando no cotidiano da cidade há mais de um mês, sobretudo nas áreas religiosas. O Governo do Estado e a Prefeitura de Canindé estão presentes na festividades, com apoios diversos. Infra-estrutura dos dois poderes foi colocada à disposição da paróquia local.
A Festa de São Francisco das Chagas mistura-se às histórias de homens e mulheres que buscavam viver sua fé como terceiros franciscanos, pessoas que acompanhavam os frades em suas missões. Aponta para 251 anos a devoção ao santo nesta região do Ceará.
Os relatos históricos dizem que a partir do ano de 1758, os frades franciscanos da Província de Santo Antônio do Brasil, Manoel de Santa Maria, Bartolomeu dos Remédios, José Santana Firmo, junto com os terceiros franciscanos, propagaram na zona sertaneja de Canindé o culto a São Francisco das Chagas.
Na visão do ministro provincial, frei Marconi Lins, Canindé é a "Assis Brasileira", em referência à terra natal do santo. "Canindé não pode existir sem santuário e nem o santuário existe sem o povo dar o seu significado verdadeiro: lugar de encontro com Deus, de valorização da vida como dom sagrado, de fortalecimento da fé e, conseqüentemente, de compromisso com os valores do Evangelho tal qual viveu São Francisco no século XIII´´, explica frei Marconi Lins.
Frei João Amilton dos Santos lembra da grande perspectiva da celebração dos 800 anos da fundação da Ordem dos Frades Menores que será este ano. "Nessa grande celebração queremos reviver e direcionar o nosso carisma diante do Evangelho segundo a forma observada e proposta por São Francisco, ou seja, ousando viver o Evangelho", destaca o religioso.
A programação da Festa de São Francisco de Canindé tem horários permanentes mantidos em cada dia dos festejos. A abertura oficial começa hoje, mas a partir da primeira novena, a se realizar amanhã, a Igreja Católica considera os dez dias de festa. Nesta quinta-feira, às 18 horas, acontece a procissão com o painel de São Francisco saindo da Basílica. O roteiro da caminhada inclui as ruas Aristides Rabelo, José Veloso, Joaquim Custodio, Romeu Martins, João Pinto Damasceno e Basílica. De 25 de setembro a 3 de outubro, sempre às 17h30, acontece a procissão com o painel de São Francisco, saindo da Basílica e passando pelas ruas Gervásio Martins, Avenida Francisco Campos e retorno à Praça dos Romeiros. No dia 4 de outubro acontece a missa de encerramento, às 17 horas, na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes transmitida pela Rede Vida, seguida de procissão com a imagem de São Francisquinho pelas principais ruas da cidade. Logo em seguida acontecerá na Praça dos Romeiros, às 20h, show com o cantor Zé Ramalho.
Todos os dias acontecem missas na Basílica, Praça da Gruta, Igrejas do Monte e das Dores, em diferentes horários para atender às demandas.

Mais informações
Santuário de São Francisco das Chagas, Praça da Basílica
(85) 3343.0774/ 0017
(Fonte: Diário do Nordeste On Line)

Zé Ramalho virá sim fazer show em Canindé

Para acabar de vez com as especulações, Ramom Braga, Secretário Executivo de Cultura para os Sertões de Canindé, afirma que a apresentação do cantor Zé Ramalho acontecerá sim na cidade no dia 4 de outubro as 20:00h. Ao ser questionado sobre o show não estar na Agenda do cantor, Ramom diz que Zé Ramalho fará uma apresentação de 1 hora o que não é considerado pela produção como show mas sim como participação especial. Os shows, Roupa Nova e Zé Ramalho estão sendo oferecidos pelo Governo do Estado do Ceará.
Show com Zé Ramalho, Dia 4 de outubro na Praça dos Romeiros as 20:00h.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Congresso cria mais 7,7 mil vagas de vereadores

A Câmara aprovou, em segundo turno, por 380 votos a 29, com duas abstenções, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria cerca de 7,7 mil vagas de vereadores no país.
A expectativa é que a partir da promulgação da PEC, que deve ocorrer ainda esta semana, suplentes de vereadores ingressem com pedidos para assumir o cargo junto às Câmaras municipais e à Justiça.
Apesar da vitória – comemorada por dezenas de suplentes que estavam na galeria da Câmara – é pequena a chance deles ganharem mandatos.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ayres Britto, adiantaram que os novos vereadores não devem assumir antes de novas eleições.
Além do aumento do número de cadeiras, que passa das cerca de 51,7 mil para algo em torno de 59,7 mil, a PEC também fixa um teto de gastos para as Câmaras municipais.
Os percentuais constitucionais de repasse das prefeituras às Câmaras, que hoje variam de 5% a 8%, passam a variar de 3,5% a 7%, dependendo da arrecadação do município. Quanto maior, menor o percentual a ser gasto.
Segundo o deputado Faria de Sá (PTB-SP), relator da proposta, a economia com os novo tetos vai ser de R$ 1,4 bilhão.

(Blog do Noblalt)

Fim de sequestro em Macaóca

A esposa de um comerciante, que havia sido sequestrada na noite da última segunda-feira (21), foi resgatada.
A vítima havia sido levada no distrito de Macaóca, a 15 km de Madalena, e foi encontrada nessa localidade, amarrada, na noite desta terça-feira (22), próximo a um matagal.
De acordo com informações da polícia, os responsáveis pelo crime seriam os mesmos que já realizaram ações semelhantes em Banabuiú. O valor pago no resgate não foi informado.
(Fonte: Portal Verdes Mares)

Vem aí a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma de Jornalista


Será lançada nesta quarta-feira (23) a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma de Jornalista. O lançamento será realizado às 8h30min, no Restaurante Senac, no 10º andar do anexo 4 da Câmara. Após a instalação, haverá a votação do estatuto e a eleição da mesa diretora do grupo.
No dia 17 de junho, o Supremo Tribunal Federal derrubou a exigência de diploma e registro no Ministério do Trabalho para o exercício do jornalismo.
A criação da frente foi proposta pela deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM), que dirigiu, em Manaus (AM), a TV Rio Negro e o jornal O Estado do Amazonas. A parlamentar acredita que a formação universitária é indispensável aos profissionais da área.


(Com Agência Câmara)

Canindeense Antônio Rocha Magalhães e Vice-governador buscam na Europa apoio para evento sobre clima

Está na Europa o vice-governador do Estado do Ceará, professor Francisco Pinheiro. Acompanhado do secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira, e do coordenador da II Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID + 18), Antônio Rocha Magalhães, ele cumpre agenda de reuniões com autoridades e cientistas na França, Bélgica, Alemanha e Reino Unido, buscando parcerias para a realização do evento.
Eles permanecerão na Europa até o dia 3 de outubro. Assim como a primeira, a II ICID será realizada em Fortaleza em agosto de 2010, com a presença de mais de dois mil cientistas de 50 países, os quais debaterão sobre a crescente ameaça de desertificação do Nordeste, o Ceará no meio.”

(Blog do Egídio Serpa)

domingo, 20 de setembro de 2009

PECs dos Vereadores e do foro privilegiado são prioridade da Câmara na semana

A primeira votação a ser feita pelos deputados é das emendas do Senado à medida provisória 462 que trata do repasse de R$ 1 bilhão ao FPM
As prioridades de votações da Câmara dos Deputados nesta semana são as medidas provisórias que estão trancando a pauta e as propostas de Emenda à Constituição (PECs) dos Vereadores e a que acaba com o foro privilegiado no julgamento de autoridades. Também tranca a pauta de votações o projeto de lei que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e que cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na agricultura familiar e na reforma agrária.
A primeira votação a ser feita pelos deputados é das emendas do Senado à medida provisória 462 que trata do repasse de R$ 1 bilhão ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para compensar as perdas que tiveram no repasse do FPM decorrentes da crise econômica iniciada em setembro de 2008.
Os deputados devem votar a medida provisória 466, que dispõe sobre os serviços de energia elétrica nos Sistemas Isolados, nos estados da Região Norte. Em seguida, será votada a MP 467 que autoriza, em caráter excepcional, a prorrogação de contratos por tempo determinado. Estas duas Mps também estão trancando a pauta e tem prioridade nas votações, impedindo assim a apreciação de quaisquer outras matérias em sessões ordinárias de serem votadas.
Após votar as MPs, os deputados iniciam a discussão e votação do projeto sobre a política de assistência técnica para a agricultura familiar e reforma agrária. Esse projeto é considerado pelas lideranças partidárias, pelo tema, como um dos mais polêmicos a serem votados pela Câmara nos próximos dias. Na avaliação das lideranças haverá disputa entre os defensores da reforma agrária e a chamada bancada ruralista da Câmara.
Nas sessões extraordinárias, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), pretende votar em segundo turno a PEC dos Vereadores e também o fim do foro privilegiado nos julgamentos de autoridades. O foro privilegiado é uma prerrogativa a que tem direito o presidente da República, o vice-presidente, ministros, deputados, senadores e ministros de tribunais superiores nos julgamentos de crimes comuns ou de responsabilidade.

(Fonte: Agência Brasil)