sábado, 10 de setembro de 2011

Morre subtenente Parente, ferido em assalto em Maracanaú

O subtenente da Polícia Militar e Comandante da Força Tática de Apoio (FTA), em Canindé,  que reagiu a uma tentativa de assalto em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, na última quainta-feira (8), não resisitiu aos ferimentos e morreu na tarde deste sábado (10), no Instituto Doutor José Frota (IJF). O Subtenente Parente estava de folga quando impediu a ação criminosa em um bar, na localidade de Jaçanaú. Ele deixou um bandido morto e o outro ferido.

Segundo a polícia, dois homens chegaram no estabelecimento e anunciaram o assalto. Quando os acusados estavam colocando as vítimas dentro do bar, o policial reagiu e baleou os dois assaltantes. Um morreu na hora. O outro ficou ferido no braço, mas, mesmo assim, conseguiu revidar e atingiu o PM com três disparos.

O subtenente Parente foi socorrido por uma viatura do GATE e encaminhado para o IJF, onde passou por uma cirurgia.

(Fonte: Jangadeiro OnLine/Foto: Diário do Nordeste)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Canindé beneficiado: Sejus lança edital com 800 vagas para agente penitenciário

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) publicou no Diário Oficial do Estado do dia 06 de setembro de 2011 o edital referente à realização de concurso público para o cargo de agente penitenciário. Ao todo 800 vagas serão oferecidas a candidatos de nível médio completo ou curso profissionalizante de ensino médio (em instituições reconhecidas pelo MEC) e que oferece vencimento básico inicial de R$ 1.274,75 acrescido da Gratificação de Atividades Especiais e de Risco (Gaer) e adicional noturno, podendo chegar a R$ 1.933,30.
A Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE/CEV), por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (CEV/UECE), é a responsável pela realização do concurso. O edital está disponível no site: www.uece.br/cev.
A primeira fase do concurso será com a realização da prova escrita com questões objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, para mensurar os conhecimentos gerais e específicos dos candidatos.  Já na segunda fase, avaliação consta de cinco etapas: Inspeção de Saúde, Curso de Formação Profissional (CFP),  Avaliação de Capacidade Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social e Funcional.
Os agentes asseguram um papel fundamental dentro do Sistema Penitenciário do Ceará. A eles cabe a segurança das unidades prisionais por meio da vigilância e custódia dos internos durante a execução da pena de prisão, contribuindo para a salvaguarda da sociedade e nas políticas de reintegração social do apenado. Os agentes penitenciários são regidos pelo regime jurídico estatutário, instituído pelo Lei Estadual 9.826, de 14 de maio de 1974.

Regionalização - Das 800 vagas, sendo 640 para candidatos do sexo masculino e 160 para candidatas do sexo feminino, distribuídas pelas oito macrorregiões do Estado do Ceará, conforme a tabela abaixo:

MACRORREGIÕES MUNICÍPIOS
VAGAS
FEMININO
MASCULINO
TOTAL
1. REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Aquiraz; Caucaia; Fortaleza; Horizonte; Maracanaú; Maranguape; Itaitinga; Pacajus; Pacatuba; São Gonçalo do Amarante; São Luiz do Curu.
91
364
455
2. LITORAL OESTE Acaraú; Amontada; Apuiares; Bela Cruz; Camocim; Chaval; Granja; Itapajé; Itapipoca; Itarema; Marco; Martinópole; Morrinhos; Paracuru; Paraipaba; Pentecoste; Trairi; Umirim; Uruburetama.
4
16
20
3. SOBRAL/IBIAPABA Alcântara; Cariré; Carnaubal; Coreaú; Croatá; Forquilha; Frecheirinha; Groairas; Guaraciaba do Norte; Hidrolândia; Ibiapina; Ipu; Irauçuba; Massape; Meruoca; Moraujo; Mucambo; Reriutaba; Santana do Acaraú; São Benedito; Sobral; Tianguá; Ubajara; Viçosa do Ceará.
16
64
80
4. SERTÃO DOS INHAMUNS Crateús; Independência; Ipueiras; Monsenhor Tabosa; Nova Russas; Novo Oriente; Parambu; Poranga; Tamboril; Tauá.
5
20
25
5. SERTÃO CENTRAL Boa Viagem; Canindé; Caridade; General Sampaio; Itatira; Mombaça; Paramoti; Pedra Branca; Piquet Carneiro; Quixadá; Queixeramobim; Santa Quitéria; Senador Pompeu; Solonópole.
8
32
40
6. BATURITÉ Aracoiaba; Aratuba; Baturité; Capistrano; Itapiuna; Mulungu; Ocara; Pacoti; Palmácia; Redenção.
5
20
25
7. LITORAL LESTE/JAGUARIBE Alto Santo; Aracati; Beberibe; Cascavel; Fortim; Icapui; Iracema; Itaiçaba; Jaguaretama; Jaguaribara; Jaguaribe; Jaguaruana; Limoeiro do Norte; Morada Nova; Pereiro; Pindoretama; Russas; São João Do Jaguaribe; Tabuleiro do Norte
7
28
35
8. CARIRI/CENTRO SUL Acopiara; Antonina do Norte; Araripe; Assaré; Aurora; Barbalha; Barro; Brejo Santo; Campos Sales; Caririaçu; Cariús; Cedro; Crato; Farias Brito; Granjeiro; Icó; Iguatu; Ipaumerim; Jardim; Juazeiro do Norte; Jucás; Lavras da Mangabeira; Mauriti; Milagres; Missão Velha; Nova Olinda; Orós; Penaforte; Porteiras; Potengi; Saboeiro; Umari; Várzea Alegre; Santana do Cariri.
24
96
120

TOTAL 160 640 800

(Fonte: Secretaria de Justiça)

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Adolescente de 16 anos é encontrado morto no açude de Madalena

O jovem estava desaparecido desde a noite do último sábado (3).
 
O corpo de Francisco Bruno Alves Teixeira, 16, foi encontrado por moradores residentes próximo às margens do açude Umari, no município de Madalena, região do Sertão Central cearense. Bruno estava desaparecido desde a noite do último sábado (3), quando foi visto pela última vez numa festa que estava acontecendo na localidade de Salgadinho.
A Polícia Militar de Madalena acionou a Perícia para fazer a remoção do corpo, e assim, encaminhá-lo até o Instituto Médico Legal (IML) de Canindé.

(Fonte: Ceará Agora com informações da PM)
 

Laboratório de Arte do IFCE de Canindé abre 15 vagas

O Laboratório de Arte é um protejo de extensão vinculado ao IFCE, Campus Canindé, que tem como objetivo promover o intercâmbio de alunos formados pelo Curso de Artes Plásticas e de alunos de outros cursos, através de oficinas, diálogos e visitas a espaços de arte e ateliês.

O LAr oferece 15 vagas para alunos de todos os cursos, que tenham disponibilidade durante a manhã. 
Veja a programação no site: caninde.ifce.edu.br/lar

As inscrições vão até de 12 de setembro e poderão ser feitas na recepção do Campus, com a Bruna ou pela internet no site do Lar.

 
Mais informações:
caninde.ifce.edu.be/lar
larifce@gmail.com
Twitter: @LAr_IFCE
Facebook: http://www.facebook.com/larifce

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Viva a independência do Brasil!

Ouvidoria do município divulga relatório semestral

A Secretaria da Ouvidoria Geral do Município de Canindé divulgou o relatório de atendimentos e registros nos seis primeiros meses de efetivo funcionamento.

Os manifestos registrados no Cadastro de Atendimento da Ouvidoria seguem eixos pautados no cumprimento da Lei 2.099, de 24 de junho de 2009, que criou a Secretaria, cuja função primordial é a mediação entre o cidadão e o poder executivo Municipal.

Desde sua implantação, a Ouvidoria, que tem à frente o secretário Marcos Coelho e sua equipe, já recebeu 119 demandas.

O relatório pode ser lido, na íntegra, no link “Download” do site da Prefeitura de Canindé.

Assessoria de Comunicação

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Participe da enquete

 

O que você gostaria de ler no Blog Canindé Agora?

Esporte, Polícia ou Fofocas?


Participe!

Mães de Canindé também podem doar leite materno

As mães de cidades do Interior como Baturité, Canindé, Cascavel, Sobral, Crateús, Itapipoca e Barbalha também podem doar leite materno. Basta entrar em contato com o hospital responsável pelas coletas nessas cidades e fazer a doação. Assim, os bebês que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva tanto no interior quanto na capital, poderão se recuperar mais rapidamente, diminuindo pela metade o tempo de internação.

O Hospital Geral Dr. César Cals, Unidade da Secretaria da Saúde do Estado, possui o banco de leite referência em todo estado. Além de ser responsável pela pasteurização do próprio leite, o  HGCC também cuida do leite de maternidades de Fortaleza e de algumas maternidades do interior do estado. Atualmente, são seis bancos de leite em todo Ceará: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Geral Dr. César Cals, Hospital Infantil Albert Sabin, Maternidade Escola Assis Chateaubriand e ainda nas cidades de Barbalha, Quixadá e Maracanaú.

De acordo com Maria de Lourdes Moura, farmacêutica bioquímica do banco de leite do HGCC, semanalmente chega leite humano do interior. Esse leite passa por todo um processo que verifica o odor, impurezas, a qualidade do leite, o teor de gordura, a acidez, terminado na pasteurização. Ela ressalta ainda a importância de identificar com a data de pasteurização cada frasco. Após esse processo, o leite pasteurizado pode ser consumido até seis meses, desde que seja armazenado adequadamente. Ao final dessa etapa, o leite é enviado de volta à cidade de origem para os bebês da UTI.

Mas para que tudo isso aconteça, é preciso que  o leite seja bem cuidado e armazenado. A embalagem correta para guardar o leite tanto em casa, como nos próprios bancos de leite é o vidro de maionese ou café solúvel, com tampa plástica, sem o protetor interno, e nunca encher totalmente o frasco. Enquanto estiver na casa da doadora, o leite deve permanecer no congelador. “Jamais deve-se armazenar em qualquer embalagem, como garrafas plásticas de suco, vidros de azeitona, entre outros”, ressalta Maria de Lourdes.
Para mais informações, esclarecimentos e tirar as principais dúvidas, o banco de  leite humano do HGCC conta com uma linha direta e gratuita, pela qual as enfermeiras , técnicas e auxiliares de enfermagem prestam atendimento, além de transmitirem dicas e recomendações sobre aleitamento materno. É só ligar para o número 0800 286 5678. Qualquer pessoa pode ligar e o funcionamento do banco vai de 7 horas da manhã às 19 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados.
Benefícios do leite materno  - O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, vômitos, diarreia, pneumonias, bronquiolites e meningites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.

Até seis meses de idade, os bebês não precisam de quaisquer outros alimentos que não seja o leite humano, nem mesmo água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

(Fonte: Assessoria do Hospital Geral César Cals)

Organizador da Moto Romaria de Fortaleza à Canindé garante mega estrutura para a edição deste ano

Edson Peixoto Maia, em conversa com o Blog Canindé Agora, nesta terça-feira, afirmou que a 25ª Moto Romaria será a maior de todas.
Este ano cerca de 60 mil motos e quase 120 mil pessoas vão participar do evento, que acontece dia 18 de setembro.
De acordo com Maia, 6 ambulâncias, 3 carros de apoio, um onibus, 8 batedores da Polícia Rodoviária Federal e um helicoptero vão dar suporte ao evento.


Mais Informações:

Associação dos Motociclistas do Ceará
(85) 32742442
Edson Maia - Presidente da Associação
(85) 99812675

Secretário de Saúde de Independência sai ileso, depois de sofrer acidente em Canindé

O Acidente aconteceu no trecho da BR-020, por trás da AABB Clube, e foi provocado por animais, que estavam na pista.
Desta vez, a vítima foi Helício Gonçalves da Silva, Secretário de Saúde do município de Indenpendência, que seguia de Fortaleza para sua cidade, em um veículo CrossFox, quando foi surpreendido, segundo ele, por três animais que corriam na pista. O Secretário perdeu o controle do veículo, que capotou várias vezes até colidir com uma árvore.
O carro ficou completamente destruído, mas Helício, que estava sozinho, saiu ileso.

Projeto de lei quer incluir chips em armas

Projeto de lei que torna obrigatória a colocação de circuitos eletrônicos integrados (chips) nas armas de fogo fabricadas no Brasil, tramita na Câmara dos Deputados.
O Projeto de Lei 997/11, proposto pelo deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), prevê que os chips conterão informações sobre a arma, como número de série, e sobre o comprador. Dessa forma, poderá ser rastreada no futuro.
Duarte Nogueira afirma que a lei é essencial para a segurança da sociedade brasileira, principalmente depois da tragédia ocorrida no bairro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro, quando Wellington Menezes de Oliveira entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira e matou 12 crianças e deixou vários feridos, em abril deste ano.
Se o projeto for aprovado, as indústrias terão um ano de prazo para adotar essa tecnologia.

(Fonte: C News)

Resultado da enquete

Você gostaria que o Blog Canindé Agora voltasse a ativa?

Sim: 25 votos (92%)

Não: 2 votos (7 %)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Grupo de governadores defende nova fonte para financiar saúde

Governadores lançam nesta semana uma nota em que pedem "maior aporte de recursos" para a saúde e apoiam o pleito da presidente Dilma Rousseff para que o Congresso aponte novas fontes de recursos para a área.

Na prática, eles decidiram encampar o discurso do governo sobre a necessidade de um novo imposto, nos moldes da extinta CPMF, ou aumentar a taxação de produtos como cigarros e bebidas para custear a saúde.

Será sobre os cofres estatuais o maior golpe caso a emenda constitucional 29, que aumenta as verbas para a saúde, seja regulamentada conforme o texto atual, sem nova fonte de verbas.

A carta, tinha até ontem 12 assinaturas --os governadores do Nordeste e os do PT. Outros sete já haviam se comprometido a assiná-la.

Na última semana, com a pressão crescente no Congresso para votar a regulamentação da emenda 29, o Planalto cobrou dos Estados uma posição. Segundo um ministro, os governadores estavam de "braços cruzados" nessa discussão.

Para mostrar a boa fase dos Estados com o Planalto, a resposta veio na sexta-feira, um dia depois de a presidente defender, em Minas, uma nova fonte de financiamento para a saúde.

Os governadores começaram a se movimentar para lançar uma nota em apoio. Tomaram a frente Cid Gomes (Ceará) e Ricardo Coutinho (Paraíba), ambos do PSB.

O Planalto queria que a articulação partisse de governadores que não fossem do PT. Segundo o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), o tema da saúde "não pode ser uma questão partidária".

HERANÇA BENDITA

Segundo Cid Gomes, já há assinaturas de governadores da oposição. "O problema do financiamento da saúde não é só do governo federal, é de todos os Estados", disse ele.

Em uma sinalização para os governadores de oposição, a nota enfatiza "os avanços obtidos pelo SUS ao longo das últimas duas décadas" --o que engloba governos anteriores ao do PT.

O texto fala da convicção de que os problemas da saúde não se resolvem apenas com gestão dos recursos existentes e cita o "baixo investimento per capita" --ponto ressaltado por Dilma na sexta à noite, em discurso no Congresso do PT.

Até o dia 28, data em que foi marcada a votação da emenda 29 na Câmara, os governadores irão se reunir com o presidente da Câmara, Marco Maia, e do Senado, José Sarney.

Como dão como certa a aprovação, na Câmara, da regulamentação da emenda 29, preparam para, em conjunto com o Planalto, trabalhar para modificar o texto no Senado, de forma que se inclua a fonte de recursos.

(Fonte: Folha de S. Paulo)