sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aluno morre quando ia de ´pau de arara´ à escola

Uma grade despencou e o menino foi jogado foram do veículo. Sofreu traumatismo e faleceu no hospital da cidade
Um acidente com um caminhão do tipo ´pau de arara´, que era utilizado como transporte escolar, causou a morte do estudante Adalberto Xavier Félix, 12. O fato ocorreu no começo da tarde de ontem na zona rural do Município de Boa Viagem (a 221Km de Fortaleza).

Conforme apurou a Polícia, o garoto caiu do veículo quando uma grade que servia de proteção para os passageiros na carroceria caiu. Sem ter onde se sustentar, o garoto acabou sendo projetado para fora do veículo, bateu a cabeça no chão e teria sofrido traumatismo craniano. Ainda com vida, ele foi levado para o Hospital Municipal de Boa Viagem, mas não resistiu.

Depoimento
O motorista do caminhão envolvido no acidente, identificado como Anderson Luiz Santos da Silva, prestou depoimento na delegacia de Polícia Civil de Boa Viagem e reforçou sua versão de que a queda da grade de proteção lateral provocou o acidente com o garoto.

O ´pau de arara´ transportava vários alunos residentes na localidade de Pitombeira dos Beneditos para o distrito de Águas Belas. Segundo ainda apurou a Polícia, a maioria dos estudantes daquela comunidade só consegue chegar às unidades de ensino se transportada em caminhões, já que as estradas que ligam os lugarejos estão em péssimas condições de tráfego e os ônibus escolares da Prefeitura só circulam na zona urbana e periferia da cidade.

Este foi o segundo acidente com morte envolvendo veículos de transporte escolar no Interior cearense em menos de 48 horas. No dia anterior, um garoto morreu quando era levado para a escola em uma motocicleta. A moto acabou sendo colhida por um ônibus que transportava outros estudantes. O desastre ocorreu na Localidade de Lagoa Vermelha, na zona rural do Município de Jaguaruana (a 173Km de Fortaleza).

O estudante que morreu neste acidente foi identificado como Marcos Vinícius da Silva, 5 anos. A Polícia descobriu que o homem que dirigia o ônibus escolar, Jerry Adriano de Lima, não era habilitado.

(Fonte: Diário do Nordeste)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Romaria das Carretas de Codó-MA para Canindé completa 30 anos

Há trinta anos, entre os meses de setembro e outubro, centenas de romeiros codoenses partem para peregrinação ao santuário de São Francisco na cidade de Canindé. A grande romaria de São Francisco de Assis que parte do município maranhense é fruto da fé e iniciativa do empresário Francisco Carlos Oliveira, presidente de um dos maiores grupos industriais do nordeste.
O evento, que mobiliza centenas de codoenses todos os anos, teve origem em uma promessa feita por Francisco Carlos Oliveira em seu início na vida empresarial. Devoto fervoroso de São Francisco de Assis, o empresário disponibiliza toda a sua estrutura organizacional para realizar o sonho de milhares de pessoas, nesses 30 anos, em conhecer o santuário ou retornar a basílica da São Francisco para pagarem suas promessas e agradeceram suas graças.
Nesta trigésima edição da romaria, o grupo colocou a disposição mais de cem colaboradores, todos funcionários da empresa, para ajudar na organização da viagem. Como reza a tradição, de forma rápida e organizada as passagens foram distribuídas gratuitamente aos fieis nas instalações da FC Motos.
A caravana da FC Oliveira é considerada uma das maiores dentre as romarias de todo o país que partem em peregrinação à cidade de Canindé. Este ano, partirão do município de Codó cerca de quinze carretas levando mais de duzentos fiéis. Para o empresário Francisco Carlos Oliveira, a tradição e o sucesso desses trinta anos de romaria é o reflexo de trabalho, dedicação, amor ao próximo e, acima de tudo, fé. “Em tudo na nossa vida temos que agradecer a Deus. Tudo que Deus tem feito por mim, pela nossa empresa, pela minha vinda para a cidade de Codó há quarenta anos, ele também está me concedendo o direito de retribuir e proporcionar aos romeiros de Codó e devotos de São Francisco de Assis, a ida, todos os anos, ao santuário de Canindé”.
Para o vice-presidente do grupo, Francisco Nagib, a romaria significa trinta anos de história, tradição e fé. “Este ano, no embarque do dia primeiro de outubro estaremos presenteando todos os romeiros com uma lembrança de São Francisco, da Fundação e do grupo FC Oliveira”.

(Fonte: Portal FC / Foto: Portal Gterra)

Ameaçados: Juiz e Promotores de Canindé pedem proteção policial

Depois de receberem, novamente, ameaças de morte o Juiz da Comarca de Canindé, Antônio Josimar Almeida Alves, e Promotores pediram reforço policial para o Fórum da cidade.
As ameças foram enviadas à casa do Juiz através dos Correios. A carta continha recortes de jornais e revistas. Outras pessoas, que também estariam marcadas para morrer,foram citadas na carta.
Há alguns meses, Dr. Josimar Almeida Alves, recebeu ameaças de morte através de cartas e telefonemas.
A polícia agora investiga quem é ou quem são os autores das ameaças.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Roubos e furtos de veículos registram queda no Ceará

O número de roubos e de furtos de veículos no Ceará caiu nos primeiros oito meses deste ano comparados a igual período do ano passado. Dados da Central de Estatísticas (Cenest), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), divulgados nesta terça-feira (13), mostram redução tanto no índice de furtos quanto de roubos de veículos no período (ver quadro).

Em Fortaleza, de janeiro a agosto deste ano, houve uma queda de 7,17% no número de roubos de veículos. Levando em conta todo o Estado, a redução foi de 1,53%. Os furtos também acompanham a tendência de queda. Na Capital, a redução chega a 31,36%; no Estado, o percentual de queda foi de 20,75% quando comparados os oito primeiros meses deste ano com igual período de 2010.
Os percentuais de redução não levam em conta o crescimento da frota no Estado.

Roubos e furtos de veículos – 2010/2011

2010
2011
Redução
roubo
Fortaleza
1.967
1.826
7,17%

Estado
2.490
2.452
1,53%


2010
2011
Redução

Furto
Fortaleza
1.993
1.368
31,36%

Estado
2.467
1.955
20,75%
(Fonte: Cenest/SSPDS e Site do Governo do Estado)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ranking Nacional: Ceará obteve 2º pior desempenho no Enem 2010

Das 100 escolas com médias mais baixas, 16 são do Ceará, que só perde para o Espírito Santo, com 31 unidades
O Ceará obteve o segundo pior desempenho no ranking das 100 instituições com médias mais baixas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, da lista de escolas com mais de 75% de participação. Liderando o ranking está o Espírito Santo, com 31 instituições.

Em seguida, vem o Maranhão (11), Amazonas (9), Bahia (4), Minas Gerais (4), Piauí (4), Paraná (3), Rio Grande do Sul (3), Tocantins (3), Sergipe (3), São Paulo (2), Goiás (1), Mato Grosso (1), Pernambuco (1), Rio Grande do Norte (1), Roraima (1), Rondônia (1) e Santa Catarina (1).

Os dados foram divulgados, ontem, pelo Ministério da Educação (MEC). O estudo foi dividido em quatro grupos, de acordo com a porcentagem de participação de estudantes no exame. Escolas com menos de 2% de participação não foram consideradas. De acordo com o MEC, não é possível estabelecer comparações entre os resultados de grupos diferentes.

O desempenho dos alunos melhorou. A nota média global das escolas subiu de 501,58, em 2009, para 511,21 em 2010. A participação dos estudantes que concluíram o Ensino Médio também aumentou, passando de 45,8% em 2009, para 56,4% no ano passado. Na lista das escolas com pior desempenho, entre as que tiveram mais de 75% de participação, estão as escolas públicas. Das mil piores, 704 são públicas, enquanto 296 são particulares.

Análise
Roger Mendes, coordenador de aperfeiçoamento pedagógico da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), destaca que, mais importante do que avaliar as primeiras colocações é analisar o quanto o Estado avançou com relação a anos anteriores, o que, por enquanto, não pode ser feito, pois, como os dados foram divulgados ontem, essa análise ainda está sendo realizada. "As primeiras colocações são importantes para avaliarmos onde queremos chegar", frisa.

O gestor ressalta ainda que é preciso levar em consideração as características dos alunos de escola pública, pois há um fator social atrelado. Muitos deles, cita Mendes, só tem acesso a bibliotecas e internet em banda larga na escola.

"O ranking coloca a escola pública como incompetente e a escola particular como competente, o que não acho justo, pois na rede particular a distorção idade-série é praticamente zero, ou seja, os alunos estão estudando na época certa", destaca o coordenador.

Segundo Mendes, no Ceará, 52% dos alunos de escolas públicas possuem distorção na idade-série. Para minimizar essa situação, a Seduc lançou o Programa de Alfabetização da Idade Certa (Paic), que atua na rede municipal concedendo livros e contribuindo com a formação dos professores. O objetivo é que as crianças não tenham reprovação na idade fundamental. Mendes comemora que houve uma ampliação na participação dos alunos, passando de 75% no ano passado para 85% este ano.

A partir do ano de 2009, os resultados do Enem passam a ser utilizados na implementação de outras políticas públicas, como a democratização das oportunidades de acesso às vagas no sistema de Ensino Superior; a certificação de Jovens e Adultos no ensino médio; a reestruturação dos currículos do ensino médio.

O Enem 2010 teve a participação de mais de 3 milhões de alunos, com 816.344 participantes a mais que a edição de 2009. A próxima edição do exame será realizada nos dias 22 e 23 de outubro. Em 2012, o MEC vai realizar duas edições do exame.

Para o coordenador de avaliação e acompanhamento da Educação da Seduc, Kenedy Santos, a divulgação das médias por escola é um importante elemento para a melhoria de ensino, de motivação dos estudantes e para impulsionar uma reflexão sobre o processo educacional, mas o problema do Enem ainda é o caráter voluntário. "Para algumas instituições, o número de participantes é pequeno. "Determinada escola pode não estar sendo representada porque teve uma taxa de participação irrisória. As que participaram com menos de 12% nem foram consideradas". Conforme o coordenador da Seduc não é possível ter uma avaliação fidedigna enquanto todos os alunos não fizerem as provas.

De acordo com o mestre em Educação, Marco Aurélio de patrício Ribeiro, o Enem adquiriu uma importância maior para os alunos com as mudanças de regras. Segundo o especialista, três coisas tornam, atualmente, o Exame atrativo. A primeira delas é o acesso às universidades públicas. Muitas delas, hoje, têm como processo de seleção apenas as provas do Enem.

Além disso, alunos de escola pública têm acesso ao Programa Universidade Para Todos, do Governo Federal. "Só quem não faz o Enem são os jovens que podem pagar uma faculdade particular. O aluno que tem interesse de ter um futuro faz o Exame". Para ele, houve uma melhoria nos resultados dos alunos. "Eles entenderam a importância do Enem e estão mais motivados".

O especialista pontua que o processo de melhoria da educação é lento, mas constante. "Estamos melhorando".

PREPARAÇÃO
Colégio Militar é o primeiro entre as escolas públicas
Dentre os colégios da Capital, os militares costumam receber boas avaliações em comparação com outras escolas da rede pública de ensino. A estatística se confirma no ranking de pontuação (ano 2010) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Colégio Militar de Fortaleza (CMF) é a escola pública com melhor colocação no Ceará e entre as dez melhores do Estado, entre públicas e privadas.

Coronel Luciano Pennas, comandante do Colégio Militar, explica que a política pedagógica da unidade é bem adaptada à Matriz de Referência do Enem: "A contextualização e a interdisciplinaridade, que são pressupostos do Enem, já são trabalhados em todas as séries, do 6º ano do Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio".

Outro diferencial, de acordo com o comandante, é que os alunos do Ensino Médio participam de oficinas diferenciadas, específicas para o Enem, no turno extra-curricular.

A estudante Bárbara Feitosa, 16, diz que aproveita bastante as oficinas e as julga eficazes na sua preparação. Ela conta que os professores, que trabalham em dedicação exclusiva, estão sempre dispostos a tirar dúvidas e a ministrar aula-extras sempre que solicitadas pelos alunos.

O comandante ressalta também o estímulo à integração entre os alunos, explicando que não há turmas especiais na instituição. "Nós incentivamos a troca de saberes e experiências, de modo que os estudantes se ajudem", diz ele.

O avanço tecnológico também chega nas instituições públicas. O Chefe de Divisão de Ensino do CMF, tenente-coronel Wallace, diz que todas as salas vão contar com projetores multimídia e já está sob processo licitatório a aquisição de lousas interativas.

O Colégio Militar é uma instituição federal cujo sistema de ensino é regido pela Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial do Exército. A mensalidade varia de R$130,00 a R$150,00. Mais de mil estudantes enfrentam processo de seleção do colégio, todos os anos. São ofertadas 45 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental e dez vagas para o 3º ano do Ensino Médio.

(Fonte: Diário do Nordeste)