sexta-feira, 26 de março de 2010

Exclusivo. Bruno & Marrone em Canindé?


A nossa equipe foi descobrir a verdade sobre o boato que rola na cidade. Nos últimos dias o assunto é um só, Bruno e Marrone farão um show em Canindé. Segundo as informações, repassadas por uma fonte o show está confirmado e já tem até data marcada, 29 de abril. A verba também já estaria assegurada e seria verba federal específica para shows e festas.
Dia 27 de Março de 2009, Canindé recebeu a banda Chiclete com Banana na Semana da Juventude e segundo informações extra - oficiais o show de Bruno e Marrone também será na Semana da Juventude só que no mês de Abril. O site da dupla ainda não confirma o show, mas se depender da população ele já está mais que confirmado.

Bicampeão mundial de judô dá palestra para jovens cearenses e visitará Caridade

Nesta sexta-feira, a partir das 16h30min, jovens judocas do projeto social “Resgate dos Valores pela Arte (Revarte), receberão a visita de João Derly, bicampeãop mundial e judô. O atleta é mais um convidado do projeto Esporte na Minha Cidade e do secretário Esporte do Estado Ferruccio Feitosa.

João Derly falará sobre sua trajetória vitoriosa para esses jovens, promessas do judô cearense. Ele ainda irá neste fim de semana ao município de Caridade.

Em sua 14ª edição, o Esporte na Minha Cidade já trouxe atletas como o maratonista e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro; o jogador de vôlei campeão olímpico e mundial, Nalbert; o pentacampeão mundial de skate, Sandro Dias; a velejadora medalhista de bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008, Isabel Swan; o judoca medalhista olímpico, Flávio Canto; a tetracampeã mundial de vôlei de praia Juliana; e o mesa-tenista hexacampeão latino-americano Hugo Hoyama.

(Fonte: Blog do Eliomar)

Marco Antônio Hailer


O autor Marco Antônio Hailer esteve visitando a Secretaria da Educação de Canindé, a convite a Editora FTD, no dia 17 de março, onde conversou com professores e coordenadores e apresentou o livro Ponto de Econtro, de autoria dele e de Maria Izabel Massoni e Solange Aranha.

Marco Antonio Hailer é arte educador, bacharel em música e licenciado em Educação Artística, com especialização em Psicologia Histórico-Cultural pela Universidad Complutense de Madri, na Espanha. É também pesquisador de práticas pedagógicas para o ensino de linguagem na Europa e no Canadá, atuando como consultor educacional de secretarias municipais de Educação em vários estados do Brasil.

(Clara Moura - Assessora de Comunicação, Sec. Educ.)

Alunos de Canindé participam pela primeira vez de Festival de Atletismo

40 alunos das escolas Joaquim Magalhães (Polo 04), Melvin Jones (Polo 05), José Ivan Magalhães (6.1), Carlos Jereissati (Polo 03), Firmino Coelho (4.1) e das localidades de Ingá dos Cardoso (Polo 21.1), Ipueira dos Gomes (Polo 07), Japuara (Polo 14), Transval (Polo 08) e Salitre (Polo 20), estarão participando do I Festival Sesi Infantil de Atletismo.

O evento, promovido pela Federação Cearense de Atletismo, vai acontecer no próximo sábado, dia 27 de março, a partir das 07:30 horas, na pista de atletismo do estádio do SESI da Barra do Ceará, em Fortaleza.

Os alunos viajarão acompanhados pelos professores de educação física da Secretaria Municipal da Educação.

A participação de Canindé em eventos esportivos no Estado do Ceará é uma das metas do projeto de valorização do esporte escolar que caracteriza a atual administração pública municipal.

(Clara Moura - Assessoria de Comunicação, Sec. Educ.)

Prefeitura de Canindé oferece Cursos Profissionalizantes

A Prefeitura de Canindé através da Secretaria de Ação Social via ASEF – Ações Socio-Educativas de Apoio a Família está oferecendo à sociedade canindeense vários cursos profissionalizantes que visam contribuir para melhoria na renda familiar. As aulas acontecem de segunda às sextas no horário de 8 as 12 h são realizados também mutirões no CAIC, Creches e PSF.
Os cursos oferecidos são: Cabeleileiro, Corte e Costura, Artesanato, Pinturas, Manicure, Ponto Cruz, Vagonite e Crochê, atendendo no momento 179 alunos.
Também são oferecidos aos alunos do PROJOVEM cursos de Cabeleileiro e Manicure.
Na coordenação do projeto está a professora Elisbetânia Araujo, com a supervisão da secretaria adjunto Dª Maria das Graças ( Baiquinha ).
Recentemente a coordenação do ASEF esteve no gabinete da primeira Dama do Estado Srª. Maria Célia, quando solicitou novos cursos para Canindé, principalmente nas áreas artesanal e religiosa.
A criação de emprego e renda para o município de Canindé é uma preocupação permanente do prefeito Claudio Pessoa.

(Chico Carlôto Da/ Assessoria de Comunicação)

terça-feira, 23 de março de 2010

Missão para novo secretário de Meio - Ambiente. Abertas inscrições para o Selo Verde 2010

O Programa Selo Município Verde, coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), do Governo do Estado, abriu inscrições para os municípios que desejam obter certificação ambiental este ano. Os interessados devem se inscrever até o próximo dia 5 de maio na sede do Conpam (Rua Osvaldo Cruz, 2366 – Dionísio Torres), das 08 às 12h e das 13 às 17h, ou pelo fax (85) 3101.1233.

Redenção e Paracuru partiram na frente dos 184 municípios cearenses e foram as primeiras cidades a se inscreverem no Programa Selo Município Verde, que está em sua sétima edição. O município de Redenção já foi contemplado com o Selo, uma única vez, em 2009, na categoria B. Já Paracuru nunca obteve o selo.

A condição "sine qua non" para que o município possa se inscrever é dispor de Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) em funcionamento e com a participação da comunidade. Hoje, das 184 cidades do Ceará, 154 já contam com o Conselho. Cidades que ainda não dispõem de Comdema poderão participar do programa desde que o Prefeito encaminhe à apreciação da Câmara Municipal o Projeto de Lei com a respectiva mensagem, criando o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de sua cidade. A aprovação pela Câmara deve ocorrer até a véspera do encerramento das inscrições.

Este ano, de acordo com a coordenadora do Programa, Socorro Azevedo, o Conpam já realizou 5 seminários regionais, orientando tanto os técnicos das prefeituras como as comunidades com informações sobre o Programa. Outros 17 seminários ainda serão realizados em todo o Estado.

(Fonte: Portal do Governo do Estado do Ceará)

Grevistas impedem alunos de assistir aula

Hoje pela manhã professores não aderentes à greve dos servidores do município participaram do Programa Assis Vieira, na Rádio Aquarela FM, questionando o posicionamentos dos grevistas que estavam impendindo o acesso dos alunos da rede municipal às ecolas e causando um grande desconforto nos professores que queriam dar aula. Falaram que "isso não é papel de um professor, impedir o aluno de assistir aula" e que "esse não é um bom exemplo para nossas crianças". A greve dos servidores, encabeçada pelo Sindicato dos Servidores de Canindé é abusiva, segundo o prefeito Cláudio Pessoa que ofereceu um reajuste de 6%, já Aurenice presidente do Sindicato exige um reajuste para os professores de pouco mais de 20%. Uma nova audiência com a prefeitura está marcada para quinta - feira 25/03. A greve que começou na segunda com passeatas nas ruas, mobilização no paço municipal e a palavra de um vereador local dá a entender que além de greve é uma mobilização política com tom de deboche.

Fraude. You Tube e blog de vereador mostram perfil falso da TV Canindé



Um perfil falso criado no You Tube, site muito conhecido por armazenar vídeos, está gerando muita especulação nesses últimos dias. Com o nome de "tv canindé" o falso perfil traz os vídeos da greve de parte dos servidores (professores) da cidade. O perfil tem como proprietário um usuário chamado "thiagolucas65" e mostra dois vídeos da greve e um desfile de alunos da Escola Profissional Frei Orlando, já no blog do vereador Chico Justa um mural de vídeos com o título "TV CANINDÉ" está sendo exibido. A TV Canindé verdadeira é uma Web TV que pertence a empresa METROFILME DIGITAL, que tem como proprietário o popularmente conhecido Naldim, não tem perfil no You Tube, já que tem servidor próprio e trabalha totalmente diferente do que é mostrado no falso perfil. Coberturas de eventos e festas são prioridade no momento, sendo que todas as matérias vêm com a logomarca da emissora e do programa. A TV Canindé surgiu com o intuito de cobrir grandes eventos na cidade e região e hoje trabalha para colocar mais dois programas no ar, além dos dois já existentes: Galera Vip e Distúrbio. Canindé News e TV Repórter são as novas apostas da TV Canindé e serão exibidos em breve. A TV Canindé não tem o interesse de mostrar matérias tendenciosas, além de não ter a coragem de enganar seus telespectadores como muitos fazem por aí.
Assista algumas matérias no site: www.tvcaninde.com.br e se divirta.

segunda-feira, 22 de março de 2010

PRF prende quadrilha em tentativa de fuga


Policiais Rodoviários Federais prenderam na madrugada de hoje (22) uma quadrilha com cinco pessoas – Jardel Braga do Carmo, Samuel da Costa Matos, F. F. S. (adolescente), Leidervan Vasconcelos Chavier e Francisco Cleriston Martins Cavalcante – acusadas de envolvimento em assaltado a dois veículos, sendo um em Maracanaú e outro em Caridade, no quilômetro 358 da BR-020.

Após o primeiro assalto a um Ford/Fiesta, por volta das 3h da madrugada, os integrantes fugiram pela BR-020 no sentido Fortaleza/Canindé e se envolveram em um acidente de trânsito na altura do município de Caridade, a 100 quilômetros de Fortaleza. Eles abordaram e tomaram de assalto um segundo veículo, VW/Gol, para continuarem a fuga.

Quando a PRF havia sido informada do acidente e se deslocava ao local tomou conhecimento, via CIOPS, do fato de que os envolvidos no episódio seriam assaltantes. A equipe da PRF se deparou com o veículo por volta das 4h30min da madrugada.

Tiroteio
Ao visualizarem a viatura, os assaltantes pararam o carro no acostamento e tentaram fugir efetuando disparos contra a guarnição policial. Na troca de tiros, um dos assaltantes, Jardel Braga, foi alvejado com um tiro e encaminhado ao Hospital de Canindé.

A equipe efetuou buscas no local e, após alguns minutos, encontrou outros três integrantes – Samuel da Costa Matos F. F. S. e Leidervan Vasconcelos Chavier. O trio informou que o último envolvido havia tomado ônibus voltando para Fortaleza. Policiais Rodoviários do posto da PRF em Maranguape foram informados e abordaram o veículo, prendendo o quinto assaltante – Francisco Cleriston Martins Cavalcante.

(Fonte: Jangadeiro Online)

Prefeitura inicia construção e recuperação de açudes

A Prefeitura de Canindé através da Secretaria de Infra – estrutura e em parceria com o INCRA – Instituto Nacional e Colonização e Reforma Agrária, deu início a construção do Açude Vazante do Curú, no distrito de Ubiraçú, orçada em R$ 241.000,00.
Igualmente, foi iniciada a recuperação e ampliação do Açude Guarani, no assentamento Guarani Bom Lugar Ubiraçú orçado em R$ 181.281,30.
O prefeito Cláudio Pessoa marca assim um grande tento em sua administração pois, Ubiraçú é um dos distritos de maior área demográfica e recebe estas duas obras que visam resolver definitivamente um dos maiores problemas que é o abastecimento d´agua.


(Chico Carlôto Da/ Assessoria de Comunicação)

Prefeito Cláudio Pessoa empossa novos secretários

Em solenidade que contou com a presença de autoridades e a imprensa local o prefeito Cláudio Pessoa deu posse ao novo Secretário de Agricultura, Airton Maciel. Ele substitui a Dr. Marcos Silva que exerceu o cargo por um ano e dois meses.
Igualmente, foi empossado o suplente de vereador Manoel Barroso de Araujo ( Manin Barroso ) como secretário do Meio Ambiente na vaga do Sr. Airton Maciel que foi deslocado para a Secretaria de Agricultura.
Por ocasião da solenidade de posse, o prefeito Cláudio Pessoa foi enfático ao dizer que sempre que for preciso fará adequações em sua equipe para melhorar cada vez mais a prestação de serviço à população.


(Chico Carlôto Da/ Assessoria de Comunicação)

Aula de direção noturna passa a valer em maio

A partir de maio, os candidatos a motorista terão de aprender a dirigir à noite. Lei publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU) obriga as autoescolas a dar aulas noturnas de direção. A nova regra entra em vigor em 60 dias e, segundo a Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto), o custo da carteira poderá aumentar.
O número de aulas noturnas ainda será definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Atualmente, os aprendizes de motorista têm de comprovar pelo menos 20 horas-aula de prática, acompanhados por um instrutor autorizado.

A mudança foi proposta pelo deputado federal Celso Russomanno (PP-SP). O parlamentar defende que a experiência pode reduzir o número de acidentes. Segundo ele, especialistas são unânimes em afirmar que os condutores são responsáveis pela maioria dos acidentes.

A medida é apoiada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Segundo a entidade, 40% dos acidentes de trânsito com vítimas ocorrem no período da noite na cidade de São Paulo. "A direção noturna é completamente desconhecida para quem acabou de sair da autoescola", afirma o diretor Dirceu Rodrigues Alves Junior.

Preocupações

A Feneauto diz ser "favorável a qualquer mudança que melhore a formação dos condutores", mas não acredita que a lei vá pegar. "Acho extremamente difícil o cumprimento porque os Detrans não têm como fiscalizar", diz o presidente, Magnelson Carlos de Souza. Segundo ele, isso só seria possível com o controle informatizado das aulas.

Souza observa ainda que a legislação paulista limita o funcionamento dos Centros de Formação de Condutores até as 20 horas, deixando só 1 ou 2 horas para as aulas noturnas. "Teria de mudar essa regra ou comprar mais carros para atender à demanda, o que provocaria um aumento do preço", diz. José Guedes Pereira, do Sindicato das Auto Moto Escolas e Centro de Formação de Condutores no Estado de São Paulo, também afirmou que a medida deve onerar o aluno.
(Fonte: O Povo)

Ônibus capota e deixa um morto em Madalena

Uma pessoa morreu e 30 ficaram feridas após acidente com ônibus em uma estrada carroçal na localidade de Cabeça da Onça, na cidade de Madalena, a 180 km da Capital, por volta das 20 horas deste sábado, 21.

O ônibus ocupado por jogadores e torcedores do time de futebol Seleção de Másteres de Madalena capotou depois de tentar subir uma ladeira. Segundo informações do Hospital Municipal de Madalena, Marcos Zenor Maciel dos Santos, 43, que ficou preso às ferragens do ônibus, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Ainda de acordo com o hospital da cidade, das três dezenas de feridos, 12 foram transferidos para o Hospital de São Francisco, em Canindé. Eles tiveram politraumatismo e fraturas. Na noite deste sábado, apenas duas pessoas permaneciam internadas, mas sem risco de morte. Os demais foram liberados. Em Madalena, os ocupantes do ônibus atendidos ficaram sob observação por 12 horas e receberam alta. Segundo a polícia, o veículo, de 1986, não apresenta boas condições.
(Fonte: O Povo)