terça-feira, 18 de outubro de 2016

Prefeita eleita de Canindé participa de audiência com secretário estadual de Turismo

Na tarde desta terça-feira, 18, a prefeita eleita de Canindé, Rozário Ximenes (PMDB), fez uma publicação em seu perfil na rede social Facebook, informando aos canindeenses de uma reunião que teve com o secretário estadual do Turismo, Arialdo Pinho.

A prefeita eleita esteve reunida com o gestor do turismo estadual na tarde de hoje em Fortaleza, onde Rozário conversou sobre melhorias para o turismo religioso de Canindé e buscou apoio para a festa de São Francisco do próximo ano.

Nesta terça-feira tivemos audiência com o secretário de Turismo do Ceará para discutir melhorias para o turismo canindeense e o apoio para a festa de São Francisco de 2017”, disse Rozário Ximenes em sua página na rede social.

Cerca de 270 mil fiéis passaram por Canindé durante todos os dias de festejos de São Francisco, que se encerraram no último domingo, 16. O evento religioso credencia nosso município como sede da maior romaria franciscana das Américas e segunda maior do mundo.

Polícia apresenta balanço da Operação São Francisco

Foram 13 dias de trabalho em meio aos festejos em homenagem a São Francisco das Chagas, padroeiro de Canindé. Após o encerramento das atividades da “Operação São Francisco 2016”, a Polícia apresentou o balanço de ocorrências registrados durante o período, números considerados positivos pelos representantes de segurança, levando-se em consideração a grandiosidade da festa. Ao todo, 19 procedimentos foram realizados.

O saldo da operação foi positivo. Não tivemos nenhum homicídio registrado, nem atendemos nenhuma ocorrência mais grave. Os fiéis puderam celebrar a festa do padroeiro com muita tranquilidade”, disse Tenente Coronel Lyndon Johnson, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Cerca de 270 mil pessoas do Ceará e de estados vizinhos acompanharam a programação, iniciada no dia 6 de outubro e encerrada nesta segunda-feira (17). A Operação reforçou a segurança durante os festejos do padroeiro. Ao todo, 166 agentes de segurança da Capital e Interior cearense foram mobilizados, sendo 35 da Polícia Civil, 113 da Polícia Militar e 18 do Corpo de Bombeiros.

Dos 19 procedimentos que resultaram em prisão ou apreensão, a PM efetuou quatro prisões por roubo/furto, quatro apreensões de adolescentes pelo mesmo delito, três prisões por tráfico de drogas, três por receptação, três apreensões por porte de arma branca, uma prisão por porte ilegal de arma de fogo e uma prisão embriaguez ao volante. Ao todo foram apreendidos 125 g de crack, 125 g de cocaína e 219 g de maconha. Mais de 3 mil pessoas foram abordadas durante a operação.

Durante os trabalhos, PMs estiveram entre os romeiros, a pé e em patrulhas, com o objetivo de inibir e prevenir a prática de delitos como roubos e furtos a pessoas, estabelecimentos comerciais e a transportes particulares e coletivos, bem como coibir o tráfico de drogas. O trabalho desenvolvido pelos militares também auxiliou o trabalho de fiscalização e orientação do trânsito na Rodovia Estadual para evitar possível perturbação da ordem pública e obstrução de vias de trânsito em pistas de acesso ao município e em locais com elevada aglomeração de pessoas.

No domingo (16), a PM localizou várias sacolas com roupas, relógios e produtos eletrônicos furtados de um estabelecimento comercial em um imóvel que servia para hospedar romeiros. Devido à grande quantidade de material apreendido, foi preciso transportar toda a mercadoria em três viaturas até a Delegacia Regional da Polícia Civil, em Canindé.

Bebê canindeense sobrevive com coração artificial há quase um mês

Paulo Roberto Vieira Bezerra é um bebê canindeense de 1 ano e 5 meses que está aguardando um transplante de coração na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital de Messejana, em Fortaleza. O pequeno guerreiro vive por meio de aparelhos (Ecmo), mas, para ter uma vida normal, precisa da cirurgia. Conforme a equipe médica do hospital, o recomendado é que pacientes fiquem, no máximo, sete dias utilizando o aparelho. O bebê já está há quase 30 dias.

O menino sofre de dupla via de saída do ventrículo direito, comunicação interventricular (CIV) e forame oval, o que impede de o coração bombear o sangue para o restante do corpo. Isso gera muitas complicações, explica a médica cardiopediatra Andréa Teles.

O Hospital do Coração fez quatro transplantes infantis esse ano e, na fila de espera, cinco crianças estão aguardando sua vez.

Paulo Roberto nasceu com o problema no coração, mas somente com seis meses de idade os sintomas começaram a aparecer.

A Professora Maria Marleide Vieira Freitas, 47 anos, é a mãe do pequeno e mora em Canindé. Os dois estão recebendo ajuda da tia de Paulo Roberto, Maria Marlene Vieira, 50 anos, irmã da Professora Marleide, que já morava na capital.

O menino já passou por várias cirurgias e finalmente um diagnóstico definitivo saiu. Desde então, ele vive por meio de aparelhos que fazem o trabalho do coração (coração artificial). A única maneira de ele permanecer vivo é fazer um transplante de coração, mas para bebês como ele fica mais difícil de conseguir um doador.

Fonte: G1 CE