terça-feira, 10 de novembro de 2009

Servidores do Detran paralisam atividades

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) paralisam as atividades nesta terça-feira (10) das 8 às 17 horas. O movimento foi decidido em assembleia e, de acordo com o que informou a presidente do Sindicato dos Servidores do órgão, Eliene Uchôa, é esperada a adesão de grande parte dos funcionários.
Serviços como vistoria de veículos, exames práticos para tirar carteira de habilitação, além de fiscalizações, estão suspensos por hoje. Somente os demais serviços, realizados por terceirizados, continuarão funcionando. No entanto, ainda conforme Eliene Uchôa, muitos desses serviços não devem ser concluídos, já que a conclusão é feita pelos concursados.
“Nossa revolta é com a falta de resposta do Governo do Estado”, explica a presidente do Sindicato. A categoria quer a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), cuja apresentação e aprovação foi prometido, segundo Eliane, em maio deste ano, “mas até agora nada”.
Outra reivindicação da categoria é a realização de concurso público, já que o último aconteceu há 30 anos, em 1979. Segundo a presidente do Sindetran, o governador já teria autorizado a realização do concurso, mas também nada foi feito até o momento para repor o quadro do departamento e diminuir o número de funcionários terceirizados. “A gente considera isso um descaso e uma falta de compromisso”, desabafa Eliene.
Hoje pela manhã os servidores pretendem chamar atenção com uma caminhada pela Avenida Godofredo Maciel, na Maraponga, em Fortaleza. À tarde, eles se reúnem em assembleia para avaliar o movimento e discutir os rumos da paralisação. Devem decidir, também, se estendem a medida por mais alguns dias, caso não haja uma renegociação.
“Os servidores não querem parar. O que agente sabe fazer muito bem é trabalhar, mas não restou outra alternativa”, conclui Eliene Uchôa.
(Redação Jangadeiro Online)

Livro que mostra podres do Clã Sarney é o quarto mais vendido no País

O livro “Honoráveis Bandidos – Um retrato do Brasil na era Sarney” (Geração Editorial) atingiu esta semana o posto de 4ª obra de não-ficção mais vendida do país, de acordo com o “ranking” divulgado pela revista Veja que está nas bancas.
Escrito pelo jornalista Palmério Dória – com o auxílio de Mylton Severiano, que já foi repórter da lendária revista Realidade –, “Honoráveis Bandidos” vem galgando posições na lista da Veja desde que foi lançado em São Paulo, no dia 24 de setembro.
Há seis semanas, o livro – que disseca a trajetória “antiética” do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e dos membros e agregados de seu clã – freqüenta a relação dos 10 mais vendidos da publicação.
De acordo com informações da Geração Editorial, “Honoráveis Bandidos”, já na 4ª edição, é o lançamento mais lucrativo da editora em 2009, com perto de 30 mil exemplares vendidos – marca de “best-seller” para o padrão brasileiro. Uma edição de livro no Brasil costuma variar entre 3 mil e 5 mil cópias.
O lançamento da obra em São Luís, na última quarta-feira (4) terminou em baderna e pancadaria, promovidas por supostos líderes estudantis sob ordens de um integrante do governo Roseana Sarney, filha de José Sarney que assumiu o Executivo estadual em abril pela via judicial.
O tumulto, no entanto, teve efeito inverso ao que desejavam os que o promoveram: praticamente fez esgotar o livro em São Luís.
“Estamos esperando mais uma remessa de exemplares para o final da próxima semana”, disse o jornalista Marcos Nogueira – um dos divulgadores de “Honoráveis Bandidos” no Maranhão.
(Site do PDT nacional)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Recursos do Fundef bancaram até festas no CE, aponta MP

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) entrou com ação de improbidade administrativa contra duas construtoras, a ex-secretária de Educação e o ex-prefeito do município de Senador Sá, acusados de usar recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) para pagamentos de despesas não relacionadas. Entre esses pagamentos estão os honorários advocatícios, remuneração da Secretária de Educação, reforma de creche, diárias de viagens de servidores municipais e até custeio de festas municipais no Ceará.
As fraudes foram constatadas após fiscalização pela Controladoria Geral da União (CGU), informou o MPF. O ex-prefeito de Senador Sá Sancho Rodrigues de Oliveira, a Épura Engenharia Ltda, a ex-secretária de Educação do município Maria de Jesus da Silva e a V&J Construções e Engenharia Ltda têm o prazo de 15 dias para se manifestarem após notificação da Justiça Federal.
Licitações inexistentes para recursos escolares
A investigação também aponta que na gestão do ex-prefeito Sancho Rodrigues houve a inexistência do processo de licitação para compra de materiais escolares com a utilização dos recursos do Fundef. De acordo com a ação, o ex-prefeito alegou não possuir documentação para atestar a licitação porque na administração anterior não houve o repasse de qualquer documento sobre licitação envolvendo recursos do fundo.
O MPF também identificou um desencontro entre os valores das notas de pagamento aos fornecedores e os montantes sacados nos bancos credenciados com o município de Senador Sá. Não constava a existência de uma relação direta entre os saques e os pagamentos feitos pelos credores.
(Portal Verdes Mares)

Enade ocorre com tranquilidade, avalia MEC

O Enade aconteceu com tranqüilidade. Assim o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, avaliou o processo de realização das provas do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), aplicadas neste domingo (08) para mais de 1,1 milhão de estudantes em 997 cidades brasileiras.
Houve apenas registros de casos isolados que não comprometeram o objetivo do exame. Entre esses episódios, o mais freqüente foi o impedimento de acesso à sala de aplicação àqueles participantes que chegaram após o horário de fechamento do portão de acesso. Também foram impedidos de fazer a prova os estudantes que não levaram documento oficial de identificação.
Em uma escola de Brasília, houve registro de arruaça por parte de estudantes que deixaram a sala antes do tempo mínimo previsto e tentaram impedir os demais de fazerem a prova, fazendo barulho com megafones. No entanto, o índice de participação nessa escola foi dentro do esperado.
Houve ainda casos em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Petrolina (PE) de endereços equivocados. O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, esclarece que estes estudantes não terão nenhum prejuízo e receberão atestados de dispensa.
O Enade 2009 foi aplicado a estudantes ingressantes e concluintes das áreas: graduação em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo e ainda dos cursos superiores de tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais. Dentro dessas áreas, foram avaliados estudantes de 7.080 cursos, de 1.807 diferentes instituições.
(Fonte: MEC)

PSDB lançará Raimundo Gomes pré-candidato ao Governo do Estado

Os dirigentes estaduais do PSDB se preparam para lançar o deputado federal Raimundo Gomes de Matos pré-candidato ao Governo do Estado. A avaliação, entre lideranças regionais e nacionais, é que o partido não pode ficar sem palanque no Ceará. Os tucanos demonstram preocupação com o isolamento a que o partido foi submetido nos últimos três anos, mesmo tendo o maior número de prefeitos e deputados estaduais. Outra preocupação é que o PSDB está como aliado do Governo Cid Gomes, mas nunca é tratado como aliado que tem 14 deputados estaduais.
O deputado Raimundo Gomes de Matos, em entrevista, hoje, ao Jornal Alerta Geral, admitiu ter sido chamado pelos tucanos para ser pré-candidato ao Governo do Estado e afirmou que vai aceitar a missão. Clique ícone para ouvir a entrevista concedida ao jornalista Luzenor de Oliveira, âncora do Jornal Alerta Geral, transmitido para 16 emissoras de rádio na Rehião Metropolitana de Fortaleza e cidades do Interior do Ceará.
(Portal Ceará Agora)