quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

IFCE matricula nos dias 8 e 9/2 os aprovados na 2ª chamada do SISU

O Ministério da Educação (MEC) publica nessa sexta-feira, 4, a lista dos candidatos aprovados para a segunda chamada do SISU – Sistema de Seleção Unificada. Quem não teve o nome publicado na primeira chamada deve ficar atento, pois ainda há chance de conseguir uma vaga no ensino superior, visto que haverá novas matrículas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Canindé nos dias 8 e 9 de fevereiro.

Ainda há 66 vagas para serem preenchidas no campus Canindé. Das 105 vagas ofertadas em Canindé, 39 foram preenchidas na primeira chamada. Confira as vagas em aberto: 27 para Licenciatura em Educação Física (vespertino), 22 para Tecnológico em Gestão do Turismo (matutino) e 17 para Tecnológico em Redes de Computadores (vespertino).

Para realizar a matrícula, os candidatos aprovados na segunda chamada precisam comparecer à sede do campus (Rodovida BR 020, Km 303, Jubaia, Canindé) das 8h às 12h e das 13h às 17h, munidos de originais e cópias comuns de certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, certificado de quitação militar (para os homens), título de eleitor com comprovante da última eleição, histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio e 4 fotos 3x4 recentes e iguais.

Mais informações pelo telefone (85) 3343.0572.

(Cláudia Monteiro - Assessora de Imprensa do IFCE de Canindé)

CANINDÉ: Posse dos novos diretores escolares

Os novos diretores das escolas da rede municipal de ensino serão empossados pelo prefeito Cláudio Pessoa.

A solenidade de posse vai acontecer sexta-feira, dia 04 de fevereiro, às 10 horas, na Escola de Segundo Tempo José Freire de Freitas.

Na ocasião também serão apresentados os Projetos Caminhos da Escola e Saúde na Escola.

Estarão presentes ao evento professores, coordenadores, secretários municipais e autoridades locais.

(Clara Moura Da/ Assessoria de Comunicação)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Quadra chuvosa no Ceará começou oficialmente nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 1º, começou oficialmente a quadra chuvosa no Ceará. O município de Lavras da Mangabeira registrou a maior chuva neste primeiro dia, com 129,5 milímetros. Ao todo, 109 municípios cearenses tiveram ocorrência de chuva.

Com base nos registros da Funceme, observa-se uma predominância de precipitações maiores na parte Sul do Estado. Na Capital, a chuva registrada foi de 2,4 milímetros.

Conforme prognóstico divulgado pela Funceme no dia 19 de janeiro, existe maior probabilidade de que as chuvas de fevereiro, março, abril e maio fiquem em torno da média histórica do Estado, ou seja, de 750 a 800 milímetros.

As observações de imagens de satélite e as análises dos modelos de previsão de tempo realizadas pela Funceme apontam que até esta quarta-feira, 2, deve chover na maior parte dos municípios localizados no Centro Sul do Ceará. Na parte norte do Estado, a previsão é de nebulosidade variável, com chuvas isoladas.

Para 48 horas e 72 horas, a tendência apontada pelos meteorologistas é de chuvas isoladas em todas as regiões cearenses.

(Fonte: O POVO)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ministério Público entra com ação contra Prefeito de Canindé

Numa ação datada de 27/01/2011, o Ministério Público impetrou ação civil pública de imposição de sanções por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa.
O mérito da ação terá como orgão julgador a 1ª Vara da Comarca de Canindé.
(Fonte: Portal Canindé)

Canindé ainda contabiliza prejuízos da chuva

Sete dias após a chuva de 141.4 milímetros registrada na tarde da última segunda-feira (24), em Canindé, o município ainda contabiliza os prejuízos. A chuva deu uma trégua, mas a população ainda teme o risco de enchentes.

Atualmente, 36 famílias estão desabrigadas em decorrências das últimas inundações. A Defesa Civil do Município e as Secretarias Municipais estão mobilizadas para o socorro das vítimas da maior chuva registrada em Canindé neste ano.

A Defesa Civil da cidade está cadastrando famílias que moram em área de risco e está providenciando locais seguros para a remoção antes que chegue a próxima chuva. A situação não é de calamidade pública, mas de conseqüências por conta da falta de drenagem urbana, o que é comum em cidades do interior.

De acordo com a Secretária de Ação Social do Município, Ivanir Paulino, algumas ações preventivas que vêm sendo realizadas, como a contenção do açude da can, a limpeza das áreas onde existe acúmulo de lixo e a desobstrução dos bueiros.

(Com informações do Portal C News)

Quais as chances de Canindé receber o Hospital Regional dos Sertões?

Por André Noronha

Mobilização

A importantíssima mobilização que reuniu prefeitos, vereadores, secretários de saúde, entre outras autoridades afins da Micro Região de Canindé para unir forças política para tentar puxar a construção do Hospital Regional dos Sertões para a Cidade Franciscana é algo que levanta algumas indagações e que também exige algumas respostas.

Parecer Técnico

A orientação técnica de especialistas recomenda que os hospitais com capacidade para atender urgências e emergências oferecendo serviços de média e alta complexidade devem ser construídos em localização estratégica onde as condições de funcionamento e operacionalidade logística conduza ao atendimento do maior número possível de pacientes de uma determinada região. Para isso, basta o parecer técnico da autoridade máxima da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Fora disso, só se for por força política e com muito prestígio eleitoral que suporte uma colossal pressão multilateral.

Utopia

A simples posição geográfica de Canindé no mapa da Mesorregião de Saúde dos Sertões já lhe deixa na repescagem. Apesar de estar no centro da Microrregião do Sertão Central, que une os Municípios de Paramoti, Caridade, Itatira e Madalena fica praticamente na periferia quando considerado no conjunto com os municípios do Maciço do Baturité e do Sertão dos Inhamuns.

Deslocamento

Canindé fica tão longe das cidades mais carentes e necessitadas do atendimento de urgência e emergência dos serviços de alta e média complexidade que suas chances de ser contemplado com a construção do Hospital Regional dos Sertões são quase que nulas perante o aspecto técnico e legal que determina e estabelece toda e qualquer prioridade do interesse público na prestação jurisdicional dos serviços de saúde pública ao cidadão.

Prioridade

Os distantes municípios de Pedra Branca, Mombaça, Pique Carneiro, Milhã, Deputado Irapuãn Pinheiro, Acopiara, Solonópole possuem ao centro Senador Pompeu, que pela sua posição geográfica foi uma das cidades cearenses na qual foi instalado um dos Campos de Concentração no Ceará (Mais conhecidos como os currais do governo) durante a seca de 1932. Além do mais a Micro Região de Senador Pompeu fica entre os Municípios da Microregião dos Inhamuns e da Microregião de Baturité. Resta alguma dúvida quanto ao FAVORITO tecnicamente e pela necessidade de carência regional para receber a construção do Hospital Regional dos Sertões?

Representação

O parecer técnico quase sempre corre o risco que ser subsituído pela vontade política. Nesta linha os municípios de Canindé, Paramoti, Caridade, Itatira e Madalena ficam mais longe ainda de alcançar o propósito de constuir o Hospital Regional dos Sertões na sua base territorial, pois são completamente desamparados de força política no âmbito estadual e federal. Não há nenhum deputado estadual ou federal de Canindé e Região faz muitos anos e os políticos páraquedistas de outras regiões só aparecem nestas bandas em época de eleição e há alguns que são eleitos apoiados sem sequer ter enfiado um prego numa barra de sabão nestes municípios.

Peso Político

É preciso alertar que para arrancar a construção do Hospital Regional dos Sertões do Município de Senador Pompeu é preciso ter fortes motivos e o Município de Tauá é o reduto do Vice Governador o que diminui ainda mais as chances de Canindé que tem que brigar com Quixadá e Crateús além de outros que estejam na batalha política pela construção do Hospital Regional dos Sertões.

Contrapartida

O Hospital Regional São Francisco é conveniado ao SUS e para alcançar um atendimento de excelência é necessário que haja vontade política e compromisso redobrado mais especialmente dos prefeitos de Paramoti, Caridade, Canindé, Itatira e Madalena para que o atendimento de urgências e emergências e os serviços de saúde de média e alta complexidade possam ser prestados na sua infraestrutura do modo mais adequado possível.

Alerta

Ai quem dera o Hospital Regional São Francisco fosse levado para o ponto central dos Sertões do Ceará assim como a Capital Federal saiu da Guanabara (Rio de Janeiro) para Brasília. Este grandioso potencial é pouco usado e menosprezado em Canindé e Região. Está nas mãos e na vontade política dos prefeitos liberarem o volume apropriado de recursos para o Hospital Regional São Francisco funcionar prestando um atendimento da mais absoluta excelência.

Cobrir um Santo descobrindo outro

A Campanha pelo Hospital Regional dos Sertões deve continuar, mas é importante lembrar que além de demorar muito tempo entre a decisão e a construção “o Hospital São Francisco não pode parar”. A vida está acima de tudo e o prazo para salvá-la é o seu preço...

Desafio

Recomenda bem para os dirigentes e adeptos da Campanha pela construção do Hospital Regional dos Sertões em Canindé fazer um levantamento de como andam as coisas no PSF de cada um dos Municípios de Canindé e Região até chegar às condições de atendimento e internamento do Hospital Regional São Francisco e remoção para Fortaleza demonstrando o diagnóstico completo de como anda a administração da saúde da população. Só assim os cidadãos saberão se a necessidade será de referendar a expansão ou de exigir austeridade e eficiencia na gestão...

Neto Nunes consegue liminar e garante posse na Assembléia Legislativa

O deputado estadual Neto Nunes (PMDB) conseguiu, nesta segunda-feira (31), liminar que o garante assumir o mandato na Assembléia Legislativa. A liminar, concedida pelo juiz eleitoral Raimundo Nonato, foi solicitada pelo advogado Vicente Aquino. Com a decisão, Neto tem os votos contabilizados em seu nome - antes os votos tinham sido incluídos como votos de legenda uma vez que o parlamentar estava com o registro da candidatura suspensa em função da Lei da Ficha Limpa.

Reeleito em 2010 com 45.843 votos, Neto Nunes garante a posse no segundo mandato 24 horas antes do início da nova legislatura. Com a entrada de Neto Nunes, o último colocado na coligação PRB, PMDB, PT, PSB - Daniel Oliveira, volta a condição de suplente.

Daniel, porém, assume o mandato de imediato com a convocação de deputados da mesma coligação para o secretariado do Governo do Estado. Nessa lista, estão Mauro Filho (Fazenda), Camilo Santana (Cidades), Ivo Gomes (Governo) e Nelson Martins (Desenvolvimento Agrário).

"Ante o expoxto, defiro o pedido liminar, determinando a computação/totalização, em caráter nominal, dos votos que foram atribuídos ao candidato Francisco Leite Guimarães Nunes nas eleições de 2010, bem como a respectiva diplomação como Deputado Estadual, de modo a possibilitar a sua posse no dia 1o próximo perante a conspícua Assembleia Legislativa Estadual", relata o juiz relator Dr. Raimundo Nonato Silva Santos.

(Fonte: Ceará Agora)