quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vereadores de Canindé discutem com deputado na Assembléia Legislativa

O Blog recebeu uma informação de que na tarde da última terça-feira, um grupo formado por alguns vereadores de Canindé esteve na Assembleia Legislativa para tratar de assuntos pessoais com parlamentares. Dois desses vereadores fizeram duras críticas ao Prefeito Cláudio Pessoa. Chico Justa, Ximenes Filho e mais dois vereadores foram à Assembléia e pagaram um baita vexame.

Ao percorrerem os corredores do lugar, eles encontraram o Deputado Estadual Ely Aguiar, que logo perguntou como estava a cidade. Grosseiramente os vereadores disseram que a cidade está se acabando, criticando a atual administração municipal. Em seguida, Ely Aguiar, perguntou pelo seu amigo 'Cajuzim', que é bastante conhecido em Canindé. Nesse momento o vereador Chico Justa tomou a frente e soltou: "'Cajuzim' é um babão do prefeito!". Foi aí que os ânimos ficaram acirrados, pois o Deputado Ely Aguiar é muito amigo do 'Cajuzim' e do Prefeito Cláudio Pessoa. Ele não gostou nada do que ouviu, e criticou a postura dos vereadores, sugerindo que os mesmos fossem trabalhar pelo povo, e que parassem de apenas ficar criticando os outros.


Que vexame!

Maioria dos policiais transferidos para o interior vai para Canindé

Os PMs são da turma de recém-formados, que tomou posse em setembro. A maioria foi lotada no Sertão Central e na Região do Inhamuns, onde se concentram os casos de assaltos a bancos. Além desses, a PM reconhece que precisaria de mais mil soldado


Explosão de banco, viatura metralhada, policiais rendidos. Os casos recentes de violência no Interior levaram o Comando Geral da PM no Ceará a reforçar o policiamento nos municípios. Segundo o subcomandante da PM, coronel Hélio Severiano Cavalcante, foram transferidos 250 policias (soldados e cabos) para os batalhões do Interior. A ideia é que a maioria fique nos destacamentos, onde há menos policiais. Atualmente, o efetivo no Interior é de 5.158 praças, incluindo os do Ronda do Quarteirão.


Os PMs convocados tiveram até a última segunda-feira, 22, para se apresentar em seus novos locais de trabalho. A maioria da turma é de soldados recém-formados, que tomaram posse em setembro deste ano. Antes de serem chamados para o Interior, os PMs estavam fazendo policiamento a pé na Capital. “Eles estavam provisoriamente no Ronda do Quarteirão, aguardando serem lotados”, informa o subcomandante da PM.
Mil soldados

Em matéria publicada no dia 9 de setembro no Jornal O POVO, mostrou que a maioria dos 1.591 policiais empossados naquele dia foi lotada no Ronda do Quarteirão, estendendo a atuação do programa para 42 cidades no Interior e Região Metropolitana. Atualmente, o policiamento comunitário só é empregado em cidades com mais de 50 mil habitantes. Nos municípios menores, há apenas o policiamento ostensivo.
Cada batalhão cobre vários municípios. É o comandante da unidade quem distribui o efetivo pelas cidades. Segundo o coronel Severiano, o reforço é para as áreas consideradas mais críticas, seja pela quantidade de PMs ou pela violência. O Jornal apurou que Acaraú, Apuiarés, Boa Viagem, General Sampaio, Itatira, Madalena, Mombaça, Redenção e Santa Quitéria estão entre as cidades contempladas. “A gente priorizou o Sertão Central e a Região dos Inhamuns, que têm sido alvos das quadrilhas”, informa.
Apesar do reforço, o déficit de policiais no Interior vai continuar grande. O próprio subcomandante da PM reconhece que precisaria de pelo menos mil soldados. “Tentamos mandar mais policiais pros destacamentos, mas tínhamos que criar novas áreas do Ronda e usamos a maioria dos soldados (recém-formados) para isso”, comenta.

SAIBA MAIS

No dia 1° de novembro, a cúpula da segurança pública no Ceará se reuniu na residência oficial do governador Cid Gomes. A pauta eram os constantes assaltos a bancos no Interior.

Nove dias depois, começaram a ser publicadas no boletim interno do Comando Geral da PM as listas com os nomes dos policiais transferidos para o Interior.

Após a reunião, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, informou ao O POVO que haviam sido tomadas algumas medidas. Mas ele não informou quais eram, alegando se tratar de uma questão estratégica.

O efetivo da PM no Ceará é de cerca de 15 mil policiais. Desse total, 5.158 são lotados no Interior, sendo 1.147 no Ronda do Quarteirão.

Nos destacamentos, a escala é de três dias de trabalho (72 horas) por dois de folga (48 horas) seguidos de dois dias de trabalho (48 horas) por três de folga (72 horas).

Como foram realizadas as transferências de PMs para o interior do Estado:

1° Batalhão (Russas): 24

2° Batalhão Juazeiro do Norte): 44

3° Batalhão (Sobral): 39

4° Batalhão(Canindé): 85

7° Batalhão (Crateús): 34

Essa lista se refere à transferência de 226 policiais, a qual o Jornalteve acesso, e não de todos os 250 que foram enviados ao Interior.As demais transferências ainda serão publicadas no boletim interno do comando.

(Fonte: O POVO)

Alunos do IFCE conhecem bastidores de evento da Coelce

Vinte alunos do curso Técnico Integrado em Eventos, acompanhados pelo professor Marcel Waline, conheceram os bastidores da organização da 2ª Feira de Segurança Centro-Norte da Coelce, que aconteceu no dia 18 de novembro de 2010 em Canindé. O evento apresentou uma explanação sobre direção defensiva e manutenção para motociclistas e uma esquete teatral intitulada “saber viver”.

No hall dos expositores os alunos puderam visitar os estandes das seguintes organizações: Coelce, exibindo a Revista deu certo: gente que acredita e faz; Leal Indústria e Comércio; Loprese; BS Eletrificação e Construção; Unimed Quixadá; Dínamo Engenharia e Honda. A turma teve oportunidade de coletar material das diferentes organizações, conversar com os expositores, perceber os distintos produtos (bens e serviços) e a relação, destes produtos, com o evento e as temáticas trabalhadas pelo promotor. Além de levar os alunos para uma visita de observação, o professor Marcel colaborou com a própria organização da 2ª Feira de Segurança Centro-Norte da Coelce, cujo público foi composto por eletricistas, empresários e fornecedores da empresa. Marcel apoiou na composição do cerimonial e deu outras dicas operacionais próprias da gestão de eventos.

(Cláudia Monteiro - Assessora do IFCE de Canindé)

Prefeituras têm até hoje para enviar pedido de revisão do Censo 2010

As prefeituras municipais têm até meia noite de hoje (24) para pedir revisão da contagem do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 329 Municípios tiveram queda de coeficiente, enquanto 290 ganharam.

A CNM alerta que ainda dá tempo de entrar com recursos e avisa a todos os Municípios que tiveram redução em sua população e que poderiam ter mudança de faixa populacional, para o impacto que o resultado do Censo pode trazer às finanças municipais.

Preocupado com o número de Municípios que tiveram redução em sua população, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, lamenta: “isso significa menos recursos para áreas importantes como Educação, Saúde e Segurança. Essas áreas já estão vivendo uma situação de estrangulamento”, destacou.

As prefeituras devem encaminhar a reclamação para o endereço eletrônico ibge@ibge.gov.br aos cuidados da Gerência de Atendimento. A base da contestação deve ter dados que demonstrem o aumento populacional, como o censo escolar, população votante ou número de ligações elétricas e de água.

(Fonte: Ceará Agora)

Neto Nunes tem diploma cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou, na sessão desta quarta-feira (24), o diploma do deputado estadual e ex-prefeito de Icó, Francisco Leite Guimarães Nunes (PMDB), o Neto Nunes. A decisão foi tomada com base na Lei 9.504/97.

Os juízes do pleno do TRE julgaram procedente a representação do Ministério Público Eleitoral, que apurou a captação e gastos ilícitos de recursos na campanha eleitoral de 2006. A votação foi unânime.

De acordo com o órgão, a decisão não deixa Neto Nunes inelegível por oito anos, apenas cassa o mandato referente às Eleições de 2006. A Assembleia Legislativa deve ser comunicada sobre o afastamento após a publicação do acórdão. A decisão do TRE cabe recurso, afirma a nota enviada.

(Fonte: Ceará Agora)


Reunião debate consórcio de lixo


Prefeitos de Canindé, Caridade, Itatira, Paramoti e Madalena se reunirão para discutir o Comares

Em reunião realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Canindé foi discutida uma série de assuntos relacionados à operacionalização do Consórcio Municipal de Aterro de Resíduos Sólidos - Unidade Sertões de Canindé (Comares-UCN), conhecido como "Consórcio do Lixo". Este projeto visa, principalmente, a preservação do meio ambiente e a conservação do lençol freático da região compreendida entre os Municípios de Canindé, Caridade, Itatira, Paramoti e Madalena.

Na ocasião, foram escolhidos o presidente, vice e demais diretores do consórcio. O presidente eleito foi Cláudio Pessoa, prefeito de Canindé.

A sede do aterro sanitário, que terá vida útil de 20 anos, será em Canindé. Os demais deverão enviar seus resíduos sólidos. O consórcio é um protocolo de intenções, publicado pelos cinco municípios integrados.

De acordo com os técnicos da Secretaria de Cidades do Ceará, serão transportados para o aterro sanitário regional 984.262 toneladas de resíduos industriais não perigosos, em uma área prevista de 14,48 hectares, numa área total de 28 hectares.

Um cinturão verde será construído ao longo do aterro para preservar a mata ciliar e assegurar vida ao meio ambiente. Trator de esteira, pá carregadeira de pneus, caminhão basculante e uma balança eletrônica fazem parte dos acessórios do empreendimento que irá acabar de vez com os lixões das cinco cidades.

Estações de transferências serão implantadas nas cidades de Madalena, Caridade, Paramoti e Itatira, com a utilização de contêineres. Segundo projeto, a usina de triagem terá capacidade de atender um movimento diário de 45 toneladas de resíduos sólidos destinados ao aterro, que custará R$ 5.057.900,41.

As estações de transferências estão orçadas em R$ 895.136,55, além de R$ 500 mil para o projeto executivo. Para Cláudio Pessoa, o aterro sanitário será o grande passo para a mudança de vida das pessoas na região. Além de garantir mão-de-obra e investimentos familiares como a reciclagem do lixo.

(Fonte: Diário do Nordeste)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Alunos têm incentivo à leitura

Os alunos das escolas da rede municipal de ensino vão ter um dia dedicado à leitura.

No dia 26 de novembro, próxima sexta-feira, as escolas vão estar comemorando o Dia “D” da Leitura, com programação voltada a ações de leitura, rodas de leitura, apresentação dos trabalhos dos alunos, teatro e cantinho da leitura.

O objetivo é incentivar os alunos para as boas práticas da leitura e da escrita.

O Dia D da leitura está sendo organizado pelas professoras Lucilene Cosmo, Ritinha Cídio, Rita de Cássia, Verônica Oliveira, Adriana Rabelo e Ângela Maria, da equipe do Canto do Conto da Secretaria da Educação Infantil e Fundamental de Canindé.

(Clara Maria Moura Da/Assessoria de Comunicação)

Inauguração do IFCE de Canindé será em Brasília

O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), situado em Canindé, será inaugurado, no próximo dia 29 de novembro, em solenidade oficial no Palácio do Planalto, em Brasília, às 10h. Além da sede de Canindé, o IFCE inaugurará, no evento, as unidades de Acaraú e Crateús.

Na oportunidade, haverá a inauguração simultânea de 25 campi de Universidades Federais e 30 campi de Institutos Federais de todo país. O evento contará com a presença do Presidente Luís Inácio Lula da Silva e do Ministro da Educação, Fernando Haddad. Além das inaugurações, está prevista a apresentação do Plano Nacional de Educação a ser implementado no período de 2011 a 2020.

Paramoti - Segunda fase do Campeonato Paramotiense começa sábado (27)

Oito times iniciam, neste final de semana, as disputas por quatro vagas para a próxima fase do Campeonato Paramotiense de Futebol, realizado pela Secretaria Municipal do Esporte e Juventude. As duas últimas equipes que garantiram presenças na segunda fase foram Santa Cecília, que derrotou o Arrudas por 4 a 2, no domingo (20), e Serrote, que eliminou o Bela Vista por 3 a 1 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, no sábado (19).

A segunda fase será disputada em jogos de ida e volta pelas seguintes equipes: Serrote, Siriema, Santa Cecília, Carrapato, Juventus, Cangati, Água Boa e São João. A decisão do Campeonato Paramotiense acontecerá em 25 de janeiro próximo, quando serão comemorados os 53 anos do Município.

Veja, abaixo, a tabela da segunda fase da competição:

Jogos de Ida

27/11

Campo Sant’Ana

14 h – Serrote X Siriema

16 h – Santa Cecília X Carrapato

28/11

Polo Água Boa

14h – Juventus X Cangati

16 h – Água Boa X São João

Jogos de Volta

04/12

Polo Siriema

14h – Carrapato X Santa Cecília

16h – Siriema X Serrote

12/12

Polo São João

14h – São João X Água Boa

16h – Cangati X Juventus


Mais informações:

www.paramoti.ce.gov.br

twitter.com/prefparamoti


(85) 3320-1338 – Prefeitura de Paramoti

(85) 9160-5058 – Alternam Gomes

Governadores se manifestam em Brasília contra PEC 300

O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), recebeu nesta terça-feira (23) governadores, ministros e lideranças da Câmara e do Senado, para discutir a aprovação de propostas que podem aumentar as despesas dos Estados.

Entre os pedidos dos governadores está a não votação da PEC 300, que fixa um piso nacional para os policiais e bombeiros dos estados.

Participaram da reunião o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e os governadores eleitos de São Paulo, Geraldo Alckmin; da Bahia, Jaques Wagner; de Minas Gerais, Antonio Anastasia; do Espírito Santo, Renato Casagrande; e do Ceará, Cid Gomes, além do vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

(Fonte: Ceará Agora)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Preso empresário de Madalena acusado de ser o pivô de fraude em licitações no Ceará

Encontra-se preso na Superintendência da Policia Federal em Fortaleza, o empresário da cidade de Madalena, no Sertão Central cearense, Raimundo Morais Filho, popularmente conhecido como "Moraizinho". Ele está é acusado de participar de um esquema de fraude milionário em licitações no Ceará.

“Moraizinho”, é filho do primeiro prefeito de Madalena, já foi vereador, sendo inclusive presidente da Câmara Municipal, em 2008 foi candidato a prefeito do município, sendo derrotado pelo atual.

Segundo as acusações da Revista Veja ocorrida no mês de setembro, um esquema de fraude em licitações públicas em varias prefeituras tinha como pivô o empresário. As denuncias citou também os nomes, do governador Cid Gomes, do deputado federal Ciro Gomes e do deputado Estadual Zezinho Albuquerque. Cid e Ciro entraram na justiça contra as acusações da revista.

Segundo a reportagem, Morais Filho seria responsável por receber – entre 2003 e 2009 – recursos de licitações direcionadas por prefeituras cearenses para as suas 17 empresas. O empresário, por sua vez, garante possuir apenas uma empresa.

De acordo com a Revista Veja, teriam sido desviados R$ 300 milhões, vindos do Ministério da Integração Nacional, na época em que o Ciro Gomes (PSB) comandava a pasta, e posteriormente do Governo do Estado, quando Cid Gomes (PSB) já era governador.

Cada contrato, o empresário embolsaria 4%, e enviaria o restante para o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB), principal articulador de Cid na Assembléia. O restante do dinheiro retornaria para as prefeituras, que executariam obras com qualidade abaixo da prevista em contrato. O valor que sobrava alimentaria um “caixa-dois” que teria ajudado a eleger, em 2006, Cid governador e Ciro deputado federal.

Morais Filho esclareceu que havia sido preso na Operação Província, um desdobramento da Operação Gárgula. Ele teria se apresentado espontaneamente à Justiça e cumprido cinco dias de prisão, afirmou o empresário após as denuncias. Ele estava sobre proteção policial porque estaria sendo ameaçado de morte.

Policia Federal afirmou que os irmãos Ferreira Gomes não têm ligação com o suposto esquema, mesmo o processo estando em Segredo de Justiça.

(Fonte: Revista Central)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Comemoração do Dia da Consciência Negra

A Festa das Manifestações Culturais Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas, que aconteceu no último dia 19 de novembro para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, reuniu professores, alunos e coordenadores na Quadra Paroquial.

O evento contou com apresentação de grupos de dança das escolas do município, exposição e concurso de estandes, pratos e trajes típicos, e desfile da beleza negra masculina e feminina.

O resultado final das apresentações e dos concursos foi o seguinte:

Prato Típico: Escola Carlos Jereissati – Polo 03

Premiação: R$ 100,00

Estande: Escola Dr. Cordulino – Polo 11

Premiação: 01 câmera fotográfica

Traje Típico: aluna Maria Érika Nascimento

Escola Padre Manoel Cordeiro da Cruz – Polo 12

Premiação: 01 celular

Beleza Negra – feminino: aluna Marília Justa

Escola Ceja

Premiação: 01 celular

Beleza Negra – masculino: aluno José Edvaldo Alves

Escola Manoel Cordeiro da Cruz – Polo 12

Premiação: 01 celular

A Festa das Manifestações Culturais Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas foi realizada pela Prefeitura de Canindé, e organizado pela equipe do Projeto Arte e Cultura nas Escolas da Secretaria da Educação Infantil e Fundamental.

(Clara Maria Moura Da/ Assessoria de Comunicação)

Canindé de fora do projeto 'Férias no Ceará'


Até o presente momento o Blog não conseguiu confirmar oficialmente a informação de que Canindé ficará de fora do projeto 'Férias no Ceará', que é realizado pelo Governo do Estado e que leva atrações musicais para vários municípios. Segundo informações divulgadas por alguns sites e também pelo próprio governador, pelo Twitter, a cidade realmente ficará de fora.

Segundo os sites, as cidades escolhidas para sediarem o festival foram: Maracanaú, Iguatu, Camocim, Sobral, Juazeiro do Norte, Itapipoca, Tianguá, Quixadá, Canoa Quebrada, Crateús, Limoeiro do Norte , Caucaia e Quixeramobim.

Dentre as atrações confirmadas pelo Governo , estão: Fagner, Skank, Jota Quest, Paralemas do Sucesso e Kid Abelha.

Em tempo: Canindé já recebeu o projeto por duas vezes. Nas ocasiões se apresentaram na cidade o pianista Arthur Moreira Lima e a banda Tribo de Jah.

Obras e 13º no Ceará são ameaçados devido a queda na receita do Governo Federal

Para reverter a situação, a saída tem sido cortar investimentos e interromper obras, principalmente as de infraestrutura.

Uma reportagem divulgada neste domingo (21) pela Folha de São Paulo mostra que uma possível pressão adicional pode atingir a nova equipe da presidente eleita, Dilma Rousseff.

De acordo com o texto, um erro de cálculo feito pelo atual governo do presidente Lula ameaça o caixa de Estados e municípios na reta final da sua gestão. A previsão é de em alguns casos, a receita de Estados e municípios deva ser insuficiente até para o 13º do funcionalismo.

Como forma de reverter a situação, a saída tem sido cortar investimentos e interromper obras, principalmente as voltadas para infraestrutura.

Após estimativas para solucionar o impasse, a área econômica avalia que, neste ano, os repasses da União para as unidades da Federação sofrerão uma queda de R$ 8,6 bilhões, valor esse considerado abaixo da previsão feita em agosto de 2009 – e base para os orçamentos elaborados por governadores e prefeitos.

Segundo a reportagem, embora o Tesouro Nacional não tenha comentado o problema dos Estados com a receita, o órgão apenas declara que em 2010, o repasse de recursos até outubro foi de R$ 38,7 bilhões, 7,1% superior ao do mesmo período em 2009.

(Fonte: Folha de S.P e Ceará Agora)