sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Aluno de Canindé classificado em olimpíada

O aluno participa da Olimpíada de Língua Portuguesa

O aluno Luis Wanderson Pires Abreu, do 8º ano da Escola de Ensino Fundamental Coronel Adauto Bezerra, está classificado para a etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Seu texto de Memórias Literárias, que tem como título “Lembranças de um tempo que nunca esqueci”, foi um dos encaminhados pela Comissão Municipal para ser avaliado por uma Comissão da Olimpíada e depois escolhido para participar da próxima fase, juntamente com textos de 51 alunos de outros municípios cearenses.

Luis Wanderson Pires Abreu participa da Olimpíada sob orientação da professora Maria Antonieta Lima Oliveira e das coordenadoras da Escola Adauto Bezerra, Maria das Graças Viana, Cármem Jayra Colares e Kátia Freitas, com total apoio do secretário Linderval Moura e do Prefeito Cláudio Pessoa.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é realizada pelo Ministério da Educação, em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), e tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (5º e 6º anos do Ensino Básico de 9 anos), das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (8º e 9º anos do Ensino Básico de 9 anos) e 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Os gêneros literários inscritos e avaliados foram Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.

(Clara Maria Moura Da/Assessoria de comunicação)

Secretaria de Ação Social promove encontro regional

Com o objetivo de orientar a implantação da vigilância socioassistencial e revisão do plano da assistência social para o ano de 2011, a prefeitura de Canindé através da Secretaria da Assistência Social, promoveu um encontro regional no último dia 28/10, com os municípios: Canindé, Caridade, Paramoti, Itatira, Madalena, Boa Viagem, Pedra Branca, Quixeramobim, Quixadá, Banabuiú, Ibaretama, Ibicuitinga e Choró.

O temas básico discutido: Orientar sobre a Implantação da Vigilância Social da Política Municipal de Assistência Social:

As palestras estão a cargo das técnicas da Secretaria do Trabalho e implementação Desenvolvimento Social do Estado, Francisca Maria e Manuela Dantas Paiva.

A política de assistência social trabalha na perspectiva de implantar nos município o sistema de vigilância social, o qual deverá possibilitar e subsidiar o planejamento com base nas demandas de vulnerabilidade e risco social existente nos territórios assistidos por essa política.

A iniciativa é da secretaria da Ação Social de Canindé com total apoio do prefeito Claudio Pessoa.

(Chico Carlôto Da/Assessoria de Comunicação)

“Ficha Limpa” vale para todos os que renunciaram para fugir da cassação, diz Lewandowski

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou hoje (28) que a decisão da Suprema Corte sobre a Lei da Ficha Limpa é válida para todos os casos de políticos que renunciaram ao mandato para fugir de processo de cassação. Ontem (27), ao analisar recurso de Jader Barbalho (PMDB-PA), segundo colocado na eleição para senador no estado, o STF decidiu que a Lei poderá ser aplicada na eleição deste ano.

No entendimento do ministro, o recurso de Barbalho é idêntico ao apresentado em setembro pelo então candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC). Na época, o julgamento do recurso contra a impugnação da candidatura de Roriz terminou empatado em 5 a 5. No início da análise, os ministros aprovaram a repercussão geral sobre o tema, aplicando, com isso, a decisão a todos os outros casos similares.

“A meu ver, a lei vale. No caso Roriz, o tribunal reconheceu a repercussão geral do tema, e a questão julgada ontem foi exatamente idêntica. Todos os demais casos terão essa mesma solução”, disse.

Lewandowski ainda ressaltou que o caso de Valdemar Costa Neto (PP-SP) é diferente do de Jader Barbalho e Joaquim Roriz, apesar de envolver também renúncia de parlamentar.

Costa Neto renunciou ao mandato de deputado federal em 2005, depois de ser acusado de envolvimento no caso do mensalão. Entretanto, o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral foi o de que, como Valdemar Costa Neto renunciou antes da abertura de processo ou de representação contra ele, não poderia ser aplicada a Lei da Ficha Limpa nesse caso.

(Fonte: Agência Brasil)

Lei Seca neste domingo de eleições

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará decidiu manter a proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurante no horário compreendido entre zero e 24 horas deste domingo, dia das eleições do segundo turno. A decisão foi proferida na ação de agravo regimental (nº72780-47.2010.8.06.0000-1) impetrado pelo Estado do Ceará. Conforme os autos, o Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffets e Similares (SINDIREST) ajuizou ação requerendo a suspensão da Portaria nº 2.103, expedida pelo secretário de Segurança Pública do Estado, em 30 de setembro de 2010.

(Fonte: TJ-CE e Blog do Eliomar)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Prefeito Cláudio Pessoa muda secretários

O prefeito de Canindé Cláudio Pessoa concedeu na tarde desta quinta - feira, 28, uma entrevista a uma emissora de rádio local para falar sobre as mudanças promovidas em algumas secretarias municipais.
A primeira delas acontece na Chefia de Gabinete, onde sai Michel Brito e assume Diana Célia; Outra mudança acontece na Secretaria de Educação, onde sai Linderval Moura e assume Rosemary Cardoso (atual secretária de Ação Social), já a Secretaria de Ação Social será assumida, interinamente, pela sub-secretária Maria das Graças (Baiquinha). Linderval Moura assumirá a Secretaria de Cultura e Esporte, já Michel Brito assumirá a Secretaria da Ouvidoria.

O prefeito Cláudio Pessoa anunciará nos próximos dias o quem assumirá a Secretaria de Ação Social.

A posse dos novos secretários acontecerá na manhã desta sexta-feira, 29, na Prefeitura de Canindé.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Só quatro deputados superaram o quociente

O número de candidatos que se elegeu em 2010 com votação superior ao quociente eleitoral não foi muito diferente do que ocorreu nos dois pleitos estaduais anteriores. Estes postulantes não necessitaram dos votos dos demais candidatos de mesmo partido ou coligação e os de legenda para obterem mandatos na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa, a partir de fevereiro de 2011.

Este ano, dos 22 escolhidos para representarem o Ceará, na Câmara Federal, e os 46 nomes do legislativo cearense, quatro deles (dois federais e dois estaduais) figuraram em tal situação, são eles: Domingos Neto e Guimarães, deputados federais; Camilo Santana e Mauro Filho, estaduais. Até o momento, o quociente eleitoral de um partido ou coligação para eleger um representante à Câmara dos Deputados foi de 185.104 e, para a Assembleia Legislativa, 88.463.

Para a Câmara Federal, Domingos Neto (PSB) foi o mais votado, somando 246.591 sufrágios. Já o coordenador da bancada cearense em Brasília, deputado José Guimarães (PSB), foi reeleito com 210.366 votos. Tal quadro é semelhante ao pleito de quatro anos atrás, quando Ciro Gomes (PSB) e Eunício Oliveira (PMDB) não precisaram dos sufrágios dos colegas de coligação para obterem êxito.

Resultados

No entanto, os dados de 2010 e 2006 foram inferiores a 2002. Na eleição disputada há oito anos, três parlamentares alcançaram mais votos que o quociente eleitoral (164.924 sufrágios): Inácio Arruda (PCdoB), Moroni Torgan (PFL) e Eunício Oliveira (PMDB).

Este ano, o número de parlamentares eleitos com os próprios votos na Assembleia Legislativa se igualou a 2002: dois candidatos. Em 2010, os ex-secretários de Desenvolvimento Agrário e Fazenda do Governo Cid Gomes (PSB), Camilo Santana (PT) e Mauro Filho (PSB).

Em 2002, Delegado Cavalcante (PSD) e Artur Bruno (PT) foram os postulantes que não precisaram dos votos de legenda. Em 2006, o quociente de 89.280 votos, apenas o então presidente da Assembleia, deputado Marcos Cals (PSDB), foi reeleito sem precisar dos votos de sua coligação. Cals foi o mais votado naquele ano.

(Fonte: Diário do Nordeste)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

IFCE - Exame Classificatório 2011 seleciona alunos para os campi de Canindé e Baturité

O campus de Canindé e o campus avançado de Baturité inscrevem para o Exame Classificatório 2011 entre 3 e 30 de novembro. Em Canindé são disponibilizadas 70 vagas, sendo 35 para o curso de Técnico em Telecomunicações (manhã) e 35 para Técnico em Eventos (tarde) na modalidade integrado, que reúne o conteúdo do Ensino Médio ao curso profissionalizante, com duração de 8 semestres e cujo pré-requisito é o Ensino Fundamental completo.

Em Baturité são 35 vagas para o curso Técnico em Hospedagem (noite). Para concorrer basta ter concluído o 1º do Ensino Médio (modalidade concomitante) ou todo o Ensino Médio (modalidade subsequente).

As inscrições são gratuitas e as provas acontecerão no dia 12 de dezembro, das 9h às 12h.

Edital

Opinião: Franciscano que discrimina não imita São Francisco

Por Wanderley Pereira – Jornalista

Ainda repercute o incidente provocado pelo celebrante da missa das 16 horas do último dia 16, em Canindé, com o senador Tasso Jereissati e o candidato a presidente, José Serra. Eles participavam do ato religioso com uma comitiva, quando foram insultados pelo celebrante e exortados a se retirar do ambiente coalhado de manifestantes do PT e MST. O fato em si prova o envolvimento político-partidário do santuário de São Francisco, contrariando a tradição e desvirtuando a mensagem do santo a favor do amor, do perdão e em oposição ao ódio.

Já examinamos em artigo anterior o aspecto anticristão e antifranciscano desse episódio de Canindé. E passamos a examinar agora um outro lado do mesmo espetáculo lamentável, que se seguiu ao provocado antes pelo celebrante. Como se tudo isso não bastasse, o pároco de Canindé, também franciscano, frei João Amilton, referiu-se em entrevista na rádio São Francisco á reação do senador Tasso à atitude grosseira e partidária do celebrante, sugerindo que o celebrante fora ameaçado por “um rico”. O rico, é claro, era o senador cearense, romeiro desde criança.

A ideia de luta de classes não é do Cristianismo. Jesus não acirrou o ódio entre as pessoas. Pregou e exemplificou as mudanças da sociedade pelo amor, pela solidariedade, pela partilha do pão como exemplificou na Santa Ceia, quando disse: “Fazei isto em minha memória”. Ele não se referia, como apregoam alguns cultos, à repetição de simples atos religiosos, à celebração de cultos exteriores. Partir o pão simbolizava, naquele encontro, a prática da caridade, da compaixão, da doação entre os homens.

Ele escolheu para o seu ministério humildes pescadores. Mas não dispensou também o concurso de publicanos como Mateus, coletor de impostos em Cafarnaum. Mandou que se convidassem os coxos e estropiados quando se desse um banquete. Mas não se recusou a participar do banquete na casa de Simão, o fariseu. Acolheu no seu grupo mulheres pobres e pecadoras, mas não dispensou também o concurso de Joana, a mulher de Cuza, funcionário de Herodes. Contra protestos de alguns seguidores, hospedou-se na casa de Zaqueu, chefe dos publicanos em Jericó, nem recusou um encontro com Nicodemus, o grande do Sinédrio, em Jerusalém.

Esta é a mensagem dos Evangelhos que precisa ser não apenas pregada, mas imitada e exemplificada. Pregar a divisão, a dissidência, o ressentimento e o ódio, é imitar Hitler, Lênin, Stalin, Pol Pot, Sadam Houssein, Ahmadinejad e outros fundamentalistas cruéis – e não o Cristo, que jamais jogou uns contra os outros, nem fechou o céu para ninguém. Não valem as teologias que veem no Cristo paixões e defeitos dos homens comuns, que levam suas ideologias para dentro das religiões. Mas como valem as que descobrem as virtudes em homens espiritualizados como Francisco de Assis, patrono dos franciscanos a quem devem imitar.

(Fonte: Blog da Janga)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Conselho de Comunicação: revista diz que PT quer fazer laboratório de censura no Ceará

Repercute na imprensa nacional a suposta intenção do PT de controlar os meios de comunicação no Ceará. A revista Veja denuncia que o PT estaria fazendo no Ceará um “laboratório de censura à imprensa e a emissoras de rádio e TV”. A publicação se baseia no projeto da deputada petista Rachel Marques, que propôs a criação de um Conselho Estadual de Comunicação Social (Cecs). A proposta foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa e ainda depende do encaminhamento do governador Cid Gomes para virar Lei.

O texto do projeto diz que o objetivo é controlar abusos e arbitrariedades dos meios de comunicação, servindo ainda para a fiscalização das licenças e concessões federais de rádio e televisão. O controle do Cecs ficaria à cargo de representantes dos movimentos sociais. A revista Veja diz que estes são “massa de manobra do partido”.

Para ilustrar a gravidade da questão, cita a reação de Cid Gomes à publicação das investigações da Polícia Federal, que revelou um esquema de desvio de 300 milhões de reais de prefeituras cearenses. O governador e o irmão dele, deputado Ciro Gomes, foram acusados de envolvimento no crime. “Os Gomes proibiram uma emissora de citar a reportagem”, diz Veja.

Segundo a revista, a ideia de controlar a imprensa foi lançada na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em 2009, e tem a orientação do governo Lula. A iniciativa começa a inspirar os governos da Bahia, Piauí e São Paulo, além da prefeitura de Fortaleza, afirma a Veja.

(Fonte: Jangadeiro OnLine)

Vereadora Mariinha cria Blog e fala de suas ações

A Vereadora de Canindé Mariinha Coelho criou uma página na internet para mostrar suas ações e falar de seus projetos para a cidade. O Blog traz muitas informações e fotos, além de aproximar a parlamentar de seus eleitores e simpatizantes. Temas importantes debatidos na Câmara Municipal também são trazidos atravéz da visão da Vereadora. Colabora com o site a jornalista Míriam Chaves do Jornal De Mão em Mão. Além do Blog, Mariinha também mantém um perfil no Orkut, o que a deixa ainda mais perto das pessoas.


Acompanhe o Blog da Vereadora Mariinha Coelho: www.mariinhacoelhovereadora.blogspot.com

Resultado da Enquete

Perguntamos aos internautas:

VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DA ATITUDE DE PADRES QUE APROVEITAM A HORA DO SERMÃO NAS MISSAS PARA FALAR SOBRE POLÍTICA?


A FAVOR
48 (36%)
CONTRA
85 (63%)

Total de Votos:133.

Prefeituras ainda não enviaram projetos para participação no fundo de 140 milhões

Os municípios tem até o dia 8 de novembro para inscrição junto à SENAD. Prevê ampliação da rede de tratamento.

O Governo Federal disponibilizou, no dia 23 de setembro, através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), a abertura de vários editais voltados à ampliação dos serviços de atenção e a qualificação dos profissionais da rede. Entre as principais ações está a ampliação do número de leitos em comunidades terapêuticas, prazo que se encerra no dia 8 de novembro e, até agora, nenhuma das 184 prefeituras cearenses enviou projetos para a inscrição e participação no orçamento de R$ 140 milhões.

O aviso é do presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, José Herman Normando Almeida. O órgão, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), acompanha o envio dos projetos e alerta para a o término do prazo. Caso os municípios não façam a inscrição junto ao SENAD até a data prevista, instituições que desenvolvem ações de tratamento não serão beneficiadas.

(Fonte: Ceará Agora)

Campeonato de Futsal

Canindé sediará, de 27 de outubro a 21 de novembro de 2010, a I Copa Estudantil de Futsal Masculino e Feminino, categorias Sub-11 e Sub-13 (até 13 anos).

O campeonato contará com a participação de alunos de 12 escolas e dos Projetos Clube Esporte e Canindé Olímpico e está sendo organizado pela Prefeitura Municipal e Secretaria da Educação Infantil e Fundamental.

O objetivo da Copa de Futsal é contribuir para a formação cidadã e garantir a qualidade da educação de crianças e adolescentes canindeenses através de práticas desportivas.

A solenidade de abertura vai acontecer dia 27, às 8 horas, na Quadra do bairro São Mateus.

(Clara Maria Moura Da/Assessoria de Comunicação)

Novas ordens de serviço são assinadas

Dando seqüência ao trabalho de recuperação e saneamento da cidade, o prefeito Claudio Pessoa, acompanhado de secretários, vereadores e lideranças, assinaram cinco ordens de serviços para calçamento em pedra tosca das ruas: Zuil Vieira com extensão de 341,10 m, Luiz Fabiano III com 255,50 m, Célio Martins com 155,50 m, Adelino Martins com 162,70 m, e João Neco com 157,89 metros. Serão investidos R$ 268.211,10 nestas obras.

Há poucos dias o prefeito Claudio Pessoa havia assinados outras ordens de serviços para calçamento em pedra tosca das ruas: Av São José, Rua Francisco Sales, A Rua Nova Vila, Abel Queiroz, Ludmila Cordeiro e Cassiano Santos.

Com estas ações, já são onze ruas num total de 30, que serão beneficiadas com calçamento em pedra tosca. Em algumas delas os trabalhos já foram concluídos.

(Chico Carlôto Da/Assessoria de Comunicação)

Municípios assinam contrato com Prefeitura e beneficiam a Agricultura Familiar

60 contratos serão assinados entre agricultores de Canindé, Caridade, Icó, Maranguape e Paramoti e a Prefeitura de Canindé, o que garantirá o fornecimento de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar dos alunos das escolas da rede municipal de ensino de Canindé.

A assinatura dos contratos vai acontecer amanhã, dia 26 de outubro, às 9 horas, no auditório da Secretaria da Educação, com a presença do prefeito Cláudio Pessoa, dos secretários da Educação, Linderval Moura, e da Agricultura, Aírton Maciel, e de representantes do Conselho Municipal de Educação, do Conselho de Alimentação Escolar, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da ONG Cactus.

Os ítens fornecidos pelos agricultores serão arroz, frutas, legumes, verduras, ovos e produtos caseiros como pães, bolos, mel, cocada, rapadura e doces.

(Clara Maria Moura Da/Assessoria de Comunicação)

A partir desta terça-feira, prisão de eleitor só em caso especial

Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir desta terça-feira (25), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, a não ser em flagrante, por desrespeito a salvo-conduto ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. A decisão vale até terça-feira (2), 48 horas depois do segundo turno das eleições, marcado para o dia 31. Pela legislação eleitoral, a propaganda política se encerra na quinta-feira (28).

Na sexta (29), será o último dia para exibição de propaganda eleitoral no rádio, televisão, jornais impressos e na internet, além de debates entre os candidatos. No próximo domingo, todos os eleitores deverão votar para presidente da República. Haverá segundo turno também para governador, nos Estados do Goiás, Alagoas, Pará, Amapá, Paraíba, Rondônia, Roraima e Piauí – além do Distrito Federal.

O eleitor que não votou no primeiro turno, poderá votar normalmente no segundo. Aqueles que viajarem e não tiverem se inscrito para votar em trânsito, deverão justificar a ausência de voto. A justificativa pode ser apresentada em qualquer cartório eleitoral no dia da eleição ou até 60 dias depois do pleito.

(Fonte: Jangadeiro Online, com informações da Agência Brasil)

domingo, 24 de outubro de 2010

UFC alerta para o risco do combate equivocado à superbactéria KPC

Secretaria de Saúde em estado de alerta devido a 150 casos investigados no Ceará.

Após a Secretaria de Saúde do Ceará ter confirmado a existência de 150 supostos casos da superbactéria KPC em investigação no estado, especialistas alertam para os cuidados com o uso indiscriminado de antibióticos.

O portal Ceará Agora conversou com o doutor em microbiologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Everardo Albuquerque Menezes, que falou sobre os principais motivos do crescimento no numero de registros da bactéria no país.

Segundo Everardo Albuquerque, a resistência da bactéria acontece com o uso excessivo de antibióticos. Na próxima segunda-feira (25) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve divulgar uma nota técnica dirigida a hospitais, secretarias de saúde e comissões de controle hospitalar para fazer frente à bactéria.

O esforço é para evitar a disseminação do surto de superbactéria que já causou a morte de 18 pacientes em hospitais do Distrito Federal.

(Fonte: Ceará Agora)

MST planeja retomar invasões após trégua eleitoral

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outros grupos de luta pela reforma agrária esperam o fechamento das urnas no segundo turno para iniciar uma nova ofensiva no campo. As invasões, suspensas desde o início de maio para não prejudicar a campanha de candidatos do PT, serão retomadas com mais intensidade.

O MST, que aderiu à candidatura de Dilma Rousseff (PT), espera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resgate parte da promessa não cumprida de assentar 1 milhão de famílias até dezembro. Segundo a direção nacional, 80% das desapropriações ocorridas nos dez últimos anos devem-se às invasões.

Os movimentos sociais farão um esforço para retomar a mobilização no campo. De janeiro a julho, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Igreja Católica, houve 131 ocupações em todo o Brasil, ante 200 ocorridas no mesmo período de 2009. O número de famílias mobilizadas caiu de 18,4 mil para 11,1 mil e a formação de novos acampamentos, de 22 para 12. Na mobilização mais recente, o “abril vermelho”, 72 propriedades foram invadidas. A partir de maio, as ocupações minguaram.

O MST justifica que, durante o período eleitoral, as ações reivindicatórias perdem a eficácia. Também informa que as lutas vão seguir o calendário já definido, independentemente do resultado das eleições.

(Fonte: Diário do Nordeste)

José Serra revela ter sofrido ameaças durante missa em Canindé

Durante ato político em São Paulo, o tucano relembrou o episódio tumultuado vivido no interior cearense.

O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, durante ato de campanha no município de Araraguara, em São Paulo, voltou a falar das agressões que teria sofrido nos últimos dias. Entre as queixas do tucano, está a visita ao Ceará, quando participou de uma missa em Canindé, acompanhado do senador Tasso Jereissati e do ex-governador Lúcio Alcântara.

Relembrando o episódio tumultuado, Serra afirmou ter sido ameaçado e atribuiu os avisos a militantes do PT. “No sábado passado sofri ameaças quando saía de uma missa no Ceará. Uma tropa de choque organizada por um padre que é deputado estadual da Paraíba tentou me agredir e tive que sair escoltado pela polícia.”, revelou.

(Com informações do colunista Josias de Souza, Folha de SP. e Ceará Agora)