terça-feira, 18 de outubro de 2016

Bebê canindeense sobrevive com coração artificial há quase um mês

Paulo Roberto Vieira Bezerra é um bebê canindeense de 1 ano e 5 meses que está aguardando um transplante de coração na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital de Messejana, em Fortaleza. O pequeno guerreiro vive por meio de aparelhos (Ecmo), mas, para ter uma vida normal, precisa da cirurgia. Conforme a equipe médica do hospital, o recomendado é que pacientes fiquem, no máximo, sete dias utilizando o aparelho. O bebê já está há quase 30 dias.

O menino sofre de dupla via de saída do ventrículo direito, comunicação interventricular (CIV) e forame oval, o que impede de o coração bombear o sangue para o restante do corpo. Isso gera muitas complicações, explica a médica cardiopediatra Andréa Teles.

O Hospital do Coração fez quatro transplantes infantis esse ano e, na fila de espera, cinco crianças estão aguardando sua vez.

Paulo Roberto nasceu com o problema no coração, mas somente com seis meses de idade os sintomas começaram a aparecer.

A Professora Maria Marleide Vieira Freitas, 47 anos, é a mãe do pequeno e mora em Canindé. Os dois estão recebendo ajuda da tia de Paulo Roberto, Maria Marlene Vieira, 50 anos, irmã da Professora Marleide, que já morava na capital.

O menino já passou por várias cirurgias e finalmente um diagnóstico definitivo saiu. Desde então, ele vive por meio de aparelhos que fazem o trabalho do coração (coração artificial). A única maneira de ele permanecer vivo é fazer um transplante de coração, mas para bebês como ele fica mais difícil de conseguir um doador.

Fonte: G1 CE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário