sábado, 21 de abril de 2012

A hora das compras. A hora das fraudes?

Prefeituras correm para realizar licitações antes de entrarem em vigor as restrições do período eleitoral. Com o maior volume, cresce também o risco de fraudes

Faltam pouco mais de dois meses para o início da campanha eleitoral, mas a rotina das prefeituras Ceará afora já começou a mudar. É tempo de correr para deixar obras amarradas, dinheiro em caixa e contratações em dia, para evitar que a máquina pública congele durante a temporada de caça ao voto. Até julho, o volume de licitações aumentará significativamente. Com isso, cresce também o temor por fraudes nesse que, paradoxalmente, tornou-se um dos instrumentos mais propícios à corrupção no Estado: a concorrência pública.

Criada em 1993 na melhor das intenções – para dar mais transparência e moralidade às práticas administrativas –, a fase de licitações foi desvirtuada por gestores ímprobos, em conluio com empresários de má-fé. É nessa etapa que surgem casos de tráfico de influência, favorecimento de empresas, superfaturamento de produtos.

Trata-se, às vezes, do nascedouro de esquemas que se sustentam até a conclusão de uma obra ou serviço.

Em 2011, pelo menos três prefeitos cearenses foram parar na cadeia, suspeitos de envolvimento em irregularidades que incluíam fraudes em licitações. Foram eles Marcos Alberto Martins (PSC), de Nova Russas; Antônio Teixeira (PT), de Senador Pompeu, e Pedro José Philomeno (PSDB) de Pacajus. O ex-prefeito de
Tianguá, Gilberto Moita, também foi preso no ano passado pelo mesmo motivo.

No ano eleitoral, os riscos são maiores. Primeiro porque, na pressa de adiantar o trabalho, os municípios acabam abrindo margem a possíveis oportunistas de plantão. Segundo porque é nesse período que políticos mal intencionados se aproveitam dos certames para beneficiar empresas financiadoras de campanha ou, simplesmente, para se aproveitarem dos bens licitados em favor próprio – principalmente os que têm utilidade direta na campanha, como veículos, combustível, materiais gráficos etc.

Orelhas em pé

De março até julho, a tendência é que haja concentração maior de licitações lançadas em todo o País – o que acende o sinal de alerta da fiscalização. De acordo com o recém-criado Portal das Licitações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), só no mês de abril (até a última quinta-feira) foram abertos cerca de 900 novos certames – número que pode ser ainda maior, já que as prefeituras ainda estão repassando as informações ao órgão.

O aumento quantitativo não significa, necessariamente, que haverá mais casos de irregularidade, mas chama atenção para a importância do acompanhamento e da prevenção de desvios.

É nessa etapa que surgem casos de tráfico de influência, favorecimento de empresas, superfaturamento de produto.

Fonte: O Povo OnLine

Agência dos Correios de Aratuba é assaltada e bandidos fogem

A ação dos criminosos durou menos de um minuto e aconteceu em plena luz do dia, por volta das 09 horas da manhã. Os dois homens, que ainda não foram identificados pela polícia, invadiram a agência dos Correios do município de Aratuba, no Maciço de Baturité, renderam os funcionários e os obrigaram a abrir o cofre. Os acusados fugiram em uma moto levando todo o dinheiro. A quantia levada não foi informada pelos Correios.
A Polícia Militar foi acionada mas, segundo os policiais do Destacamento de Aratuba, a única viatura da cidade está no concerto há mais de 15 dias. Por conta disso, foi solicitado reforço policial através da PM de Mulungu e da FTA de Canindé.

Com informações do site Aratuba OnLine

Homem coloca fogo na casa da ex-mulher

Foto: Blog 540
O fato aconteceu no bairro Alto Guaramiranga, em Canindé, na última sexta-feira (20). Um homem colocou fogo na casa da ex-companheira por não aceitar o fim do relacionamento.
Todos os compartimentos do imóvel foram atingidos pelas chamas, que destruíram também os móveis. Segundo a mulher, que não quis ser identificada, o ex-marido também chegou a ameaçá-la de morte. Testemunhas afirmaram que depois do crime o acusado fugiu tomando rumo ignorado.

Com informações do Blog 540

Polícia Militar pode entrar em greve novamente

Segundo o Capitão Wagner, apenas três acordos de um total de sete estão sendo cumpridos pelo Governo do Estado
 
A Polícia Militar do Ceará pode anunciar uma nova paralisação em breve. Isso porque, segundo o Capitão Wagner, alguns acordos firmados com o Executivo Estadual não estão sendo cumpridos. “Dos sete pontos da pauta, apenas três foram cumpridos. A gente não está vendo sinalização para o cumprimento do restante dos quadros: a questão da promoção, do reajuste 2013-1014, do Código de Ética e da hora extra. Não recebemos nem uma proposta do Governo e o prazo se encerra no dia 4 de maio”, afirmou o líder militar.

De acordo com Wagner, a indisposição para o cumprimento do acordo firmado em janeiro pode provocar uma nova paralisação da categoria. “O Governo não se posicionou e a gente está vendo que há uma dificuldade de cumprir essa pauta”, concluiu o Capitão.

Fonte: Portal C News

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Decreto que regulamenta proibição do uso de celular dentro de agências bancárias é assinado

O governador Cid Gomes assinou nesta sexta- feira (20) o decreto que regulamenta a lei que proíbe o uso de telefone celular dentro das agências bancárias.
De acordo com a lei, os bancos ficam obrigados a instalar divisórias individuias entre os caixas e espaços reservados para clientes, instalar câmeras e contratar empresas especializadas para reforçar a segurança dos clientes.
Os bancos que não cumprirem as determinações exigidas terão que pagar uma multa diária de 500 Ufirce (cada Ufirce é equivalente a R$ 2,68). Os bancos terão 90 dias de prazo para se ajustarem à Lei.

Fonte: Diário do Nordeste 

Radialista se recupera de acidente e manda recado para fãs e amigos

O radialista Ivan Oliveira (Rádio São Francisco e FM Santa Clara) se recupera em casa depois de vários dias internado no Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza. O jovem entrou nas estatísticas da violência no trânsito da capital cearense depois de um grave acidente, no último dia 17 de março, envolvendo uma moto Shyneray, em que se encontrava o radialista, e que era guiada por seu irmão e outra moto.

Na tarde desta sexta-feira (20), o radialista publicou uma mensagem em sua página no Facebook tranquilizando os amigos e os fãs.
Em um tom de brincadeira Ivan resume o que passou durante o período. "Estou vivo apos de morrer três vezes", escreveu.
A notícia da rápida recuperação do radialista logo repercutiu e, claro, deixou toda a população da cidade animada e ansiosa para o retorno dele aos microfones.

Prefeito realiza mudanças no secretariado municipal

Na manhã da última quinta-feira (19), o prefeito de Canindé Cláudio Pessoa realizou mudanças no secretariado municipal. Ao todo cinco pastas sofreram alterações, quatro delas por conta de pedidos dos próprios secretários, para cumprirem a lei Eleitoral, já que pretendem concorrer a cargos eletivos no próximo mês de outubro.
Marcos Coelho, da Ouvidoria, sai e assume Francisco Genilson Vieira Lessa; no SAAE quem assume a vaga deixada por Gilvan Monteiro é Aírton da Silva Mendes; a Secretaria de Administração, que tinha à frente Júnior Castelo, passa a ser comandada por Felisberto Alexandre Rocha; da Infra-estrutura, sai Airton Maciel e assume José Ribamar Rodrigues; e quem assume a Secretaria de Agricultura no lugar de Maninho Barroso é Francisco Ivanildo Silva Andrade, que foi indicado pelo ex-vereador Robson Saraiva.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O Blog Canindé Agora está de cara nova

Nos últimos dias passamos por uma série de mudanças. As novidades podem ser vistas já na pagina principal do site, que foi completamente reestilizada. O blog está mais bonito, completo, dinâmico e mais recheado de informações.
A interação com os internautas, através das redes sociais, também aumentou. Nossa dedicação também. As páginas do blog no Twitter e no Facebook têm atraído cada vez mais pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a nossa cidade.
Outra mudança importante foi a de endereço, passamos de canindeagora.blogspot.com para canindeagora.com.br, aumentando nosso alcance e facilitando a procura pelo site. Mudamos, mas só fizemos isso pensando no melhor para os internautas que procuram aqui notícias com qualidade.

Um site diferente, moderno. Um Blog Canindé Agora novo, pra você.

Canindé poderá decretar estado de emergência devido a falta de chuvas

Agricultores reivindicam a safra perdida devido à falta de chuvas na região e, ainda, o grande número de produção perdida por conta da praga da lagarta.

Trabalhadores rurais do município de Canindé foram recebidos pelo prefeito Cláudio Pessoa, após realizarem uma manifestação nesta quarta-feira (18) em frente à sede da Prefeitura, com o propósito de reivindicar a safra perdida devido à falta de chuvas na região e, ainda, o grande número de produção perdida por conta da praga da lagarta.
Durante o encontro, o prefeito Cláudio Pessoa assumiu o compromisso de assinar o decreto colocando o município de Canindé em estado de emergência e liberou alimentação para os agricultores presentes à manifestação. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Movimento Sem Terra e o Fórum dos Assentados elaboraram uma pauta de reivindicações para o chefe do executivo municipal e estadual.
Dentre as questões levantadas pelos trabalhadores estão: decreto de estado de emergência no município, liberação de 10 mil cestas básicas por mês até março de 2013 para as famílias em situação de risco alimentar; pagamento de todas as parcelas do Garantia Safra; ampliação do abastecimento de água através de carros-pipa; máquinas para perfurações de poços artesianos; construções e reformas de cacimbões; dentre outras.

Fonte: Ceará Agora

AL aprova por unanimidade aplicação da Ficha Limpa no Ceará

Foi aprovada por unanimidade na manhã desta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Ceará, o projeto de emenda constitucional (PEC) 02/11 que adequa ao Estado a Lei da Ficha Limpa, aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Dessa forma, a legislação valerá também para a indicação de pessoas condenadas em primeira instância para cargos no Tribunal de Justiça, no Ministério Público e nos tribunais de contas do Município e do Estado.
Com parecer favorável do líder do Governo, deputado Antonio Carlos (PT), a proposta foi de autoria do deputado Heitor Férrer (PDT).
A CCJR também aprovou duas mensagens do Governo do Estado, dois projetos de lei e quatro de indicação. Das mensagens, uma – 24/12 – altera critérios para cobrança de ICMS sobre alguns produtos. A outra – 26/02 – altera o Plano de Cargos e Carreira dos servidores da Polícia Judiciária.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 18 de abril de 2012

'Alemão' resgata história de Canindé e usa a internet para e divulgar as fotografias

Júlio Marques Ferreira Lima, popularmente conhecido como Alemão, há anos pesquisa sobre a história de Canindé. Entre um livro e outro e uma conversa e outra, com pessoas que viveram o "Canindé de antigamente", ele conseguiu reunir um acervo fotográfico que mostra em detalhes como era a vida na cidade décadas atrás.
 
Dedicado, Alemão descobriu fotografias raras que pouquíssimas pessoas sabiam que existiam.
As imagens mostram como a cidade evoluiu em vários aspectos: comércio, religiosidade e população.
Personagens ilustres da "terra da fé" também estão no acervo, que vai estar em um livro, que será lançado em breve pelo político.

Mas Alemão descobriu uma maneira prática e rápida de divulgar as imagens: a internet. Na página que mantém no site de relacionamentos Facebook, centenas de fotografias nos levam a uma espécie de viagem no tempo. Os álbuns fazem sucesso e, todos os dias, são compartilhados por dezenas de pessoas, que espalham pela rede a história de Canindé.

As fotografias estão disponíveis no perfil de Alemão no Facebook:
http://pt-br.facebook.com/julio.marquesferreiralima


Veja algumas fotografias do acervo de Alemão:

Integrantes do MST interditam BR-020 em Canindé

Cerca de 300 militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST) bloquearam parte da BR-020 na entrada de Canindé. De acordo com a Polícia Rodiviária Federal (PRF), eles ocupam o local desde a manhã desta quarta-feira, 18, mas  não há desvio, gerando congestionamento de veículos.

No último dia 16, o MST promoveu manifestações em várias partes do Brasil e acampou nos jardins do Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará. Durante a manhã, sem-terra se banharam no espelho d’água sob o mausoléu do ex-presidente Castello Branco, que integra o conjunto arquitetônico do Abolição.
As manifestações fizeram parte do período conhecido como Abril Vermelho, que relembra o assassinato de 21 sem-terra em Eldorado de Carajás, no Pará, em 17 de abril de 1996. 

Com informações do O Povo

BR-020 em Canindé apresenta estado crítico a menos de seis meses da festa de São Francisco

A menos de seis meses da festa de São Francisco, a BR-020 apresenta  más condições e muitos buracos no trecho que passa pelos municípios de Caridade e Canindé e, consequentemente, pela 'Caminhos de Assis', obra recém inaugurada pelo Governo do Estado.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a BR-020 apresenta muitos buracos, acostamentos com desníveis acentuados, erosões e uma sinalização precária. A rodovia federal tem seu ponto inicial em Brasília, no Distrito Federal e o final, em Fortaleza.
Para tentar aliviar a situação, policiais tem tomado medidas paliativas, como tapar os buracos com areia. A recomendação da PRF para a população é incisiva, motoristas devem ter a atenção redobrada com ultrapassagens e com a travessias de pedestre.
Segundo a PRF, no último feriado da Semana Santa de 69 acidentes, sete foram registrados na BR-020. O número só não é maior, pois o fluxo no local tem diminuido com as péssimas condições da rodovia.
Uma das cinco mortes do feriadão aconteceu na rodovia no Km 287, um atropelamento de pedestre. Para a PRF, entre as principais causas dos acidentes no local estão os exageros dos condutores que em qualquer trecho com alguma condição de trafegar normal aumentam a velocidade.

Roteiro religioso

A Caminhos de Assis foi inaugurada no último dia 4 pelo Governo do Ceará, e é um dos maiores roteiros religiosos da América Latina para os devotos de São Francisco. O roteiro parte de Maranguape, passa pela BR-020 por Caridade e termina em Canindé. De um município a outro são cerca de 19 quilômetros.
O projeto custou aos cofres do Governo do Estado R$ 1,5 milhão. No percurso, foram construídas cinco estações: Ladeira Grande, Massapê, Lagoa do Juvenal, Campos Belos e na sede de Caridade.
As estações são compostas por dormitório coletivo, banheiros, refeitório, oratório e obelisco, com energia elétrica e melhores condições para abrigar os romeiros, tornando o percurso mais confortável e seguro.

Obras

De acordo com a assessoria do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), a Superintendência Regional do DNIT no Ceará já concluiu as concorrências públicas para contratação dos serviços de conservação e manutenção da BR-020.
A obra vai abranger os km 00 ao km 365 da BR-020. Segundo o Dnit, nos próximos dias devem começar os seviços na região do Canindé (km 308 a km 365). 
Paralelamente aos serviços de conservação, os projetos do Contratos de Restauração e Manutenção (CREMA) devem ser licitados ainda neste semestre, e com eles todo o pavimento da rodovia será restaurado, incluindo intervenções mais profundas, sinalização e manutenção.

Fonte: Diário do Nordeste

Agricultores ocupam sede de Canindé

Trabalhadores rurais ocupam pátio da prefeitura de Canindé
Trabalhadores rurais ocuparam, na manhã de ontem, o pátio da Prefeitura deste Município em busca de uma solução contra os prejuízos causados pela seca no Estado. Esperam apoio por parte dos Governos Federal, do Estado e Município.Os trabalhadores reivindicaram ao prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, o decreto do estado de emergência no Município, liberação de 10 mil cestas básicas, pagamento de todas as parcelas do Garantia Safra, ampliação do serviço de carro-pipa e criação de um fundo emergencial para assistência aos agricultores.

Também reivindicam a liberação de recursos para as Secretarias de Agricultura, Infra-Estrutura, como forma de garantir a mão de obra dos trabalhadores, limpeza nas paredes dos açudes, recuperação das estradas, três lonas de 8x100metros e um reservatório de água para o acampamento do Xinuaquê, entre outros pontos. Cláudio Pessoa passou todo o dia de ontem em seu gabinete reunido com as lideranças do movimento e, de imediato, autorizou a liberação de alimentos e água para os trabalhadores acampados.

"Sempre estive do lado dos agricultores. Como gestor, espero atender, dentro de nossas possibilidades, os pedidos dos rurícolas. A luta não é só dos agricultores. A luta é nossa. Irei com vocês para onde for necessário´´, garantiu o prefeito.

Quanto ao decreto de emergência, Cláudio Pessoa anunciou que irá mandar fazer um levantamento para saber a real situação das áreas plantadas no Município. "Em relação ao Garantia Safra, já pagamos a primeira parcela no valor de R$ 21.073,20, no último dia 26 de março´´, frisou. "Vamos pagar dentro do prazo todas as parcelas da adesão´´.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé, José Thomé da Cruz Almeida, a perda de milho chega a 90% e o feijão a 70%. "A coisa é pior do que imaginávamos, Não tem nada no campo. Muita gente já encontra dificuldades para encontrar o que comer e beber´´, declarou. Já Josenildo Miguel, do Movimento dos Sem-Terra (MST), disse que todo o cultivo está perdido. "A fome e a sede já imperam no Sertão´´, salientou.

O agricultor Antônio de Sousa, da comunidade de Minador, lembrou que plantou dois hectares de milho e feijão. "O que nasceu, a lagarta comeu e o resto o sol se encarregou de matar". A Defesa Civil do Estado também participou da reunião. Ficou decidido que um relatório será entregue ao prefeito para ser analisado. "Vamos dar nossa parcela de contribuição nesse momento para ajudarmos aos agricultores e as autoridades de Canindé´´, garantiu Sávio Pimentel, coordenador da Defesa Civil no Sertão Central.

Quanto às cestas básicas, a Defesa Civil irá fazer um levantamento de toda a demanda, para ver até onde o órgão pode ajudar a minimizar a situação. A ampliação de carros-pipas também será avaliada pelas autoridades. Para decretar situação de emergência, é necessário atender a todas as exigências da Defesa Civil Nacional. Foram distribuídos no Município 13.600 quilos de feijão, 17.200 quilos de milho e mil quilos de sorgo. Até o fechamento dessa edição, a reunião ainda não havia sido concluída. Foram mais de cinco horas de debate.

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Antônio Carlos Alves

Governo do Estado proverá banda larga para prefeituras do Interior

O Governo do Estado, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), proverá banda larga para as Prefeituras do Interior, utilizando o Cinturão Digital.  As Prefeituras deverão responder ao Edital de Chamada Pública ETICE 001/2012, onde estão descritas as contrapartidas e os critérios de classificação das propostas dos municípios.  O Edital fornecerá até 2 Gbps para os municípios. A ideia central é que as prefeituras contempladas administrem a banda cedida, utilizando-a no setor administrativo e em projetos sociais no município. Os projetos devem assegurar o acesso da população em planos a partir de R$ 29,90 para 1 Mbps, em praças e pontos de interesse da prefeituras.

A data limite para a entrega das propostas na Etice é o dia 21 de maio. O Governo do Estado pretende fomentar os projetos sociais de inclusão nos municípios, disseminando o uso da internet e outros serviços. A infraestrutura do Cinturão Digital do Ceará (CDC) será utilizada para transportar internet até os municípios. 

O Ministério das Comunicações lançou Edital para financiar projetos de cidades digitais, no montante de R$ 20 milhões. Segundo o presidente da Etice, Fernando Carvalho, o Edital federal é complementar ao edital estadual, uma vez que permite aos municípios ter a infraestrutura de distribuição local (última milha) financiada pelo Ministério. Carvalho afirma, ainda, que os municípios do Ceará se qualificam para receber o fomento federal, pois o Estado é um dos poucos que possui infraestrutura de fibra óptica.

O Edital pode ser encontrado no site da Etice (www.etice.ce.gov.br).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Etice

Aneel aprova redução na conta de energia do Ceará em 7,61%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (17) o reajuste tarifário da Companhia Energética do Ceará (Coelce). A nova tarifa entrará em vigor a partir do próximo dia 22, beneficiando 2,8 milhões de unidades consumidoras em 184 municípios cearenses. 
De acordo com a Aneel, o valor final do reajuste da Coelce resultante desses processos será de uma redução de –7,61%.

Fonte: Ceará Agora