quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Liminar suspende pesquisa eleitoral em Canindé

Após ser impedido pela Justiça eleitoral de divulgar pesquisa com intenções de voto de candidatos a prefeito no Crato por suspeita de fraude, o Instituto IDHATA também ficou impossibilitado através de uma liminar, de apresentar os resultados de uma outra pesquisa eleitoral, desta vez realizada em Canindé nos últimos dias 27 e 28, com data de divulgação para hoje, 30 de setembro.
Segundo as informações repassadas a nossa equipe, duas coligações teriam entrado com recursos junto a justiça eleitoral, para impugnar a pesquisa por suspeita de fraude, assim como aconteceu na cidade do Crato.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

PRF prende duas pessoas por prática de crime eleitoral na divisa dos municípios de Canindé e Itatira




Por volta das 16h50 de hoje, durante fiscalização de rotina no km 265 da BR 020, localidade de Cachoeira, pertencente ao municipio de Itatira, agentes da Policia Rodoviaria Federal abordaram diversos veiculos que estavam estacionados na faixa de domínio da rodovia. Durante  fiscalizaçao a um desses automóveis, um Voyage, foram encontrados os seguintes materiais pertencentes a uma candidata a vereadora da região: duas cadernetas contendo informações com valores de serviços pagos para diversas pessoas, por exemplo, compra de telhas, conserto de celular, gás de cozinha, compra de bateria de carro. Também foram encontradas cópias de títulos de eleitores; 2 mil reais em espécie na carteira do passageiro do carro; santinhos, banners e material de campanha da candidata; talão de cheque em branco com folhas assinadas pela candidata.

 No carro do esposo dela, um vereador da região, foram encontrados diversos materiais da campanha da candidata.

O motorista, que é proprietário do Voyage, informou que aluga e dirige o carro para a candidata.

Todo o material, o dinheiro e as duas pessoas que estavam no veículo foram encaminhados à Polícia Federal em Fortaleza

Autoridades do município se reúnem para discutir Festa de São Francisco

A Paróquia de São Francisco realizou na tarde da última sexta-feira (16), uma reunião com autoridade do município de Canindé em preparação a Festa de São Francisco das Chagas 2016. O encontro aconteceu ceu no Centro de pastoral e contou com a as presenças dos frades Frei Marconi Lins – pároco e reitor, Frei Paulo dos Santos – presidente do Sistema de Comunicação, funcionários da paróquia representando setores de acolhida e jurídico do Santuário, as secretarias de assistência social e esporte e cultura do município, representante do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, professores e gestores do Instituto Federal do Ceará Campus Canindé (IFCE).
Este já foi o terceiro momento junto as lideranças da cidade que estão contribuindo para oferecer condições para uma boa acolhida aos milhares de romeiros, devotos e  visitantes que visitaram Canindé, no período do grande fluxo das romarias.
O pároco e reitor Frei Marconi destacou que a Festa de São Francisco das Chagas de Canindé é um grande momento de evangelização, na acolhida, na mensagem franciscana e na penitência dos romeiros. Para isso, a cidade também precisa estar bem preparada para acolher os devotos, nesse sentido a importância da participação de todos na organização da festa. Outros pontos discutidos: a ordenação do trânsito e dos espaços públicos da cidade, o abastecimento de água, a segurança pública, a acolhida, a formação dos voluntários.