sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Chuvas devem durar até a primeira quinzena de setembro

As chuvas no Ceará devem ser prolongadas até a primeira quinzena de setembro. A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

No Ceará o período chuvoso se concentra entre fevereiro e maio. O fenômeno que chama atenção este ano, porém, é a ocorrência de chuvas em pleno fim de agosto - como a própria Funceme havia previsto. Entre quinta e esta sexta-feira (26), por exemplo, Fortaleza registrou uma chuva de 46 milímetros.

O prolongamento das chuvas até agosto pode ter duas explicações. De acordo com o meteorologista Paulo José, da Funceme, uma das hipóteses é o fenômeno La Ninã - sistema que favorece as chuvas no Ceará - e a outra se deve ao fato de o período chuvoso ter maior intensidade este ano.

De acordo ainda com a Funceme, em agosto as chuvas no Ceará estão 84% acima da média para o mês. Já em Fortaleza, no posto pluviométrico do bairro Pici, historicamente o Ceará registra somente 12 milímetros em agosto, mas este ano o índice já soma 50 milímetros.

Dados da Funceme apontam ainda que, entre quinta e sexta-feira, o Ceará teve chuvas em 45 dos 184 municípios.

Mês de julho intenso

O Ceará teve, em 2011, um dos meses de julho mais chuvosos da história. Dados da Fuceme apontaram que as precipitações chegaram a 137,6% acima da média no período.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Site oficial do Governo do Ceará conserta erro e troca imagens

O notícia sobre o erro já havia sido publicada aqui no Blog Canindé Agora há cerca de um ano, mas somente no último dia 22, deste mês, é que foi corrigido.
Quem acessava o site oficial do Governo do Estado do Ceará e clicava no liLinknk Turismo Religioso, se deparava com informações das cidades de Juazeiro do Norte e Canindé. Mas a imagem referente à Canindé, que aparecia na página, não era da Basílica de São Francisco e sim da igreja Matriz da cidade de Icó, no Centro-Sul cearense.
Depois de várias reclamações feitas por internautas e ligações para a Ouvidoria Geral do Estado, o problema foi resolvido.

Veja a página sobre Turismo Religioso no site do Governo do Estado:
http://www.ceara.gov.br/turismo-religioso

Veja a matéria publicada aqui no Blog sobre o problema:
http://canindeagora.blogspot.com/2010/09/site-oficial-do-governo-do-ceara-erra-e.html

Maior Moto Romaria do mundo chega a Canindé dia 18 de setembro

Mais de 50 mil motos e mais de 100 mil participantes são esperados na 25ª Moto Romaria de Fortaleza à Canindé no dia 18 de setembro deste ano.
Apesar de não integrar o livro dos recordes mundiais, não se tem notícia de um evento desse tipo, com esse porte em outras partes do mundo.
A expectativa é que o apoio aos motoqueiros este ano seja bem maior que nas edições passadas, já que a cada ano o crescimento no número de participantes é notável.
Assim como acontece desde a primeira edição, a concentração dos motoqueiros será na Avenida Mister Hill a partir de 5 horas da manhã. A saída está prevista para as 7 horas da manhã.

Dono das Lojas Orpam ganha licitação para nova Lotérica em Canindé



O empresário Paulo Magalhães, dono das Lojas Orpam, foi o vencedor da licitação, realizada pela Caixa Econômica, para a abertura de uma nova agência lotérica em Canindé.
A informação foi divulgada na última quarta-feira, 24, pelo gerente da Caixa, em Canindé, Anibal José. Segundo o gerente, a nova agência deve ser inaugurada ainda este ano, no mês de dezembro.
O local onde a nova Casa Lotérica vai ser instalada ainda não foi definido pelo vencedor da licitação.

Contagem regressiva para a Festa de São Francisco de 2011

A Festa de São Francisco das Chagas deste ano traz como tema: "SÃO FRANCISCO - PROFETA DA VIDA E DEFENSOR DA CRIAÇÃO". De 24 de setembro a 4 de outubro, cerca de quatrocentas e cinquenta mil pessoas são esperadas na cidade de Canindé.

Todos são convidados a refletir sobre a vida como dom de Deus e nosso compromisso com o meio ambiente, pois a comunidade franciscana também está empenhada em destacar a Campanha da Fraternidade deste ano, que reflete questões ambientais sobre a vida no planeta.

Ficará marcado em nossos corações

A abertura da festa é um dos momentos mais esperados pelos devotos que saem das comunidades da zona rural, de bairros de Canindé e de cidade vizinhas. Eles não se abatem pelo cansaço e varam a noite pelas estradas para acompanhar a missa de abertura, na Praça da Basílica. Todos os anos, o local fica tomado pela multidão que enche o coração de alegria, fé e emoção. Cada comunidade que chega é recebida com entusiasmo pela equipe de acolhida que prepara cantos e orações que estimulam os devotos.

Saiba mais...

Além da programação religiosa, o Santuário juntamente com os governos estadual e municipal, além de outras autoridades, estão se preparando para garantir a segurança e o bem estar dos devotos.

Cerca de 700 pessoas estarão envolvidas diretamente neste trabalho, desde os frades de Canindé, de outras casas religiosas e padres diocesanos, leigos de nossa igreja e funcionários do Santuário e Paróquia estarão presentes para dar apoio no atendimento aos romeiros e visitantes.
A comunidade canindeense também participa desse grande evento religioso, deixando as ruas enfeitadas para acolher os milhares de visitantes.


PROGRAMAÇÃO – FESTA DE SÃO FRANCISCO 2011

Abertura: Dia 24 de Setembro - 4h da manhã - Hasteamento das Bandeiras e Celebração Eucarística.

Novena: De 25 de Setembro a 03 de Outubro - Às 18h, na Praça dos Romeiros.

Horários de Missas:
Basílica / Praça da Gruta: 5h, 7h, 9h, 11h e 16h
Igreja de Cristo Rei (Monte): 6h
Capela de São Pedro: 10h (de 30/Set a 03/Out)
Igreja das Dores: 8h, 10h e 15h (de 01 a 03/Outubro)

Procissões:
Painel e a Imagem de São Francisco
- Dia 24/Setembro, às 18h - Procissão com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica.
- De 25/Setembro a 03/Outubro, às 17h30min, Procissão com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica em direção a Praça dos Romeiros, retornando após a Novena para a Basílica.
- Dia 04/Outubro, após a Missa de Encerramento (16h, na Praça da Gruta) - Procissão com a Imagem de São Francisco, pelas principais ruas da cidade.

Via-sacra: Dos dias 25/Set a 03/Out, às 5h, na Av. Francisco Cordeiro Campos, encerrando com a Celebração Eucarística, na Igreja de Cristo Rei (Monte).

Confissões: Dos dias 24/Set a 04/Out, das 6h às 11h e das 14h às 17h30min, no Complexo São Damião, ao lado da Basílica.

Batizados: no Complexo São Damião, às 10h e às 15h.

OBS: Os Batizados só serão realizados com a apresentação do documento de autorização do seu respectivo pároco.

Missa de Encerramento: Dia 04 de Outubro, às 16h, na Praça da Gruta. Transmitida pela Rede Vida de Televisão

(Fonte: Portal Santuário de São Francisco)




Você gostaria que o Blog Canindé Agora voltasse a ativa?


Responda Sim ou Não na nossa enquete