As chuvas no Ceará devem ser prolongadas até a primeira quinzena de setembro. A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
No Ceará o período chuvoso se concentra entre fevereiro e maio. O fenômeno que chama atenção este ano, porém, é a ocorrência de chuvas em pleno fim de agosto - como a própria Funceme havia previsto. Entre quinta e esta sexta-feira (26), por exemplo, Fortaleza registrou uma chuva de 46 milímetros.
O prolongamento das chuvas até agosto pode ter duas explicações. De acordo com o meteorologista Paulo José, da Funceme, uma das hipóteses é o fenômeno La Ninã - sistema que favorece as chuvas no Ceará - e a outra se deve ao fato de o período chuvoso ter maior intensidade este ano.
De acordo ainda com a Funceme, em agosto as chuvas no Ceará estão 84% acima da média para o mês. Já em Fortaleza, no posto pluviométrico do bairro Pici, historicamente o Ceará registra somente 12 milímetros em agosto, mas este ano o índice já soma 50 milímetros.
Dados da Funceme apontam ainda que, entre quinta e sexta-feira, o Ceará teve chuvas em 45 dos 184 municípios.
Mês de julho intenso
O Ceará teve, em 2011, um dos meses de julho mais chuvosos da história. Dados da Fuceme apontaram que as precipitações chegaram a 137,6% acima da média no período.
(Fonte: Diário do Nordeste)
Nenhum comentário:
Postar um comentário