sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Operação "Tapa - Buracos" chega na Rua da Palha


A operação "Tapa - Buracos" tem como objetivo preparar as ruas para receber o asfalto e melhorar as condições de trafegabilidade para as pessoas. Nessa semana e na outra a Rua da Palha está recebendo a operação. Segundo informações da Secretaria de Infra Estrutura de Canindé o Asfaltamento das principais ruas e avenidas da cidade começará na próxima semana.

"Nossas meninas" vão represenar Canindé e o Ceará em disputa nacional


“Nada de azar ou sorte, apenas dedicação e muito esforço. Essa foi a receita para a conquista da vitória da equipe de futsal feminino”.

Não foi impossível quebrar a velha superstição do mês de agosto para as meninas do futsal feminino de Canindé, que no último dia 1º de agosto (sábado) conquistaram o 1º lugar na modalidade nas Olimpíadas Escolares - Etapa Regional em Canindé, não fazendo diferente na Etapa Estadual em Fortaleza, lá elas repetiram a dose, não se intimidaram e mandaram ver, conquistando também o 1º lugar.
As meninas campeãs já estão em fase de treinamento e preparação pensando muito mais além, buscar o título na fase nacional onde irão representar o Estado do Ceará. O sonho ainda não acabou! O sonho da realidade está mais próximo se depender da luta e do esforço desta equipe, segundo o relato das atletas do time principal do Colégio Manoel Januário de Lima do Distrito de Ipu Monte Alegre em Canindé.
Se depender do compromisso destas meninas e o apoio, que jamais imaginaram ter do atual gestor de Canindé Cláudio Pessoa, as mesmas irão ao estado de Minas Gerais na cidade de Poços de Caldas buscar mais um título, esse que é muito importante para os que fazem a Escola Manoel Januário de Lima na zona rural de Canindé.
Segundo informações das próprias atletas, cedidas ao radialista J. Martins, num passado bem recente tiveram diversas dificuldades em termos de apoio logístico e ajuda para a prática do futsal, mesmo assim alcançaram os seus objetivos, mas agora a história se reverte com o advento da nova administração pública, trazendo o seu apoio e incentivo à prática do futsal através do amante do esporte, o prefeito Cláudio Pessoa.
A jogadora Janete, capitã da equipe campeã de Canindé disse que, num passado recente o incentivo que recebiam, era duas bolas para prática de futebol de campo, sendo que elas praticam futsal, era totalmente inviável a prática de sua modalidade. Também segundo Janete o maior apoio veio do prefeito Cláudio Pessoa e do Secretário de Educação do município, Linderval Sousa, que no início da gestão doou 10 bolas oficiais de futsal, diferentemente do passado. Cláudio Pessoa, atual gestor de Canindé, por incentivo disse no dia do município e coincidentemente dia do jogo da equipe em Fortaleza o seguinte: “quem trouxer uma medalha, mesmo que seja de flande, será homenageado com honras”. Graças a conquista as meninas tiveram seu dia de glória num Shopping da capital cearense, onde ao lado de Cláudio Pessoa almoçaram e passaram o dia inteiro fazendo compras, inclusive comprando materiais esportivos adaptados especialmente para o futsal. Agora vamos torcer para que as nossas meninas do futsal conquistem mais esse prêmio para Canindé e para o estado do Ceará.

(Reportagem: Radialista J. Martins)

Homem sofre tentativa de homicídio em churrascaria de Canindé

Uma tentativa de homicídio aconteceu na madrugada do dia 07 de agosto na Churrascaria Alto Guaramiranga na Av. Raimundo Alconforado em Canindé. Segundo informações oficiais, de pessoas que estavam no local, tudo começou com uma simples discussão por ciúmes quando uma pessoa foi atingida por uma garrafa na cabeça, o irmão da pessoa que foi lesionada na cabeça saiu em defesa do mesmo, indo tomar satisfações com o agressor. Segundo informações repassadas pelas pessoas que estavam na churrascaria, Alcir Abreu Pinheiro, 31 anos, tentou agredir o responsável pela garrafada que sacou uma arma de fogo disparando 6 tiros na direção de Alcir, sendo que 4 deles atingiram a vítima no tórax e abdome sendo que duas das balas ultrapassaram seu corpo.
O acusado é conhecido como Divan "da Maria da Lica", que ainda está foragido. A Polícia Militar chegou cerca de 10 minutos depois e efetuou buscas pelo acusado.
Alcir Abreu foi socorrido, pelas pessoas que estavam no local, ao Hospital Regional São Francisco (onde trabalha), e passou por uma cirurgia que retirou uma das balas sendo que apenas uma ainda está alojada. Alcir permanece hospitalizado em observação no Hospital de Canindé.

Vereador Germano assume Ouvidoria do município

Ontem dia 06 de agosto, foi nomeado Secretário da Ouvidoria Geral do município o vereador Germano Ferreira. Após a decisão tomada pelo vereador Toinho do Gordim de deixar o cargo, que havia assumido no dia 01 de julho, o prefeito Cláudio Pessoa tinha que escolher um novo nome para o a secretaria.
Segundo o Prefeito Cláudio Pessoa, o vereador Germano é uma pessoa de sua confiança e que tem muita experiência na parte administrativa, daí a escolha do vereador para o cargo de secretário.
O vereador Maninho Barroso continua com sua vaga na Câmara Municipal, agora no lugar de Germano e o vereador Toinho do Gordim também volta a tomar assento na Câmara de Canindé

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Canindé está na lista. TCM promove novo pacote de inspeções em municípios

De segunda a sexta da semana que vem, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) realiza inspeção em mais 17 municípios:

Aracati
Barreira
Canindé
Caucaia
Chaval
Fortim
Granja
Icó
Ipu
Itapipoca
Jijoca de Jericoacoara
Juazeiro do Norte
Mombaça
Orós
Pacujá
Paramoti
Tejuçuoca

Também serão inspecionadas mais duas unidades administrativas da Prefeitura Municipal de Fortaleza:

Agência Reguladora de Fortaleza (Arfor) - de 10 a 14/08

Instituto Dr.José Frota (IJF) - de 10 a 31/08.

Em todos os casos, tanto no interior como na capital, em princípio as inspeções serão ordinárias, quer dizer, de rotina.

Em função do trabalho até agora realizado, o TCM fará Tomada de Contas Especial nos seguintes municípios:

Itaitinga (Prefeitura e Câmara) - exercício de 2008
Alcântaras (Prefeitura) - exercício de 2009
Coreaú (Prefeitura) - exercício de 2008
Paracuru (Prefeitura) - exercício de 2008
Ipueiras (Prefeitura - exercício de 2008: e Câmara - exercício de 2009
Hidrolândia (Prefeitura) - exercício de 2008
Granjeiro (Prefeitura) - exercício de 2009
Ararendá (Prefeitura) - exercício de 2008
Ararendá (Prefeitura) - exercício de 2009
Catunda (Prefeitura) - exercício de 2009
Redenção (Prefeitura - exercício de 2009

Os critérios são:


ATRASO NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS ATRAVÉS DO SIM
DENÚNCIAS
DESPESAS COM REALIZAÇÃO DE FESTIVIDADES
INFORMAÇÕES REPASSADAS AO CANAL "FALE COM O PRESIDENTE"
NÃO ENVIO DE DADOS DE LICITAÇÕES ATRAVÉS DO SIM
NÃO INSPECIONADOS EM 2008
POSSÍVEL DESMONTE
PREFEITOS REELEITOS
REQUERIMENTOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO
REQUERIMENTOS DO PODER JUDICIÁRIO

Maiores informações:

www.tcm.ce.gov.br

É lançado o cartaz da Festa de São Francisco 2009

Foi lançado no último dia 02 de agosto (Perdão de Assis) o cartaz da Festa de São Francisco deste ano que acontecerá de 24 de setembro a 04 de outubro. O cartaz foi lançado na missa solene de comemoração aos 800 anos da presença do carisma Franciscano no mundo com transmissão da Rede Vida de Televisão, comemorado em Canindé por frades de todo o Brasil. O tema da festa desse ano segue esse tema, 800 anos da ordem Franciscana e também inclui a Campanha da Fraternidade de 2009 que trata do tema: Segurança Pública.
"São Francisco hà 800 anos promovendo a paz", esse é o tema oficial da Festa de São Francisco de Canindé que acontece esse ano no período normal, por não ser ano eleitoral.

Vereadora Mariinha Coêlho lança projeto pioneiro

"O vereador no bairro e o povo na câmara". Esse é o nome do projeto da vereadora Mariinha Coelho que tem como objetivo principal conhecer de perto os problemas da localizados em cada comunidade. No dia 01 de julho o primeiro bairro visitado foi o Canindezinho, onde durante todo o dia a vereadora Mariinha discutiu políticas públicas, esclareceu para o povo qual o verdadeiro papel a ser desempanhado pelo vereador, que é levar ações solidárias e sociais e outros serviços. Está sendo uma experiência marcante, inovadora e pioneira. A proposta é percorrer todos os bairros e distritos de Canindé.
(Reportagem: De Mão em Mão)

Exclusivo - Fotos oficiais mostram como será o novo Conjunto Habitacional de Canindé


O Blog Canindé Agora conseguiu as imagens de como será o novo Conjunto Habitacional de Canindé com Exclusividade. O Projeto "1 Milhão de Casas" do Governo Federal contemplou a cidade com quase 1.750 casas populares, segundo o Secretário de Infra Estrutura de Canindé, Dr João Bosco. O projeto já está encaminhado e nos próximos 4 meses nós teremos a confirmação de quando iniciará a construção.
O Local
Também através de informações exclusivas descobrimos o local onde serão construídas as casas, ao lado da pista de acesso à Aratuba e em frente a ouvidoria do Estado, as margens da BR-020.

Mulher grávida com suspeita de Gripe A no HRSF de Canindé

A informação é do diretor do Hospital Regional São Francisco, Dr Reginaldo Costa, segundo ele a mulher grávida está com todos os sintomas da Influenza A (H1N1). O Hospital de Canindé ainda não oferece o exame para constatar a doença e a paciente foi encaminhada para o Hospital São José em Fortaleza para saber realmente se está ou não com o vírus. Se o exame comprovar a doença esse será o primeiro caso da Gripe A na cidade de Canindé. Segundo o Ministério da Sáude, mulheres grávidas, crianças e idosos estão mais vulneráveis a doença.

Maiores informações sobre a Gripe A (H1N1) acesse:

Parabéns Caridade


Este município, criado no dia 6 de agosto de 1958, comemora hoje 51 anos de emancipação política com um governo voltado para o social. Neste mandato, o prefeito Júnior Tavares apresenta um novo modelo de gestão, que teve início em janeiro de 2009, com a preocupação de articular políticas públicas municipais ouvindo a população.Nesse período, foram realizados 20 seminários de planejamento da gestão compartilhada nas comunidades com a participação da Prefeitura, Câmara Municipal, igrejas católicas e evangélicas, associações comunitárias, conselhos, agentes de saúde, sindicatos, trabalhadores rurais, entre outros segmentos sociais.O grande diferencial da atual administração de Caridade é o fortalecimento da gestão compartilhada no planejamento das ações direcionadas à educação, saúde e assistência social, com a participação efetiva de todas as secretarias municipais.A idéia da participação da população nas conferências agradou à população. Exemplo é o morador da comunidade de Nambi, José Osmar. "Vejo como positiva essa iniciativa, porque nos dá o direito de conhecermos melhor os nossos direitos".Neste ano, a Semana do Município começou no dia 2 de agosto com torneio de futebol, onde o Arsenal de Caridade foi campeão e aconteceu a 6ª Vaquejada Regional de São Domingos no município.Na sede, foram realizadas conferências nas área de Educação, Saúde e Assistência Social, com a participação de todas as secretarias que discutiram políticas de assistência social voltadas para criança, adolescente e também idoso.De acordo com o prefeito Júnior Tavares, 2009 foi um ano atípico em que a Prefeitura teve que traçar novas diretrizes nas suas ações, principalmente em função dos rigores do atual inverno. "As ações foram direcionadas às famílias afetadas com as enchentes e perda da safra, onde garantimos apoio irrestrito aos atingidos. Com o apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Governo do Estado superamos as dificuldades e estamos comemorando 51 anos de aniversário bem mais aliviado".Para festejar a data hoje, acontece missa em ação de graças no Paço Municipal, celebrada pelo padre José Linhares, às 9h, e café comunitário junto à população. Amanhã, Caridade encerra oficialmente a festa com o Forró do Povo em São Domingos, animado por Dedim Gouveia e Brasas do Forró.
Mais informações:
Prefeitura Municipal de Caridade
Prefeito Júnior Tavares
(88) 3324.1234
Sertões de Canindé

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Crato recebe Ronda do Quarteirão

O governador Cid Gomes assinou, nesta terça-feira, no Crato, a ordem de serviço de construção do Centro de Convenções do Cariri. A obra está orçada em R$ 7,8 milhões e deve ficar pronta até fevereiro de 2010. O projeto, que já foi licitado, prevê quatro auditórios: o principal tendo 417 lugares e os demais com 144 lugares. Tudo climatizado, além de outros equipamentos de apoio a grandes eventos.
Cid ainda lançou o Programa Ronda do Quarteirão do Crato, que deverá operar com 42 policiais e cinco viaturas do tipo Hilux.
E o Canindé? Deixe seu comentário sobre o assunto.

Secult disponibilizará R$ 6,2 milhões para projetos no Estado

O governo estadual vai lançar editais para projetos culturais na próxima semana. O valor da verba em oferta: R$ 6,2 milhões para incentivo às artes. A informação é do secretário da Cultura do Ceara, Auto Filho.
Ele informa também que a Secult disponibilizará mais R$ 400 mil para projetos de recuperação do patrimônio.
Ou seja, o governo Cid Gomes lançará assim a sua versão, digamos, PAC da Cultura.

Toinho do Gordim deixa Secretaria de Ouvidoria do Município

É oficial, o vereador Toinho do Gordim deixou a Secretaria de Ouvidoria do município de Canindé. Toinho assumiu o cargo no dia 1º de julho e agora, pouco mais de uma mês depois, ele não é mais o secretário. Segundo Toinho, o prefeito Cláudio Pessoa tem uma maneira de administrar diferente da dele, afirmou também que não tem condições de trabalhar sem recursos.
A qualquer momento novas informações.

"Histórias de nossa terra e de nossa gente". Livro será lançado dia 22

Está previsto para o dia 22 de agosto o lançamento do livro “Histórias de nossa terra e de nossa gente”, de autoria do escritor canindeense Augusto Cesar Magalhães Pinto (foto). O volume reúne crônicas humorísticas, com fatos folclóricos garimpados ao longo do tempo pelo autor e contados aos seus leitores no melhor estilo do gênero. Ilustrada pelo traço seguro do chargista Jardel Crisóstomo, a publicação traz prefácio assinado pelo escritor dr. Clauder Arcanjo. Já as orelhas do livro trazem a rubrica de Silvio R. Santos. O evento literário ocorrerá no Palácio Maçônico de Canindé, prometendo congregar naquele espaço entusiastas da cultura local e admiradores do trabalho de Augusto Cesar, que regularmente, com sua verve autêntica, assina uma página neste informativo. De antemão, o autor não esconde seu reconhecimento à estima do prefeito Júnior Tavares, que deu seu irrestrito apoio na publicação do livro.
(Fonte: Blog do Roberto Chaves - DMM)

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Banda de Canindé participa do Festival de Cultura e Juventude de Pacatuba

Terminou na madrugada do sábado para domingo o 1º Festival de Cultura e Juventude - Fest Férias, em Pacatuba. O evento contou com a presença da Banda canindeense "Efeito Cola". Esse evento marcou o início de um projeto de inclusão social idealizado pela Fundação de Turismo e Cultura (Funtec), em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), que pretende levar a cultura Hip Hop a populações carentes do município. Durante os três dias de evento foram realizadas duas oficinas de Grafitti, duas de Break, duas de iniciação à atividade de DJ, duas de basquete de rua, duas de Skate, duas de charge e duas de cartoom. Participaram das oficinas aproximadamente 400 crianças e adolescentes. “Um sucesso. E já estamos vendo onde e quando serão realizadas as próximas oficinas”, disse a presidente da Funtec, Marluce Rodrigues. Ao todo o público do Fest Férias foi de cerca de 5 mil pessoas. O evento contou ainda com a apresentação de bandas como Ricardo Diamante e os farofas, O Verbo, Alegoria da Caverna, Parabólicos, entre outros. Na noite de encerramento a Love Gun, cover do Kiss, foi um dos pontos altos. Mas o clímax foi a apresentação do grupo Raimundos, que fez a festa de uma platéia cheia de energia. “Toda manifestação cultural com apoio do governo merece parabéns, pois muitas localidades não dão essa oportunidade. Legal essa proposta de som e cursos de graça. E a resposta está aí: praça cheia. A iniciativa é nota 1000”, comentou o vocalista do Raimundos, Digão. Outro que comemorou o sucesso do evento foi o Prefeito Zezinho Cavalcante. Segundo ele, a iniciativa da Funtec mostra a inovação e o compromisso da fundação com os jovens. “Trazer estilos musicais diversificados, que atendam várias ‘tribos’, é importante porque a juventude é eclética. E nós queremos aproximar ainda mais a prefeitura dos jovens ”, concluiu.
Estou feliz em conhecer o Raimundos. Valeu pessoal”. A frase é da pacatubana Amanda Sales, que levou a melhor na promoção Fest Férias, realizada pelo nosso site. A idéia era garantir uma visita ao camarim do Raimundos para quem escrevesse a melhor frase sobre o evento. E numa paródia à música “A mais pedida”, Amanda, que usa na Pracinha da Juventude o apelido Mandy, saiu com essa: "Eu choro até o fim só pra rimar com ‘im’ e ver os Raimundos de pertim!". É isso aí Mandy. Parabéns!!!

O Grupo Raimundos também marcou presença e agitou a galera