quinta-feira, 6 de setembro de 2012

TCM investiga atraso de salários


Com o propósito de obter informações objetivas, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM), Manoel Veras, está encaminhando correspondência ao presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), Paulo Ziulkoski, para saber quais municípios cearenses estariam atrasando o pagamento de vencimentos dos seus servidores.

O dirigente da CMN havia revelado que, em 149 municípios pesquisados pela instituição, no Ceará , em pelo menos 18% deles teria havido a constatação da existência do problema, ameaçando, assim, a regularidade das contas dessas localidades, com prejuízos extensivos aos trabalhadores .
O presidente do TCM, Manoel Veras, informou que o órgão realizará uma fiscalização imediata para identificar as razões da situação, logo após a indicação objetiva da CMN para orientar o foco do trabalho. Onde for identificado problema dessa natureza, acrescentou, o Tribunal agirá “com indispensável celeridade”.
Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Campanha sobre Eleições 2012 aborda compra de votos


Com o objetivo de conscientizar os brasileiros sobre a importância de sua participação nas eleições e também evitar a troca de votos por vantagens indevidas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia nesta quarta-feira (05) a segunda fase da campanha de esclarecimento sobre as Eleições 2012.
Nos vídeos e spots que serão veiculados na televisão e no rádio, a Justiça Eleitoral alerta que quem vende seu voto ganha um dinheiro sujo e perde a chance de votar por um futuro melhor.
A campanha fala também do tema acessibilidade. Os eleitores que são portadores de necessidades especiais poderão votar com tranquilidade, uma vez que TSE dá condições para que essas pessoas exerçam sua cidadania.
Fonte: Ceará Agora

Jesus Romeiro tem candidatura deferida pelo TRE-Ce


O candidato a prefeito de Canindé pelo PMDB, Jesus Romeiro da Silva, teve a candidatura deferida pela corte do Tribunal Regional Eleitoral, por unanimidade, nesta terça-feira (04).
Na decisão, a relatora do processo, Desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, destacou que os atos de improbidade encontrados na gestão de Jesus Romeiro, enquanto secretário de Desenvolvimento Econômico e Infra-Estrutura do município, constituem "meras irregularidades sanáveis".

Leia a decisão na íntegra clicando aqui.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Canindé está na lista de municípios que terão ligações gratuitas de orelhões


Nesta terça-feira (4), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou a lista completa dos municípios em que a empresa "Oi" está proibida de cobrar pelas ligações feitas a partir de orelhões.
A Anatel estima que cerca de 29% da população pode ser beneficiada pela proibição da cobrança. No total, 2.020 municípios foram incluídos na determinação da agência em 21 Estados. Em 174 cidades cearenses a população pode efetuar ligações gratuitas que usarem o aparelho público para realizar chamadas locais para telefones fixos.
Há pouco mais de uma semana a medida foi adotada e vale até 30 de outubro para 1.278 municípios. Em 742 cidades dos 21 Estados afetados pela medida, o prazo será maior: até 31 de dezembro deste ano.
Segunda a agência, a medida foi criada a partir de uma fiscalização feita nos telefones públicos, de todas as concessionárias, em setembro do ano passado. A vistoria constatou 30% dos equipamentos públicos da Oi não funcionando devidamente. Além disso, em algumas regiões não há quantidade suficiente de aparelhos.
Confira a lista completa de municípios clicando aqui.
Fonte: Ceará Agora

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

178 cidades decretam estado de emergência


O Semiárido cearense sofre com os efeitos da longa estiagem que afeta o estado. Há 75 dias sem chuva, a população enfrenta a mais rigorosa seca nos últimos 19 anos e a quinta pior da história, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Já declaram situação de emergência 178 cidades, quatro destas esperam analise do decreto pelo governo federal. As mais afetadas ficam nas regiões do Sertão Central, Inhamuns e Jaguaribana onde, segundo a Defesa Civil estadual, vivem cerca de 2,5 milhões pessoas.
O Exército está atendendo a 93 localidades com carros-pipa para suprir a falta de água potável. A Defesa Civil do estado por meio de um convênio de R$ 8,3 milhões firmado com o Ministério da Integração Nacional, até o dia 10, começou a atender 21 cidades por carro-pipa.
O meteorologista, Namir Mello, afirma que no primeiro semestre deste ano choveu 50% menos do que a média histórica para a época. Enquanto a média do período é 606,4 milímetros, este ano foram registrados apenas 299,2 milímetros. Fenômeno que, em um ano marcado pelo efeito La Niña, que normalmente torna as chuvas mais regulares no Semiárido nordestino, pode ter sido provocado pela indefinição nas temperaturas no Oceano Atlântico. Este efeito pode ter afetado a zona de convergência intertropical, principal sistema causador de chuvas no Ceará, segundo a Funceme.
Nessa terça-feira (4), o governo estadual e o Ministério do Desenvolvimento Social realizam uma cerimônia para marcar a instalação de mais uma cisterna de placa de cimento no Semiárido nordestino. Com a instalação do equipamento de armazenamento de água no Assentamento Estadual Serrote Feio, em Madalena, no Sertão Central cearense, chegará a 500 mil o número de cisternas de placas construídas no Semiárido nordestino, 60.820 delas só no Ceará. As cisternas de cimento custam a metade das de plástico e são mais duráveis.
Fonte: Ceará Agora