sábado, 3 de outubro de 2009

Cláudio Pessoa é escolhido um dos trinta melhores prefeitos do Ceará

Trinta e um prefeitos do Estado do Ceará serão reconhecidos pela sua gestão municipal e, para isso, receberão, no próximo dia 26 de outubro, o prêmio Melhores Prefeitos 2009. O reconhecimento será dedicado aos gestores que promoveram políticas públicas de qualidade no município que gerenciam, incluindo obras, relacionamento com os poderes constituídos no Município, probidade administrativa, capacidade de captação de recursos e trabalhos de divulgação.
De acordo com o presidente da empresa organizadora do evento, Projetos, Promoção e Eventos (PPE), Roberto Farias, há 22 anos a empresa promove este prêmio para estimular o reconhecimento dos gestores e fazer com que cada prefeito tenha mais ânimo para proporcionar trabalhos em prol da população. Como resultado da votação, apurada ontem, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o primeiro município escolhido foi o de Pacoti.
As demais cidades são Crato, Nova Russas, Icó, Tauá, Eusébio, Maranguape, Ocara, Aquiraz, Brejo Santo, Iguatu, Itarema, Pentecoste, Apuiarés, Fortaleza, São Benedito, Sobral, Várzea Alegre, Canindé, Caucaia, Pedra Branca, Beberibe, Pacajus, Pacatuba, Paramoti, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Poranga, Quixeramobim, Horizonte e Quixadá. Todos os gestores dessas cidades já foram informados da escolha para receber a premiação.
Os municípios foram escolhidos de acordo com a votação dos jurados, além de analisarem os Índices de Mortalidade Infantil e de Analfabetismo, e os de vacinação Tríplice Viral e Tetravalente. Para esta edição do prêmio, foram escolhidos 26 jurados, sendo, alguns deles, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar; ministro da Previdência Social, deputado José Pimentel; presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Filho; presidente do Tribunal de Contas do Estado, Pedro Timbó; conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Luiz Sérgio Gadelha Vieira; reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Antônio Colaço; reitor da Uece, Assis Araripe; presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith; presidente da Acert e diretor do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões; diretor da TV Diário, Roberto Moreira; editora do Regional do Diário do Nordeste, Valéria Feitosa; chefe do Departamento Comercial do Interior da TV Diário e Diário do Nordeste, Osvaldo Magalhães; presidente da UVC, Deusinho Filho; diretor do Sindicato dos Jornalistas, Milton Peixoto; e a presidente da Associação das Primeiras Damas do Estado do Ceará, Célia Costa Lima.
Mais informações
PPE - Promoção e Eventos
Av. Santos Dumont, 3131 A sl. 718
(85) 3264.0387
www.robertofarias.com.br
(Fonte: Diário do Nordeste Online)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009


Paulo Henrique Amorim, o jornalista que não leu a constituição de Honduras

Gostaria de agradecer ao cidadão intitulado de “Bruce Wayne” pela indicação da leitura do site de Paulo Henrique Amorim no qual o jornalista discorre a respeito do processo de “golpe” em Honduras: http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=18928. De certa forma, ler esse artigo me deixou aliviado e entendi porque o companheiro Bruce tem uma visão tão deturpada do que está acontecendo.

Segundo Amorim, o evento que ele denominou de “golpe”, acontecido em Honduras, foi um movimento decorrente da força das elites e da imprensa conservadora contra o “pai dos pobres”, Zelaya. O jornalista também culpa o neoliberalismo pelos eventos que ocorreram nesse pequeno país, mostrando que o “golpe” foi uma maldade contra as boas intenções do ex-presidente. Todavia, acho que faltou somente uma coisa a Amorim: ler a constituição de Honduras.

O que aconteceu em Honduras não foi e nunca será um golpe à luz do Direito. Mediante um arcabouço regulatório pautado em princípios constitucionais, o que de fato houve em Honduras foi uma legítima deposição, ou seja, um ato totalmente legal, ratificado pela Carta Magna que rege os direitos e os princípios de Honduras.

Se o jornalista tivesse lido a Constituição, veria que de acordo com o artigo 237º está expressamente proibida a reeleição. Já no art. 239º demanda que qualquer servidor público que tentar modificar o sistema de eleição será punido com a perda do cargo. Zelaya entrou para o filme daqueles cidadãos que pensam que podem estar acima das estruturas criadas cuja finalidade é garantir o pleno direito e a necessidades das pessoas. O ex-presidente foi eleito tendo como princípio máximo o respeito à Constituição, porém, na tentativa de continuar a onda bolivariana encabeçada por Chaves, rasgou a Constituição do seu país e o respeito pelas diretrizes da nação.

A renúncia pela perpetuação no poder foi demarcada na Carta Magna de Honduras no art. 42º que pune com a perda da cidadania qualquer indivíduo que promova campanha em prol do continuísmo no poder executivo nacional. Zelaya insultou a Constituição, brincou com a cara do Judiciário e tentou usar do exército nacional para determinar seus caprichos pessoais, por isso foi punido. Foi advertido pelo Juizado do Contencioso Administrativo de que seus atos eram uma afronta à Constituição do país.

Só no pensamento de alguns jornalistas que não leram a Carta Magna de Honduras e nas idéias de socialistas ortodoxos, pois pensam que seus ideais de ditadura do proletariado podem ser mais importantes do que as leis, é que em Honduras aconteceu um “golpe”. Aqui no Brasil aconteceu o processo de impeachment, pelas mãos do legislativo, em Honduras a destituição do cargo de presidente aconteceu perante o poder legítimo da Suprema Corte.

A justiça de Honduras dá um claro exemplo de que as leis devem ser respeitadas e que devem ficar no poder somente as pessoas que são dignas. Se nosso País fosse duro com as pessoas que infligem a Lei, casos de irregularidades, como conhecido Mensalão, teriam sido investigados e as principais pessoas estariam pagando pelos seus atos. A “organização criminosa”, termo que foi utilizado pelo procurador-geral Antônio Fernando Sousa, tem seus principais membros ainda fazendo parte direta e indiretamente da política do Brasil. José Genoíno, José Dirceu, Duda Mendonça, João Paulo Cunha, João Magno, Professor Luizinho, Paulo Rocha, Anita Leocádia, Luiz Gushiken, Delúbio Soares e Sívio Pereira têm inúmeras acusações, mas todo mundo já sabe como foi e será o desfecho desse caso. Isso sem falar no principal beneficiado da estrutura do Mensalão, o nosso Presidente Lula, o amigo do Sarney, que foi blindado nesse caso, pois “não sabia de nada”. Sorte de todos eles que fizeram isso no Brasil, se fosse em Honduras, eles estariam seriamente preocupados com suas ações.

Obrigatoriedade de diploma chega ao Senado

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado pode votar já na próxima semana a emenda constitucional que torna obrigatório o diploma em jornalismo para exercer a profissão. O relator, Inácio Arruda (PC do B), disse ontem que entregará seu parecer até sexta.
Em junho, o STF (Supremo Tribunal Federal) acabou com a obrigatoriedade do diploma. O relator, ministro Gilmar Mendes, considerou que a formação específica contrariava o exercício pleno das liberdades de expressão e informação.
A emenda só abre exceção para "colaboradores eventuais, sem relação de emprego" com o veículo de comunicação, como articulistas. O relator adiantou que irá incluir entre os dispensados do diploma também os colunistas.
Os jornalistas que já tenham obtido o registro profissional, mesmo sem o diploma, continuarão podendo exercer a profissão.
(Fonte: Gente de Mídia)

É do Rio! É do Brasil!


O Rio de Janeiro venceu Madri por 66 a 32 no último turno de votação para a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016, eleição realizada nesta sexta-feira (2) em Copenhague, na Dinamarca.
Apontada como favorita antes do início da votação, a candidatura carioca só não venceu a primeira votação, que foi bastante equilibrada: Madri levou a melhor, com 28 votos, contra 26 do Rio, 22 de Tóquio e 18 de Chicago, que foi eliminada.
Na segunda etapa, o Rio "herdou" a maior parte dos votos de Chicago e assumiu a primeira posição, com 46 votos, contra 29 de Madri e 20 de Tóquio.
Com mais quatro votos, a candidatura carioca já teria conseguido a vitória por maioria de votos, mas foi necessário um terceiro turno, apenas com os dois mais votados. Então, o Rio disparou na preferência do colégio eleitoral, com 66 votos, contra 32 da campanha espanhola.
(Fonte: Portal R7 - Foto por Pawel Kopczynski/Reuters)

Santuário recebe comboio de carretas vindo de Codó - MA

Chegou na madrugada de hoje, um comboio de 16 carretas procedentes da cidade de Codó do Maranhão, com 2.500 pessoas, fieis de São Francisco das Chagas. Os devotos vêm pagar promessas e participar da programação da romaria em homenagem ao padroeiro, iniciada no último dia 24 de setembro e que será encerrada no domingo, com show da cantora Elba Ramalho, a se realizar na Praça dos Romeiros. Também integra a programação de encerramento, a já tradicional procissão, a partir das 16 horas.
Segundo o empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho do Codó, a realização anual do comboio de carretas é uma promessa feita por seus pais quando moravam na cidade de Massapé, na zona norte do Ceará, no ano de 1967.
Segundo ele, o casal e seus seguidores, viajando em jumentos sem conforto e segurança, gastavam oito dias de viagem até Canindé, para agradecerem às graças alcançadas por meio de São Francisco de Canindé.
´´Depois que fui embora para o Maranhão, onde moro há 42 anos, resolvi manter viva essa tradição e hoje, graças a São Francisco e Deus, estou completando a minha 42ª viagem à essa terra santa´´, afirma Chiquinho do Codó.
Os romeiros do Maranhão foram anfitrionados pelo pároco da cidade, frei João Amilton dos Santos, e o prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, às 7h, no Distrito de Caiçara. Após a bênção dada por frei João Amilton dos Santos, os veículos seguem pela CE-257, guiados por um trio elétrico que leva o cantor e compositor Manoel Messias. Ele interpreta vários hinos em louvor a São Francisco. O patrulhamento da Companhia de Policiamento Rodoviário e da Guarda Municipal garantem a segurança do percurso de louvação.
Ao chegarem ao santuário, os romeiros seguem para o Centro de Apoio ao Adolescente e a Criança (Caic), que foi cedido pela Prefeitura de Canindé. Segundo o secretário de Turismo, Plínio Gomes, o prefeito Cláudio Pessoa autorizou que todos os prédios públicos do Município fossem colocados à disposição da romaria este ano.

Plantão policial

Para evitar que os romeiros sofram assaltos, a Polícia Militar dará plantão 24 horas no local, bem como a cavalaria que fará ronda nas áreas vizinhas. Na opinião do pároco, frei João Amilton, a festa deste ano melhorou na qualidade no que se refere à organização, aos serviços de saúde e à segurança dos romeiros visitantes.
Os 2.500 fieis ficarão na cidade por dois dias, quando retornam para sua cidade de origem. Toda viagem de ida e volta é financiada pelo empresário.
´´É um compromisso que tenho com meus pais e irei cumprir até quando puder. Esses romeiros ficam felizes e isso me deixa feliz também. Estar em Canindé é estar em um lugar inexplicável, onde só acontecem coisas boas´´, afirma Chiquinho do Codó.
O prefeito Cláudio Pessoa disse que os romeiros receberão todo apoio do Município. ´´Eles estão em casa. Até a chave da cidade será entregue a eles´´, afirmou o gestor.

Programação de fé

Muitas demonstrações de fé e emoção franciscana podem ser vistas nas ruas de Canindé neste período do ano. A programação da Festa do Padroeiro é intensa, em diversos horários, o que possibilita a participação dos mais variados perfis de romeiros. São missas, novenas, confissões, veneração ao santo.
Neste ano, a festa traz como tema: ´´São Francisco, há 800 anos promovendo a paz´´. A Igreja Católica vem prestando uma série de homenagens a vários segmentos da região.
Encenações teatrais sobre o carisma franciscano acontecem até hoje, em espetáculo feito por integrantes da Pastoral da Juventude, no Espaço Cultural frei Venâncio Willeke.
(Fonte: Diário do Nordeste Online)

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Romaria de Canindé - Jovens encenam carisma franciscano

Fé, emoção, missas, novenas, confissões, veneração ao santo. É nesse ritmo que a Festa de São Francisco chega hoje ao seu sexto dia. A cidade está tomada por fiéis vindos de várias partes do País. A Igreja Católica vem prestando uma série de homenagens a vários segmentos da região. Já foram homenageados comerciantes, vaqueiros, pessoas com necessidades especiais, camponeses.
Hoje, começou o espetáculo em comemoração aos 800 anos do carisma franciscano no mundo, uma realização da Pastoral da Juventude. A peça fica em cartaz até o dia 2 de outubro e contará com mais de 50 figurantes no Espaço Cultural Frei Venâncio Willeke, situado na Praça da Igreja das Dores, ao lado da Avenida Francisco Cordeiro Campos.
Frei João Amilton dos Santos, pároco e coordenador das festividades, explica que 2009 é dedicado aos 800 anos do carisma franciscano e do nascimento da Ordem Franciscana. "Esta data nos remete aos primórdios da história, quando Francisco estava terminando a restauração da última igreja da redondeza e se perguntava sobre o que faria depois. Ele ainda não havia entendido que a Igreja que devia restaurar não era de pedra, mas a própria Igreja de Cristo, enfraquecida na época pelas divisões e pelo apego às riquezas e ao poder", ressalta. Para ele, hoje falar de carisma franciscano é muito atual, como forma de valorizar o ser ao invés do ter
.
(Fonte: Diário do Nordeste)

Mais um! Prefeito de Jaguaruana é cassado

Depois da cassação do Prefeito de Santa Quitéria, agora é a vez do prefeito de Jaguaruana, Antônio Roberto Silva (PSDB), também ser punido pela Justiça Eleitoral. Ele foi cassado pela juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão, nesta quarta-feira (30), por abuso do poder econômico.

A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), confirmou a informação, mas informou que ainda não havia recebido nenhuma notificação oficial.

Segundo informações da Rádio União de Jaguaruana o clima na cidade está tenso. Eleitores da possível candidata que disputou as últimas eleições com Roberto, Ana Barbosa, e ficou em 2º lugar, soltaram fogos e comemoraram a cassação em frente à casa de Ana.

O advogado do Prefeito, Vicente Aquino, afirmou que eles receberam a intimação por volta das 16 horas de hoje e que, até amanhã, irá entrar com recurso. “Nós entendemos que não houve abuso do poder econômico e corrupção eleitoral e acreditamos que o TRE deve modificar essa decisão.

(Fonte: Jangadeiro Online)

Acidente com ônibus da banda Forró Sacode

O ônibus da banda cearense Forró Sacode capotou na madrugada desta quarta-feira, 30, próximo ao município de São Benedito do Rio Preto, no Maranhão. De acordo com o site G1, o motorista perdeu o controle do veículo em uma curva. Das 30 pessoas que ocupavam o ônibus, 14 ficaram feridas e foram encaminhadas a um hospital da região.
Ainda segundo informa o site, o caso mais grave entre os feridos é o da vocalista da banda, Daniele Rodrigues, 22, que fraturou as duas pernas. O restante do grupo sofreu apenas escoriações leves. Os outros integrantes feridos foram liberados no início da tarde desta quarta-feira. Eles seguirão para São Luís e depois para Fortaleza. O vocalista da banda, Tony Guerra, não estava viajando no ônibus.
O empresário da banda, Júlio Morais, que também não estava no ônibus, disse que o veículo era novo e que o motorista não dirigia em alta velocidade. Ele ainda informou que o show que estava marcado para hoje, na Expoece, em Fortaleza, foi cancelado, assim como a apresentação em Sobral. A agenda de shows da banda será retomada a partir do dia 10 de outubro.”


(G1, O Povo Online e Imirante.com - Fotos: William Fernandes)

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Secretário de Finanças diz que dinheiro dos servidores será depositado amanhã

Jorge Luis, Secretário de Finanças de Canindé afirma que o dinheiro dos servidores do município será depositado nessa quarta - feira (30/09) na conta da Prefeitura no Banco do Brasil. A questão é, todos os Bancos de Canindé (exceto o Bradesco) estão em greve. O Banco do Brasil dá uma aliviada na questão e diz que os pagamentos podem ser feitos normalmente, mas levará uns três dias para ser feito todo o processo. Como sempre nesses casos quem sai prejudicado é o servidor.

Bento XVI quer padres fora da política

O papa Bento XVI mandou dois recados aos padres brasileiros no encontro com representantes da Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): mantenham-se afastados de um engajamento pessoal na política e se esforcem para despertar novas vocações sacerdotais. No mesmo evento, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, recebeu o apoio do papa para criar em Pernambuco unidades do programa Fazenda Esperança, destinado a jovens dependentes de álcool e drogas.
Bispos da CNBB Nordeste 2 (Olinda e Recife, Paraíba, Maceió e Natal) estiveram em Roma de 9 a 18 de setembro último, para visita obrigatória ao papa, que se repete a cada cinco anos. A mensagem de Bento XVI ao grupo foi produzida com base nos relatórios que ele recebeu previamente de cada uma das arquidioceses. “Não temos sacerdotes envolvidos com política no Recife, mas em Sobral (CE) há um padre que é deputado federal”, disse dom Fernando, ao explicar as preocupações do pontífice.
De acordo com o arcebispo, nas audiências coletivas o papa destacou como um dos pontos mais delicados da Igreja a relação harmônica entre padres e leigos. “Não é a falta de presbíteros que justifica uma participação mais ativa e numerosa de leigos”, escreveu Bento XVI. “A função do presbítero é essencial e insubstituível para o anúncio da palavra e a celebração dos sacramentos, sobretudo da eucaristia”, completou.
(Jornal do Commercio)

Missa dos Comunicadores acontece nessa tarde

A missa dedicada aos comunicadores está marcada para as 16:00h na quadra coberta da gruta. A paróquia homeageia as pessoas da imprensa há vários anos no período da Festa de São Francisco, nesse ano não será diferente. Todos os profissionais das emissoras de rádio: Aquarela FM, São Francisco AM, Vanguarda AM, Líder FM, Jornal AM, Santa Clara FM, estarão presentes, além da imprensa televisiva. A missa será celebrada pelo Ministro Provincial, Frei Marconi Lins da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Canindé recebe unidade móvel da Coelce

A população pode solicitar informações sobre débitos, emissão de 2ª via da fatura de energia, parcelamento de contas em atraso e mudança de titularidade

Em apoio à festa de São Francisco em Canindé, no Sertão Central, a Coelce disponibiliza a partir desta segunda-feira (28), a Unidade Móvel do órgão para atender a população do município.

Na unidade são disponibilizados todos os atendimentos e operações realizadas nas lojas da companhia. A população pode solicitar informações sobre débitos, emissão de 2ª via da fatura de energia, parcelamento de contas em atraso e mudança de titularidade. A unidade móvel ficará em Canindé até o dia 2 de outubro.

Serviço:
Unidade móvel
Endereço: Rua Joaquim Magalhães, s/n.

(Fonte: Jangadeiro On Line)

STJ decide: motorista é obrigado a fazer teste do bafômetro

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou novamente, confirmando entendimento já expresso outras vezes, pedido de habeas corpus ajuizado por motorista que contestava a obrigatoriedade do teste do bafômetro em caso de abordagem policial.
O argumento do condutor era, mais uma vez, o de que a Lei Seca é inconstitucional por obrigar alguém a produzir prova contra si mesmo. A recusa em se fazer o teste do bafômetro ou exame de sangue evitaria a aplicação das penalidades administrativas de suspensão do direito de dirigir e de apreensão do veículo.
Os ministros da Terceira Seção do STJ entenderam que nesse tipo de habeas corpus a liberdade de locomoção não estava em risco. A relatora do caso, ministra Laurita Vaz, destacou que a recusa em se submeter a esses testes implica apenas sanções no âmbito administrativo e que há outros meios de prova admitidos para constatação de embriaguez.
Ainda será julgada no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a Lei Seca. Neste período que antecede a análise do caso pelo plenário, o STF também tem decidido que a lei, por estar em vigor, não pode ser afastada para beneficiar com salvo-conduto um determinado cidadão.”

(Folha Online)

domingo, 27 de setembro de 2009

Crise da Polícia Civil – Titular da SSPDS receberá comissão de parlamentares

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro, receberá em audiência, às 17 horas desta segunda-feira, em seu gabinete de trabalho, uma comissão de deputados estaduais. O encontro ocorrerá no Palácio da Segurança, no bairro São Gerardo, em Fortaleza.

O grupo de parlamentares mobilizado pelo líder do Governo na Assembleia, Nelson Martins, conversará com o secretário sobre a exoneração de três delegados, fato que vem gerando clima de instafisfação entre demais profissioinais da área. Na última semana, o Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpoci) foi à Assembleia pedir apoio.

A exoneração de César Wagner da Delegacia de Narcóticos (Denarc), Ana Lúcia, do 8º Distrito Policial e de Romério Almeida, da Delegacia Metropolitana de Maracanaú foi o estopim do protesto. Os três foram acusados de desobedecer recomendação do secretário de não expor presos na mídia.

(Fonte: Blog do Eliomar)

Romarias a pé começam a chegar em Canindé


Na noite deste sábado 26/09 várias romarias de Fortaleza chagaram à cidade de Canindé para prestigiar a Festa de São Francisco. A pé, eles nem sentiram cansaço na caminhada, "essa força vem da fé em São Francisco", afirma um do peregrinos da Romaria Dom Joaquim que vem do bairro Aldeota em Fortaleza. Por falar na Romaria Dom Joaquim ela é uma das mais tradicionais, fundada a 52 anos pela D. Raimundinha e pelo seu saudoso marido. Além da Dom Joaquim as Romarias São Francisco, dos comerciantes do Centro de Fortaleza, Pedro Brandão e Roamria de Fátima, chegaram na noite de sábado. Hoje pela manhã 27/09 chegaram outras romarias a pé e duas Moto - Romarias.

Na volta de Itapebussu - Acidente na BR-020 deixa pai e filha mortos

Um trágico acidente, envolvendo 4 pessoas de uma mesma família deixou dois mortos na BR-020. O fato aconteceu, no início da manhã deste sábado (26), no quilômetro 388, em Caucaia.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, pai, filha e duas sobrinhas voltavam de uma festa em Itapebussu quando Virgina Isabel Alves Maciel, de 37 anos, perdeu o controle do veículo e bateu em uma árvore. Ela está internada no Instituto Dr. José Frota (IJF) em estado grave.

O proprietário do carro, Raimundo Alves Maciel, de 51 anos, morreu na hora. A filha dele, Ariane Alves Cavalhedo, de 29 anos, morreu no Hospital Municipal de Caucaia quando recebia atendimento. Lana Rafael Alves Maciel, de 27 anos, ainda está hospitalizada em Caucaia, mas passa bem.

(Fonte - Portal Verdes Mares)