sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Canindeense é Diplomado Doutor em Assunção no Paraguai

O Canindeense Pedro Afonso Magalhães, recebeu na Cidade de Assunção, capital do Paraguai, o título de conclusão de Doutorado, com essa formação, Pedro Afonso, passa a ser o primeiro Canindeense, Doutor em Ciências da Educação.

O educador é Filho do comerciante José Ivan Magalhães (Zé Ivan da oficina), pessoa bastante conhecida no bairro Alto Guaramiranga, e em todo o município. O Canindeense comemora a conquista e torce para que outros munícipes alcancem a mesma conquista, pois sem dúvidas, nossa cidade será beneficiada com todas as conquistas alcançadas pelos filhos da nossa terra.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A exemplo de João Dória em São Paulo Rozário Ximenes se veste de gari em Canindé

Assim como fez o prefeito de São Paulo, João Dória, na manhã desta quinta-feira (19), a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, também se vestiu de Gari. O feito aconteceu durante a entrega do novo fardamento da equipe de limpeza pública da cidade, durante um mutirão de limpeza.

A prefeitura de Canindé, deu início na manhã um mutirão de limpeza pelas ruas do Centro da cidade, onde na sequência dos trabalhos, a ação deverá beneficiar todos os bairros do município, com a finalidade de transformar Canindé em uma cidade mais limpa e saudável, tanto para os munícipes, como para os visitantes, que por aqui passam. Durante o ato a prefeita Rozário, vestiu a farda da equipe de limpeza pública, e ate dirigiu um caminhão compactador pelas ruas da cidade.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Canindé perde área territorial para quatro municípios da região

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a Assembleia Legislativa do Ceara, divulgaram na tarde da última terça-feira (17), o Projeto Atlas de Divisas Georreferenciadas dos Municípios Cearenses, que visa fazer ajustes nas divisas municipais e readequar comunidades entre os municípios Cearenses.

Por telefone, nossa equipe conversou com técnicos do IPECE, que com exclusividade, esclareceram que com os ajustes feitos nas divisas municipais, Canindé já perdeu área territorial para quatro municípios da região, sendo eles, Paramoti, Caridade, General Sampaio e Itatira. Vale ressaltar que a nova lei de divisas, ainda não atendeu os municípios de Tejuçuoca e Irauçuba, que também fazem divisa com Canindé, quando esses dois municípios forem atendidos, nosso município pode perder mais área territorial, principalmente para Tejuçuoca.

Ainda de acordo com o IPECE, a perda de área territorial foi feita a partir de acordo entre os gestores dos municípios envolvidos e também com base em um relatório produzido com relatos de cada comunidade que passou a ser assistida por um outro município.

O IPECE nos adiantou ainda algumas comunidades que não fazem mais parte da área territorial de Canindé, confira.

Para os municípios de Paramoti e General Sampaio, Canindé perdeu as seguintes comunidades, Malhada da Areia, Primavera, Tanque Raso, Currupião, entre outras.

Para Caridade, Canindé perdeu as comunidades de, Retiro, Fazenda Grossos, Fazenda Oiticica, Santa Maria, entre outras.

Para Itatira Canindé perdeu as comunidades de, Oiticica, Monteiro, Serrinha dos Quirinos, Arisco, entre outras.

Essas são apenas algumas comunidades que migram para outros municípios, a listagem completa das comunidades deverá ser divulgada quando todos os 164 municípios do Ceará tiverem suas divisas atualizadas, ate o momento, 128 municípios já passaram por esse processo.

A última lei que consolidou os limites intermunicipais do estado do Ceará foi a Lei nº 1.153 de 22 de Novembro de 1951, ou seja, há mais de 65 anos atrás, quando o Ceará somente detinha 95 municípios. Ocorre que, durante esse longo período, foram criados 89 novos municípios, perfazendo assim o total de 184 municípios que detém, atualmente, o estado do Ceará, sendo que, todos esses novos municípios foram criados através de leis próprias, não havendo nenhuma consolidação desta legislação.

A interpretação dessa legislação embaraça-se nas imprecisões e no anacronismo, tendo em vista que essa legislação é muito antiga e está baseada em pontos e referências geográficas muitas vezes não mais existentes ou de difícil localização, ocasionando problemas que dificultam a gestão territorial.
Neste contexto, o Atlas de Divisas objetiva revolver problemas relativos à: legislação antiga com referência a elementos não mais existentes no terreno; indefinição de limites municipais configurando, em algumas situações, áreas de litígios; administração em área legal pertencente a outro município; distorção em dados estatísticos e na arrecadação de impostos e transferências constitucionais, entre outros.

Desse modo, a partir dos memoriais descritivos georreferenciados e dos mapas de divisas municipais possibilita-se uma melhor gestão do território pelos agentes públicos e pela população.

Fugitivo da Cadeia Pública de Canindé se apresenta na presença de advogado

Se apresentou na Delegacia de Polícia Civil de Canindé, no início da tarde dessa quarta-feira (18), Crisvan Costa do Nascimento Silva, conhecido como Crisvan. O mesmo estava foragido desde novembro de 2016, quando participou de uma fuga em massa, na Cadeia Pública de Canindé.

O fugitivo chegou à delegacia acompanhado de um advogado, após a apresentação, ele foi levado ao Núcleo de Perícia Forense, e em seguida foi reconduzido por Policiais Civis para a Cadeia Publica de Canindé, local de onde havia fugido.

Crisvan participou de uma fuga em massa que aconteceu no dia 26 de novembro de 2016, na Cadeia pública de Canindé, onde escaparam junto com ele, Cristiano Rocha Lobo, Leandro da Silva Vieira, Antônio Marcos de Sousa Carlos, Antônio Thiago Leonor e Paulo Henrique da Silva Carneiro.

Dos seis fugitivos apenas dois foram recapturados, sendo Leandro da Silva Vieira, que hoje está preso em Caucaia e Crisvan Costa do Nascimento Silva, que se apresentou na tarde de hoje, os demais continuam foragidos.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Secretaria de Turismo não confirma show do cantor Vicente Nery em Canindé no Dia do Romeiro

Após a divulgação nas redes sociais, de que o cantor Vicente Nery, seria a atração principal do Dia do Romeiro em Canindé, nossa equipe entrou em contato com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Canindé, Socorro Bastos, e com a equipe de organização da Paróquia de São Francisco das Chagas. Ambos os órgãos, não confirmaram a vinda do cantor para apresentação no dia (03) de fevereiro.

Segundo a Secretária Municipal de Turismo, Socorro Bastos, existe um interesse por parte do forrozeiro, em realizar a apresentação em Canindé, porém a produção do artista ainda não confirmou sua presença no evento.

Tanto a Secretaria de Turismo como a Paróquia de São Francisco, estão em conversa com a produção do cantor, mas ate o momento dessa publicação, nada tinha sido confirmado. Vicente Nery é devoto de São Francisco, e já realizou duas apresentações em Canindé, em comemoração ao Dia do Romeiro.

No entanto, uma programação está sendo preparada para o próximo dia (03), de fevereiro. Várias celebrações serão realizadas no decorrer do dia. As 18 horas, uma celebração será transmitida pela Rede Vida de Televisão, em seguida, a imagem de São Francisquinho, saíra pelas principais ruas da cidade, na sequência, o pároco do Santuário, Frei Marconi Lins, dará a bênção.

Após a parte religiosa, a Secretaria de Turismo está preparando a parte cultural que será realizada no coreto da Praça Tomaz Barbosa, onde já está confirmada a apresentação do grupo canindeense “Pra Sambar”. A programação completa do Dia do Romeiro, incluindo toda a parte cultural, deve ser divulgada nesta quarta-feira (18).

Moto Romaria vinda de Teresina no Piauí esta prevista para chegar em Canindé na próxima Sexta-feira

Está prevista para chegar em Canindé na próxima sexta-feira (20), a Moto Romaria vinda de Teresina-PI, a previsão é que os 80 motociclistas que integram a romaria, cheguem na cidade por volta das 16 horas.

De acordo com Francisco Ferreira Neto, coordenador da 14ª Moto Romaria Teresina a Canindé, o evento já virou tradição, e anuncia que encerrará suas atividades a frente do ato, e que outra pessoa deverá assumir o cargo a partir do próximo ano. 
 
Ao chegar em Canindé, os motociclistas serão recepcionados pela assessoria de romarias da Paróquia de São Francisco das Chagas e pela Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Canindé, Socorro Bastos, após a recepção, eles receberão a bênção do pároco e reitor do Santuário, frei Marconi Lins, já no domingo, as 07 da manhã, assistem a santa missa celebrada na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

De acordo com o coordenador de Romarias do Santuário, Helton Lopes, essa é a segunda moto romaria do ano, a primeira também veio do Estado do Piauí.