quinta-feira, 1 de abril de 2010

Fiéis celebram Semana Santa

Para manter uma tradição milenar, a Igreja Católica no Município realizou, na Avenida Francisco Cordeiro Campos, sob a coordenação de frei João Amilton dos Santos, a Procissão do Encontro que reuniu fiéis de vários pontos do Ceará. As imagens de Bom Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores saíram da igreja que leva o nome da santa e seguiram pela Via Sacra do Monte, onde, na 4ª estação, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a imagem de Nossa Senhora se aproximou de Bom Jesus dos Passos, caracterizando a presença da mãe junto ao filho, na caminhada para o calvário. Em seguida, em cada estação acontecia a proclamação do Evangelho e a reflexão, prosseguindo com a Via Sacra até a Igreja de Cristo Rei, no Alto do Monte.

Ontem, a Igreja realizou a celebração penitencial para os jovens, na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, e para os homens, na Quadra da Casa Paroquial. Hoje, quinta-feira santa, a celebração da ceia do senhor e a tradicional missa dos lavas pés será na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e no Mosteiro do Santíssimo Sacramento. Hoje, acontece ainda adoração ao santíssimo sacramento na Basílica de São Francisco, das 19 às 22 horas. A programação da Semana Santa prossegue na sexta-feira com a Paixão de Cristo, na Via - Sacra da Avenida Francisco Cordeiro Campos e celebração na Basílica e Mosteiro das Clarissas.

Após o ato religioso da Paixão de Cristo na Basílica, haverá procissão com a imagem do Senhor morto pelas ruas Gervásio Martins, Joaquim Magalhães, Travessa Monsenhor Zezinho, Tabelião Facundo, Mozart Pinto, chegando até a Igreja de Nossa Senhora das Dores.

Vigília

No sábado, a vigília pascal será no Mosteiro das Clarissas e na Basílica de São Francisco das Chagas. Encerrando as atividades religiosas da Semana Santa o Domingo de Páscoa. Às 17h30, acontecerá a procissão com a imagem do Cristo Ressuscitado, pelas ruas João Pinto Damasceno, Posto Canindé, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins, Praça da Basílica, Aristides Rabelo e Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, onde acontecerá a celebração presidida pelo frei João Amilton.

Em Canindé, por conta do feriado, o prefeito Cláudio Pessoa decretou ponto facultativo, ficando resguardados do decreto as secretarias de Saúde, Guarda Municipal, Ação Social, Grupo de Socorro de Urgência, Conselho Tutelar e S.O.S Criança. Os bancos param suas atividades hoje e só retornam na segunda-feira. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto fica de plantão 24 horas. No Sertão Central, nas comunidades, nos bairros, nas escolas e nas ruas, a passagem bíblica mais dolorosa para os cristãos será revivida a partir de hoje. Até o Domingo de Páscoa o espetáculo da Paixão de Cristo será apresentado por centenas de artistas, a maioria, amadores. Assim como o milagre da multiplicação, a encenação religiosa está se espalhando por toda a região. Até mesmo nas pequenas cidades, como Ibicuitinga, a morte e ressurreição do Filho de Deus é lembrada.
(Fonte: Diário do Nordeste - Foto: Antônio Carlos Alves)

terça-feira, 30 de março de 2010

Rádio Aquarela FM comemora 4 anos com 2 dias de festa


A Rádio Aquarela FM de Canindé comemorará 4 anos com muito estilo, pois dias 14 e 15 de maio a cidade vai receber grandes atrações. Segundo informações do radialista Evangelista Tavares apenas 3 atrações já estão confirmadas e são elas: Banda Líbanos, Forrozão Tropykália e Forró Sacode. Essas bandas se apresentarão somente no dia 14 e já no dia 15 as atrações ainda não estão confirmadas, mas segundo informações a banda de pop rock Biquini Cavadão está sendo cogitada.

Prefeitura conclui passagem molhada de Targinos


A Prefeitura de Canindé através da Secretaria de Infra – estrutura concluiu as obras de recuperação da passagem molhada do distrito de Targinos. A obra foi executa pela Construtora Torres com recursos da Prefeitura e tem uma extensão de 50 metros sobre o Rio Cangati.

Esta recuperação contempla definitivamente um sonho de cerca 50 pessoas daquela comunidade, as quais enfrentavam sérios problemas de deslocamento principalmente no período chuvoso.

Segundo, o prefeito Claudio Pessoa, além desta obra outras estão sendo implementadas para melhorar a comunicação da cidade com o interior.

(Chico Carlôto Da/ Assessoria de Comunicação - Foto: Naldim, Metrofilme)

Alunos do Brasil Alfabetizado têm acesso a consultas oftalmológicas

Todos os alunos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado no ano de 2009 estão sendo contemplados com consultas de médico oftalmologista da Santa Casa de Canindé, através do Projeto Olhar Brasil.

O Projeto Olhar Brasil, do Ministério da Saúde, visa atuar na identificação e correção de problemas visuais relacionados à refração, buscando reduzir as taxas de evasão escolar e facilitar o acesso da população alvo do Projeto à consulta oftalmológica e a óculos corretivos.

Em Canindé, o Olhar Brasil está sendo desenvolvido através da parceria entre 7ª Crede e das Secretarias Municipais da Educação e da Saúde, com total apoio da administração municipal.

As primeiras consultas foram realizadas no último dia 29 de março e prosseguem sempre às segundas-feiras, até que todos os alunos do Programa Brasil Alfabetizado, com idade igual ou superior a 15 anos, tenham sido atendidos.

Mais informações com a equipe da Coordenação ou com os professores do Programa Brasil Alfabetizado, na Secretaria da Educação, ou através do telefone 3343-3420.

(Clara Moura - Assessoria de Comunicação, Sec. Educ.)

Secretaria de Agricultura em Ação

O Secretário da Agricultura, Airton Maciel está desenvolvendo importantes ações em sua pasta. Entre elas a recuperação da horta para produção de diversas hortaliças e, ao mesmo tempo, servirá também para aula de campo de alunos das escolas municipais. Ao lado da horta está sendo feito plantio de girassol em uma área de ½ hectare.

Com um projeto do técnico Dr. Antonio Fernando Coelho Cavalcante, será implantada a Farmácia Viva, que terá entre outras atividades, a produção de inseticida orgânica.

Ao mesmo tempo foi firmado convênio com a Associação da comunidade de Pitombeiras para produção de adubo orgânico, principalmente usando o processo de compostagem que aproveita o material oriundo da poda das árvores no perímetro urbano.

A secretaria da Agricultura ainda dispõe de 90 toneladas de calcário que está sendo distribuído nas comunidades para recuperação do solo.

Um sistema de CPD – Centro de Processamento de Dados será implantado para entre outras coisas, dar melhor atendimento ao programa Seguro Safra.

O secretario Airton Maciel já agendou uma visita ao Secretario da Agricultura do Estado, aonde irá acompanhado de diretores de sindicatos e técnicos agrícolas para articular ações em prol dos trabalhadores rurais de Canindé.

(Chico Carlôto Da/ Assessoria de Comunicação)

segunda-feira, 29 de março de 2010

Prefeitura de Canindé instala Sala do Empreendedor

A Prefeitura de Canindé através da Secretaria do Desenvolvimento Econômica e Turismo e, em parceria com o SEBRAE, instalou a Sala do Empreendedor no anexo da Biblioteca Pública Municipal no centro da cidade, a qual será dirigida pelo técnico Márcio Magalhães, devidamente orientado e treinado por técnicos do SEBRAE.
Na solenidade de instalação esteve presente o técnico Dr. Paulo Sérgio, representando o superintendente do órgão Dr. Carlos Cruz e ao Dr. Alci Porto, diretor técnico.
Com esta iniciativa a prefeitura visa dar ao empreendedor individual uma melhor condição para quem trabalha por conta própria ou tem um pequeno negócio. Essa categoria tem direitos aprovados por lei e tem direitos garantidos como: aposentadoria, auxilio doença, licença maternidade, e condições para que possam se cadastrar junto aos diversos órgãos e conseqüentemente vislumbrar perspectiva de crescimento.
Desde que assumiu a prefeitura de Canindé o prefeito Claudio Pessoa tem envidado esforços no sentido de conseguir opções de emprego e renda para seus munícipes, e a sala do empreendedor é um dos pontos importantes para dar apoio aos pequenos comerciantes que vivem na informalidade.

(Chico Carlôto Da / Assessoria de Comunicação)

Alunos de Canindé participam de Festival de Atletismo

No dia 27 de março, uma delegação de 40 alunos de diversas escolas da sede e da zona rural de Canindé estiveram participando do Festival SESI Infantil de Atletismo, que aconteceu no estádio do SESI, na Barra do Ceará. O evento também contou com uma participação de atletas de equipes da Unifor, Círculo Militar e do SESI e dos municípios de Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante, Palhano e Horizonte.

Nas 14 provas realizadas, os destaques de Canindé foram os seguintes:

- Arremesso de peso (feminino) - Campeã: Francisca Paula Silva Barbosa, Polo 14 (Japuara).

3 º lugar: Antonia Lidiane Uchoa do Nascimento, Escola Carlos Jereissati.

5 º lugar: Rebeca Lima Saraiva, Escola Carlos Jereissati.

- Arremesso de peso (masculino) - 3 º Lugar: Antonio Gleyson Jorge Cardoso, Escola Melvin Jones.

- 75 metros masculino - 9 º Lugar: Antonio Gleyson Jorge Cardoso, Escola Melvin Jones.

- 75 metros feminino - 13 º Lugar: Vania Beatriz Silva, Escola José Ivan Magalhães

- 250 metros feminino - 15 º Lugar: Nayane Ferreira, Polo 14 (Japuara)

- 250 metros masculino -- 5º lugar: Francisco Ivo e 6 º Lugar: Lucas Maciel, Escolas Carlos Jereissati.

- 1.000 metros feminino - 12 º lugar: Francisca Ivana, Escola Joaquim Magalhães

- 1.000 metros masculino - 10 º Lugar: Emanoel Liberato, Escola José Ivan Magalhães.
(Clara Moura - Assessoria de Comunicação, Sec. Educ.)

Canindé recebe visita do Professor Paulo Servo Costa

O professor Paulo Servo Costa, do Rio de Janeiro, vai estar em Canindé, amanhã, dia 30 de março, para conhecer e conversar com alunos e professores de escolas canindeenses.

Paulo Servo Costa é conhecido como observador e treinador de futuros talentos no Atletismo, responsável pelo desenvolvimento de Projetos Sociais como forma de inserção de jovens de comunidades carentes no esporte.

Seus projetos têm recebido o reconhecimento nacional e internacional, e revelado muitos atletas para as seleções brasileiras de base, como a campeã mundial juvenil nos 100 metros rasos, Bárbara Leôncio da Silva, que iniciou no Atletismo em 2005, através do Projeto “Correr, Saltar e Lançar-se para o futuro”, criado por ele na Escola Municipal Silveira Sampaio, em Curicica, Rio de Janeiro.

Como reconhecimento pelo trabalho realizado, o professor recebeu em 2006, por indicação do Comitê Olímpico Brasileiro, o Troféu Esporte e Comunidade, oferecido pelo Comitê Olímpico Internacional.

O professor Paulo Servo Costa vai estar a partir de 8 horas da manhã na Escola Carlos Jereissati.

(Clara Moura - Assessoria de Comunicação, Sec. Educ)