sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Motorromaria para Canindé deve atrair 18 mil pessoas domingo

Motoqueiros de todo o Ceará devem participar de uma motoromaria neste domingo (25), rumo a Canindé. O romeiros sobre duas rodas devem se concentrar no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Caucaia, às 7 horas da manhã. A procissão acontece há 35 anos e a organização estima que devem se reunir quase 18 mil motoqueiros. O percurso inclui 26 municípios.

Para a segurança dos motoqueiros, o organizador do evento, Girlando Rodrigues diz que não haverá nenhuma parada durante a ida para Canindé e acrescenta que os romeiros vão contar com o auxílio de ambulâncias. "Em todos os municípios haverá ambulâncias à nossa disposição, caso haja algum acidente", conta Girlando.

Os motoqueiros religiosos vão passar por Itaitinga, Maranguape e mais 24 municípios até chegar a Canindé para receber a tão esperada benção dos capacetes.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Acusados de sequestrar e assassinar agente do Pró-Cidadania e o irmão dele são presos em Caridade

(Afonso Neto / Foto: Portal Canindé)
(Zé Preto / Foto: Portal Canindé)
O desaparecimento do agente do Pró-Cidadania Ediclene Medeiros Canuto, de 23 anos, e do irmão dele Edvaldo Medeiros Canuto, de 16 anos, foi desvendado pela polícia.
Eles haviam sumido no trajeto entre a localidade de Monteiro e a sede do município de Caridade, na última quarta-feira.
Na ação dos policiais, que trabalhavam na busca pelos irmãos, duas pessoas foram presas. Os irmãos Francisco Evaldo Martins Barbosa, vulgo " Zé Preto", de 35 anos, e Afonso Neto Martins Barbosa, de 44 anos, confessaram o assassinado dos jovens. De acordo com a própria polícia, os acusados atmbém afirmaram que esquartejaram as vítimas e jogaram os corpos em um açude.
 Zé Preto, um dos acusados, foi baleado na troca de tiros com a polícia e levado para o IJF, em Fortaleza. Já Afonso Neto está preso na Delegacia Regional de Canindé.
Os corpos do agente do Pró-Cidadania e do irmão dele ainda não foram encontrados.

(Ediclene Medeiros Canuto / Foto: Reprodução TV Jangadeiro)
(Edvaldo Medeiros Canuto / Foto: Reprodução TV Jangadeiro)

Prefeitura de Canindé lança plano estratégico para a Festa de São Francisco

Pela primeira vez uma gestão pública apresentou à população o Plano Estratégico de trabalho nos Festejos do Padroeiro, que acontecem de 24 de setembro a 04 de outubro.
 
O prefeito do município, Claudio Pessoa, afirmou, no discurso de abertura da solenidade, realizada no dia 20 de setembro, na Escola de Segundo Tempo José Freire de Freitas (antigo Polo de Artes), que “os romeiros e visitantes podem vir para a Festa. A cidade de Canindé está preparada para acolher a todos, pois todos os setores foram pensados”.
 
(Fonte: Prefeitura de Canindé)

Alcione fará show de encerramento da Festa de São Francisco

Cantora Alcione
A cantora Alcione foi confirmada pelo Governo do Estado como a atração que fará o show de encerramento da Festa de São Francisco deste ano.
Alcione era uma das três atrações cogitadas para se apresentar em Canindé, mas como os custos para trazer Paula Fernandes ou Victor e Léo, eram bastante altos, a Paróquia e o Governo do Estado decidiram pela cantora maranhense.
O show da "marrom" será dia 4 de outubro na Praça dos Romeiros.

Agente desaparecido: Policiais trocam tiros com bandidos em fazenda de Caridade

O agente do Pró-Cidadania, Ediclene Medeiros Canuto, de 23 anos, e seu irmão, o adolescente Edvaldo Medeiros Canuto, de 16 anos, estão desaparecidos desde a manhã da última quarta-feira.
Os dois moram na localidade de Monteiro, a 19 Km da sede do município de Caridade-CE, e seguiam de moto até o município, onde o agente assumiria seu horário de trabalho, mas não concluíram o trajeto. A família dos jovens informou que eles também não voltaram para casa.
Nesta quinta-feira, a polícia foi acionada para investigar o desaparecimento e passou a realizar buscas pela região, junto a agentes do Pró-Cidadania do município. Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), também foi acionado para auxiliar os policiais que, depois de uma denúncia anônima, cercaram uma fazenda, próximo ao suposto local do desaparecimento dos dois jovens. Várias viaturas foram utilizadas na ação, inclusive da Divisão Anti-Sequestro (DAS).
Durante o cerco houve troca de tiros e uma pessoa, que estava na fazenda, foi baleada e levada ao Hospital de Caninde, mas logo foi transferida para o IJF em Fortaleza, devido a gravidade dos ferimentos. Outra pessoa foi detida e levada para a Delegacia Regional de Canindé, onde foi ouvida.
A polícia ainda não tem informações sobre a localização dos irmãos e da moto, em que eles estavam.

(Com informações do Blog Caridade Agora)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Romaria de São Francisco inicia sábado

O objetivo é propagar entre os romeiros e moradores a cultura de paz e o direito de defender as criaturas

Uma cidade no interior do Ceará exemplifica, como poucas no Brasil, a persistência de São Francisco como exemplo para o povo. Localizada a 126Km de Fortaleza, Canindé, que recebe anualmente 2,5 milhões de fiéis e devotos de um dos santos mais populares do mundo, está pronta para receber neste sábado a maior romaria do padroeiro. Este ano, o tema da festa é "São Francisco, profeta da vida e defensor da criação". O objetivo é propagar entre os romeiros e moradores a cultura de paz e o direito de defender as criaturas.

Quando o relógio da Basílica marcar 5 horas da manhã, frei João Amilton dos Santos estará abrindo oficialmente a festa, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Canindé e de São Francisco. Durante toda a noite, romeiros de vários pontos do Município e os que vierem de longe caminham a pé para reverenciar o santo.

Segundo o coordenador da romaria, frei João Amilton dos Santos, a paróquia irá trabalhar com 60 padres do Norte e Nordeste e 250 funcionários. Os abrigos estão preparados para receber os romeiros que poderão ficar gratuitamente por três dias, com direito a toda uma infraestrutura. "É uma grande responsabilidade estar conduzindo, assumindo e orientando uma festa de tantos romeiros. Mas estamos preparados", disse o franciscano.

A Prefeitura de Canindé, pela primeira vez nos 253 anos de romaria, colocou todo seu secretariado à disposição da Igreja para que o evento religioso torne-se um ponto de referência para o turismo nacional. Uma central do Governo Municipal será montada na Escola de Segundo Tempo José Freire de Freitas, na Praça Dr. Aramis, para coordenar a parte que cabe ao Município. "Estou colocando todo serviço do Município em defesa da festa, e minha orientação é que tudo que for feito tenha o aval do pároco e reitor frei Amilton", frisou o prefeito Cláudio Pessoa.

Saúde
A Secretaria de Saúde montará sete pontos de apoio e colocará 13 médicos a disposição do Hospital Regional São Francisco durante os dez dias de festejos. "Além disso, haverá cinco ambulâncias, o Grupo de Socorro de Urgência e 235 profissionais de saúde para fortalecer os atendimentos dos romeiros na festa. Dez veículos da Fundação Nacional de Saúde vão fazer o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti", disse a secretária de Saúde, Clara Medeiros.

Serão dias de novenas, procissões, confissões, batizados e louvor a São Francisco. As missas serão celebradas às 5h, 7h, 9h, 11h e 18h na Basílica e Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes. Na Igreja de Cristo Rei, no Bairro do Monte às 6h; na Capela de São Pedro, no Alto do Moinho, sempre às 10h de 30 de setembro a 3 de outubro; na Igreja de Nossa Senhora das Dores, 8h e 10h, de 1º a 3 de outubro. As confissões acontecerão de 24 de setembro a 4 de outubro das 6h às 11h. No dia 4 de outubro, acontecerão missas festivas a partir das 5h.

De 25 de setembro a 3 de outubro, sempre às 5h da manhã, na Avenida Francisco Cordeiro Campos, ocorre Via Sacra com encerramento de uma Celebração Eucarística na Igreja do Monte. Os batizados às 10h e 15h, no Complexo São Damião. "Os batizados só serão realizados com a apresentação do documento de autorização do seu respectivo pároco", avisa o frei.

No dia 24 de setembro, às 18h, procissão com o painel de São Francisco, saindo da Basílica. De 25 de setembro a 3 de outubro, a procissão segue em direção à Praça dos Romeiros, saindo às 17h30. A missa de encerramento acontecerá às 16 do dia 4 de outubro, na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e, em seguida, a procissão com o santinho. "A fé e devoção a São Francisco das Chagas de Canindé move milhares de fiéis e nossa intenção é ajudar a paróquia nessa romaria", diz o prefeito.

Segurança
Um forte esquema de segurança será montado durante os 10 dias dos festejos. De acordo com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Canindé, tenente-coronel Erick Onofre e Silva, 350 policiais distribuídos no FTA, Ronda do Quarteirão, Cotam, Gate, Cavalaria, Canil, FTA Motos, Batalhão de Choque, Polícia Ambiental e Ciopaer estarão durante a festa para dar uma maior segurança dos romeiros. Um Pelotão de Romaria foi criado pelo Comando de Canindé.

FIQUE POR DENTRO
História
Os relatos históricos dizem que a partir do ano de 1758 os frades franciscanos da Província de Santo Antônio do Brasil, frei Manoel de Santa Maria e São Paulo, frei Bartolomeu dos Remédios, frei José Santa Clara Monte Falco e frei José Santana Frimo, juntos com os terceiros franciscanos, propagaram na zona de Canindé o culto a São Francisco das Chagas. Na visão do ministro provincial, frei Marconi Lins, Canindé é a "Assis Brasileira". "Canindé não pode existir sem o santuário e nem este sem o povo que lhe dê o significado verdadeiro, lugar de encontro com Deus, de valorização da vida como dom sagrado, de fortalecimento com os valores do Evangelho tal qual compreendeu e viveu São Francisco no século XIII", observa frei Marconi Lins. Já frei João Amilton dos Santos lembra da perspectiva dos frades menores. "Nessa festa queremos reviver e direcionar o nosso carisma diante dos desafios da história que nos apela sempre a retomar a graça das origens de São Francisco. Desejamos reafirmar nossa firme vontade de permanecermos fiéis nos nossos propósitos, vivendo na igreja o evangelho".

MAIS INFORMAÇÕES
Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé
Praça da Basílica, 31, Centro
(85) 3343.0047 / 3343.0017

(Fonte: Diário do Nordeste / Foto: Antônio Carlos Alves)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Polícia de Canindé procura acusado de estuprar menor de 15 anos

A jovem foi agredida a golpes de pedras e ameaçada com uma faca pelo seu namorado, que continua foragido.
 
Uma adolescente de 15 anos, que não quis ter identidade revelada, foi vítima de estupro pelo seu companheiro, também menor de idade, no município de Canindé, nesta terça-feira (20).
Ela foi agredida a golpes de pedras e ameaçada com uma faca pelo seu namorado. A vítima conseguiu fugir do acusado e se refugiou em uma residência até a Polícia ser acionada. Neste momento, policiais realizam diligências a fim de capturar o adolescente, acusado de ter praticado o estupro.

(Fonte: Ceará Agora)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Festa de São Francisco começa no sábado

Começa neste sábado (24) e segue até o dia 4 de outubro a Festa de São Francisco das Chagas, em Canindé, no Sertão Central cearense. Durante 11 dias, centenas de milhares de romeiros que visitam a cidade participam de missas, novenas (nove dias de orações), procissões, batizados e via-sacra que relembra os últimos momentos da vida do santo.

Seguindo as celebrações da Campanha da Fraternidade de 2011, o tema da festa deste ano é ambiental: “São Francisco - profeta da vida e defensor da criação”. Para o frei João Amilton dos Santos, pároco do Santuário de São Francisco das Chagas, o tema está em voga e toca todo mundo. “Ele é o santo da ecologia, o que defende a vida na totalidade”, detalha.

A abertura dos festejos ocorre no sábado, a partir das 4h da manhã, com hasteamento de bandeiras, recepção de romeiros de comunidades rurais locais e missa. As celebrações de abertura e de encerramento (dia 4) serão transmitidas pelo canal de televisão Rede Vida. As novenas e as missas dos outros dias de festa serão transmitidas pelo site do Santuário (www.santuariodecaninde.com)

Ainda no primeiro dia de festa, a partir das 18h, os romeiros saem em procissão da basílica menor de São Francisco das Chagas, levando painel de 120 anos com a imagem de São Francisco. “O painel é o xodó do povo. É verdadeira relíquia da festa que realizamos”, exalta frei Amilton.

Encenação do “Trânsito”
Um dos pontos altos da celebração ocorre no dia 3 de outubro, às 18h, com a dramatização dos últimos momentos da vida do santo. Chamada de “trânsito de São Francisco”, explica frei Amilton, a encenação emociona grande grande parte dos fiéis. “Muito interessante como ele chama a morte de irmã, pedindo que ela venha lhe tirar de seu corpo”, descreve o pároco.

Segundo ele, a maioria dos romeiros vem do norte do Nordeste, mas é crescente a participação de fiéis do Sudeste, Centro-Oeste e até do Sul. “Nos últimos três anos vem muita gente dessas regiões por conta das missas transmitidas pela televisão”, justifica frei Amilton.

No dia 4, data em que se celebra o dia de São Francisco, serão celebradas duas missas. Às 9h, a celebração será presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Tosi. A última missa do dia, presidida pelo frei Marconi Lins, será às 16h, na praça da Gruta.

ENTENDA A NOTÍCIA
Canindé é conhecida como o maior santuário franciscano da América Latina e o segundo do mundo. Fica atrás apenas da cidade italiana de Assis, onde nasceu o santo. As primeiras peregrinações a Canindé remontam à construção de uma capela no século XVIII.

SAIBA MAIS 

Esquema de segurançaespecial foi montado para o evento em Canindé. De acordo com frei Amilton, cerca de 1.500 pessoas vão trabalhar na organização das festividades. Segundo ele, Entre 180 e 200 homens, entre policiais militares, civis, rodoviários, guardas municipais e bombeiros, vão trabalhar durante os festejos.

A estimativa de público para os onze dias de festa é imprecisa. A equipe de comunicação do santuário de São Francisco das Chagas informa que 450 mil romeiros são esperados. Frei Amilton aumenta a projeção e diz que o público fica entre 800 mil e 1 milhão.
 
De acordo com a tradição católica, São Francisco nasceu em 1182 em Assis, na Itália. Dois anos antes de morrer, em 1224, teria recebido em seu corpo as marcas da Paixão, as cinco chagas de Jesus crucificado.

SERVIÇO
Festa de São Francisco das Chagas
Quando: de 24 de setembro a 4 de outubro
Onde: Canindé, no Sertão Central, a 120 quilômetros de Fortaleza.

Como chegar: acesso de Fortaleza pela BR-020

Para quem não pode ir: transmissão das missas de abertura e encerramento da festa pelo canal de televisão católico Rede Vida (Canal 46 da TV aberta em Fortaleza; Canal 24 da NET Fortaleza; Canal 20 da Sky). Outras missas e novenas podem ser acompanhadas pelo site do santuário de São Francisco.

Para quem vai ser batizado:
Para quem vai levar crianças para o batismo em Canindé é preciso apresentar documento de autorização do seu respectivo pároco. Os batismos ocorrem no Complexo São Damião, às 10h e às 15h.

Outras informações: (85) 3343 0047 e www. santuariodecaninde.com

(Fonte: O Povo)

Cláudio Pessoa é eleito, novamente, um dos 31 melhores prefeitos do Ceará

Durante reunião da Comissão de Apuração, na manhã desta segunda-feira, 19 de Setembro, na Sala de Videoconferência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a PPE, Promoções, Publicidade e Eventos, capitaneada pelo engenheiro Roberto Farias, anunciou os 31 Melhores Prefeitos(as) do Ceará em 2011. Foram 32 votantes, mais 7.048 votos pela internet e índices oficiais (os Melhores), em: saúde, educação, IDH e qualidade do Meio Ambiente fornecidos por entidades das diversas esferas do governo. Após a apuração comandada pelo Dr. Irapuam Diniz Aguiar (que representou o irmão, Ministro Ubiratan, do TCU), Dr. Luiz Dias (que representou o TCE, Tribunal de Contas do Estado), Dr. Luiz Sérgio Gadelha Vieira (que representou o TCM), Leonardo Farias (da PPE) e o jornalista Antonio Viana (que foi o escrutinador), foi conhecida a lista dos Melhores (Veja abaixo).

Escolhidos:

Alcançaram as trinta e uma maiores votações (havendo empate na 29ª e 30ª colocações), daí ser considerados os dois, totalizando 31 escolhas, os gestores (as) dos seguintes municípios: Sobral, Brejo Santo, Palhano, Crato, Horizonte, Maranguape, Tauá, Tururu, Alto Santo, Ocara, Pacoti, Várzea Alegre, Capistrano, Viçosa do Ceará, Caucaia, Iguatu, Maracanaú, Itarema, Limoeiro do Norte, Pedra Branca, Quixeramobim, Aquiraz, Morada Nova, Parambu, Tamboril, Redenção, Fortaleza, Icó, Canindé, Lavras da Mangabeira e Russas. Estreou na lista quem obteve um mínimo de nove(9) votos. O campeoníssimo foi Sobral, que obteve 27 dos 39 votos possíveis. A festa para entrega dos diplomas será dia 11 de outubro, no La Maison Dunas, informou Roberto Farias, Presidente da PPE, idealizador e realizador da promoção que atinge o 24º ano consecutivo.

Curiosidades - Entre os 31 escolhidos quatro (4) são mulheres: prefeitas de Parambu, Fortaleza, Redenção e Lavras da Mangabeira. E os municípios de Alto Santo, Capistrano, Lavras da Mangabeira e Palhano tiveram seus gestores escolhidos pela primeira vez na história da promoção.

Colegiado de Jurados -Melhores Prefeitos do Ceará -2011
24ª Edição) -Maioridade Absoluta

1. Dr. Leônidas Cristino -Ministro da República;
2. Ministro Ubiratan Aguiar - Tribunal de Contas da União;
3. Dr. Raul Araújo - Ministro do Superior Tribunal de Justiça;
4. Dr. Haroldo Rodrigues - Desembargador Tribunal de Justiça;
5. Dr. Domingos Filho - Vice Governador do Estado do Ceará;
6. Deputado Roberto Cláudio - Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará;
7. Dr. Ciro Gomes - Ex-Governador e Ex-Ministro;
8. Dr. Valdomiro Távora - Presidente do Tribunal de Contas do Estado;
9. Dr. Luiz Sérgio Vieira - Economista;
10. Dr. Lúcio Alcântara - Ex-Governador e Ex-Senador;
11. Senador José Pimentel -Ex-Ministro da Previdência;
12. Senador Eunício Oliveira - Ex-Ministro das Comunicações;
13. Senador Inácio Arruda;
14. Dr. Marcos Cals - Ex-Presidente da Assembleia Legislativa;
15. Sr. Paulo Oliveira - Comunicador da TV Diário e Rádio Verdes Mares;
16. Sr. Darlan Leite- Presidente da AMTUR;
17. Prof. Assis Araripe - Reitor da UECE;
18. Dr. Antonio Colaço - Reitor da UVA;
19. Sr. Nelson Gonçalves - Diretor da Rede TV;
20. Dr. Robério Gress - Chefe de Gabinete do Presidente do Banco do Nordeste;
21. Sr. Aderson Maia - Presidente do Sindicato dos Radialistas;
22. Sr. Osvaldo Magalhães - Chefe do Dep. Comercial Interior Diário do Nordeste;
23. Sra. Valéria Feitosa - Editora do Interior do Diário do Nordeste;
24. Sr. Edilmar Norões - Jornalista;
25. Sr. Lúcio Brasileiro - Colunista do Jornal O POVO/TV Jangadeiro;
26. Sr. Augusto César Benevides - Diretor da TV Ceará;
27. Sr. Roberto Moreira - Diretor da TV Diário;
28. Sr. Domingos Távora/José Távora Costa - Radialista do Interior;
29. Sr. Antonio Viana -Jornalista, Radialista Municipalista;
30 Sr. Wolker Gomes - Rádio Cidade AM;
31. Sr. André Luiz - Sistema AVOL;
32. Voto SEBRAE/CE;

* Além de 7.048 votos pela Internet e dos índices de saúde, educação, IDH e qualidade do Meio Ambiente fornecidos por entidades oficiais.

(Fonte: JusBrasil)

Canindé recebe 200 mil romeiros

A fé pode não remover montanhas, mas arrasta multidões em todo Brasil. Essa realidade foi comprovada ontem nesta cidade, que ficou tomada de romeiros. A estimativa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município é que 200 mil pessoas estiveram ontem visitando o santuário. Somente a 25ª Motorromaria, a maior do mundo em um só dia, trouxe 60 mil motos, o equivalente a 120 mil romeiros incluindo o garupeiro. O restante veio de ônibus, de pau-de-arara, carros de passeio, entre outros transportes.

Iluminados pela fé e devoção a São Francisco, os motorromeiros entraram na cidade às 11h sob escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Guarda Municipal de Canindé. Por onde o comboio passou, chamou à atenção da população. Muitos curiosos ficaram nas calçadas para acompanhar de perto o movimento.

Este ano, a cada 20 quilômetros do percurso foram colocadas ambulâncias dos Municípios de Caridade e Canindé, além de viaturas da Polícia Rodoviária Federal. De acordo com o delegado da 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Alexandre Prado, o trabalho foi feito em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Batedores da PRF, Guarda Municipal e equipes da Polícia Rodoviária Estadual. "Nós colocamos todo o nosso efetivo a disposição do evento para uma maior comodidade dos participantes", disse.

Após a chegada a Canindé, os participantes da Motorromaria foram recebidos na Praça dos Romeiros pela Assessoria de Acolhimento da Paróquia e Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Canindé. Depois da bênção de frei João Amilton dos Santos, o coordenador da maior viagem sobre duas rodas do Brasil, Edson Peixoto Maia, recebeu das mãos do pároco uma homenagem da igreja pela festa e a chave da cidade das mãos do secretário Plínio Gomes.

Edson Maia irá receber ainda o título de cidadão de Canindé, outorgado pela Câmara Municipal de Canindé, em uma iniciativa dos vereadores Maria Coêlho e Antônio Santos Medeiros. A comenda será entregue por ocasião dos festejos de São Francisco que começam no próximo dia 24 de setembro, às 4h, na Praça da Basílica.

Na visão de frei João Amilton dos Santos, pároco e reitor do Santuário, a romaria para Canindé é a busca de Deus, é momento de oração, penitência, é cuidar da própria alma e interceder pela alma dos outros

"A romaria é uma prática de piedade popular. É uma experiência de peregrinação religiosa feita a algum santuário distante para se estabelecer uma relação afetiva com o sagrado, a fim de conseguir graças ou superação dos males", observa o frei franciscano.

Edson Maia lembrou que a fé e confraternização sobre duas rodas, tem dois motivos: primeiro vir prestar contas com São Francisco, renovar as esperanças e pedir as graças do santo mais popular do mundo no dia a dia de trabalho; e segundo participar da festa entre amigos na cidade mais religiosa do Norte e Nordeste do País.

O secretário Plínio Gomes ressaltou a movimentação da Motorromaria. "Para se ter uma ideia, ontem em Canindé, o púbico visitante era em torno de 200 mil pessoas que deixaram uma renda na cidade na média de 2,5 milhões".

(Fonte: Diário do Nordeste)

Mototaxistas terão que operar com motoxímetro a partir de 2012

A partir de janeiro de 2012, mototaxistas de todo o País terão que operar com o motoxímetro, o “taxímetro” para motos que custará na ordem de R$ 300,00 a R$ 350,00. O Sindicato da categoria no Ceará já se inteira do assunto em Brasília.
O presidente da entidade, José Walterclar diz que no Estado existem hoje cerca de 25 mil profissionais atuando na área. A expectativa é de que o Governo Federal ajude o setor com financiamento para a compra do equipamento.
O motoxímetro não só garantirá justeza na cobrança da tarifa como também dará ao profissional a condição de ser monitorado, o que chega como reforço para sua segurança.

(Fonte: Blog do Eliomar)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Na volta da 'motorromaria', dois motociclistas morrem na BR-020

Duas pessoas morreram no início da tarde deste domingo (18) no quilômetro 325 da BR-020, no município de Canindé, Sertão Central do Ceará. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal no Ceará, o casal viajava de moto de Canindé a Fortaleza e morreu na hora do acidente após colisão frontal com um automóvel.

Ainda de acordo com a Polícia Rodoviária, o motorista e passageiro do automóvel sofreram ferimentos e foram encaminhados ao hospital de Canindé. Policiais rodoviários ainda não sabem explicar a causa que levou ao acidente e não identificou as vítimas.

A Polícia Rodoviária informa também que as vítimas voltavam da motorromaria, procissão sob veículos de duas rodas de Fortaleza a Canindé realizada anualmente em homenagem a São Francisco. Em Canindé, os motociclistas pedem bênção para evitar acidentes com motos.

A 25ª edição da motorromaria, realizada neste domingo, reuniu mais de 50 mil motociclistas, de acordo com a organização do evento. Os organizadores dizem também que durante o trajeto da procissão, de Fortaleza a Canindé, não foi registrado nenhum acidente.

(Fonte: G1)

Mais de 50 mil motos participam da Motorromaria, de Fortaleza a Canindé

Mais de 50 mil motociclistas participaram de uma motorromaria em homenagem a São Francisco, de acordo com a organização do evento, na manhã deste domingo (18) no Ceará. A romaria é uma homenagem a São Francisco e realizada em motocicletas. Os devotos de São Francisco saem de Fortaleza com destino a Canindé, um trajeto de 120 quilômetros que leva duas horas.

Esta é a 25ª edição da romaria, que começou apenas com um motociclista, Edson Maia, hoje organizador do percurso que ocorre anualmente. “É um evento de fé e solidariedade, não é nenhuma disputa esportiva. É hora de agradecer a São Francisco que é considerado o santo protetor dos motociclistas do Ceará”, afirma Maia.

Em Canindé, os motociclistas participaram de uma missa que pedia bênção aos veículos, para evitar acidentes. Os fiéis lotaram as igrejas da cidade. O evento também arrecadou dinheiro com venda de camisas da motorromaria, que, de acordo com a organização do evento, será revertido em 200 cestas básicas. As cestas serão doadas a instituições de caridade do município de Canindé.

A motorromaria foi acompanhada por batedores da Polícia Rodoviária e ambulâncias. De acordo com organizadores, não houve acidente ao longo do trajeto.

(Fonte: G1)