sexta-feira, 16 de abril de 2010

Blog Canindé Agora é recomendado pelo O POVO

O Blog Canindé Agora passou a ser recomendado pelo Jornal O POVO. O Jornal de maior credibilidade do Estado do Ceará, atravéz de seu portal, O POVO OnLine, um dos maiores do Brasil, escolheu o "Canindé Agora" para integrar o espaço dedicado a sites, blogs e colunas na página inicial do "O Povo OnLine - www.opovo.com.br", sendo assim o principal responsável pelas notícias da cidade e da região para a grande mídia.
O Blog Canindé Agora foi criado em julho de 2009 e tem o intuito de levar informações da cidade de Canindé e as notícias e fatos das cidades da região.
Com mais de 24 mil acessos até agora, o site tornou-se conhecido e reconhecido, tendo uma grande aceitação através das notícias com qualidade, considerado pelos internautas um blog com a marca da credibilidade.
Agradecemos a confiança de todos os nossos visitantes e leitores, que fazem desse espaço um grande veículo de informação e divulgação do que acontece na cidade de Canindé.
A equipe do Blog Canindé Agora agradece ao Sr. Demócrito Rocha Dummar Filho e toda a equipe de Mídias Sociais do Grupo O POVO de Comunicação pelo grande apoio e também pela parceria firmada.

Blog Canindé Agora - Notícias com Qualidade

Obs: No topo da página do Blog Canindé Agora você pode acessar todo o conteúdo do Portal O POVO OnLine.

"O Povo Online tem mensalmente 14 milhões de visualizações de páginas, com 2,3 milhões de acessos únicos, os internautas ficam em média 15 minutos navegando nas páginas. Esses números mostram a potencialidade do segmento web que cresce exponencialmente mês a mês, consolidando o Portal como um dos maiores do Brasil."

Canindé contemplado - Ministério da Educação pretende construir oito escolas técnicas no Ceará em um ano

O Ministério da Educação vai reforçar a rede de escolas técnicas no estado.
Das 214 unidades previstas pelo Governo Federal, oito estão no Ceará.
Acaraú, Canindé, Crateús, Aracati, Baturité, Jaguaribe, Tauá e Tianguá são os municípios contemplados.
A expectativa é que, ainda neste ano, o acesso ao ensino seja ampliado, com o incremento de vagas no fundo de financiamento do estudante do ensino superior.

Outra meta do Ministério é mudar as regras do fundo de financiamento ao estudante do ensino superior. A ideia do MEC é criar um fundo para substituir a fugura do fiador e evitar que estudantes deixem de pagar as mensalidades, já que o Fies é um programa de financiamente para quem não tem condições financeiras para custear uma faculdade.

De acordo com o ministro da eduação, Fernando Haddad, o MEC pretende oferecer o financiamento antes mesmo do aluno ter se matriculado na faculdade.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Licitação para a conclusão da urbanização da Estátua é publicada


Marcada para o dia 10 de maio a concorrência para a escolha da empresa que dará continuidade ao projeto de urbanização no entorno da Estátua de São Francisco de Canindé e parte do bairro palestina. A Licitação foi publicada no Diário do Nordeste dia 8 de abril e Diário Oficial do Estado e Diário Oficial da União no dia 9 de abril de 2010.

Jogos Escolares 2010 – Etapa Municipal

A primeira etapa do JESCAN 2010, Jogos Escolares, etapa municipal acontecem dia 17 de abril, para as disputas de Natação, Xadrez e Tênis de Mesa, para os alunos de 12 a 14 anos.

As competições de natação estão sendo realizadas na Escola CNEC, e as de xadrez e tênis de mesa no Colégio Paulo Sarasate.

A segunda etapa será dia 24 de abril para os alunos de 15 a 17 anos.

Os Jogos Escolares de Canindé são realizados pela Secretaria da Educação, através da Coordenação de Educação Física e Esporte Escolar, que tem à frente os professores Vando Brito e Júnior Martins.

(Clara Moura - Assessoria de Comunicação - Sec. Educ.)

Escolas são contempladas com laboratórios de informática

Escolas de Canindé serão contempladas com laboratórios de informática do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), dentro da parceria Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação (MEC).

Cada escola receberá 01 laboratório composto de 01 servidor multimídia, 08 microcomputadores, 17 terminais de acesso, 01 leitora de smartcard, 9 estabilizadores, 01 impressora e 01 roteador wireless.

As escolas contempladas serão: Joaquim Magalhães, Valdemar Gomes da Silva, José Pereira Rocha, Raimundo Ourives Andrade e Firmino Coelho.

A Prefeitura de Canindé e a Secretaria da Educação Infantil e Fundamental têm a responsabilidade de adequar as salas para a instalação e o funcionamento dos equipamentos de informática.

(Clara Moura - Assessoria de Comunicação - Sec. Educ.)

IFCE abre inscrição para Canindé

Até o dia 7 de maio, o Instituto Federal do Ceará - Campus de Canindé está com inscrições abertas para os exames de seleção 2010.2. Atenção estudante carente: está aberto até o dia 20 de abril o prazo para pedir a isenção das taxas. Ligue para 3343.1703 e se informe sobre os documentos necessários. Você que concluiu o Ensino Médio pode se inscrever no Vestibular para Educação Física, Redes de Computadores e Gestão de Turismo.

Regularização Fundiária será implantado em Itapajé, Paramoti e Caridade

O Programa de Cadastro Georreferenciado e Regularização Fundiária será implantado em Itapajé, Paramoti e Caridade, a partir das audiências púbicas que serão realizadas nas sedes daqueles municípios. O objetivo é divulgar e debater o programa. Já foram realizadas, este ano, 11 audiências públicas.

O programa é um investimento de R$ 40 milhões, sendo 50% do Governo do Ceará e 50% do Governo Federal, e beneficiará 182 municípios.

O evento tem as presenças de representações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Idace, Incra, Prefeituras, Câmaras de Vereadores, sindicatos rural e patronal, donos de cartórios, e demais segmentos e lideranças dos municípios.

Itapajé tem uma área de 44.043 hectares, com estimativa de cadastrar 971 imóveis rurais, emitir 583 títulos e beneficiar 868 famílias.

Caridade tem uma área de 84.991 hectares, com previsão de cadastrar 904 imóveis rurais, emitir 543 títulos e beneficiar 624 famílias.

A área de Paramoti é de 48.183 hectares, com projeção de cadastrar 572 imóveis, emitir 343 títulos e beneficiar 394 famílias.

O programa é desenvolvido pelo Idace, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Incra. No ano passado, o Idace realizou o cadastro georreferenciado de 34.746 imóveis rurais, a concessão de 21.047 títulos de propriedade de terras, o que beneficiou 24.204 famílias, em 18 municípios.

(Com informações do Governo do Estado)

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Léo Magalhães no aniversário da Rádio Aquarela FM


Confirmado o show do cantor romântico Léo Magalhães no aniversário da Rádio Aquarela FM em Canindé. Marcado para o dia 14 de maio, o show promete atrair um grande público nos 4 anos da emissora. Além de Léo Magalhães, Forró Sacode e outras atrações também irão marcar presença.
Mais informações:
Aniversário da Rádio Aquarela FM de Canindé
Ligue: (85) 3343-0802 - 3343-0998

Canindé realiza I Oficina de Prevenção de Distúrbios Vocais

A Secretaria de Saúde, Através do Núcleo de Apoio à Família da Saúde. Realizou um I Oficina de Cuidados com um Voz. O Público-Alvo foi: radialistas, cantores de Corais, bandas e professores. O Evento Contou com uma Presença de 300 Profissionais.

A Secretária de Saúde Aline Macêdo Falou da importaçãoância do Evento e enalteceu o Apoio do prefeito Cláudio Pessoa

A Coordenadora do NASF Dr ª. CLara Medeiros está otimista com uma procuração Pelo Evento e com o empenho da Equipe de Profissionais envolvidos.

Saneamento Básico chega à Nova Vila

O SAAE está realizando saneamento da comunidade de Nova Vila bairro da CAN. Há muito tempo esta obra era solicitada pela comunidade que sofria com a falta de saneamento. Cerca de 450 metros de tubulação em manilha de 200 milímetros estão sendo colocados.

Segundo o presidente do SAAE Heitor Pessoa, obra está sendo executada com recursos próprios.

(Foto: Everton - Multicores)

Novo bairro é criado em Canindé


Na confluência da BR 020 com a CE - 257 está sendo criado o bairro Amélia Cardoso, de acordo com o Projeto do Executivo aprovado pela Câmara Municipal de Canindé. No local serão construídas inicialmente 580 casas do Projeto Minha Casa Minha Vida.

Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza A - H1N1


A Secretaria de Saúde de Canindé lançou no último dia10 de abril, campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Houve uma programação voltada para o público jovem com competições esportivas: futsal masculino e feminino, distribuição de bolas para as equipes participantes. O prefeito Cláudio Pessoa a Secretária de Saúde Drª. Aline Macedo e a Coordenadora do PNI Drª. Katyna Bezerra prestigiaram o evento. Mais de 10 mil pessoas já foram vacinadas.

Secretário e coordenadores participam do PAR

Nos dias 08 e 09 de abril as técnicas da Universidade Federal do Ceará e do Ministério da Educação, Maria José de Sousa Chaves e Aldinez Gomes Herculano Baracho, estiveram em Canindé para realizar a Oficina de Acompanhamento e Monitoramento do Plano de Ações Articuladas – PAR.

Na oficina estiveram participando o secretário Linderval Moura, a coordenadora do PAR no município Lorena Oliveira Silveira, e as técnicas e coordenadoras dos Projetos e Programas da Secretaria da Educação, como o PDE Escola, Escola Ativa, Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), Educação Especial, Educação Infantil, EJA e o Conselho Municipal de Educação.
(Clara Moura - Assessoria de Comunicação - Sec. Educ.)

Impasse na licitação do transporte escolar é esclarecido pela Prefeitura

O Representante do Ministério Público na Comarca de Canindé impetrou uma ação judicial (Ação Civil Pública com pedido de liminar) solicitando uma medida liminar determinando ao município de Canindé suspender o contrato firmado com a empresa FUTURECOM, relativo ao transporte escolar, ao final do primeiro semestre de 2010, alegando que os transporte realizados pela empresa vencedora da licitação não ofereciam condições de transporte adequado para a condução dos alunos da rede pública municipal.

Em sede de liminar, sem adentrar no mérito da querela jurídica, o douto juiz de Direito da 1ª Vara de Canindé, determinou:

1 – A suspensão da execução do contrato com a empresa LCS Construções Serviços de Telemática LTDA, a partir da data do último dia letivo do 1º semestre de 2010.

2 – Que o município de Canindé realize novo procedimento licitatório até a data do último dia letivo do 1º semestre de 2010.

3 – Que o município de Canindé, no prazo de 10 dias, promova a realização imediata de uma rigorosa fiscalização.

Esclarece que em nenhum momento o Município de Canindé foi condenado por fraude de licitação, ou em qualquer outro procedimento judicial, pois, sequer houve o recebimento da mencionada ação, havendo, somente, até a presente data, o deferimento da liminar, faltando, portando, toda uma instrução processual pela frente.

No entanto, o Município de Canindé adota as seguintes PROVIDÊNCIAS:

1 – A Secretaria Municipal de Educação constituiu um comissão formada por 2 membros do Conselho Tutelar da criança e do adolescente, 2 membros do Conselho Municipal de Educação e 2 membros do Setor de transporte da secretaria de educação, para vistoriar os 63 veículos disponíveis na sede e na zona rural do município onde será apresentado ao poder judiciário o relatório de todos os veículos constando fotos, situação documental do veículo e do condutor, fotos das rotas e das estradas vicinais inclusive das barreiras naturais (rios, barreiras, serras, etc).

2 – Quanto à suspensão do contrato a Procuradoria Geral do Município está documentando todo o procedimento licitatório a fim de mostrar a obediência as normas da lei nº 8.666 que trata dos procedimentos licitatórios.

3 – Que o Excelentíssimo Sr. Juiz de direito da comarca de Canindé, requisitou ao Departamento Estadual de Trânsito do Ceará a realização de vistoria técnica aos referidos transportes e condutores.

ESCLARECIMENTOS

1 - O município de Canindé atende uma rede de 17.643 alunos sendo que 8.800 estudam na zona rural do município cujas localidades são de difícil acesso pois a situação demográfica é composta de serras e as estradas vicinais são em sua maioria cortadas por rios e riachos. E de conhecimento de todos os cearenses da quadra invernosa que assolou no ano de 2009 causando danos como arrombamento de açudes, comprometimento de passagens molhadas e que o município ainda convalesce de tal cenário.

2 – Veiculam-se constantemente na imprensa falada e escrita a utilização de veículos e caminhonetes (pau de arara) no transporte escolar da zona rural em função da extensa malha viária dos municípios serem dotadas de estradas vicinais e carroçáveis.

3 – O Juiz titular da 1ª vara, solicitou através de medida liminar as providências citadas acima no prazo de 10 dias.

4 – Em 2009 o município foi fiscalizado pelo TCM e não foi constatada nenhuma irregularidade em nenhum processo licitatório.

5 – POR FIM, ressaltamos que o cabeçalho do texto do referido e-mail está em desacordo com a referida ação, pois em momento algum na ação de nº 538-22.2010.8.06.0055/0 foi dito que o município foi condenado e tampouco foi constatado fraude na licitação do transporte escolar. O Envio deste E-mail para todos vocês causou-nos desconfiança pelo emitente que divulgou a notícia mas não apresentou provas e tampouco entrou em contato com qualquer funcionário da prefeitura para os esclarecimentos dos fatos.

Escolas recebem certificado de credenciamento

As escolas da rede municipal de ensino receberam Certificado de Credenciamento em solenidade que aconteceu dia 15 de abril de 2010, às 09 horas, no auditório da Prefeitura de Canindé.

Com o credenciamento, as escolas poderão emitir documentos, como certificados dos alunos matriculados e concludentes do Ensino Fundamental e do 9º ano.

O evento foi coordenado pela Secretaria da Educação de Canindé, através da Coordenação dos Conselhos, e pelo Conselho Municipal de Educação.

(Clara Moura - Assessoria de Comunicação - Sec. Educ.)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ônibus Escolar: Juiz manda Prefeito Cláudio Pessoa sustar contrato sob suspeita

O juiz de Direito da 1ª Vara de Canindé, Antônio Josimar Almeida Alves, determinou a suspensão do contrato entre a prefeitura de Canindé e a empresa LCS Construções e Serviços de Telemática Ltda (Futerecom).

No ano de 2009, a empresa ganhou a licitação para prestação de serviços de transporte escolar. Como não possuía frota de veículos e nem empregados capacitados para efetuar o transporte escolar, a FUTURECOM celebrou diversos contratos particulares com pessoas físicas para cumprir o objeto do referido contrato.

De acordo com a sentença, o juiz fixou multa por descumprimento das medidas no valor de R$ 5 mil por dia.

Município terá que realizar nova licitação

Segundo o despacho do magistrado, o Município de Canindé deve realizar novo procedimento licitatório, até a data do último dia letivo do primeiro semestre de 2010, fazendo a escolha de empresa que atenda às qualificações técnicas necessárias para prestação do serviço de transporte escolar adequado e com segurança.

Rigorosa fiscalização em 10 dias

A Prefeitura terá que promover, no prazo de 10 dias, a realização imediata de uma rigorosa fiscalização em todos os veículos de transporte escolar e condutores relacionados ao transporte escolar, devidamente acompanhado pelo Conselho Tutelar de Canindé e pelo Conselho Municipal de Educação.

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran) foi requisitado para realizar uma rigorosa inspeção técnica para verificar as condições dos veículos de transporte escolar no Município de Canindé, e a regularidade dos respectivos documentos dos veículos e das qualificações dos condutores.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Segunda edição do Sarau de Poesias foi um sucesso

A edição 2010 do Sarau - uma lição de Poesia foi um belíssimo espetáculo de teatro, música e poesia que encantou o público que lotou o auditório do Espaço Cultural Frei Venâncio Willeke na noite do dia 08 de abril de 2010.

Essa segunda edição do Sarau, promovido desde o ano passado pela Secretaria da Educação Infantil e Fundamental, através do Projeto Arte e Cultura nas Escolas, contou com a participação da imprensa, de convidados, professores, coordenadores, alunos e mobilizadores de arte. Estiveram presentes também, o prefeito Cláudio Pessoa, o chefe de gabinete Michel Brito, o presidente do SAAE Heitor Pessoa, o assessor Chico Carlôto, os secretários Linderval de Moura Sousa, da Educação, e Aírton Maciel, da Agricultura, a Mestra da Cultura, Dina Magalhães e a vereadora Mariinha Coelho.

Os alunos das escolas da rede municipal, cujas poesias foram vencedoras no ano de 2010, foram premiados com medalhas. Ainda durante o evento aconteceu o lançamento do livro de poesias dos alunos da rede municipal de ensino, apresentadas na edição 2009, e do livro da poetisa Gualterní Cardoso, que participou de sessão de autógrafos.

O Projeto Arte e Cultura nas Escolas é coordenado por Ramon Braga, Marcos Brasil, Cirano Alysson, Tânia Cordulino e Jander Silva.

(Clara Moura, Assessoria de Comunicação - Secretaria da Educação de Canindé)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Serviços públicos ganharão agilidade

O Cinturão Digital não ficará restrito somente aos estabelecimentos do Estado, mas também será acessível aos moradores do Interior. De acordo com o presidente da Etice, Fernando Carvalho, as empresas privadas selecionadas irão oferecer serviços de Internet banda larga, além de outras demandas tecnológicas que porventura surjam.

Com o Cinturão Digital, a facilidade será a mesma como se o usuário estivesse em Fortaleza. "Todos os usuários passarão a contar com as mesmas facilidades no Interior. Além disso, os preços também serão competitivos", diz Carvalho. Isso porque os preços desses serviços no Interior ainda são elevados.

O principal benefício é a queda drástica nos valores de acesso para a população, permitindo que a maior parte dos cidadãos se utilize de vários serviços. Em segurança pública, várias iniciativas são implantadas. "Um policial que fala ao rádio em Tauá será ouvido em Fortaleza. Não precisa mais de deslocamentos se o benefício será para toda a população, independente da distância", ressalta, informando que muitos serviços ainda funcionam em condições precárias devido à falta de tecnologia adequada.

Na área da saúde, os projetos de telemedicina já implantados ganharão novas funcionalidades, como o prontuário eletrônico e a transmissão de imagens médicas, a fim de obter uma segunda opinião de médicos nos grandes centros, evitando deslocamentos de pacientes para a Capital. Policlínicas, hospitais e postos de saúde contarão com sala especial para emissão de laudos a distância

O ensino a distância será uma das áreas onde o impacto do Cinturão Digital será determinante para a melhoria de qualidade em sala de aula, uma vez que o Estado carece de professores em diversas áreas, notadamente Química, Física e Biologia. Será implantado, em Sobral, o Centro de Educação à Distância, instituição destinada a geração de conteúdo digital para o ensino.

Carvalho explica que o Governo do Estado vai criar um programa para que as pessoas de baixa renda possam ter computadores em casa e acessar Internet. "A palavra-chave é compartilhamento. Isso implica em desenvolvimento", diz. Em fase final de conclusão, os testes com o Cinturão Digital apontam que é viável "transformar o impossível no possível".
(Fonte: Diário do Nordeste)

Interior conectado em rede

Até o fim deste mês, o Cinturão Digital no Estado ficará 80% concluído. A pressa em finalizar o projeto é para garantir o início dos serviços digitais ao Interior do Ceará e, consequentemente, incentivar o desenvolvimento tecnológico das cidades. Muitas delas não possuem condições de oferecer serviços de qualidade na Internet e o Cinturão Digital ajudará na implantação de uma rede ampla e, principalmente, com o custo baixíssimo.

Com o objetivo de conectar, por meio de fibra óptica, departamentos públicos e escolas estaduais, o Cinturão Digital é um projeto que vai incluir sinal sem fio, o que corresponde à tecnologia WiMax. Além disso, terá a transmissão, quando possível, de sinal via rede elétrica, tecnologia conhecida como PLC, (Power Line Communication) caracterizada como uma tecnologia de Rádio Frequência (RF) que utiliza a rede elétrica de distribuição como meio de transporte para a transmissão de dados em alta velocidade.

Serviços

O projeto cobrirá 90% da população urbana do Ceará até o final deste ano e inclui mais de 3 mil quilômetros de fibra óptica de alta velocidade, conectando escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias e demais órgãos públicos estaduais. O Cinturão Digital levará, também, recursos como telemedicina, educação a distância, televisão digital, videoconferência e outros serviços essenciais para o desenvolvimento do Ceará.

Assim, o Estado ficará conectado à Internet com alta velocidade. O projeto de instalação de fibras ópticas custará R$ 65 milhões, com aporte de R$ 35 milhões do Estado, R$ 10 milhões do Banco Mundial e mais R$ 20 milhões de recursos federais.

De acordo com o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho, até o fim deste mês, o anel redundante, considerado o principal do Cinturão Digital, será concluído. Este anel percorrerá todo o Estado e será o responsável pela inclusão de outras instalações. É a partir dele que outras redes serão instaladas, possibilitando que cidades menores sejam beneficiadas com o projeto.

Conforme o mapa ao lado, o anel redundante, identificado pelo nome de Backbone, será a peça principal para a criação de uma rede conectada aos serviços digitais. A rede principal passará por 56 cidades e ainda incluirá a malha de ramificações, como uma extensão do anel principal; além dos Trechos Urbanos, como um prolongamento do anel principal; e ainda o Link por Rádio. Cada uma dessas malhas será fundamental para melhorar os serviços tecnológicos como meio indutor do desenvolvimento.

Para Fernando Carvalho, o Produto Interno Bruto (PIB) per capta tende a aumentar com o acesso à tecnologia. "Para cada 100 pessoas que passam a usufruir da tecnologia, o PIB per capta tem um aumento de 0,06%. É um grande destaque e o aumento pode ser muito maior quando as pessoas passam a se conectar com o serviço digital", diz.

Carvalho argumenta, ainda, que nenhum Estado do País tem um projeto semelhante de inserção tecnológica global. "O fato de queremos instalar o Cinturão Digital é porque não tínhamos nada de tecnologia semelhante. Um exemplo é o do Japão, que tem os mesmos serviços com valores muito baixos", diz o presidente da Etice. Comparando os benefícios do Cinturão Digital para as comunidades, o principal deles será o preço.

Custo

Em cidades como Tauá, na Região dos Inhamuns, por exemplo, 1 Mbps (Megabit por segundo) chega a custar R$ 1 mil. Enquanto nos Estados Unidos esse valor vai para R$ 10,00 e no Japão é de apenas R$ 0,20. O resultado dessa distorção nos valores é que apenas 3% da população do Ceará pode pagar pelo acesso à banda larga.

Com o Cinturão Digital, os valores ficarão mais acessíveis à medida que três empresas serão as responsáveis por oferecer serviços tecnológicos, com a fiscalização do Governo do Estado.

MAIS INFORMAÇÕES

Etice
Av. Pontes Vieira 220, Fortaleza
(85) 3101.6600
www.etice.ce.gov.br
(Fonte: Diário do Nordeste)