sexta-feira, 31 de março de 2017

Adutora de General Sampaio é desativada após açudes de Canindé receberem aporte de água

Com as chuvas que banharam nossa região no último mês, Canindé não corre mais o risco de colapso em seu abastecimento de água até 2018. Os dois maiores açudes do Município, o São Mateus e o Sousa, já acumularam volume hídrico suficiente para atender os consumidores da área urbana pelos próximos 12 meses. A análise foi feita pela presidência do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pelo fornecimento de água para a cidade.
 
Diante do quadro hídrico positivo, já tendo o São Mateus atingido 89,93 % da sua capacidade total e o Sousa 8,84%, o equivalente a 2,73 milhões de m³ de água, a adutora do Açude General Sampaio, com 53Km de extensão, foi desativada. Além de poupar a água do reservatório do município vizinho, a decisão foi tomada porque o SAAE vai reduzir seus custos mensais de R$ 60 mil para R$ 7 mil, explicou o presidente do órgão, Francisco de Sousa Rocha.

O Açude Sousa estava completamente seco desde agosto de 2014. Quanto ao São Mateus, havia esgotado seus recursos em novembro do mesmo ano. Canindé passou a ser abastecida por carros-pipa e poços profundos perfurados em caráter de urgência. O São Mateus saltou da cota zero para 9,2 milhões de m³ em 18 dias. A população comemora e aguarda com expectativa ele atingir o seu volume máximo, de 10,3 milhões de m³ com as chuvas de abril.

PRF aprende mais um veículo da prefeitura de Canindé por irregularidades

Durante uma fiscalização de rotina da realizada na manhã da última quinta-feira (30), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no KM 310, da BR-020, em Canindé, foi apreendido um caminhão Mercedes Benz, modelo Atron 2729, usado como carro pipa e pertencente a Prefeitura Municipal de Canindé
O veículo que foi doado ao município através do Governo Federal pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi apreendido por apresentar uma série de irregularidades dentre; não está devidamente licenciado, o equipamento de tacógrafo encontrava-se em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN e o veículo estava sem placas de identificação.
O caminhão-pipa é usado pela Prefeitura de Canindé para reforçar o abastecimento de água, na sede e zona rural do município.
Nossa reportagem recebeu informação que desde que foi doado em 1º de novembro de 2013 para o município, o caminhão não foi emplacado.
Após a apreensão o veículo foi encaminhado para o um depósito de uma empresa terceirizada que presta serviços a PRF, onde só será liberado após a regularização.