quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Queda nas receitas e confisco de 1 milhão de reais fazem prefeitura de Canindé atrasar salários

O atraso no pagamento dos salários dos servidores municipais de Canindé, motivo de reclamações nos últimos dias, ganhou uma explicação nesta quarta-feira. De acordo com a prefeita Rozário Ximenes, a crise financeira enfrentada pelo país, além da redução das receitas e até o confisco de dinheiro do município, para pagamento de dívidas de gestões anteriores, ajudaram a causar o problema. Em nota, a gestora pediu compreensão e confiança da população. 

Acompanhe o documento na íntegra:

"Amigos canindeenses, nos últimos dias tenho me deparado com uma série de ataques, insultos e injúrias com relação aos pagamentos dos salários dos servidores municipais, principalmente da Educação.
Mas, como tudo na minha vida, gosto de agir com transparência e sempre esclarecendo os fatos. Venho aqui abordar alguns pontos importantes. A verdade é que Canindé, assim como o Brasil, enfrenta uma séria crise financeira, fruto de irresponsabilidades dos gestores passados. Mas não quero aqui falar do passado, afinal, o estrago que poderiam fazer, já o fizeram. Quero aqui falar do presente e mostrar os motivos que tem nos levado a não honrar em dia os vencimentos dos nossos servidores.
É de conhecimento de todos que, ao entrarmos no governo municipal, tivemos que pagar os salários atrasados de novembro e de dezembro, ainda de 2016. Já em 2017, concedemos aumentos salariais aos servidores de 4,5%, bandeiras levantadas e negociadas pelo Sindicato dos Servidores. Além disso garantimos aumento de 5,5% para a Educação e 3% aos servidores da Saúde, que haviam paralisado suas atividades e não poderíamos deixar a saúde parada no município.
Além disso, sofremos, a partir de junho, com uma drástica queda nas receitas e o confisco de mais de 1 milhão de reais das contas do município.
Mensalmente, os salários dos servidores municipais consomem mais de 6 milhões de reais dos cofres municipais. Uma conta altíssima que somente com os repasses estaduais e federais é possível ser efetivado. Sendo que, neste mês, já foram pagos mais de 3,8 milhões aos servidores da Educação Municipal.
Enfim, espero que os canindeenses compreendam o momento de dificuldade, mas que possam confiar em nosso trabalho. A quem duvidar das informações e da forma transparente que estou agindo, as portas da Prefeitura estão abertas e principalmente as contas, para mostrar que a realidade financeira de um município do Sertão nordestino não é como a maioria pensa.

Um abraço e obrigado por toda atenção!"

Rozário Ximenes - Prefeita de Canindé