quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Passeio ciclístico leva 200 pessoas a Canindé

Um passeio ciclístico pretende levar cerca de 200 pessoas para Canindé neste sábado (8). O passeio tem como objetivo incentivar a prática das atividades físicas.

Os participantes vão se concentrar na Praça Luiza Távora (Praça da Ceart – Rua Costa Barros), em Fortaleza, por volta das 18 horas. A partida está prevista para as 20 horas e a chegada, em Canindé, vai acontecer por volta das 5 horas da manhã, já no domingo (9).


Inscrições


Os interessador em participar do passeio ciclístico podem se inscrições até está sexta-feira (6)na João Ciclo (Rua Costa Barros, 1706) e o valor é R$ 60,00

(Fonte: Jangadeiro OnLine)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Procissão louva São Francisco

Segundo frei João Amilton dos Santos, 2,5 milhões de peregrinos passaram pela cidade nos dez dias de louvação

Imagem de São Francisquinho
No encerramento da festa mais tranquila dos 253 anos de louvação a São Francisco, choro, emoção, fé, devoção, correria, pedidos emocionados e aclamação marcaram o encerramento dos festejos alusivos a São Francisco, padroeiro da cidade. A festa terminou ontem, depois de dez dias de missas, novenas, confissões e muita louvação a São Francisco, com a presença de mais de 800 pessoas que foram às ruas agradecer e pedir proteção ao santo.

Antes do cortejo religioso, que percorreu as principais ruas da cidade, ocorreu a missa na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, celebrada pelo ministro provincial frei Marconi Lins, pelo pároco e reitor frei João Amilton e padres do Norte e Nordeste que estiveram presentes nas comemorações dos 253 anos de louvores ao santo, que contaram com a presença do governador Cid Gomes.

Na chegada da procissão, uma verdadeira "chuva" de fogos de artifício tomou conta da Praça da Basílica, enquanto se ouvia a marchinha "Está chegando a hora". Isso gerou uma emoção geral. É o momento da partida dos romeiros, fiéis de vários Estados do Brasil que se juntam em um coro de partida, prometendo retornar no próximo ano.

Bênçãos
Em cada cântico, a saudade marcante para quem permaneceu por dez dias em retiro espiritual. Prova da fé dos peregrinos, que percorreram igrejas e locais considerados sagrados na terra dos milagres, em pleno Sertão.

Na despedida, frei João Amilton dos Santos não esqueceu as bênçãos que são direcionadas aos ônibus, carros, caminhões e motos. "Que voltem em melhores condições para casa e na certeza do compromisso firmado com São Francisco", disse o pároco e reitor do Santuário, incluindo, em sua ação, os pés dos católicos devotos.

No fim, a bênção da relíquia (osso de São Francisco), imagens, retratos, calendários, terços e medalhas. Todos esperavam uma gota de água benta chegar à lembrança adquirida na terra do homem que deixou de lado sua riqueza para pregar a palavra de Deus e ressaltar o amor aos homens.

Neste ano, segundo frei João Amilton dos Santos, 2,5 milhões de peregrinos passaram pela cidade. A fé que alimenta a alma e ajuda a superar as dores e o cansaço, fez com que milhares de devotos se deslocassem em romaria a pé, no pau-de-arara e em outros meios de locomoção até o Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé.

Os atos de solidariedade mostraram o quanto o povo nordestino vivencia os ensinamentos do santo protetor da ecologia, dos pobres, excluídos e dos animais. Os devotos prepararam e dividiram seus alimentos, comprovando que todos fazem parte de uma única família, a de Deus.

As diferentes manifestações de fé, como a pedra na cabeça e a roupa marrom, deixaram o Santuário mais iluminado, repleto de devotos que acreditam no poder de intercessão de São Francisco.

A partir do tema "São Francisco: Profeta da vida e defensor da criação", as celebrações foram conduzidas pelos franciscanos do Santuário, sacerdotes e autoridades eclesiásticas, como o ministro provincial frei Marconi Lins, uma espécie de presidente da República para os Franciscanos e romeiros.

Show
A festa de São Francisco chegou ao seu fim, mas, antes, um público estimado em 120 mil pessoas teve a oportunidade de assistir ao show da cantora maranhense Alcione que emocionou os presentes ao cantar várias músicas de sucesso.

Mas, o grande momento foi quando Alcione interpretou a oração de São Francisco. Os romeiros presentes na praça foram ao delírio e muitos não suportaram e choraram.

Romaria
253 Anos de homenagens e reverências a São Francisco de Assis realizadas por romeiros e pela Igreja Católica na cidade de Canindé, no Sertão Central

(Fonte: Diário do Nordeste / Foto: Antônio Carlos Alves)