sábado, 10 de outubro de 2009

Obama ganha Nobel da Paz

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, venceu o prêmio Nobel da Paz por seus esforços para reduzir os estoques de armas nucleares e por seu trabalho pela paz mundial. Primeiro presidente americano de origem africana, Obama também trabalhou para reiniciar o estagnado processo de paz no Oriente Médio desde que assumiu o cargo, em janeiro deste ano.
Primeiro presidente americano de origem africana, Obama foi escolhido por seus esforços na redução dos estoques de armas nucleares e por reiniciar o estagnado processo de paz no Oriente Médio.
O comitê também citou os “esforços extraordinários” de Obama para “fortalecer a diplomacia e a cooperação entre os povos”. O prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhões) será entregue em Oslo, a capital da Noruega, em 10 de dezembro.
O anúncio causou surpresa. Além de Obama, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, era um dos candidatos, mas ambos não eram tidos como favoritos. As indicações são feitas por milhares de pessoas de todo o mundo, tais como parlamentares, ministros, ganhadores de anos anteriores, professores universitários e membros de organizações internacionais. Os nomes são mantidos em segredo pelo comitê, mas alguns acabam vazando.
Para a edição deste ano, foram 205 indicados, entre pessoas e organizações. “Trata-se de um número recorde, depois de 2005, quando foram apresentadas 199 candidaturas”, informou o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad.
O comitê, que esperou até o último momento, fez sua escolha em uma última reunião celebrada na segunda-feira (5). Dada a quantidade de indicados e sem um grande favorito, o Comitê Nobel precisou se reunir neste ano mais vezes do que o habitual para poder designar o premiado. “Tivemos mais reuniões que de costume, pois desta vez havia um grande número de candidatos, porque dois de nossos membros são novos e porque tentamos utilizar o tempo que temos para fazer a melhor escolha”, explicou Lundestad.

(Fonte: UOL)

Dicas para quem vai fazer a prova do TRT neste domingo

A prova do concurso do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT) será realizada neste domingo (11), em Fortaleza. Os mais de 77 mil candidatos inscritos concorrem a 159 vagas, distribuídas em vários cargos. Para dar um forçinha em que está se preparando para esse importante desafio, o blog Concursos do O POVO preparou, com a ajuda do colégio Tiradentes Concursos, uma série de dicas para você, concurseiro. Confira:


SOBRE A ORGANIZADORA


> A Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora da seleção, tem como uma de suas principais características elaborar provas de conduta avaliadora e possui um histórico de questões onde predominam o grau de dificuldade médio e difícil.

> A FCC costuma exigir do candidato todo o conteúdo programático do concurso. Entre as facilidades para o candidato está o fato da prova vir organizada por disciplina.

CUIDADOS PESSOAIS

> Procure esquecer todos os pensamentos e emoções negativas. Confie em si próprio e não dê ouvidos às vozes que convidam ao fracasso ou
à acomodação. Mantenha-se tranquilo e, certamente, os bons ventos do sucesso lhe soprarão benfazejos.

> Seja pontual e, se possível, chegue com antecedência ao local da prova munido de tudo aquilo de que necessitará para resolver a prova, inclusive os documentos de identificação.

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

> Tenha bem definido o tempo de que dispõe para solucionar a prova

> Procure realizar uma leitura superficial de toda a prova antes de meter iniciar à tarefa de resolver questões. À medida que você for lendo, seu cérebro lembrará o assunto com maior facilidade.

> Nessa leitura preliminar da prova, faça a triagem das questões, dando a elas os status de fáceis, médias, difíceis ou muito difíceis. As questões difíceis são aquelas que, embora exijam um esforço maior de sua parte, você poderá chegar à solução. As muito difíceis são aquelas que, previamente, você já sabe que não conseguirá resolvê-la por completo desconhecimento do assunto.

> Enfim, o aconselhável é iniciar a prova resolvendo as questões fáceis de cada disciplina. Passe então para as difíceis e, se sobrar tempo, dedique-se àquelas cujo grau de complexidade é maior.

> Tenha atenção especial às pegadinhas escondidas sob palavras incomuns ou dúbias.

(Fonte: O Povo Online)

CAPS de Canindé comemora o Dia Mundial da Saúde Mental


Neste dia 10 de outubro de 2009, é comemorado o dia mundial da saúde mental, e por este motivo gostaríamos de apresentar de maneira breve e sucinta o trabalho realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS de Canindé, ao longo de seus 16 anos de funcionamento.

Os CAPS surgiram com a intenção de acolher e dar atenção às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território. Desta forma, em meados do ano de 1993, a cidade de Canindé foi agraciada com o segundo CAPS do Estado do Ceará, colocando-nos como um dos municípios pioneiros no atendimento em Saúde Mental.

Tendo como entidade mantenedora a Paróquia de Canindé, por meio da Sociedade Hospitalar São Francisco de Canindé, a necessidade de tal instituição surgiu a partir de pesquisas realizadas nos municípios de nossa região que apontaram, na época, a existência de 70 pessoas que apresentavam algum tipo de doença mental com comprometimento grave e/ou severo. Desde então, milhares de pessoas obtiveram acesso a profissionais das seguintes áreas: Psiquiatria, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Enfermagem.

Atualmente são atendidos pelo CAPS de Canindé os seguintes municípios: Canindé, Caridade, Boa Viagem, Madalena, Paramoti e Itatira.

Nosso sistema de arquivo possui 5.299 pacientes com prontuário aberto, sendo que, em média por mês, passam pelos consultórios do CAPS, 458 pessoas, estando excluídos desses números os casos de urgência e emergência, o atendimento a essas pessoas gera aproximadamente 2.046 procedimentos em convênio com o SUS e 834 procedimentos filantrópicos. Entre café da manhã e almoço são distribuídas aos pacientes em média 2400 refeições por mês.

Diversas foram as lutas e dificuldades enfrentadas nesta trajetória, porém, sempre contando com o apoio da comunidade em suas iniciativas, a Direção do Hospital Regional São Francisco de Canindé e sua equipe de profissionais do CAPS, sentem-se plenamente gratificados pelo êxito alcançado em suas iniciativas ao longo desses 16 anos, proporcionando um espaço aberto de saúde comunitária, em que todos os que dele necessitem possam encontrar uma saída para seus problemas emocionais.

Vale lembrar que no dia 14 de outubro de 2009, o CAPS de Canindé realizará evento em alusão ao Dia Mundial de Saúde Mental, com a promoção de palestra e atividades de informação sobre o assunto.

(Na foto acima estão os Pacientes do Grupo de Terapia Ocupacional).

Agradecimento Especial:

Daniel Bertolazzi Uchoa - Psicólogo – CAPS-Canindé


O G-20: preocupações com a economia mundial e o fundamentalismo do Irã.

Nos dias 24 e 25 de setembro ocorreu a reunião das maiores economias do mundo para estabelecerem metas em relação aos rumos da economia mundial. Também estiveram no epicentro da questão debates sobre a política ambiental e novas proposições em favor de um crescimento sustentável.

O resultado do encontro do G-20, em Pittsburgh, foi uma mudança de espectro em relação aos controladores da politica econômica mundial. Dentre os países que reivindicavam essa mudança, destacam-se as potências emergentes, Brasil, Índia e China. Pelo que foi decido na cúpula, a agremiação que congrega o G-20 (Alemanha, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, EUA, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão,México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Européia) agora passa a compor de mecanismos para que se constituir como uma coordenadora global de políticas econômicas, permitindo que os países membros se fiscalizem mutuamente para que sejam cumpridas as metas determinadas. O G-20, economicamente, substitui a agremiação G8(as setes potências mais ricas do mundo mais a Rússia), todavia o G8 terá grande importância em temas relativos relacionados à segurança internacional.

Se o G8 encarregou-se de trabalhar na perspectiva da segurança internacional, seus membros terão grande trabalho, pois vem crescendo uma grande ameaça consubstanciada no anti-semita presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

O Irã dá provas claras de que sua política é voltada para a destruição de países declarados inimigos. Logo após a reunião do G20, o Irã realizou testes satisfatórios de mísseis de médio alcance. Isso é uma demonstração simbólica do poder de fogo desse país, que se torna uma ameaça à comunidade internacional.

Essa história de que o Irã tem fins pacíficos ao trabalhar com energia nuclear é conversa para boi dormir. França, Estados Unidos e Reino Unido acusam o presidente de estar construindo uma segunda usina nuclear em Qom, que tem plena capacidade de produzir uma bomba atômica.

A história já deu provas do quanto pode ser perigoso negligenciar uma nação que se militariza. Ou será que França e Inglaterra esqueceram que foram incompetentes em bloquear o crescimento da Alemanha nazista, encabeçada por Hitler? A não-intervenção das principais potências responsáveis pela paz deu margem ao desenvolvimento do “ovo da serpente” deixando o réptil nazista crescer, militarizar-se e destruir milhares de vidas. O mesmo exemplo não pode ser seguido pelo Irã.

Mahmoud Ahmadinejad é um fundamentalista, não tens fins pacíficos, cita que nunca houve o Holocausto e declaradamente é um anti-semita. Além de tudo, ainda é um terrorista, sustenta o terrorismo internacional apoiando tanto o Herzbollah quanto o Hamas. Ele pensa que nem um guerrilheiro: se puder matar seus inimigos, ele mata, sem dó, nem piedade e ainda alega uma causa justa.

O governo brasileiro, ridiculamente, apóia a política nuclear do terrorista presidente iraniano. Segundo Lula, a política do seu mais novo amigo se limita a questões pacíficas. As amizades de Lula estão se internacionalizando, e pelo visto piorando. Lula se destaca pela primazia de ter declarado a legitimidade das eleições irregulares que colocaram no poder o terrorista do Irã.

O Brasil, como membro assinante do Tratado de Não-proliferação de armas nucleares, assinado em 1968, deve ter como diretrizes repudiar o programa de fabricação de energia nuclear encabeçado pelo Irã. Alguém tem que avisar ao Lula de que o seu mais novo amigo é uma ameaça à civilização e de que o Brasil, como signatário do tratado, tem como missão combater diplomaticamente qualquer intenção de alguma nação provocar um genocídio pelo mundo, projeto esse encabeçado pelo presidente do Irã.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Alianças para 2010 já começaram a ser feitas em Canindé

No início deste mês de outubro, se reuniram num almoço em Canindé várias lideranças políticas: Domingos Filho (Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará), Domingos Neto, Dr. Zé Hugo, Ximenes Filho, Rozário Ximenes, Jesus Romeiro, o empresário Chiquinho Feitosa (Boisa), Higino Luis e outras. As informações dão conta de que essa reunião foi para traçar alianças para as eleições de 2010. Na sessão desta sexta 09/10, o vereador Ximenes Filho disse que fez as pazes com o seu "rival" Dr. Zé Hugo.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Votação da PEC que restaura diploma de jornalista fica para o dia 20

A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09, prevista para esta quarta-feira (07/10), foi adiada. O texto, que exige o diploma de jornalismo para o exercício da profissão, seria analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). A proposta, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), só poderá ser avaliada daqui a duas semanas (20/10).
A deputada Rebecca Garcia (PP-AM), que preside a Frente Parlamentar em defesa do diploma de jornalismo, explicou que a votação foi adiada pela viagem do relator da PEC, o deputado Maurício Rands (PT-PE), que foi enviado a Honduras. “Por causa da viagem, a audiência pública proposta pelo Maurício Quintela foi aprovada, o que adiou a votação por mais duas semanas”, contou.
Rebecca disse que Maurício Rands confirmou a votação para o dia 20/10. O requerimento de audiência pública, proposta pelo deputado Maurício Quintela Lessa (PR-AL), deveria ter sido retirado para que a votação acontecesse nesta quarta-feira, mas diante da viagem do relator e de convites previamente enviados, a reunião permanece na pauta. A audiência deverá ser realizada no dia 15/10.

(Site Comunique-se)

Motorista multado pela “Lei Seca” só recebe CNH de volta após 15 dias

O condutor de trânsito que for autuado pelo Detran nas blitze da Lei Seca e tiver sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, terá que esperar o prazo de 15 dias para recuperar o documento. Anteriormente, o condutor poderia receber a CNH no prazo de 48 horas úteis, após a data do recolhimento. Mas, desde o dia 1º de outubro o prazo mudou.

Segundo o superintendente do Detran, João Pupo, essa mudança foi aprovada pelo Conselho de Administração do Órgão, atendendo a uma decisão da Associação Nacional dos Detrans (AND), que, por sua vez, atende a uma recomendação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os dois colegiados consideram essa medida uma forma de padronizar os procedimentos em relação à Lei Seca. O prazo de 48 horas havia sido estabelecido pelo próprio Detran.

Com esse prazo, as equipes do Detran terão mais condições e tempo para abrir o processo administrativo, cujo procedimento permite que sua tramitação ocorra com maior celeridade, pois já estará adequadamente instruído.

(Fonte: Blog do Eliomar)

domingo, 4 de outubro de 2009

A nossa homenagem ao nosso irmão Francisco



No dia 4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios.

Tentou, como o pai, seguir a carreira de comerciante, mas a tentativa foi em vão.

Sonhou então, com as honras militares. Aos vinte anos alistou-se no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonho revelador: Foi convidado a trabalhar para "o Patrão e não para o servo".

Suas revelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente".

O chamado, ainda pouco claro para São Francisco, foi tomado no sentido literal e o santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Como resultado, o pai de São Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o.

Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à sua vida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza".

A Ordem dos Frades Menores teve início com a autorização do papa Inocêncio III e Francisco e onze companheiros tornaram-se pregadores itinerantes, levando Cristo ao povo com simplicidade e humildade.

O trabalho foi tão bem realizado que, por toda Itália, os irmãos chamavam o povo à fé e à penitência. A sede da Ordem, localizada na capela de Porciúncula de Santa Maria dos Anjos, próxima a Assis, estava superlotada de candidatos ao sacerdócio. Para suprir a necessidade do espaço, foi aberto outro convento em Bolonha.

Um fato interessante entre os pregadores itinerantes foi que poucos, dentre eles, tomaram as ordens sacras. São Francisco de Assis, por exemplo, nunca foi sacerdote.

Em 1212, São Francisco fundou com sua fiel amiga Santa Clara, a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Já em 1217, o movimento franciscano começou a se desenvolver como uma ordem religiosa. E como já havia ocorrido anteriormente, o número de membros era tão grande que foi necessária a criação de províncias que se encaminharam por toda a Itália e para fora dela, chegando inclusive à Inglaterra.

Sua devoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado "estigmatização".

Os estigmas não só lhe apareceram no corpo, como foram sua grande fonte de fraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis foi chamado ao Reino dos Céus.

Autor do Cântico do Irmão Sol, considerado um poeta e amante da natureza, São Francisco foi canonizado dois anos após sua morte.

Acolhimento e perdão

Nada de excomunhão ou castigo para as prostitutas. Acolhimento e perdão são gestos que devem ser praticados sempre, conforme o vigário da Paróquia de São Francisco das Chagas, em Canindé, frei João Amilton dos Santos. Para materializar a filosofia, a Igreja mantém projetos sociais na Zona do Baixo Meretrício (ZBM), a área da cidade onde fica a maioria das casas de prostituição.
Cursos de corte e costura, bordado, artesanato e pintura são oferecidos às famílias das mulheres envolvidas, em parceria com a Prefeitura de Canindé. O objetivo é apontar-lhes uma nova alternativa de vida. "Elas também são criaturas humanas, merecem sair disso, ter um emprego, se casar. A gente incentiva que elas tomem um empréstimo para terem alguma coisa para se manterem", diz.
O frade lembra que, há aproximadamente 20 anos, a própria Igreja incentivou as prostitutas a irem para o bairro Alto Guaramiranga, pois, até então, elas abordavam os clientes nas escadas da Basílica de São Francisco, chegando a atrapalhar as celebrações.
De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Canindé, Gláucia Gondim, os cursos profissionalizantes são oferecidos a partir da demanda das prostitutas. Outra ação é o atendimento a mulheres que têm direitos violados, como exploração sexual ou violência doméstica. "A maior dificuldade é que elas rompam a barreira do silêncio. Existem casos de mulheres que já foram mortas em Canindé", lamenta.

Situação gritante

Em Juazeiro do Norte, a principal preocupação do vigário administrador da Basílica de Nossa Senhora das Dores, padre Paulo Lemos, é a exploração sexual de crianças e adolescentes. "Aqui, a gente não vê as crianças nas celebrações. Elas estão nas barracas, se prostituindo, fazendo todo tipo de coisa. Isso é algo gritante, que têm de ser resolvido, existe em toda romaria", denuncia.
Apesar da preocupação, o vigário reconhece que a prostituição, aliada a outros problemas, como a bebedeira nos arredores da Matriz, traz prejuízos. "É uma grande ferida. Todo esse conjunto de exploração atrapalha o sentido da romaria. As pessoas deveriam vir aqui para encontrar a paz", prega. Segundo Lemos, a paróquia busca, com a participação de jovens voluntários, identificar e aconselhar crianças e jovens desacompanhados dos pais.

ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA
Diversão sempre fez parte das romarias

A diversão sempre fez parte das romarias. Essa associação é incontestável, na opinião da socióloga e professora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Paula Cordeiro, que estuda o tema em Juazeiro do Norte. Segundo a pesquisadora, durante os festejos, muitos romeiros chegam para suprir várias carências, e o sexo é uma delas.
"A cidade não deixa de ser o lugar onde se encontra (sexo) mais fácil que em pequenos povoados. As ´mulheres´ têm clientela garantida. O complicado são as ideias prévias de que romaria é coisa de fanático. Ninguém vem a Juazeiro passar 24 horas rezando", observa.
Conforme Paula, enquanto algumas pessoas vão à festa rezar, outras podem ir para paquerar, sobretudo as mais jovens. O perfil econômico modesto de muitos romeiros influi nessa carência pela diversão, segundo ela.
Para a antropóloga e coordenadora do Laboratório de Antropologia da Imagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), Peregrina Capelo, a romaria tem duas conotações diversas: a apolínea (relativa ao deus Apolo, que se caracteriza pela disciplina e pelo comedimento - caso de procissões, missas e demais eventos religiosos) e a dionisíaca (relativa a Dionísio, deus da alegria e do vinho - o lado profano, incluindo o lazer).
"A prostituição é um bem comercial, um produto a ser vendido, como uma camiseta... Tem valor de troca e valor de uso para quem vai consumir", diz. O profano não é a antítese do sagrado, diz, pois ambos se manifestam no comportamento e no imaginário das pessoas de uma mesma cultura: "Toda sociedade tem o lado institucional e o lado onde essa moralidade é posta em xeque".

FIQUE POR DENTRO
Comércio, bebidas, pedintes e o pecado
O profano se manifesta de várias formas nas romarias. Há consumo de bebidas alcoólicas em bares, barracas, praças e até durante eventos religiosos. O comércio toma conta das calçadas, com a venda, desde imagens sacras, até DVDs piratas. O número de pedintes cresce, pois vários se deslocam entre as romarias para obter mais dinheiro. Segundo o frei João Amilton, os casos são diferentes e "diante de Deus, cada um se responde". "Pode ser que as prostitutas estejam no Céu e nós, santinhos, no inferno". Sobre a bebedeira, diz que as pessoas têm o direito de se divertir, mas sem exagerar e prejudicar as outras. Quanto aos pedintes, reconhece que há comodismo de alguns, mas atribui o problema à pobreza e à desigualdade social. Em relação ao comércio, o padre Paulo Lemos admite que não é possível evitá-lo, mas sim organizar melhor o espaço. Ele defende, ainda, a proibição da venda de bebidas alcoólicas, mas não de forma radical

ENTREVISTA-Régis Lopes*
"A religião excluiria totalmente as coisas do mundo só se os devotos não fossem humanos"

Desde quando o profano faz parte das festas religiosas?
Qualquer tipo de festa religiosa não exclui o lado profano. Falar em profano significa até um certo preconceito. É como se a religião estivesse separada da vida. Se a festa é ligada à romaria, e a romaria faz parte da vida, não necessariamente esse tipo de festa vai significar um isolamento de tudo o que existe na vida. É como acreditar que o religioso nunca vai matar ninguém, pecar, errar... A religião não é simplesmente no domínio do absoluto. Sempre esse absoluto se dá através do corpo, de algo que é relativo: a carne, o corpo. A religião excluiria totalmente as coisas do mundo só se os devotos não fossem humanos.

Como situar historicamente essa ligação na humanidade?
Desde o momento em que se começou a inventar determinadas regras para o contato com o sagrado, a regra já pressupõe a exceção, de modo que, na prática da religiosidade, as coisas sempre se misturaram. A religião nasce com o profano porque as pessoas que praticam a religião são seres humanos. Existem variadas formas de repressão, que mudam de acordo com o tempo. Na Idade Média, por exemplo, a Igreja Católica tinha uma posição mais solta. Com a Modernidade, tem maior repressão à bruxaria. A inquisição funcionou muito mais na Idade Moderna do que na Idade Média. Depende do tempo, do espaço, de como os líderes religiosos, os dogmas reprimem ou aceitam certas manifestações do corpo.

Em sua pesquisa sobre a Romaria de Juazeiro, o senhor encontrou a busca pelo sexo?
Encontrei uma busca pela festa. Se o sexo vem junto com a festa, a torna mais animada. Não encontrei nenhum romeiro que vai para os lugares de romaria por causa da prostituição, até porque prostituição tem em todos os lugares. Agora, no meio da animação, que tem comida, bebida, a noite, o escuro, em todo lugar que tem grande circulação de gente, há certa tendência à prostituição.

O fenômeno da prostituição em festas religiosas é aceito ou negado socialmente?
A prostituição é um fenômeno sempre mais ou menos escondida. As pessoas que trabalham na prostituição sempre trabalham na penumbra, nunca é uma manifestação pública. Porém, não tem muita diferença entre a prostituição nos lugares de romaria e em outros lugares. Apenas isso cria um certo estranhamento, como se esses lugares de romaria fossem lugar de uma pureza idealizada.

O profano ajuda a deixar o sagrado mais sagrado?
Acho que não. Uma romaria tem vários momentos: a oração, a penitência, a conversa, os diálogos, o reencontro de amigos, a chegada, a partida... Em Juazeiro, existem lugares mais sagrados que os outros. Na frente do túmulo do Padre Cícero tem uma carga de sagrado maior. De noite, durante a festa, a animação faz parte da romaria, não é mais aquela vivência intensa do sagrado. Isso a gente vê em Canindé também. Romaria não é ritual único. No decorrer do sagrado, o profano se manifesta. O sagrado não elimina o ser humano. É o corpo que vai a Juazeiro, a pessoa com a sua vida humana. A romaria não é feita somente de espíritos desencarnados; tem roubos em romarias; uma pessoa pode matar a outra. Todos os males e crimes que existem na sociedade, existem também nas romarias porque o romeiro não é homogêneo. A romaria é um fenômeno que nunca conseguiu ser controlado totalmente pela Igreja. Uma coisa é o devoto dentro da igreja - aí dá para controlar mais ou menos -; mas a romaria não é só ir para a missa. Circulando pela cidade, as coisas acontecem.

*Prof. de História (UFC), mestre em Sociologia e doutor em História

ÍCARO JOATHAN
REPÓRTER
(Fonte: Diário do Nordeste Online)

Prostituição e fé nas romarias

Canindé/Juazeiro do Norte Festa de São Francisco, em Canindé. Romarias de Nossa Senhora das Dores, de Finados e das Candeias, em Juazeiro do Norte. Festas de Nossa Senhora da Saúde, em Fortaleza; Santo Antônio, em Barbalha; Senhora Sant´Ana, em Paramoti; Nossa Senhora de Fátima, em Baturité; e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Apuiarés.
O roteiro descrito faz parte de um calendário de eventos religiosos no Estado do Ceará. Na verdade, o que parece sagrado também carrega a marca do profano. Ao mesmo tempo em que reforçam a religiosidade do povo cearense, as festas "de santo" abrem espaço para um tipo de comércio que, sob um olhar despercebido, parece estar longe dali: a prostituição.
Aproveitando o grande fluxo de pessoas nessas festas, as profissionais do sexo desenvolvem um mercado itinerante pelo Ceará. Segundo informações obtidas pelo Diário do Nordeste junto a garotas de programa, donas de casas de prostituição e ao Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência à Vítima (EEPTSH), esse movimento acontece de formas diversas.
Em uma delas, as garotas se deslocam sozinhas entre os municípios, geralmente apenas para aproveitar a festa ou a romaria. Algumas vezes, a passagem é paga pelas "madames" - como são conhecidas as proprietárias dos cabarés disfarçados de bares. Em outras, a prostituta aparece até mesmo de surpresa. "Muitas nem avisam quando vêm", atesta, Diva (nome fictício*), 41. Em todos, porém, o dinheiro do programa - que varia de R$ 20,00 a R$ 40,00 - é dividido com as "madames", pois nesse valor está incluso o aluguel dos quartos onde acontecem os programas.
Outra forma é quando as prostitutas se juntam para passar a noite em festas religiosas. Dona de um "bar" em Canindé, Sebastiana (*), 54, conta que já se deslocou para um município onde estava havendo uma romaria, conduzindo 20 prostitutas. Para isso, fretou uma caminhonete, no valor de R$ 300,00, rateado entre todas as garotas.
Ao chegar no local da festa, a "madame" monta uma barraquinha para venda de comidas e bebidas, enquanto as moças se oferecem para os clientes. "Elas fazem (sexo) em todo canto, até no meio do mato", revela, garantindo não obter percentual sobre o lucro das prostitutas.
O último dos casos são mulheres e travestis que atuam, por conta própria, circulando entre os locais da festa ou em pontos estratégicos da cidade em busca de clientes. Postos de gasolina, praças, barracas e bares são alguns deles. Nesse caso, a realização do programa pode acontecer em carros, motéis, ranchos e lugares públicos, mas escondidos, como os matagais.
Antes da edição 2009 da Festa de São Francisco, que se encerra hoje, em Canindé, Loreane (*), 38, mantinha três "prostitutas" no cabaré e aguardava a chegada de outras. "Elas precisam disso (da prostituição), estão acostumadas a viver disso. Não vão deixar nunca de fazer programa", opina.

ÍCARO JOATHAN
REPÓRTER
(Fonte: Diário do Nordeste Online)