quinta-feira, 23 de março de 2017

Após esperar pelo poder público população realiza multirão de limpeza no açude São Mateus

Nos últimos dias o açude São Mateus, começou a receber um grande aporte de água, notícia que animou bastante a população canindeense, com isso, várias famílias visitam o reservatório. Mas durante essas visitas a população notou a necessidade de uma limpeza na parede do açude.

Após esperar por providências do poder público e não ver resultados, a população se reuniu e está realizando por conta própria, a limpeza da parede do açude São Mateus. Para que o trabalho seja concluído, os voluntários vem recebendo ajuda de toda a comunidade, inclusive dos comerciantes, que contribuem com a doação de materiais para serem utilizados na operação de limpeza.

Segundo os voluntários que estão a frente do serviço voluntário, toda a população abraçou a causa, menos a classe política, responsável por tomar a frente e cobrar ações como essa para o município.





Projeto de restauração do corredor religioso é apresentado a população

Lideranças políticas e religiosas de Canindé participaram na última segunda-feira (21), da apresentação do projeto de restauração do Corredor Religioso. O modelo detalhado da proposta foi apresentado pelo arquiteto Luciano Guimarães. O objetivo é ampliar os canteiros, passeios e calçadas ao longo da Avenida Francisco Cordeiro Campos, no entorno da igreja de Nossa Senhora das Dores e o complexo do Convento e Basílica de São Francisco.

Ainda segundo o arquiteto, o corredor religioso vai oferecer melhores condições de mobilidade e segurança para os romeiros, que em grande número costumam visitar Canindé, principalmente no período dos festejos em homenagem a São Francisco. O projeto já se encontra em análise na Secretaria das Cidades, do governo do Estado.
Durante a apresentação do projeto, a prefeita Rozário Ximenes, afirmou ter participado recentemente de uma audiência com o governador Camilo Santana, segundo ela, Camilo teria lhe assegurado que o Corredor Religioso será uma das grandes marcas da sua gestão. A urbanização do rio Canindé, o camelódromo e o calçadão no centro da cidade também integram a obra estruturante turística de Canindé.
Também presente à apresentação, o pároco e reitor do Santuário, frei Marconi Lins, informou que o projeto já foi apresentado ao Conselho Administrativo da Arquidiocese de Fortaleza. O representante religioso considerou a proposta interessante, todavia alguns pontos ainda estão sendo discutidos. Os detalhes não foram informados.
Os recursos para execução das obras do Corredor Religioso são oriundos do governo do Estado, em convênio com o Ministério do Turismo e parceria da prefeitura de Canindé. No total, serão investidos R$ 4.772.853,17. A contrapartida da prefeitura será de menos de 10%. O anúncio havia sido feito por Camilo Santana no fim de junho de 2016, na solenidade de entrega das obras de reforma e ampliação da barragem Jacurutu.

Chuvas garantem abastecimento hídrico de Canindé e mais 21 municípios até janeiro de 2018

Açude São Mateus/Foto: reprodução
As precipitações da quadra chuvosa deste ano já são suficientes para garantir o abastecimento hídrico de Canindé, mais 21 municípios e quatro localidades até janeiro de 2018, segundo acompanhamento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A boa notícia, depois de 5 cinco anos de seca no Estado, chegou no Dia Mundial da Água.

Os municípios que conseguiram o armazenamento, além de Canindé são: Altaneira, Antonina do Norte, Caridade, Coreaú, Forquilha, General Sampaio, Graça, Independência, Irauçuba, Maranguape, Martinópoles, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Paramoti, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Tejuçuoca, Uruoca e Varjota. Já os distritos são: Lagoa do Mato (Itatira), São Domingos (Caridade), Tabuleiro dos Mendes (Antonina do Norte) e Lapa (Graça).

Apesar das precipitações registradas em fevereiro e março pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), alguns municípios ainda encontram-se com açudes abaixo de sua capacidade mínima de armazenamento. Um dos principais açudes do Estado, o Castanhão tem volume de apenas 5,7%.

Atualmente, 27 cidades continuam em situação de contingência. Nesses locais, a companhia realiza ações com objetivo preservar ao máximo os mananciais, dentre elas: o rodízio de abastecimento, a disponibilização de carros pipas e a busca por novas fontes de captação (como perfuração de poços tubulares e construção de Adutoras de Montagem Rápida).