sexta-feira, 4 de junho de 2010

Estátua de São Francisco - Prefeito assinou a ordem de serviço


Numa solenidade bastante concorrida o prefeito Cláudio Pessoa assinou Ordem de Serviço da construção das obras de infra-estrutura da estátua de São Francisco. Devidos a entraves jurídicos e burocráticos houve atraso na liberação da obra que se arrastava há anos. Ressalte-se o empenho do prefeito Claudio Pessoa e do juiz da comarca de Canindé, Dr. Antonio Josimar Almeida Alves para que a obra finalmente saísse do papel.

Cláudio disse que vai acompanhar de perto esta obra e pediu a todos que fizesse o mesmo pois, este empreendimento representa uma grande conquista para o povo de Canindé.

A ganhadora da concorrência foi a E P B – Projetos Construções e Serviços Ltda, que terá o prazo de 180 dias para execução dos serviços orçados em R$ 2.285 mil reais.

Na solenidade, além do prefeito Cláudio Pessoa estiveram presentes o pároco de Canindé Frei João Amilton dos Santos, Dr. Alexandre Lima sócio-diretor da construtora, deputado Cirilo Pimenta,vereadores, secretários e lideranças comunitárias.

(Chico Carloto Da / Assessoria de Comunicação)

Em Caridade Vaqueiros se reunem em missa tradicional

Foi realizada hoje, ao meio-dia, a 11ª Missa dos Vaqueiros na Fazenda Ideal em Caridade. O evento, que reúne fé, homens e cavalos, faz parte das homenagens ao padroeiro da cidade, Santo Antônio, que celebra até 13 de junho sua festa, que tem como tema "Santo Antônio fiel sacerdote de Cristo".

Segundo o prefeito da cidade, Júnior Tavares, que organiza o evento, a festa começau às 7 horas com a chegada dos participantes. Em seguida, foi promovida uma cavalgada pelas ruas da cidade e, depois, a celebração eucarística. Após o cumprimento religioso, foi servido um almoço para os presentes e depois houve concurso de vestimentas de couro e aboio, além de muito forró pé-de-serra animado pela Banda Batuta Nordestina.

Os organizadores da missa prestam homenagem (in memoriam) ao padre Pedro Paulo, criador do hino do vaqueiro. "Nossa festa tem como objetivo a valorização da cultura sertaneja, no trabalho do vaqueiro na tradição regional", observa Eliseu Joca, um dos defensores da cultura popular. A missa contará ainda com as presenças da mestra da Cultura, Dina Maria Martins, e do vaqueiro mais velho em atividade no Ceará, Cosmo Viana Paulino, de 83 anos. Ele é considerado pelos colegas o prefeito da vaqueirama.

A Missa do Vaqueiro é um evento tradicional na cultura popular nordestina. É um espetáculo que tem origem assentada na história sangrenta do sertão. Em 1954, o vaqueiro Raimundo Jacó foi traiçoeiramente assassinado com uma pancada na cabeça nas caatingas do Sítio Lajes. Em julho de 1971, por decisão do padre João Câncio e apoiado por Luiz Gonzaga e o poeta Pedro Bandeira, foi celebrada a primeira Missa do Vaqueiro, uma homenagem a Raimundo Jacó. Nos anos seguintes, a missa foi inserida na programação das festas aos padroeiros de várias cidades do Nordeste.


(Fonte: Diário do Nordeste - Foto Antônio Carlos Alves)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Canindé realiza o I Simpósio de Educação Ambiental

Na atual conjuntura política, social histórica somos desafiados a pensar em construir uma proposta de educação ambiental consolidada com estratégias de intervenções que vislumbrem o desenvolvimento dos professores, alunos e comunidade. Daí a necessidade de se realizar ações de educação ambiental sustentável.

O Meio Ambiente tem sido uma das preocupações da administração do prefeito Claudio Pessoa. Nesta assertiva a Prefeitura de Canindé através das Secretarias do Meio Ambiente e Educação promoveram o I Simpósio da Educação Ambiental.

O evento foi coordenado pelo Projeto Canto do Conto Jornal em Ação na Escola, com a direção da professora Lucilene Cosmo juntamente com sua equipe, além da participação dos coordenadores dos pólos da sede e zona rural.

Os alunos puderam mostrar produções científicas pesquisadas nos Centros de Educação Infantil e nas Escolas do Município. Foram expostos temas transversais específicos sobre o Meio Ambiente.

Ao final, todos os trabalhos inscritos receberam certificados de participação tanto para alunos quanto para professores, sendo que os três primeiros colocados receberam troféus para a escola e medalhas para os alunos.

(Chico Carlôto, Da / Assessoria de Comunicação)

Exclusivo - Veja as imagens de como ficará a urbanização da Estátua de São Francisco




(Fotos - Metrofilme)

IFCE Canindé divulga locais de provas do vestibular

A prova do vestibular 2010.2 acontecerá nesse domingo, 6 de junho, em duas escolas de Canindé: EEEP Capelão Frei Orlando e na EEEM Frei Policarpo. Os 634 candidatos inscritos no vestibular vão disputar 63 vagas e devem atentar para as seguintes orientações:

  • chegar com pelo menos uma hora de antecedência ao local de prova - 8h;
  • portar CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO e DOCUMENTO DE IDENTIDADE COM FOTO;
  • trazer consigo somente o que for usar na prova: caneta esferográfica preta, lápis e borracha para rascunho;
  • apresentar-se vestido de forma correta: não terá acesso ao local de prova o candidato que estiver trajado de short, bermuda ou camiseta cavada. Mulheres devem usar vestido ou saia na altura do joelho;
  • é proibido usar boné;
  • é proibido portar celular, bip, pager e calculadora no local de prova.

Imprima AQUI o seu cartão de identificação.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ordem de serviço da urbanização da Estátua de São Francisco será assinada nesta quarta-feira


Nesta quarta-feira será assinada a ordem de serviço para a urbanização do bairro Alto do Moinho/Palestina, onde está localizada a estátua de São Francisco a maior estátua sacra do mundo, localizada em Canindé. Cerca de 2.280 milhões de reais é o valor destinado à obra. A estátua foi inaugurada em 2005 e desde então era o único atrativo do local, a partir desta urbanização serão contruídos: estacionamentos, banheiros, boxis para comerciantes, avenidas de acesso, local para celebrações de missas, além de nova iluminação e outros espaços.
O Prefeito Cláudio Pessoa em recente entrevista a uma emissora de rádio da cidade disse, "parece que São Francisco queria que eu realizasse esse trabalho, pois sou muito perfeccionista". Nós do Blog Canindé Agora esperamos que ao final das obras os canindeenses e todos os romeiros e visitantes possam se orgulhar ainda mais do nosso monumento.
A assinatura da ordem de serviço para a urbanização da estátua de São Francisco será as 10:00h da manhã no auditório da Prefeitura Municipal de Canindé.

Feira da Agricultura Familiar em Canindé

Com apoio da prefeitura de Canindé através das Secretarias de Agricultura, Educação e Saúde, o Banco do Nordeste do Brasil, agencia de Canindé, promoveu o Dia Especial da Agricultura Familiar dos Sertões de Canindé. A Feira foi um sucesso sob todos os aspectos, disse o Secretário da Agricultura Airton Maciel. Além das vendas e do público, que superaram as expectativas, o prefeito Claudio Pessoa destacou que a feira proporcionou o reencontro da cidade de Canindé com a Zona Rural e com a sua cultura.

Várias autoridades prestigiaram o evento dentre elas: Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará Dr. Amorim, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário Dr. Sombra, diretor de gestão do desenvolvimento do Banco do Nordeste Dr. Sydrião de Alencar, representando o presidente do BNB Roberto Smith Sr. Robério Gress, Deputado Federal José Nobre Guimarães, prefeito de Madalena Antonio Wilson de Pinho, além de secretários, vereadores e diversas lideranças.

Além dos resultados imediatos, Claudio Pessoa lembrou que a feira, ao possibilitar o contato dos agricultores com consumidores e comerciantes, abre as portas para negócios futuros.

Esta feira mostra que vale a pena os investimentos do Governo Federal através do Banco do Nordeste na Agricultura Familiar, ressaltou o gerente da agencia do BNB de Canindé Fernando Fernandes.

O Censo do IBGE mostrou que a Agricultura Familiar tem apenas 24% da área agricultável do País, mas é responsável por 38% do valor da produção.

(Chico Carlôto, Da / Assessoria de Comunicação)

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Secretário de Ação Social deixa o cargo

Antônio Alves Pereira deixou hoje o cargo de secretário de Ação Social do município. Toinho disse que está deixando o cargo para cuidar de suas empresas e da vida pessoal e garantiu que não foi demitido. Até o momento nenhum nome foi cogitado para subistituí-lo.
Antônio Alves Pereira é empresário, proprietário das Sapatarias Padre Cícero, Diretor da CDL de Canindé e integrante da FCDL.

Turismo precisa olhar além da praia e dos negócios

O potencial turístico do Ceará tende a crescer nos próximos anos, com a atração de resorts em praias e a possibilidade do turismo de negócios. No entanto, há um alerta de especialistas para o turismo cultural e o ecoturismo - setores ainda pouco explorados para a atração de visitantes no Estado.

Em estudo apresentado pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), no primeiro quadrimestre de 2010, a demanda para o Ceará & por meio de Fortaleza - foi de 912.180 turistas, 13,5% superior em relação ao mesmo período de 2009. A demanda hoteleira chegou a 480.201, mostrando um crescimento de 13,6%, comparado a igual período do ano passado.

Airton Saboya, gerente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), acredita que com a inauguração do Centro de Feiras e Eventos, em Fortaleza, abre-se a possibilidade de se atrair o turismo de negócio e de eventos. ``Muda um pouco o perfil de turismo apenas de praias. Vamos começar a atrair um turista de negócios, altamente qualificado, com impactos, inclusive nos serviços``.

Já a inclusão de Fortaleza entre as sedes para a Copa do Mundo de Futebol em 2014, vai colocar o Ceará no mapa do turismo internacional, segundo Saboya. Está prometido para o evento um investimento na ordem de R$ 9,2 bilhões. Os gastos serão para obras de infraestrutura, incluindo o estádio Castelão, escolhido para representar a capital cearense e que deve custar R$ 400 milhões.

Outra vocação importante do Ceará está no turismo religioso, com os municípios de Juazeiro do Norte e Canindé. Durante o ano, os municípios chegam a receber, cada, cerca de 2,5 milhões de pessoas, conforme os dados oficiais do Estado.

Advertências
No entanto, para o economista Ricardo Pamplona, a natureza privilegiada do Ceará, no litoral, serra e sertão, é excelente pré-condição para o desenvolvimento do ecoturismo, programas pontuais de educação ambiental patrimonial. ``O tal acquário é um equipamento deja vu, além de caríssimo, não se constituindo numa grande atração, e oferecendo um conteúdo estático, certamente terá um alto custo para atrair novos usuários``, disse ele, com relação ao equipamento de R$ 250 milhões a ser construído em Fortaleza pelo Governo do Estado.

Pamplona, que tem pós-graduação em Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona, avalia que, embora não tenhamos um rico patrimônio cultural, nosso potencial no setor não é desprezível. ``Porém, seguimos com sérios problemas de gestão``.
(Fonte: O POVO)

CE precisa de R$ 5,9 bi para melhorar estradas

Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que cerca de R$ 5,89 bilhões deveriam ser direcionados para a solução dos problemas nas rodovias federais que passam pelo Ceará. Divulgado no dia 24 deste mês, o estudo aponta que, desse montante, R$ 5,59 bilhões, ou quase 95%, deveriam ser destinados para serviços de recuperação, adequação e duplicação das estradas, enquanto R$ 268,13 milhões na pavimentação e construção de novos trechos e outros R$ 35 milhões para as chamadas obras de arte, termo utilizado pela engenharia para designar estruturas como pontes ou viadutos.

Para chegar a esses valores, explica o coordenador de Infraestrutura Econômica do Ipea, Carlos Alvares da Silva Campos Neto, o órgão se baseou em documentos oficiais como o próprio Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); o Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), elaborado pelo Ministério dos Transportes; as pesquisas rodoviárias feitas pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) e entrevistas com agentes do setor.

Segundo o Ipea, necessitam de recuperação, adequação ou duplicação, no Estado, três trechos da BR-020, cinco trechos da BR-116, um na BR-122, outros sete na BR-222 e um trecho cada nas BRs 230 e 304, acrescentando ainda a ampliação do acesso rodoviário ao Porto do Mucuripe, em Fortaleza. Já três trechos na BR-226 precisam de pavimentação e outro de construção, assim como um trecho da BR-230 terá de ser construído. Deverá ser adicionado também a essa conta, a adequação da ponte sobre o rio Jaguaribe na BR-304. Intitulado "Rodovias brasileiras: gargalos, investimentos, concessões e preocupações com o futuro", o documento aponta que, no País, são R$ 183,5 bilhões que precisarão ser investidos para melhorar as condições da rodovias federais. Além de R$ 5,75 bilhões em manutenção de trechos, incluídos no Plano Plurianual de investimentos (PPA) do governo federal, e mais R$ 14,65 bilhões em rodovias estaduais.

Transporte mais caro

Na avaliação do Ipea, a importância do levantamento fica evidente quando se leva em consideração que, de acordo com a CNT, 61% das cargas transportadas nacionalmente são deslocadas através das rodovias e que o custo do transporte de carga pela mesmas, no Brasil, é, em média, 28% mais caro do que seria caso as estradas apresentassem condições ideais de pavimento. Neste ranking a região mais prejudicada é a Norte - com aumento de 40,6% nos custos de frete -, seguida pela região Nordeste (33,1%), enquanto a menos afetada é a região Sul, que alcança o patamar de 19,3% de aumento nos custos de frete. De fato, segundo a Pesquisa Rodoviária 2009, da CNT, dos 89.552 quilômetros avaliados pelo órgão em todo o País, a grande maioria, 45%, encontram-se em estado regular, enquanto 31% em estado bom ou ótimo e 24% em condições ruim ou péssima. No Ceará, nos cerca de 3.300 quilômetros avaliados, entre rodovias estaduais e federais, a maior parte (45,5%), também está em estado regular, 23,3% classificados como ruim, 13,3% como péssimo, 11,9% como bom e somente 5,9% como ótimo. Levando-se em conta apenas as estradas federais, das 10 BRs pesquisadas, oito estão em estado regular e duas em condições ruins.

CONTRAPONTO
Obras estão em constante evolução, afirma Dnit

Na avaliação do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte no Ceará (Dnit), Guedes Neto, o Estado vive um momento "único" em termos de investimentos nas rodovias federais que cortam o Estado, a despeito dos resultados apresentados pelo levantamento do Ipea ou ainda da Pesquisa Rodoviária 2009 da CNT. "As obras no Ceará estão em constate evolução. A situação, se comparada com a época do levantamento, agora é outra. Bem mais confortável, pois estamos em obras e na perspectiva de iniciar outras ", fala.

O contraponto, destaca Guedes Neto, fica por conta do início de importantes obras identificadas no Ceará, como a duplicação do anel viário, orçada em R$ 188 milhões; e do trecho da BR-222 situado entre Caucaia e Pecém, calculado em R$ 76 milhões. "Estamos também iniciando a restauração do trecho da BR-222 entre Itapajé e Patos, assim como estamos em licitação de outros dois trechos nessa mesma rodovia -Aracati/ Itapagé e Patos/Sobral", destaca.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Gratidão em romaria de táxis

Fé, confraternização e agradecimentos. Por estes três motivos, taxistas da Associação dos Taxistas Autônomos e Similares do Estado do Ceará ( Atas) realizaram a I Táxi Romaria a Canindé ontem. Eles foram agradecer a São Francisco pela concessão das novas licenças para trabalhar em Fortaleza, um sonho antigo dos associados. Eles aproveitaram, também, para mostrar os novos carros adaptados para cadeirantes. Segundo Fábio Quintão, para adaptar um veículo desse porte custa em torno de 70 a 80 mil reais.

De acordo com o Presidente da Atas, Robson Bento, a carreata com 120 taxistas deixou a capital cearense, na manhã de ontem, saindo da Avenida Borges de Melo, em frente à CDA, percorrendo 125 quilômetros, chegando à terra dos milagres às 10h, onde receberam a bênção do padre Aloísio Domingues, na igreja de Nossa Senhora das Dores.

O percurso pela BR-020 transcorreu sem nenhum acidente, com o acompanhamento de Policiais Rodoviários e a Guarda Municipal os romeiros de São Francisco foram saudados pela população da cidade.

Na bagagem, os viajantes da fé trouxeram 600 quilos de alimentos, repassados à pastoral social do Santuário para ser distribuídos com as famílias cadastradas pela Igreja. "Nossa romaria é social porque aproveitamos para agradecer a São Francisco e ao mesmo tempo pedimos que o santo interceda junto à prefeita de Fortaleza, para que ela abra novas concessões para que nossos colegas possam trabalhar", ressalta Robson Bento. Para ele, é importante esse momento em que visitam a Basílica de São Francisco, assistem à celebração eucarística e recebem a bênção dos franciscanos nos seus veículos.

No encerramento da romaria aconteceram sorteios na sede do BNB Clube em Canindé.
(Fonte: Diário do Nordeste - Foto: Antônio Carlos Alves)