sexta-feira, 4 de junho de 2010

Em Caridade Vaqueiros se reunem em missa tradicional

Foi realizada hoje, ao meio-dia, a 11ª Missa dos Vaqueiros na Fazenda Ideal em Caridade. O evento, que reúne fé, homens e cavalos, faz parte das homenagens ao padroeiro da cidade, Santo Antônio, que celebra até 13 de junho sua festa, que tem como tema "Santo Antônio fiel sacerdote de Cristo".

Segundo o prefeito da cidade, Júnior Tavares, que organiza o evento, a festa começau às 7 horas com a chegada dos participantes. Em seguida, foi promovida uma cavalgada pelas ruas da cidade e, depois, a celebração eucarística. Após o cumprimento religioso, foi servido um almoço para os presentes e depois houve concurso de vestimentas de couro e aboio, além de muito forró pé-de-serra animado pela Banda Batuta Nordestina.

Os organizadores da missa prestam homenagem (in memoriam) ao padre Pedro Paulo, criador do hino do vaqueiro. "Nossa festa tem como objetivo a valorização da cultura sertaneja, no trabalho do vaqueiro na tradição regional", observa Eliseu Joca, um dos defensores da cultura popular. A missa contará ainda com as presenças da mestra da Cultura, Dina Maria Martins, e do vaqueiro mais velho em atividade no Ceará, Cosmo Viana Paulino, de 83 anos. Ele é considerado pelos colegas o prefeito da vaqueirama.

A Missa do Vaqueiro é um evento tradicional na cultura popular nordestina. É um espetáculo que tem origem assentada na história sangrenta do sertão. Em 1954, o vaqueiro Raimundo Jacó foi traiçoeiramente assassinado com uma pancada na cabeça nas caatingas do Sítio Lajes. Em julho de 1971, por decisão do padre João Câncio e apoiado por Luiz Gonzaga e o poeta Pedro Bandeira, foi celebrada a primeira Missa do Vaqueiro, uma homenagem a Raimundo Jacó. Nos anos seguintes, a missa foi inserida na programação das festas aos padroeiros de várias cidades do Nordeste.


(Fonte: Diário do Nordeste - Foto Antônio Carlos Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário