quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao inseto transmissor da Doença de Chagas

Os Agentes de Combate às Endemias de Canindé, intensificarão nas próximas semanas as ações de combate ao barbeiro, inseto transmissor da doença de chagas. Diversas áreas da Zona Rural, classificadas como prioritárias para receber à visita dos profissionais, já foram vistoriadas. A próxima etapa para as comunidades que já foram inspecionadas é a borrifação nas casas onde o inseto foi encontrado.

Segundo a coordenadora de epidemiologia da Secretaria de Saúde Maíza Ferreira, durante a primeira etapa é feita uma vistoria nas casas para verificar a presença do inseto. “Nossa equipe é treinada e já sabe os locais onde o inseto costuma ficar. Procuramos embaixo de colchão, atrás de quadros, móveis, chiqueiros de galinha, nas frestas das casas de taipa. São nesses locais onde eles costumam ficar. E quando não achamos o barbeiro, conseguimos identificar vestígios do inseto”, explicou.

Em caso positivo, o inseto é enviado para o laboratório onde será realizado o exame para saber se está ou não infectado. “Nós fazemos a coleta e o barbeiro é examinado. É feita a classificação da espécie, o sexo, a idade, se é adulto, além do exame do intestino para saber se as fezes têm o protozoário”, detalha a coordenadora.

Se o barbeiro estiver infectado com o protozoário da doença de chagas, os agentes de endemias realizam o encaminhamento para a equipe de saúde que prestará a assistência necessária. Os profissionais ainda fazem a sorologia, coletando o sangue de todos os moradores da casa para saber se alguém foi infectado. Se houver, é feito o encaminhamento para o serviço de referência.

Apesar de todo o trabalho realizado pelos agentes de endemias, Maíza destaca que é comum encontrar o inseto na Zona Rural do município.

Ainda de acordo com a coordenadora o número de casos da doença de chagas na região ainda é grande. “Infelizmente é difícil o diagnóstico na fase inicial porque os sintomas são semelhantes aos de outras patologias e essas pessoas não procuram os sistemas de saúde.

Quando se descobre, já está na fase crônica, com o comprometimento dos órgãos. Os registros oficiais ainda são poucos, mas, extraoficialmente, sabemos que é muito maior”, garante. A campanha vai ganhar o apoio de sete guardas de endemias da Fundação Nacional de Saúde, que ajudarão no mapeamento do Município.

O coordenador de endemias Gustavo Justa, disse que será feita uma pesquisa em relação ao protozoário que gera a doença, que chega através das fezes. O reforço será para a captura do barbeiro’’, explica.

A Secretária de Saúde Nilvane Teófilo avisa que o ciclo do barbeiro dentro da própria residência será combatido.


Fonte: Prefeitura de Canindé

Canindeense é preso em Quixadá acusado de participar de assalto no município de Banabuiú

O proprietário de uma loja de aparelhos sonoros evitou um assalto ao seu estabelecimento utilizando um martelo. Esse episódio ocorreu na tarde da última quarta-feira (15), no Centro do município de Banabuiú. Segundo a Polícia Civil daquela cidade, o comerciante, de 50 anos, e seu sobrinho estavam consertando alguns aparelhos quando dois homens chegaram e anunciaram o assalto.

O sobrinho da vítima foi o primeiro a reagir a ação, entrando em luta corporal com um dos assaltantes, em seguida, o lojista apanhou um martelo e partiu na direção do criminoso que empunhava um revólver. Na luta o bandido conseguiu jogar a arma de fogo para o comparsa. Diante da resistência os dois meliantes fugiram. Um disparo ainda foi efetuado na direção das vítimas, mas não atingiu ninguém. Pouco tempo depois os assaltantes e outros dois comparsas foram presos, explicou um inspetor da Polícia Civil.

Ao tomar conhecimento da ocorrência, a princípio acreditando tratar-se de uma tentativa de homicídio, equipes da Polícia Militar de Banabuiú, da Força Tática de Apoio (FTA) e da Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO) de Quixadá, e do Ronda do Quarteirão de Quixeramobim
fizeram um cerco na região. Os quatro homens foram presos na vila do distrito de Juatama, em Quixadá. Eles haviam escondido o veículo utilizado para praticar o assalto.

A Polícia constatou ainda, que a quadrilha havia saído da capital cearense para praticar assaltos no Interior. Francisco Edson Rodrigues Machado de 29 anos, natural de Jaguaretama, município vizinho a Banabuiú, é tido como responsável por passar a informação para o restante do bando. Com eles foi apreendido um veículo Fiat Strada e um revólver calibre 38.

Ainda de acordo com a Polícia, os outros integrantes do grupo foram identificados como, Luciano Celestino Gomes Filho de 21 anos, natural de Canindé e proprietário do veículo Fiat Strada utilizado na ação, Douglas Klinger Reinaldo Veríssimo de 18 anos, natural de Fortaleza, e Robson Martins da Silva de 22 anos, também nascido em Fortaleza. Todos moram na capital cearense.

 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Prefeita assina ordem se serviço para retomada das obras da Estátua

A estátua de São Francisco das Chagas é uma das maiores atrações turísticas do Ceará, com 30,25 metros de altura, o monumento terá as obras de restauração retomadas. A ordem de serviço foi assinada na tarde da última quarta-feira (14), pela prefeita Rozário Ximenes. O prazo para conclusão dos trabalhos é junho deste ano. O valor dos serviços é R$ 93,4 mil.
Há um certo tempo necessitando de reparos, o monumento religioso e turístico, inaugurado em 4 de outubro de 2005, maior inclusive do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, teve os serviços de restauração iniciados em 2015, mas as obras foram paralisadas. No início do ano passado o prefeito a época, Celso Crisóstomo, havia anunciado o retorno dos trabalhos, mas chegou ao fim de sua gestão sem concluir a recuperação.
A imagem do padroeiro de Canindé ganhou revestimento em pastilhas de cerâmica vitrificadas, tamanho 2x2cm, importadas da China. São 789 metros quadrados de ladrilhos, com 2.250.000 peças na cor marrom. Na construção, realizada pela empresa Magna Locações, foram utilizadas 18 toneladas de ferro e 3,5 mil sacas de cimento de 50 quilos.
No interior da estátua de São Francisco, uma escada com 125 degraus leva a um mirante com capacidade para 15 pessoas.
Idealizada pelo escultor canindeense, Deoclécio Soares Diniz, conhecido artisticamente como “Bibi”, o monumento de concreto teve suas obras iniciadas aos 3 de junho de 2002. O investimento financeiro, de R$ 2,2 milhões, foi disponibilizado pelo Ministério dos Esportes e Turismo, através da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e pelo Programa de Infra Estrutura do Turismo (Prointur).


terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Campanha expõe atraso salarial de Canindé e outras 32 prefeituras a médicos

O Sindicato dos Médicos lançou no mês passado a campanha intitulada “Devedômetro”, tendo como objetivo, divulgar, mensalmente, uma lista das prefeituras e entidades privadas que atrasam ou “praticam calote no pagamento do trabalho médico”. Conforme o Sindicato, os próprios médicos prejudicados estão realizando as denúncias.
Após recebê-las [as denúncias], o Sindicato percorre, de forma itinerante, os municípios cearenses, visitando unidades de saúde pública e privadas, para confirmar a situação e tentar a resolução. Somente após a confirmação da denúncia e de insucesso na tentativa de resolução administrativa da situação é que são tomadas as medidas jurídicas cabíveis para assegurar o respeito ao trabalho médico e feita a divulgação dos ‘maus pagadores e devedores’ pelas redes sociais oficiais e portal do Sindicato dos Médicos”, pontuou o órgão.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Mayra Pinheiro, a campanha surgiu após uma grande demanda de denúncias. “É revoltante constatarmos todos os dias que centenas de médicos que dedicam seu tempo, sua energia e seus conhecimentos para salvar vidas possam ser enganados e caloteados em diversas localidades do estado do Ceará. Nenhum profissional deve trabalhar sem receber o fruto sagrado do seu suor. O médico também não”, destacou.
Ainda segundo Mayra, “o Sindicato dos Médicos torna público e expõe para a população os nomes das cidades e unidades que desrespeitam o trabalho médico, e que são responsáveis pelo desestímulo que faz com que os profissionais se recusem a atuar em muitas localidades”. Ela lembra que, devido ao atraso, os profissionais da área da saúde acabam migrando para outros centros, deixando o interior muitas vezes desassistidos.
Somos acusados de não querermos exercer nosso trabalho no interior do estado, porém não é dito a população, em que condições o médico trabalha nestas localidades, nem o desrespeito profissional, o constrangimento e assédio por que passamos frequentemente”, concluiu. Os profissionais anseiam que, com o início da campanha e a divulgação das prefeituras devedores, alguns gestores se mobilizem para quitar as dívidas.