quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Prefeita assina ordem se serviço para retomada das obras da Estátua

A estátua de São Francisco das Chagas é uma das maiores atrações turísticas do Ceará, com 30,25 metros de altura, o monumento terá as obras de restauração retomadas. A ordem de serviço foi assinada na tarde da última quarta-feira (14), pela prefeita Rozário Ximenes. O prazo para conclusão dos trabalhos é junho deste ano. O valor dos serviços é R$ 93,4 mil.
Há um certo tempo necessitando de reparos, o monumento religioso e turístico, inaugurado em 4 de outubro de 2005, maior inclusive do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, teve os serviços de restauração iniciados em 2015, mas as obras foram paralisadas. No início do ano passado o prefeito a época, Celso Crisóstomo, havia anunciado o retorno dos trabalhos, mas chegou ao fim de sua gestão sem concluir a recuperação.
A imagem do padroeiro de Canindé ganhou revestimento em pastilhas de cerâmica vitrificadas, tamanho 2x2cm, importadas da China. São 789 metros quadrados de ladrilhos, com 2.250.000 peças na cor marrom. Na construção, realizada pela empresa Magna Locações, foram utilizadas 18 toneladas de ferro e 3,5 mil sacas de cimento de 50 quilos.
No interior da estátua de São Francisco, uma escada com 125 degraus leva a um mirante com capacidade para 15 pessoas.
Idealizada pelo escultor canindeense, Deoclécio Soares Diniz, conhecido artisticamente como “Bibi”, o monumento de concreto teve suas obras iniciadas aos 3 de junho de 2002. O investimento financeiro, de R$ 2,2 milhões, foi disponibilizado pelo Ministério dos Esportes e Turismo, através da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e pelo Programa de Infra Estrutura do Turismo (Prointur).


Nenhum comentário:

Postar um comentário