quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao inseto transmissor da Doença de Chagas

Os Agentes de Combate às Endemias de Canindé, intensificarão nas próximas semanas as ações de combate ao barbeiro, inseto transmissor da doença de chagas. Diversas áreas da Zona Rural, classificadas como prioritárias para receber à visita dos profissionais, já foram vistoriadas. A próxima etapa para as comunidades que já foram inspecionadas é a borrifação nas casas onde o inseto foi encontrado.

Segundo a coordenadora de epidemiologia da Secretaria de Saúde Maíza Ferreira, durante a primeira etapa é feita uma vistoria nas casas para verificar a presença do inseto. “Nossa equipe é treinada e já sabe os locais onde o inseto costuma ficar. Procuramos embaixo de colchão, atrás de quadros, móveis, chiqueiros de galinha, nas frestas das casas de taipa. São nesses locais onde eles costumam ficar. E quando não achamos o barbeiro, conseguimos identificar vestígios do inseto”, explicou.

Em caso positivo, o inseto é enviado para o laboratório onde será realizado o exame para saber se está ou não infectado. “Nós fazemos a coleta e o barbeiro é examinado. É feita a classificação da espécie, o sexo, a idade, se é adulto, além do exame do intestino para saber se as fezes têm o protozoário”, detalha a coordenadora.

Se o barbeiro estiver infectado com o protozoário da doença de chagas, os agentes de endemias realizam o encaminhamento para a equipe de saúde que prestará a assistência necessária. Os profissionais ainda fazem a sorologia, coletando o sangue de todos os moradores da casa para saber se alguém foi infectado. Se houver, é feito o encaminhamento para o serviço de referência.

Apesar de todo o trabalho realizado pelos agentes de endemias, Maíza destaca que é comum encontrar o inseto na Zona Rural do município.

Ainda de acordo com a coordenadora o número de casos da doença de chagas na região ainda é grande. “Infelizmente é difícil o diagnóstico na fase inicial porque os sintomas são semelhantes aos de outras patologias e essas pessoas não procuram os sistemas de saúde.

Quando se descobre, já está na fase crônica, com o comprometimento dos órgãos. Os registros oficiais ainda são poucos, mas, extraoficialmente, sabemos que é muito maior”, garante. A campanha vai ganhar o apoio de sete guardas de endemias da Fundação Nacional de Saúde, que ajudarão no mapeamento do Município.

O coordenador de endemias Gustavo Justa, disse que será feita uma pesquisa em relação ao protozoário que gera a doença, que chega através das fezes. O reforço será para a captura do barbeiro’’, explica.

A Secretária de Saúde Nilvane Teófilo avisa que o ciclo do barbeiro dentro da própria residência será combatido.


Fonte: Prefeitura de Canindé

Nenhum comentário:

Postar um comentário