terça-feira, 26 de julho de 2016

Vaqueiros alegram canindeenses durante participação na Novela Velho Chico

Durante o último sábado, (16), uma equipe da Rede Globo de televisão esteve no sertão central cearense, gravando algumas cenas para a Novela Velho Chico. O foco da equipe global eram os vaqueiros de Canindé em região. As Cenas foram Gravadas nos municípios de Canindé e Caridade.

Na noite da última segunda-feira, (25), as cenas gravas em nosso município, foram ao ar e causaram grande vibração entre os canindeenses. Após a participação de nossos vaqueiros na novela global, uma chuva de postagens com mensagens, fotos e vídeos, tomaram conta das principais redes sociais, mostrando a alegria de nossa população sendo representada por esses heróis do sertão.

Nas cenas, contaram com uma missa de vaqueiro, evento o qual Canindé sedia o maior da região atualmente, durante os festejos do padroeiro São Francisco. A tradicional pega do boi na mata, e o nosso tradicional forró pé de serra.


Essa conquista dos nossos vaqueiros mostra que Canindé ainda tem algo belo a ser mostrado para o resto do país, e torna cada vez mais forte a cultura dos vaqueiros em nossa região.

Paróquia reajusta taxas de hospedagem dos Abrigos Santo Antonio e São Francisco

A Paróquia de São Francisco em Canindé, anunciou reajustes nas taxas de hospedagem dos abrigos São Francisco e Santo Antônio os espaços de acolhimento dos romeiros que visitam nossa cidade. Antes, o romeiro colaborava com dois reais, agora, com o novo ajuste, os devotos passarão a contribuir com três reais, para a manutenção dos espaços.
“É uma contribuição para as nossas despesas, que não são poucas, né? No período que têm muitos romeiros, a gente têm muitos funcionários, devemos ver também a questão de gastos durante a reforma e, ainda temos muita coisa a melhorar e assim atender e acolher bem nossos romeiros” ressalta a coordenadora do Abrigo São Francisco, Elizangela Souza.
O Abrigo São Francisco passou por melhorias como: a construção de dois complexos de banheiros, cozinha comunitária, lavanderia e, recentemente nas estruturas das caixas d’água que já se encontravam comprometidas. Além de uma nova estrutura em concreto armado, foram construídos também quatro novos reservatórios de água, com 8.900 litros cada.
Já o Abrigo Santo Antônio, reformou e ampliou as instalações sanitárias no local, no ano de 2015. Foram construídos dois novos blocos com 38 unidades de banheiros, em alas masculina, feminina e mais duas unidades adaptadas para pessoas com necessidades especiais. Além de investimento na parte hidráulica, elétrica, de saneamento e na construção de duas caixas d’água com capacidade total de 12 mil litros, para garantir a manutenção do local durante os períodos de romarias.

O abrigo Santo Antônio só retoma suas atividades a partir de setembro, época em que a movimentação de romeiros se intensifica, por isso, em agosto, o Santuário anunciou que fará uma manutenção na reforma já realizada, visando oferecer melhores condições de higiene, segurança e acessibilidade para os romeiros. Já o abrigo São Francisco segue funcionando, pois a paróquia espera receber muitos romeiros no próximo dia 02 de agosto, data em que é comemorado o Perdão de Assis.