sexta-feira, 24 de julho de 2009

Liminar que proibia UVA de cobrar taxas foi suspensa

“O desembargador federal do Tribunal Regional Federal - 5ª, Francisco Barros, concedeu liminar nesta quinta-feira ao Agravo de Instrumento interposto pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) suspendendo a decisão proferida pelo magistrado da 2ª Vara da Seção Judiciária do Ceará,em ação ajuizada pelo MPF, por meio do procurador Alessander Sales e pela promotora de justiça Elizabeth de Oliveira. O desembargador reconhece o direito da UVA firmar convênios, fazer novas seleções, cobrar taxas e dar continuidade aos cursos em andamento em parceria com os institutos convenentes.
A liminar vem tranquilizar os alunos dos cursos administrados em parceria com outras instituições que atuam fora do Campus da cidade de Sobral e os de outros Estados que prosseguem normalmente suas atividades.
O reitor Antônio Colaço Martins explicou que a UVA não dispõe de recursos orçamentários para implantar e fazer funcionar as Turmas Especiais de seus cursos, ofertadas de forma descentralizada, e que constituem, de fato e essencialmente, um Programa de Inclusão Social pela Educação. Esclarece termos como emolumentos, taxas e assemelhados, são na verdade, o preço social para a existência e manutenção deste programa que vai a mais de 130 municípios do interior cearense. Suspender, pura e simplesmente, um programa deste ja é um “pecado social”; é frustar a autoestima e a formação de mais de 30 mil universitários do nosso Estado. Retirar o preço social , suprimir o valor pecuniário com que os alunos contribuem para a realização desses cursos autofinanciados – é matar o presente e o futuro desses jovens.
Os advogados Cândido Albuquerque e Paulo de Tarso Ramos, comprovaram que a instituição atua mediante autorização dos Conselhos Estaduais de Educação respectivos e que, em nada agiu irregularmente.”
(Site do TRF-5ª Região)

Desastre na BR - 020 mata quatro pessoas e fere três

Entre os mortos estão um juiz de Direito e o irmão do presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará


Quatro pessoas morreram, entre elas um juiz de direito e uma criança, e outras três ficaram feridas em um acidente ocorrido, na tarde de ontem, no quilômetro 365 da BR-020, na localidade de Lagoa do Juvenal, no município de Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).O juiz da Comarca de Cariré e presidente da Rede Latinoamericana de Juízes, Roberto Jorge Feitosa de Carvalho, 45, morreu no local. Ele guiava o veículo Polo, de placas DYA-5023 (CE), na companhia de Natalie Rodrigues Melo, 21, que também morreu .Segundo testemunhas, o veículo guiado pelo magistrado, que trafegava em direção a Fortaleza, ´rodou´ na pista e avançou a mão contrária lateralmente. O Siena, de placas HVH-9341 (CE), que transitava no sentido Fortaleza-Interior, com cinco pessoas a bordo, entre elas, três crianças, bateu na lateral do Polo. Uma caminhonete modelo L-200, que vinha atrás do Siena, colidiu na traseira do automóvel.Pai e filhoO motorista do Siena, Fábio Augusto Moreira Aguiar, 39, irmão do presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Domingos Filho (PMDB), foi levado, em estado grave, para a emergência do Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), juntamente com a esposa, Geórgia Helena Aguiar Camurça, 39; e os três filhos do casal; Maria Tereza Camurça de Aguiar, 5 anos; Leonardo Camurça de Aguiar, 10; e Rafael Camurça de Aguiar, 12.Fábio e o filho Leonardo Aguiar não resistiram a gravidade dos ferimentos e morreram quando recebiam atendimento de emergência. Segundo informações da Assessoria de Imprensa do IJF, até o fim da noite Geórgia permanecia no centro cirúrgico e as outras duas crianças na emergência pediátrica. O estado delas era considerado estável.O motorista da caminhonete L-200, empresário João Vieira Neto, 50, escapou ileso. Ele viajava com a mulher e o cunhado para o Interior do Estado. Segundo Vieira, na hora do acidente, por volta das 15h40, chovia muito naquele trecho da rodovia. “O carro preto (Polo) rodou e foi para contramão. O outro, que estava na minha frente, pegou ele no meio. Ainda pisei no freio, mas bati no Siena. Ele (guiador do Siena) não teve como desviar”.Peritos da Coordenadoria de Criminalística (CC) estiveram no local fazendo os primeiros levantamentos para descobrir as causas do acidente. De acordo com o perito Marcondes França, a parte frontal danificada do Siena, encaixou na lateral do Polo. O perito destacou que devido a pista molhada, o Polo pode ter perdido a estabilidade e o contato com o solo.
Magistrado. O corpo do juiz de Direito Roberto Jorge Feitosa de Carvalho está sendo velado, desde a noite passada, na funerária ´Eternus´, na Rua Padre Valdevino, 1688, Aldeota. Às 14h30 haverá missa de corpo presente e, às 16h30, ocorrerá o sepultamento do magistrado, no Parque da Paz.
(Fonte: DN - Foto: Miguel Portela)

quinta-feira, 23 de julho de 2009

"Canindé que a gente ama"! Mastruz com Leite faz homenagem a Canindé em seu novo CD


José Matias de Oliveira, esse é o autor da música em homenagem à cidade de Canindé que a Banda Mastruz com Leite gravou no seu 45º CD. Falando assim quase ninguém vai saber de quem se trata. Popularmente conhecido como Mascote, cantor, compositor e natural de Canindé, sempre se destacou na área musical, onde a nossa cidade sempre esteve em evidência. Autor da música em homenagem aos 500 Anos de Evangelização Franciscana no Brasil, que hoje a quase 10 anos depois da gravação ainda é muito executada, compôs também muitas outras fora do ciclo religioso, participando até de um concurso para compositores na TV Globo. Mascote sempre se destacou pelas suas músicas,onde sempre são encontrados tons suaves e gostosos de ouvir. A idéia da música "Canindé que a gente ama" surgiu em 2008, quando Mascote sentiu a necessidade de destacar a individualidade do canindeense e dos atrativos da cidade, como sempre teve contato e amizade com o empresário Emanuel Gurgel, proprietário da Rede Somzoom Sat de Rádio e de várias bandas de forró, sendo a mais famosa delas a Mastruz com Leite, Mascote mostrou sua nova composição para Gurgel, que imediatamente quiz incluir a canção no novo disco da Mastruz.
Lançado nesse mês, o 45º CD da maior banda de forró do mundo, já é um grande sucesso em todo o Brasil, sendo destaque em vários sites e blogs especializados, dentre eles o site da Rede Transamérica Hit´s e no Jornal o Estado que destaca o seguinte:
"Em Todos os Sentidos". Este é o título que o Mastruz com Leite vai dar ao seu mais novo trabalho (45º disco), previsto para ser lançado e comercializado nas lojas em julho deste ano.Gravado pela SomZoom Studio em Fortaleza, o CD começou a ser trabalhado no primeiro semestre de 2009 e trás 22 faixas, sendo 21 inéditas e uma regravação na música “Sereia do Mar”. O novo trabalho traz também as músicas “Mulherada” e “Bem Amada”, tocada nas rádios e nos shows e bem conhecida pelos fãs.
O título do disco evidencia a história de um relacionamento entre duas pessoas, que não conseguem viver uma sem a outra. Nesse jogo do amor, a canção traz à tona um comparativo sobre a história do Mastruz, quando detalha que se a paixão entre o casal morrer é como não ter Mastruz para dançar forró. Algo inexplicável! E isso fica evidente na letra da música interpretada por Bete Nascimento e Neto Leite.O Mastruz novamente dedicou algumas faixas do novo disco com temáticas jamais trabalhadas nos últimos tempos, como era feito lá no passado sucedendo as outras produções. As músicas “Canindé Que a Gente Ama” e “Sou Natureza, Sou Mãe”, retratam essa identidade singular. A primeira faz uma homenagem à cidade de Canindé (CE). De autoria do compositor Mascote (filho da terra), a letra da música contempla as tradicionais romarias de seu povo em volta de São Francisco do Canindé. “A banda nunca tinha feito uma homenagem a Canindé, uma cidade de fé por causa de São Francisco. Já homenageamos Juazeiro (CE) e gravamos frevo para homenagear o Recife”, explicou Ferreira Filho, que assina junto com Ronaldo de Castro a produção musical do CD.

Parabéns ao compositor Mascote por fazer a nossa cidade ser lembrada lá fora e não nos deixar esquecer que esse é o "Canindé que a gente ama"!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Definida programação da Semana do Município


Após muitas especulações, foi definida a programação da semana do município. Inaugurações e serviços para a comunidade estão incluídas.
DIA 26/07/09

09h – Mostra de Karatê da Federação Cearense de Artes Maciais
LOCAL: EEF. Carlos Jereissati

11h – Inauguração da ampliação e Reforma da EEF. Carlos Jereissati
LOCAL: EEF. Carlos Jereissati

15h – MotoFest - 2009
1ª Etapa Campeonato Cearense de MOTOFEST
LOCAL: Pista da AABB

DIA 27/07/09

8h – Seminário Convivência com o Semi-árido.
LOCAL: 7ª CREDE

10h – Inauguração da ampliação do Instituto Médico Legal – IML
LOCAL: IML


11h – Implantação da unidade de PSF
LOCAL: Alto Guaramiranga

12h – Inauguração da Sede do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF

16h – Inauguração da Escola de Música “O Som dos Sonhos de Dom Amando” da EEF. Joaquim Magalhães.
LOCAL: Bairro São Mateus

17h – Inauguração da reforma e ampliação do CEI Zilda Holanda.
LOCAL: Bairro das Campinas

18h – Inauguração da reforma e ampliação da EEF. José Ivan Magalhães
LOCAL: Conjunto Habitacional


DIA 28/07/09

8h – Seminário Convivência com o Semi-árido.
LOCAL: 7ª CREDE

11h – Inauguração do Núcleo Tecnológico da EEF. Miguel Antonio de Oliveira
LOCAL: Distrito de Targinos

11:30h – Lançamento do Inicio das Obras das Casas Populares dos Targinos

15h – Inauguração do Centro de Orientação Educacional – SER
LOCAL: Alto Guaramiranga (ao lado do Colégio Frei Policarpo)

16h – Lançamento do início das Obras das Casas Populares
LOCAL: Bairro das Campinas

17h – Inauguração da reforma e ampliação da Escola Segundo Tempo José Freire de Freitas.
LOCAL: Praça Dr. Aramis

DIA 29/07/09

5:30h – Alvorada Festiva com Banda de Música – Jota Ratinho
LOCAL: Praça da Basílica

6h – Missa Solene em comemoração aos 163 anos Emancipação Política
LOCAL: Basílica de São Francisco

8h – Hasteamento das Bandeiras
- Revista da Guarda Municipal
- Saída dos atletas para a Maratona da Cidadania
LOCAL: Pátio da Prefeitura Municipal de Canindé

9h – Início do Atendimento Social ao Cidadão.
LOCAL: Praça Dr. Aramis
ATENDIMENTOS: Carteira Identidade, Reservista, Cadastro Bolsa Família, Corte de Cabelo, Manicure, Ginástica, Atendimento de Saúde.

9h – Chegada da Maratona da Cidadania
LOCAL: Praça Dr. Aramis

9h – Início da Programação Esportiva – Torneio de Voleibol de Areia
LOCAL: Praça Dr. Aramis

10h – Inauguração da estação de tratamento do SAAE.
LOCAL: Av. Francisco Cordeiro Campos

10h – Chegada da corrida ciclista.
LOCAL: Praça Dr. Aramis

11h – Lançamento do Projeto Primeiros Passos
LOCAL: Praça Dr. Aramis

14h – Mostra de talentos “Bato no Peito, Sou de Canindé”LOCAL: Praça Dr. Aramis