segunda-feira, 12 de abril de 2010

Serviços públicos ganharão agilidade

O Cinturão Digital não ficará restrito somente aos estabelecimentos do Estado, mas também será acessível aos moradores do Interior. De acordo com o presidente da Etice, Fernando Carvalho, as empresas privadas selecionadas irão oferecer serviços de Internet banda larga, além de outras demandas tecnológicas que porventura surjam.

Com o Cinturão Digital, a facilidade será a mesma como se o usuário estivesse em Fortaleza. "Todos os usuários passarão a contar com as mesmas facilidades no Interior. Além disso, os preços também serão competitivos", diz Carvalho. Isso porque os preços desses serviços no Interior ainda são elevados.

O principal benefício é a queda drástica nos valores de acesso para a população, permitindo que a maior parte dos cidadãos se utilize de vários serviços. Em segurança pública, várias iniciativas são implantadas. "Um policial que fala ao rádio em Tauá será ouvido em Fortaleza. Não precisa mais de deslocamentos se o benefício será para toda a população, independente da distância", ressalta, informando que muitos serviços ainda funcionam em condições precárias devido à falta de tecnologia adequada.

Na área da saúde, os projetos de telemedicina já implantados ganharão novas funcionalidades, como o prontuário eletrônico e a transmissão de imagens médicas, a fim de obter uma segunda opinião de médicos nos grandes centros, evitando deslocamentos de pacientes para a Capital. Policlínicas, hospitais e postos de saúde contarão com sala especial para emissão de laudos a distância

O ensino a distância será uma das áreas onde o impacto do Cinturão Digital será determinante para a melhoria de qualidade em sala de aula, uma vez que o Estado carece de professores em diversas áreas, notadamente Química, Física e Biologia. Será implantado, em Sobral, o Centro de Educação à Distância, instituição destinada a geração de conteúdo digital para o ensino.

Carvalho explica que o Governo do Estado vai criar um programa para que as pessoas de baixa renda possam ter computadores em casa e acessar Internet. "A palavra-chave é compartilhamento. Isso implica em desenvolvimento", diz. Em fase final de conclusão, os testes com o Cinturão Digital apontam que é viável "transformar o impossível no possível".
(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário