terça-feira, 20 de setembro de 2011

Festa de São Francisco começa no sábado

Começa neste sábado (24) e segue até o dia 4 de outubro a Festa de São Francisco das Chagas, em Canindé, no Sertão Central cearense. Durante 11 dias, centenas de milhares de romeiros que visitam a cidade participam de missas, novenas (nove dias de orações), procissões, batizados e via-sacra que relembra os últimos momentos da vida do santo.

Seguindo as celebrações da Campanha da Fraternidade de 2011, o tema da festa deste ano é ambiental: “São Francisco - profeta da vida e defensor da criação”. Para o frei João Amilton dos Santos, pároco do Santuário de São Francisco das Chagas, o tema está em voga e toca todo mundo. “Ele é o santo da ecologia, o que defende a vida na totalidade”, detalha.

A abertura dos festejos ocorre no sábado, a partir das 4h da manhã, com hasteamento de bandeiras, recepção de romeiros de comunidades rurais locais e missa. As celebrações de abertura e de encerramento (dia 4) serão transmitidas pelo canal de televisão Rede Vida. As novenas e as missas dos outros dias de festa serão transmitidas pelo site do Santuário (www.santuariodecaninde.com)

Ainda no primeiro dia de festa, a partir das 18h, os romeiros saem em procissão da basílica menor de São Francisco das Chagas, levando painel de 120 anos com a imagem de São Francisco. “O painel é o xodó do povo. É verdadeira relíquia da festa que realizamos”, exalta frei Amilton.

Encenação do “Trânsito”
Um dos pontos altos da celebração ocorre no dia 3 de outubro, às 18h, com a dramatização dos últimos momentos da vida do santo. Chamada de “trânsito de São Francisco”, explica frei Amilton, a encenação emociona grande grande parte dos fiéis. “Muito interessante como ele chama a morte de irmã, pedindo que ela venha lhe tirar de seu corpo”, descreve o pároco.

Segundo ele, a maioria dos romeiros vem do norte do Nordeste, mas é crescente a participação de fiéis do Sudeste, Centro-Oeste e até do Sul. “Nos últimos três anos vem muita gente dessas regiões por conta das missas transmitidas pela televisão”, justifica frei Amilton.

No dia 4, data em que se celebra o dia de São Francisco, serão celebradas duas missas. Às 9h, a celebração será presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Tosi. A última missa do dia, presidida pelo frei Marconi Lins, será às 16h, na praça da Gruta.

ENTENDA A NOTÍCIA
Canindé é conhecida como o maior santuário franciscano da América Latina e o segundo do mundo. Fica atrás apenas da cidade italiana de Assis, onde nasceu o santo. As primeiras peregrinações a Canindé remontam à construção de uma capela no século XVIII.

SAIBA MAIS 

Esquema de segurançaespecial foi montado para o evento em Canindé. De acordo com frei Amilton, cerca de 1.500 pessoas vão trabalhar na organização das festividades. Segundo ele, Entre 180 e 200 homens, entre policiais militares, civis, rodoviários, guardas municipais e bombeiros, vão trabalhar durante os festejos.

A estimativa de público para os onze dias de festa é imprecisa. A equipe de comunicação do santuário de São Francisco das Chagas informa que 450 mil romeiros são esperados. Frei Amilton aumenta a projeção e diz que o público fica entre 800 mil e 1 milhão.
 
De acordo com a tradição católica, São Francisco nasceu em 1182 em Assis, na Itália. Dois anos antes de morrer, em 1224, teria recebido em seu corpo as marcas da Paixão, as cinco chagas de Jesus crucificado.

SERVIÇO
Festa de São Francisco das Chagas
Quando: de 24 de setembro a 4 de outubro
Onde: Canindé, no Sertão Central, a 120 quilômetros de Fortaleza.

Como chegar: acesso de Fortaleza pela BR-020

Para quem não pode ir: transmissão das missas de abertura e encerramento da festa pelo canal de televisão católico Rede Vida (Canal 46 da TV aberta em Fortaleza; Canal 24 da NET Fortaleza; Canal 20 da Sky). Outras missas e novenas podem ser acompanhadas pelo site do santuário de São Francisco.

Para quem vai ser batizado:
Para quem vai levar crianças para o batismo em Canindé é preciso apresentar documento de autorização do seu respectivo pároco. Os batismos ocorrem no Complexo São Damião, às 10h e às 15h.

Outras informações: (85) 3343 0047 e www. santuariodecaninde.com

(Fonte: O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário